Serra Gaúcha: Roteiro de viagem de 4 a 7 dias

Estrada - Nova Petropolis - Serra Gaucha

A chamada Serra Gaúcha fica a menos de 100 km do Aeroporto de Porto Alegre e, com algumas cidades que lembram as pequenas vilas no interior da Alemanha e da Suíça, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros no turismo interno, com preços acessíveis, muitos programas para crianças, tranquilidade e segurança, paisagens maravilhosas e uma gastronomia de dar água na boca!

Qual a melhor época para ir na Serra Gaúcha?

Não existe uma época melhor ou pior de visitar a Serra Gaúcha. Tudo depende do que o viajante procura. O clima garante estações bem demarcadas e chuvas com distribuição relativamente homogênea. O inverno pode trazer temperaturas negativas e até precipitação de neve, enquanto o verão costuma agraciar os visitantes com temperaturas amenas e, durante o Natal Luz, iluminar as principais ruas e avenidas. Na primavera as hortênsias ganham cor e colorem os canteiros das cidades e estradas e a vindima, a colheita das uvas, é o ponto alto na transição entre o verão e o outono! A verdade é que cada estação tem sua particularidade.

Quanto tempo ficar na Serra Gaúcha?

O tempo mínimo que recomendamos é de 4 dias, ou seja, pode-se visitar em um feriado prolongado. No entanto, o ideal é uma semana, que permite conhecer com mais calma e até esticar para cidades e regiões mais distantes. Já fomos mais de cinco vezes na região em épocas distintas, sendo a última em abril de 2015.

Como chegar na Serra Gaúcha?

Dependendo da cidade de origem, o ideal é pousar em Porto Alegre e alugar um carro, mas é possível contratar um transfer ou ir de ônibus. A principal base é a cidade de Gramado e a rodoviária fica bem no centro! Embora seja possível fazer muitos dos atrativos a pé na cidade e para os mais distantes contratar um translado ou excursão, sugerimos o aluguel de carro para maior flexibilidade e economia nos deslocamentos.

Do aeroporto de Porto Alegre, siga pela BR-116 e decida entre duas opções:

  • Em Novo Hamburgo intercepte a RS-239 (à direita) até Taquara, virando à esquerda na RS-115 e seguindo nesta por mais 40km até Gramado.
  • Aumente em 20 minutos o tempo de viagem (20km) e siga direto pela BR-116 até Nova Petrópolis e, em seguida, vire à direita na RS-235 até Gramado, parte da Rota Romântica.

Sugestões no caminho (na ida ou na volta)?

Dica: se chegar no início do dia e retornar no final do dia, vá por uma rota e volte por outra, conhecendo ambos durante o trajeto entre Gramado e Porto Alegre e ganhe tempo!

Onde ficar na Serra Gaúcha?

Pela oferta de hotéis, atrações e restaurantes, a melhor cidade para se hospedar é, sobretudo na primeira visita, Gramado. Mesmo que esteja de carro, o deslocamento até a vizinha Canela pode se tornar cansativo, principalmente à noite ou em alta temporada, quando o trânsito fica horrível! Detalharemos as opções e sugestões de hotéis e pousadas nos posts de cada cidade.

Sugestões Gastronômicas?

As principais influências na região são alemã e italiana, além, é claro, da gaúcha. O solo e o clima propiciam um ótimo plantio de uvas. E o frio do inverno (e mesmo das noites de verão!) chama o chocolate! Portanto, recomendamos que durante sua estadia, delicie-se com fondue, salames, salsichas, raclettestrudel de maçã, sopa no pão, sopa de cappelletti, galeto e massa, sempre acompanhados de um bom vinho regional e um chocolate de sobremesa.

Para o almoço, não deixe de provar o arroz carreteiro com um autêntico churrasco gaúcho, feito no espeto fincado na vala, com destaque para a costela bovina! E, no café da manhã (que vale por um almoço!), aproveite o famoso café colonial com inúmeros itens salgados e doces, servido em muitas pousadas e em alguns estabelecimentos especializados.

O que fazer? Roteiro Diário!

Para facilitar, elaboramos um roteiro de viagem por destino (clique em cada um para saber tudo!):

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 32 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

6 Resultados

  1. Eliza disse:

    Olá, bom dia!
    Eu gostaria de um roteiro pela Rota Romântica.
    Sairia de Porto Alegre e voltaria para a cidade.
    Queria passar pelas cidades São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Dois Irmãos, Morro Reuter, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
    Se possível, teria como me enviar uma pequena descrição de cada cidade com os principais atrativos?

    Muito obrigada e fico no aguardo!

  2. Andréa Costa disse:

    Olá gostaria tb de saber sobre esse roteiro da Eliza pois não conheço nada e quero conhecer de tudo um pouco irei dia 10 de julho ficarei 6 dias

  3. cleberson disse:

    olá gostaria de um roteiro de 9 dias (Que envolva as cidades de bento gonçalves, gramado, canela etc). Chegada em porto alegre dia 26 de dezembro/ volta dia 03 de janeiro. Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Conteúdo Protegido!