Serra Gaúcha: Roteiro de viagem de 4 a 7 dias

A chamada Serra Gaúcha fica a menos de 100 km do Aeroporto de Porto Alegre e, com algumas cidades que lembram as pequenas vilas no interior da Alemanha e da Suíça, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros no turismo interno, com preços acessíveis, muitos programas para crianças, tranquilidade e segurança, paisagens maravilhosas e uma gastronomia de dar água na boca!

Quando visitar? Não existe uma época melhor ou pior de visitar a Serra Gaúcha. Tudo depende do que o viajante procura. O clima garante estações bem demarcadas e chuvas com distribuição relativamente homogênea. O inverno pode trazer temperaturas negativas e até precipitação de neve, enquanto o verão costuma agraciar os visitantes com temperaturas amenas e, durante o Natal Luz, iluminar as principais ruas e avenidas. Na primavera as hortênsias ganham cor e colorem os canteiros das cidades e estradas e a vindima, a colheita das uvas, é o ponto alto na transição entre o verão e o outono! A verdade é que cada estação tem sua particularidade.

Como chegar? Dependendo da cidade de origem, o ideal é pousar em Porto Alegre (procure passagens aqui) e alugar um carro (alugue aqui), mas é possível contratar um transfer ou ir de ônibus. A principal base é a cidade de Gramado e a rodoviária fica bem no centro! Embora seja possível fazer muitos dos atrativos a pé na cidade e para os mais distantes contratar um translado ou excursão, sugerimos o aluguel de carro para maior flexibilidade e economia nos deslocamentos.

Do aeroporto de Porto Alegre, siga pela BR-116 e decida entre duas opções:

  • Em Novo Hamburgo intercepte a RS-239 (à direita) até Taquara, virando à esquerda na RS-115 e seguindo nesta por mais 40km até Gramado.
  • Aumente em 20 minutos o tempo de viagem (20km) e siga direto pela BR-116 até Nova Petrópolis e, em seguida, vire à direita na RS-235 até Gramado, parte da Rota Romântica.

Sugestões no caminho (na ida ou na volta)?

  • Via Nova Petrópolis: se chegar até o almoço, aproveitar e já conhecer a cidade na ida (veja mais nesse post).
  • Via Taquara: conhecer o Templo Budista Tibetano Chagdud Gonpa em Três Coroas (veja mais nesse post).

Dica: se chegar no início do dia e retornar no final do dia, vá por uma rota e volte por outra, conhecendo ambos durante o trajeto entre Gramado e Porto Alegre e ganhe tempo!

Sugestões culinárias? As principais influências na região são alemã e italiana, além, é claro, da gaúcha. O solo e o clima propiciam um ótimo plantio de uvas. E o frio do inverno (e mesmo das noites de verão!) chama o chocolate! Portanto, recomendamos que durante sua estadia, delicie-se com fondue, salames, salsichas, raclettestrudel de maçã, sopa no pão, sopa de cappelletti, galeto e massa, sempre acompanhados de um bom vinho regional e um chocolate de sobremesa.

Para o almoço, não deixe de provar o arroz carreteiro com um autêntico churrasco gaúcho, feito no espeto fincado na vala, com destaque para a costela bovina! E, no café da manhã (que vale por um almoço!), aproveite o famoso café colonial com inúmeros itens salgados e doces, servido em muitas pousadas e em alguns estabelecimentos especializados.

Onde se hospedar? Pela oferta de hotéis, atrações e restaurantes, a melhor cidade para se hospedar é, sobretudo na primeira visita, Gramado. Mesmo que esteja de carro, o deslocamento até a vizinha Canela pode se tornar cansativo, principalmente à noite ou em alta temporada, quando o trânsito fica horrível! Detalharemos as opções e sugestões de hotéis e pousadas nos posts de cada cidade.

Quanto tempo ficar? O tempo mínimo que recomendamos é de 4 dias, ou seja, pode-se visitar em um feriado prolongado. No entanto, o ideal é uma semana, que permite conhecer com mais calma e até esticar para cidades e regiões mais distantes. Já fomos mais de cinco vezes na região em épocas distintas, sendo a última em abril de 2015. Para facilitar, elaboramos um roteiro de viagem por destino (clique em cada um para saber tudo!):

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela Serra Gaúcha? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 30 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!