You dont have javascript enabled! Please enable it! Foz do Iguaçu: Itaipu, Templos & Paraguai – Roteiros Inesquecíveis

Foz do Iguaçu: Itaipu, Mesquita, Templo Budista e Paraguai

Conforme explicado no post sobre Foz do Iguaçu, nosso terceiro dia foi destinado para as atrações locais (hidrelétrica de Itaipu, Templo Budista e Mesquita) e tempo livre para uma visita à Ciudad del Este, no Paraguai.

Hidrelétrica de Itaipu

Começamos o dia com a visita à Hidrelétrica de Itaipu (site oficial), a segunda maior do mundo e a maior em geração de energia. Essa usina binacional, construída entre 1975 e 1982, é fruto de um acordo entre os governos do Brasil e Paraguai na geração de energia limpa e renovável. O resultado dessa cooperação é uma empresa totalmente paritária, com membros e funcionários das mais diferentes funções distribuídos igualitariamente entre cidadãos das duas nacionalidades.

Como chegar à usina de Itaipu?

Pode-se chegar à entrada de táxi, carro (pela Av. Tancredo Neves, com estacionamento à direita logo antes do posto de fiscalização da usina), ônibus (linhas “Itaipu Dam”, Conjunto C Norte” ou “Conjunto C Sul” que partem do terminal central urbano) ou excursões.

Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Controle para ingresso na usina: o estacionamento fica à direita, antes do controle

Quais são os passeios disponíveis em Itaipu?

Existem 6 passeios possíveis:

  • Itaipu Panorâmico: duração de cerca de 2h, com uma volta de ônibus pelos principais pontos da usina.
  • Itaipu Especial: duração de cerca de 2h30, incluindo a visita panorâmica, mas com ingresso na estação de controle, galeria de geradores e o eixo da turbina. Em nossa opinião, este passeio é fundamental e imperdível! Necessário: sapato fechado e calça comprida.
  • Iluminação da Barragem: a duração é em torno de 1h30, apenas às sextas, sábados e domingos (em janeiro de 2020), visando a contemplação de barragem. Uma música acompanha o espetáculo.
  • Ecomuseu: por volta de 1h de duração. Museu interativo sobre a região, povos e a própria usina.
  • Refúgio Biológico: por volta de 3h de duração, passeando por trilhas de um refúgio de proteção ambiental.
  • Pólo Astronômico: em torno de 2h30 de duração. Um planetário com possibilidade de observação a olho nu.

Nosso intuito era fazer o Circuito Especial e a Iluminação da Barragem no sábado à noite, mas fizemos apenas o primeiro, pois a previsão era de chuva e quando percebemos que não iria chover, os ingressos estavam esgotados.

Como comprar os ingressos para Itaipu?

Todos os passeios podem ser adquiridos diretamente na bilheteria da Central de Visitantes. No entanto, como existem apenas alguns horários com vagas limitadas, sugerimos a compra antecipada pela internet. Foi o que fizemos com o Circuito Especial e funcionou perfeitamente!

Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Centro de Visitantes

Itaipu Especial

Estacionamos o carro no estacionamento (pago), emitimos os ingressos comprados pela internet na central de visitantes e assistimos um pequeno vídeo introdutório sobre a usina. Seguimos para uma revista semelhante à de grandes eventos para segurança da usina e embarcamos no ônibus, acompanhados de dois excelentes guias que explicaram de forma clara e didática os pontos mais importantes da história e funcionamento da usina.

Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana

O passeio começa pela visita à barragem, com uma visão panorâmica do lago de Itaipu (de um lado) e do curso do rio Paraná do outro.

Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Lago de Itaipu
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Curso do rio Paraná após o lago
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Local de desvio do rio, usado durante a construção da barragem
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Visão superior do edifício de controle e da barragem

Seguimos para a parte inferior da barragem, onde recebemos explicações sobre a construção e funcionamento e ingressamos na área das turbinas e de geração de energia, encerrando na sala de controle.

Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Entrada e as chamadas catedrais pelo formato
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Condutos forçados, por onde passa a água para a turbina
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Corredores dentro da barragem
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Geradores de energia (os círculos)
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Turbina em funcionamento com som ensurdecedor
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Sala de controle

De volta ao ônibus, prosseguimos rumo a outros mirantes para uma observação de toda a barragem de Itaipu, com seus 20 condutos de água que alimentam as turbinas e do vertedouro. É uma obra de engenharia fantástica!

Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Barragem
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Vertedouro
Usina de Itaipu - Foz do Iguacu - Parana
Último mirante, com o símbolo da empresa

Templo Budista

Voltamos ao estacionamento e seguimos para o Templo Budista (R. Dr. Josivalter Vila Nova, 99). Retorne pela Av. Tancredo Neves por cerca de 3km e vire à direita na R. Jorge Inácio Franco (há uma placa sinalizando a entrada!). No final da rua, vire à esquerda e alguns metros à frente estará a entrada do templo.

Construído em 1996 em uma região alta às margens do Rio Paraná, é o segundo maior templo budista da América Latina e um local de paz e reflexão para os praticantes do budismo. Em seus jardins, mais de 120 estátuas estão espalhadas, destacando-se o enorme Buda e suas reencarnações na Terra. Achamos muito diferente do Templo de Três Coroas, no Rio Grande do Sul.

