You dont have javascript enabled! Please enable it! Áustria: Dicas e Roteiros de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Dicas e Roteiros de Viagem pela Áustria

A República da Áustria é um pequeno país na Europa Central que faz fronteira com República Tcheca, Alemanha, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Itália, Suíça e Liechtenstein. O território austríaco remete à época do Império Romano, seguido por centenas de anos sob a dinastia Habsburgo, uma das mais influentes da Europa. Em 1867, em uma aliança com a nobreza húngara, transformou-se em Império Austro-Húngaro, até sua dissolução com o fim da 1ª Guerra Mundial. Após um breve período republicano, em 1938, foi incorporada pela Alemanha de Hitler. Com a derrota do nazismo, permaneceu ocupada até 1955, quando tornou-se novamente independente e declarou-se permanentemente neutra. Atualmente adota a democracia representativa parlamentar e destaca-se pelo alto IDH, sendo considerado um dos melhores países para se viver no mundo.

Mapa - Austria
Fonte: WorldMapFinder

A Áustria faz parte da União Europeia desde 1995, tendo adotado o euro como sua moeda. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destaca-se o Wiener Schnitzel, um gigantesco filé de vitela à milanesa, além das salsichas com estilo bem semelhante às alemãs. Não deixe de entrar em um café, seja para um expresso ou uma refeição, que são tão comuns quanto na França e Itália.

Possui uma população próxima de 9 milhões de habitantes, com mais 1,7 milhões em Viena, a maior cidade e capital do país. Possui três idiomas oficiais: alemão austríaco (principal), húngaro e esloveno. O fuso horário é de mais 4 horas em relação a Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima na região do Danúbio é continental, com inverno frio e chance de neve (entre 0 e -10ºC) e verão ameno (entre 15 e 25ºC).

Pelo tamanho e proximidade com seus vizinhos, a visita a esse país geralmente ocorre dentro de outro roteiro pelo Leste Europeu, principalmente em uma viagem pela Suíça, Alemanha, Eslováquia, República Tcheca ou Hungria. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro, trem, ônibus ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Tive a oportunidade de visitar a Áustria duas vezes. Em 2003, com meus pais, viemos de Munique, passamos em Salzburg e Viena e seguimos para Zurique, enquanto em 2011, com a Silvia, fomos apenas à Viena, vindo da Bratislava, após dois dias em Budapeste:

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.