Dicas e Roteiros de Viagem pela República Tcheca

A República Tcheca é um pequeno país na Europa Central que faz fronteira com Alemanha, Áustria, Eslováquia e Polônia. O país se divide em três regiões: Boêmia na área ocidental, Morávia na oriental e Silesia no norte da Morávia.

A história do território tcheco inicia-se na Era Paleolítica, passando pela ocupação dos celtas e posteriormente eslavos, até a unificação com o Reino da Boêmia, da dinastia Přemyslid. No entanto, a partir de 1526 o poder dos Habsburg se expandiu, e os territórios ficaram sob seu controle até a 1ª Guerra Mundial, com o fim do Império Austro-Húngaro. Formou-se, então, a República da Checoslováquia que teve um breve período de democracia antes de ser ocupada pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.

Desiludida com o Ocidente e libertada pelos soviéticos, a população elegeu o partido comunista em 1946. Contudo, em 1948, sofreu um golpe de estado pelo mesmo, tornando-se parte da União Soviética até 1989, quando, através da Revolução de Veludo, tornou-se novamente um país democrático. Em 1993, pacificamente, a Checoslováquia se dissolveu em seus países integrantes – a República Tcheca e a Eslováquia. Atualmente, é considerado um país desenvolvido, com alto IDH e estabilidade econômica.

Mapa - República TchecaFonte: WorldMapFinder

A República Tcheca faz parte da União Europeia desde 2004, mas sua moeda continua sendo a coroa tcheca. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destacam-se os pratos suínos e bovinos como o tradicional Svíčková na smetaně (um delicioso corte de carne com molho branco). Um acompanhamento diferente é o knedlík, uma espécie de massa de farinha ou batata que ganha sabor pelo molho. A cerveja é a bebida nacional, mas não deixe de provar a Becherovka, um licor de ervas.

Possui uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, sendo mais de 1,2 milhões em Praga, a capital e maior e mais populosa cidade do país. Possui o tcheco como idioma oficial. O fuso horário é de mais 4 horas em relação a Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é temperado continental, com inverno frio e grande chance de neve (entre 0 e -4ºC) e verão ameno, com dias quentes e noites frias (entre 10 e 25ºC).

Pelo tamanho e proximidade com seus vizinhos, a visita a esse país geralmente ocorre dentro de outro roteiro pelo Leste Europeu, principalmente em uma viagem pela Alemanha, Eslováquia, República Tcheca, Hungria ou Polônia. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro (alugue aqui), trem, ônibus ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Tive a oportunidade de visitar Praga com meus pais no frio Natal de 2009 e com a Silvia no verão de 2017:

Precisa de orientação para montar um roteiro de viagem inesquecível pela Europa? Gostaria de visitar outras cidades da República Tcheca? Quer ajuda com reserva de hotéis, passagens de avião, ônibus ou trem? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 31 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!