Templo Budista - Foz do Iguacu - Parana
Buda e o templo
Templo Budista - Foz do Iguacu - Parana
Buda
Templo Budista - Foz do Iguacu - Parana
Homenagem a Avalokitesvara de grande compaixão
Templo Budista - Foz do Iguacu - Parana
Área restrita para adoração e oração
Templo Budista - Foz do Iguacu - Parana
As estátuas no jardim
  • Lembrete: é um local religioso e, portanto, o silêncio e as roupas adequadas são importantes
  • Tempo de visitação (média): de 30 minutos a 1 hora.
  • Custo: Tanto o ingresso como o estacionamento são gratuitos.
  • Como chegar: táxi, carro, incluído na excursão City Tour ou ônibus urbano.
  • Horário de Funcionamento: em janeiro de 2020 era de terça à domingo, de 9h30 às 16h30.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Antes de seguirmos para Ciudad del Este, desviamos para a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab (Rua Meca, 599). Construída na década de 1980, em uma das principais regiões muçulmanas do país, essa belíssima construção em branco merece uma visita.

Infelizmente, no final de 2016 estava com seu interior em restauração e, portanto, não foi possível visitar. No entanto, há visitação guiada de segunda à sexta-feira no período da manhã (entre 9h-11h30) e tarde (14h-17h) e sábado apenas pela manhã, sendo necessário apenas respeitar os costumes da religião (vestir saias compridas (mulheres), bermudas abaixo do joelho (homens) ou calça comprida, retirar os calçados antes de ingressar e vestir o véu fornecido pela própria mesquita para cobrir o rosto feminino).

Mesquita - Foz do Iguacu - Parana

Uma dica imperdível, é visitar do outro lado da rua, a sensacional loja de doces árabes Albayan Doceria Árabe (Rua Meca, 642). Os doces são deliciosos! Como não conhecíamos nenhum, pedimos um de cada e amamos todos!

Albayan - Foz do Iguacu - Parana
Fachada
Albayan - Foz do Iguacu - Parana
Nossa gula

Ciudad del Este

Destinamos o resto da tarde para conhecer a Ciudad del Este, no Paraguai. No entanto, optamos por não fazer o passeio, pois caiu uma forte chuva e não tínhamos qualquer pretensão para compras. Mas deixamos algumas dicas e sugerimos a leitura no Blog Mala de Viagem:

  • Como cruzar a fronteira? Conforme explicamos no post de Foz, não é permitido cruzar a fronteira do Paraguai com o carro alugado. Portanto, existem três alternativas:
    • Transfer/excursão: contrate um passeio em uma das agências de Foz.
    • Táxi brasileiro: contrate um táxi para levá-lo até o outro lado.
    • Cruze a pé: vá de ônibus, táxi ou carro até a fronteira e cruze a pé. Pode ser mais rápido dependendo do horário, pelas imensas filas. Estando do outro lado, pode ser necessário pegar um táxi paraguaio de acordo com seu destino. No entanto, o Shopping Del Este fica logo após cruzar a fronteira, sendo uma ótima alternativa!
  • O que é necessário para cruzar a fronteira? Seu passaporte ou RG válidos, bem conservados e com foto nítida e clara.
  • Onde comprar? Concentre-se nos principais shoppings e evite os camelôs e pequenas lojas de rua – a chance de ser falsificado e o barato sair caro será imensa! Um dos principais shoppings (e o mais prático!) é o Shopping Del Este, logo após cruzar a fronteira. Outras alternativas são Shopping China e Monalisa.
  • Até quanto posso comprar? Para viagens terrestres, o limite isento de compras para a Receita Federal Brasileira é de US$ 500. Apesar da flexibilização no que é considerado compra tributável em viagens, é preciso atenção porque a tributação pode encarecer o produto.

Experiências Gastronômicas do Dia

Quando a chuva diminuiu, demos uma volta na Av. Brasil, uma das principais avenidas comerciais do centro de Foz do Iguaçu, com um pequeno desvio para a Confeitaria Jauense (Av. Juscelino Kubitschek, 117). Inaugurada em 1979, é famosa na cidade pelas tortas, bolos, doces e, sobretudo, sua coxinha. Sabendo da dica, não poderíamos deixar de conferir e adoramos!

Avenida Brasil - Foz do Iguacu - Parana
Avenida Brasil
Confeitaria Jauense - Foz do Iguacu - Parana
Confeitaria Jauense
Confeitaria Jauense - Foz do Iguacu - Parana
Alguns doces
Confeitaria Jauense - Foz do Iguacu - Parana
A famosa coxinha

Encerramos o dia no La Mafia Trattoria (R. Watslaf Nieradka, 195), restaurante italiano muito bem recomendado no centro de Foz. Com massas frescas e elaboradas, possui uma decoração inspirada no cinema. Adoramos!

La Mafia Trattoria - Foz do Iguacu - Parana
Entrada
La Mafia Trattoria - Foz do Iguacu - Parana
Um dos ambientes

Pedimos uma polenta de parma com queijo de entrada, seguida de um tagliatelle rosa com molho púrpura com radicchio e um filé saltimboca alla romana (com parma, vinho branco e sálvia), acompanhado de raviole de abóbora com molho Chianti. De sobremesa, um tiramisú. Tudo estava divino!

La Mafia Trattoria - Foz do Iguacu - Parana
Entrada
La Mafia Trattoria - Foz do Iguacu - Parana
Tagliatelle
La Mafia Trattoria - Foz do Iguacu - Parana
Filé saltimboca com raviole de abóbora
La Mafia Trattoria - Foz do Iguacu - Parana
Tiramisú

Se preferir um churrasco, um dos locais mais famosos e turísticos é a Rafain (Avenida das Cataratas, 1749), com show de música latino americana

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 35 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.