You dont have javascript enabled! Please enable it! Lagunas Altiplanicas & Piedras Rojas no Atacama – Roteiros Inesquecíveis

Atacama: Lagunas Altiplanicas

Conforme contamos no roteiro do Atacama, no terceiro dia fomos às Lagunas Altiplanicas, um dos passeios mais procurados e imperdíveis. A altitude durante o passeio ultrapassa os 4000 metros e, portanto, casacos corta-vento são fundamentais, assim como não fazer nos primeiros dias, para aclimatizar (explicamos em outro post o Mal de Altitude). É importante frisar que existem algumas variações desse passeio conforme a agência de turismo, o que implica inclusive no horário de retorno – que pode ou não viabilizar um segundo passeio no final da tarde.

Como assim? Todos incluem as lagunas altiplanicas Miscanti & Meñiques e o povoado de Socaire. No entanto, a versão mais curta, que chega por volta de 14h em San Pedro, passa pelo povoado de Toconao e visita à Laguna Chaxa, enquanto a mais longa vai até Piedras Rojas (podendo visitar ou não Toconao e Laguna Chaxa), retornando por volta de 18h. Fiz ambas e recomendo, sem dúvida alguma, a segunda opção.

Em 2012, poucas agências faziam Piedras Rojas e, portanto, éramos nós, o guia e um casal em um 4×4. Saímos bem cedo de San Pedro, com destino ao Salar de Atacama – com mais de 3mil km2, é o terceiro maior do mundo (atrás do Uyuni na Bolívia e Great Salt Lake nos EUA) – mais especificamente a Laguna Chaxa. Pagamos a entrada para o parque e desfrutamos do tempo para caminhar pelas trilhas bem sinalizadas. Em janeiro, assim como no Salar de Tara, a presença dos flamingos é muito mais marcante do que em setembro.

Sala de Atacama - Deserto do Atacama - Chile

Mais alguns quilômetros de carro e chegamos ao povoado de Socaire. No passeio curto é onde as empresas de turismo costumam fazer o almoço na volta das lagoas. O destaque é para a centenária igreja.

Socaire - Deserto do Atacama - Chile

Retornamos ao carro com destino a Piedras Rojas, mas com algumas paradas ao longo do percurso para apreciar a beleza do entorno enquanto desfrutamos de um simples mas suficiente café da manhã!

Estrada - Lagunas Altiplanicas - Deserto do Atacama - Chile

Chegamos, finalmente, ao Salar de Aguas Calientes.

Salar de Aguas Calientes - Deserto do Atacama - Chile

Mais à frente avistamos, em nossa opinião, a paisagem (ou seria pintura?) mais bonita de todo o Atacama: um contraste de tom meio verde meio azul, de água límpida, com as pedras avermelhadas, as montanhas e o céu! E o mais perfeito: não havia mais ninguém, apenas nosso pequeno grupo de 5. A sensação de sermos um pequeno ponto naquela imensidão de cores e contrastes foi indescritível!

Piedras Rojas - Deserto do Atacama - Chile

Passeamos um pouco pelas margens da lagoa e nosso guia nos levou para uma outra área para fazermos um breve almoço. Embora extremamente simples, estava gostoso! O destaque é o imperdível abacate com sal como salada – delicioso! E o visual foi de perder o fôlego…

Com nossa mente e corpo saciados, partimos rumo às Lagunas Altiplanicas, lagoas formadas há quase um milhão de anos pela erupção do vulcão Meñiques, que deu nome à menor lagoa (da direita!) que se comunica com a vizinha, Miscanti, por um canal subterrâneo. Pagamos a taxa de entrada em dinheiro e seguimos a pé!

Lagunas Altiplanicas - Deserto do Atacama - Chile
Chegada a Miscanti
Visita em janeiro (sem neve no topo)
Visita em setembro (com neve no topo)
Lagunas Altiplanicas - Deserto do Atacama - Chile
Caminho que liga as duas

Nossa última parada foi Toconao, um povoado a 30km de San Pedro.

Toconao - Deserto do Atacama - Chile

Na beira da estrada fica a Quebrada de Jere, no Valle Jere, uma formação rochosa que canaliza a água doce vinda dos Andes.

Quebrada de Jere - Deserto do Atacama - Chile

Chegamos em San Pedro no final da tarde.

Para ver mais dicas dos passeios no Atacama, visite o post “Atacama: As maravilhas de um deserto colorido“.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.