You dont have javascript enabled! Please enable it! Stopover: O que é e como aproveitar – Roteiros Inesquecíveis

Stopover: O que é e como aproveitar

Stopover - Dica de Viagem

O que é Stopover?

Stopover é uma palavra que vem do inglês e não possui uma correspondência precisa em português, mas seu significado em aviação seria uma parada (ou conexão) prolongada, ou seja, ao invés de apenas trocar de avião em uma determinada cidade, você permanece nela (ex: voo Rio-Roma com troca de avião em Lisboa, passa a ter um período de alguns dias em Lisboa ou até mesmo outras cidades, retomando em seguida o voo Lisboa-Roma). Vale ressaltar que o stopover geralmente pode ser usado na ida ou na volta.

Qual a vantagem?

stopover ocorre, principalmente, em viagens internacionais, tendo em vista que no Brasil não é uma prática comumente adotada pelas companhias. Muitas empresas aéreas não cobram (ou acrescentam muito pouco ao valor total) por essa “conexão prolongada”.

Por que elas adotam essa política? É um “bônus” para o passageiro comprar voos mais longos para um determinado destino, ou seja, ao invés de ir, por exemplo, em voo direto pela Alitalia para Roma (Rio-Roma), você paga menos por uma parada em Lisboa com a TAP e, como “gratificação”, pode “retomar” o voo em um outro momento. Simplificando, se elas cobrassem a mais, o consumidor preferiria sempre ir direto ao seu destino final. Essa particularidade fica tão evidente que sai geralmente mais caro um voo Rio-Roma pela Alitalia do que um voo Rio-Paris com conexão em Roma, por exemplo – lembre-se que para chegar a Paris, pega-se o mesmo voo para Roma.

Resultado: você pode fazer duas viagens em uma – como no exemplo acima, conhecer cidades de dois países (Itália e Portugal) sem pagar pelo deslocamento entre elas e geralmente gastando menos do que em um voo direto.

Como aproveitar?

Antigamente era necessário usar o Call Center ou ir em agências de viagem. Atualmente, com a modernização dos sistemas de busca, basta entrar no site da companhia aérea e clicar na opção “vários destinos”,  “múltiplos destinos” ou variações. Você será redirecionado a outra página e especificará quantos destinos quiser. No exemplo em questão, colocaremos no primeiro trecho partida-Rio e destino-Lisboa, no segundo partida-Lisboa e destino-Roma e no terceiro partida-Roma e destino-Rio. Pronto!

Como escolher a companhia?

A maior parte das empresas que fazem voos internacionais a partir do Brasil costuma permitir o stopover em seu destino primário. Como assim? Pelas regras internacionais, a companhia deve quase sempre fazer conexão em seu país de origem ou usar parceiras para conexões em países estrangeiros. Ex: para um destino fora de Portugal partindo do Brasil, a TAP (portuguesa) faz uma conexão em alguma cidade portuguesa (geralmente Porto ou Lisboa) para o destino adquirido. Logo, o stopover nessas cidades pode ser gratuito.

Dessa forma, verifique quais companhias têm sede no país onde fica a cidade em que deseja fazer o stopover (ex: ChileLATAM, ArgentinaAerolineas, FrançaAirFrance, Itália – Alitalia etc).

Indo além do stopover…

Um pequeno desdobramento desse “bônus” é manter 3 trechos, mas trocar algum trecho do meio. Essa possibilidade é mais restrita, mas muitas vezes funciona. Usando o mesmo exemplo, supondo que você queira descer em Lisboa, ir até Porto e “retomar” a partir desta cidade o voo. O primeiro trecho seria partida-Rio e destino-Lisboa, o segundo partida-Porto e destino-Roma e o terceiro partida-Roma e destino-Rio. Nesse caso, o ganho é ainda maior, mas nem sempre é possível.

Pode parecer um pouco complicado e, sobretudo trabalhoso, mas são com pequenos ajustes que viajamos mais, perdemos o menor tempo possível nos deslocamentos e, o melhor de tudo, gastamos menos.

Gostou das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.