Nova York: Museu 911, Observatório One WTC & Midtown (com Top Of The Rock)

Conforme explicamos no post de Nova York, no sexto dia retornamos ao Financial District bem cedo para irmos ao Museu 911, ao One Observatory no One World Trade Center e o restante de Midtown, incluindo a subida ao Top of The Rock. Embarcamos no metrô com destino à estação World Trade Center (linha E).

Para a entrada no Museu 911 utilizamos o voucher do CityPass (veja os detalhes de cada um dos passes aqui). O museu é simplesmente impactante! Além de expor estruturas remanescentes das torres e destroços, retrata a sequência de fatos do 9 de Setembro de 2001 através de gravações telefônicas e do controle de voo, mensagens, notícias e imagens amadoras e profissionais. É arrepiante!

O respeito às vítimas e o agradecimento aos que ajudaram e, inclusive perderam suas vidas nessa tentativa, tornam a visitação especial. Nos corredores, voluntários e aposentados, sobretudo dos bombeiros e da polícia, relatam detalhes a partir dos destroços, transformando sucata em histórias e, assim, eternizando memórias. As fotografias são permitidas apenas na área externa. Reserve pelo menos 3 horas para o museu, ou, como o próprio nome do complexo sugere, o memorial!

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosPlaca original

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosSistema de drenagem das torres

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosLocal do impacto

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosEscada original de escape

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosFundação original das torres

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosPilar

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosFragmento da antena de comunicação

Museu 911 - Nova York - Estados UnidosDestroços de carro de bombeiro atingido

Do outro lado da rua compramos os ingressos – com hora marcada para a subida – para o recém-inaugurado One Observatory no One World Trade Center. O observatório permite uma visão panorâmica de 360º de Nova York a uma altura equivalente ao 100º andar! Assim como o observatório das antigas Torres Gêmeas, não gostamos muito, pois por questões de segurança é todo fechado e com vidro muito espesso que, aliado à poluição e altura, torna a visão muito turva e pouco nítida, mesmo em um dia claro e ensolarado de primavera como o que fomos. Se fosse para escolher algum dos três arranha-céus de Manhattan para não subir, escolheríamos esse!

One Observatory - Nova York - Estados Unidos

One Observatory - Nova York - Estados Unidos

One Observatory - Nova York - Estados Unidos

One Observatory - Nova York - Estados Unidos

Recentemente abriram o One World Terminal, também chamado de Oculus, um enorme e moderníssimo prédio que abriga um shopping e estação de metrô. Para algumas dicas e fotos do local veja o post da Anna, do Mala de Viagem.

Embarcamos novamente no metrô, rumo à 5th Ave para terminar o trecho de Midtown acima do Bryan Park que não havíamos feito no quarto dia. Nessa região ficam as lojas mais chiques e caras do mundo como Chanel e Prada (mais dicas de compras nesse post). Andamos desde o Central Park até próximo ao Bryant Park, passando pelo reconhecido Hotel Plaza, pelo cubo da Apple, pela loja de brinquedos e seu memorável piano FAO Schwarz (infelizmente fechou no mês seguinte, em julho de 2015) e pela suntuosa neoclássica St. Patrick’s Cathedral do século XIX, seguida de uma pausa para um sorvete no autêntico caminhão na rua!

The Plaza - Nova York - Estados UnidosPlaza Hotel

FAO Schwarz - Nova York - Estados UnidosFAO Schwarz

FAO Schwarz - Nova York - Estados UnidosFAO Schwarz: Big Piano do “Curtindo a Vida Adoidado”

St Patricks Cathedral - Nova York - Estados UnidosSt. Patrick’s Cathedral

Sorvete - Nova York - Estados UnidosPausa para um sorvete!

Viramos na 53rd, passamos em frente ao MoMA (Museum of Modern Arte – Museu de Arte Moderna), mas não entramos. Dica: nas sextas-feiras, a entrada no MoMA entre 16h e 20h é gratuita.

Na 55th com a 6th, se quiser pode tirar uma foto na Love Sculpture – esse design da palavra LOVE (amor) foi apresentado pela primeira vez em 1964 no MoMA.

LOVE - Nova York - Estados Unidos

Optamos por passar pelo Radio City Music Hall. Localizado no Rockfeller Center e inaugurado em 1932, já foi o ponto mais visitado por turistas no apogeu dos eventos de entretenimento ali exibidos. O Rockfeller Center é um complexo de 19 prédios comerciais entre a 48th e 51st na transversal e 5th e 6th Ave na perpendicular. O ponto alto do complexo é o Top Of The Rock, nossa última parada do dia, para um belo entardecer visto do alto! Usamos o último voucher do City Pass e subimos com o dia claro para aguardar o pôr do sol!

Radio City - Nova York - Estados UnidosRadio City Music Hall

Rockfeller Center - Nova York - Estados UnidosRockfeller Center

Top Of The Rock - Nova York - Estados UnidosTop Of The Rock

Top Of The Rock - Nova York - Estados UnidosTop Of The Rock

Top Of The Rock - Nova York - Estados UnidosTop Of The Rock

Top Of The Rock - Nova York - Estados UnidosTop Of The Rock

Top Of The Rock - Nova York - Estados UnidosTop Of The Rock

Na nossa opinião foi a melhor vista entre os 3 arranha-céus porque como a altura é menor (259 metros!), conseguimos ver do alto, mas com muita clareza e linearidade e sem o empecilho dos vidros, além de uma visão privilegiada do Central Park! Se possível vá no entardecer: ver o pôr do sol e o acender das luzes é fantástico. Na saída, contemplamos a bela Rockfeller Plaza, ótima praça para sentar e tomar um café e que no inverno se transforma em uma enorme pista de patinação no gelo.

Rockfeller Center - Nova York - Estados UnidosRockfeller Center e Rockfeller Plaza

Passamos no hotel e saímos para jantar na clássica steakhouse Ruth’s Chris conforme contamos no post “Nova York: Onde comer?“. No dia seguinte, revisitamos alguns pontos, apenas passeando pela cidade.

Para saber mais sobre Nova York e nossos passeios e dicas na cidade, clique aqui.

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 32 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Copia nao autorizada!