You dont have javascript enabled! Please enable it! República Tcheca: Dicas e Roteiros de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Dicas e Roteiros de Viagem pela República Tcheca

A República Tcheca é um pequeno país na Europa Central que faz fronteira com Alemanha, Áustria, Eslováquia e Polônia. O país se divide em três regiões: Boêmia na área ocidental, Morávia na oriental e Silesia no norte da Morávia.

A história do território tcheco inicia-se na Era Paleolítica, passando pela ocupação dos celtas e posteriormente eslavos, até a unificação com o Reino da Boêmia, da dinastia Přemyslid. No entanto, a partir de 1526 o poder dos Habsburg se expandiu, e os territórios ficaram sob seu controle até a 1ª Guerra Mundial, com o fim do Império Austro-Húngaro. Formou-se, então, a República da Checoslováquia que teve um breve período de democracia antes de ser ocupada pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.

Desiludida com o Ocidente e libertada pelos soviéticos, a população elegeu o partido comunista em 1946. Contudo, em 1948, sofreu um golpe de estado pelo mesmo, tornando-se parte da União Soviética até 1989, quando, através da Revolução de Veludo, tornou-se novamente um país democrático. Em 1993, pacificamente, a Checoslováquia se dissolveu em seus países integrantes – a República Tcheca e a Eslováquia. Atualmente, é considerado um país desenvolvido, com alto IDH e estabilidade econômica.

Mapa - República Tcheca
Fonte: WorldMapFinder

A República Tcheca faz parte da União Europeia desde 2004, mas sua moeda continua sendo a coroa tcheca. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destacam-se os pratos suínos e bovinos como o tradicional Svíčková na smetaně (um delicioso corte de carne com molho branco). Um acompanhamento diferente é o knedlík, uma espécie de massa de farinha ou batata que ganha sabor pelo molho. A cerveja é a bebida nacional, mas não deixe de provar a Becherovka, um licor de ervas.

Possui uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, sendo mais de 1,2 milhões em Praga, a capital e maior e mais populosa cidade do país. Possui o tcheco como idioma oficial. O fuso horário é de mais 4 horas em relação a Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é temperado continental, com inverno frio e grande chance de neve (entre 0 e -4ºC) e verão ameno, com dias quentes e noites frias (entre 10 e 25ºC).

Pelo tamanho e proximidade com seus vizinhos, a visita a esse país geralmente ocorre dentro de outro roteiro pelo Leste Europeu, principalmente em uma viagem pela Alemanha, Eslováquia, República Tcheca, Hungria ou Polônia. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro, trem, ônibus ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Tive a oportunidade de visitar Praga com meus pais no frio Natal de 2009 e com a Silvia no verão de 2017:

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

2 Resultados

  1. Vitorina Martins disse:

    Olá 5 dias em Praga é muito tempo? Há alguma vila ou cidade perto que justifica uma visita? Obrigada
    Vitorina

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Vitorina.
      Cada um tem o seu tempo para visitar, sobretudo locais que possuem museus, mas 5 dias é acima do habitual.
      Qual o restante do seu roteiro? Pode valer mais a pena incluir outras capitais próximas.
      Na República Tcheca recomendaríamos Cesky Krumlov, Karlovy Vary e Plzen (esta sobretudo se gosta de cerveja!), todas a até 2 horas de Praga, podendo ser visitas em um bate e volta sem dificuldades.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.