You dont have javascript enabled! Please enable it! Eslováquia: Dicas e Roteiros de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Dicas e Roteiros de Viagem pela Eslováquia

Eslováquia (República Eslovaca) é um pequeno país na Europa Central que faz fronteira com a República Tcheca, Áustria, Polônia, Hungria e Ucrânia. Já fez parte do Reino Húngaro e do Império Austro-Húngaro, até a 1ª Guerra Mundial, quando teve um breve período de independência antes da formação da Checoslováquia, que durou até 1993 com a separação pacífica da Eslováquia e da República Tcheca.

Mapa - Eslovaquia
Fonte: WorldMapFinder

Adota a república parlamentarista democrática como regime político e faz parte da União Europeia desde 2004 e da zona do euro desde 2009. Portanto, sua moeda é o euro. Assim como nos demais países da União Europeia, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destacam-se o Bryndzové halušky (nhoque de batata com queijo de ovelha) e as sopas, com destaque para a de feijão. Não deixe de provar alguns destilados típicos do país, como a Borovička e a Šljivovica.

Possui uma população de mais de 5 milhões de habitantes, com mais de 400 mil na Bratislava, a maior cidade e capital do país. O idioma oficial é o eslovaco e o fuso horário é de mais 4 horas em relação a Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é continental com inverno frio e alta chance de neve (média de -2ºC) e verão ameno e chuvoso (média de 21ºC).

Pelo tamanho e proximidade com seus vizinhos, a visita a esse país geralmente ocorre dentro de outro roteiro pelo Leste Europeu, principalmente entre Budapeste e Viena ou em um bate e volta a partir da capital austríaca. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro, trem, ônibus ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Tivemos a oportunidade de visitar a Eslováquia em 2011 durante uma viagem pela Europa, no deslocamento entre a Hungria e a Áustria:

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.