Maceió e Litoral Norte: Sereia, Pratagy, Ipioca, Paripueira e Carro Quebrado

Conforme explicamos no post de Maceió, sugerimos reservar dois dias para o litoral norte de Maceió. Nossa sugestão é combinar Ipioca, Pratagy e Sereia em um dia e Paripueira e Carro Quebrado no outro. Durante o percurso pela orla da capital, não deixe de se encantar com a Jacarecica, última praia antes de virar para esquerda e continuar pela estreita AL-101.

Praia Jacarecica - Maceio - Alagoas

Praias da Sereia e Pratagy
Bem próxima de Maceió (15 km – 25 minutos) está a Praia da Sereia, com uma barreira de corais que cria uma área calma e tranquila para o banho. A infraestrutura é bem simples e o destaque vai para a escultura erguida sobre os corais em homenagem à Iemanjá. Vale apenas uma parada para contemplar a orla e a estátua tanto da própria praia quanto do Mirante da Sereia, logo após a entrada para a praia, às margens da rodovia.

Praia da Sereia - Maceio - Litoral Norte - AlagoasNa Praia da Sereia

Praia da Sereia - Maceio - Litoral Norte - AlagoasMirante da Sereia

A praia de Pratagy é a sua continuação, com uma faixa de areia mais extensa, mar aberto e paisagem mais intocada.

Praia de Pratagy - Maceio - Litoral Norte - Alagoas

Como chegar na Praia da Sereia e Pratagy? De carro (via beira-mar/AL-101 sentido norte, bem sinalizado) ou pelas excursões ou transfers contratados nas agências locais da capital.

Onde se hospedar na Praia da Sereia e Pratagy?
Para os que buscam maior exclusividade, a Pousada Casa Caiada e o Resort Villas do Pratagy são boas alternativas para uma hospedagem próxima de Maceió, mas com mais tranquilidade em uma bela praia.

Praia de Ipioca – Hibiscus
O ponto alto desse dia. Com águas cristalinas e diferentes tons de azul e verde, essa praia é um verdadeiro paraíso, sobretudo no trecho onde está o Hibiscus, uma espécie de quiosque/restaurante praticamente sobre a areia, com uma ótima infraestrutura dentro de um condomínio fechado (Angra de Ipioca), com acesso pela rodovia (28 km da orla de Maceió – 40 minutos). No entanto, para pegar um bom local com rede ou sem ninguém na frente, é importante chegar cedo, antes mesmo do horário de abertura, sobretudo nos finais de semana e feriados, pois o lugar lota (chegamos às 8h40 e já estava bem cheio!). Ah, para usufruir das instalações é necessário o pagamento de uma taxa de entrada.

Hibiscus - Praia Ipioca - Maceio - Litoral Norte - AlagoasInfraestrutura

Hibiscus - Praia Ipioca - Maceio - Litoral Norte - AlagoasPantin de camarão e caldinho de sururu

Hibiscus - Praia Ipioca - Maceio - Litoral Norte - AlagoasPraia de Ipioca

Hibiscus - Praia Ipioca - Maceio - Litoral Norte - AlagoasPraia de Ipioca

Hibiscus - Praia Ipioca - Maceio - Litoral Norte - AlagoasRelaxando…

No trecho mais movimentado de Ipioca, alguns quilômetros antes da entrada para o Hibiscus, está o Salinas de Maceió, um grande resort all-inclusive. É uma alternativa para os que não querem se preocupar com absolutamente nada!

Como chegar no Hibiscus – Praia de Ipioca? De carro (via beira-mar/AL-101 sentido norte, bem sinalizado) ou pelas excursões ou transfers contratados nas agências locais da capital.

Praia de Paripueira
A apenas 30 km (45 minutos) da orla de Maceió, está a Praia de Paripueira. Com uma infraestrutura simples, o grande atrativo é a possibilidade de visitar excelentes piscinas naturais sem ter que se deslocar 5 horas (ida e volta) até Maragogi em um bate e volta, com risco de chegada fora do horário ideal para as marés (veja como saber o horário aqui).

Praia de Paripueira - Maceio - Litoral Norte - Alagoas

Como chegar em Paripueira? De carro (via beira-mar/AL-101 sentido norte, bem sinalizado) ou pelas excursões ou transfers contratados nas agências locais da capital.

Praia do Carro Quebrado
Essa lindíssima praia em meio às falésias tem algumas versões para o seu nome: a mais difundida é que carros teriam ficado presos com a subida da maré! Porém, diferentemente das outras, o acesso é difícil e mal sinalizado e não há qualquer infraestrutura. Dessa forma, existem quatro alternativas:

  • A pé: são mais de 10 km de caminhada, mas é uma opção simples e barata.
  • Carro: contrata-se um guia em Barra de Santo Antônio e segue no seu carro até a praia. A estrada é de terra e barro. Não recomendamos!
  • Buggy: também oferecido em Barra de Santo Antônio. A oferta é imensa!
  • Lancha: saída de Paripueira (Restaurante Mar e Cia) ou de Barra de Santo Antônio (Restaurante Estrela Azul). O passeio costuma sair pela manhã, com permanência de uma hora na praia.

Como chegar à Barra de Santo Antônio? Localizada a apenas 14 km de Paripueira (ou 45 km da orla de Maceió) no sentido norte da AL-101, a entrada é bem sinalizada.

Praia do Carro Quebrado - Maceio - Litoral Norte - AlagoasA caminho

Praia do Carro Quebrado - Maceio - Litoral Norte - AlagoasPraia do Carro Quebrado

Praia do Carro Quebrado - Maceio - Litoral Norte - AlagoasAreias coloridas

Outros passeios: São Miguel dos Milagres (e Rota Ecológica) e Maragogi
Existem dois outros destinos no norte do estado de Alagoas. No entanto, embora até seja possível fazer um bate e volta, sugerimos dispensar pelo menos 2 dias pela região, dormindo em São Miguel dos Milagres e Maragogi, conforme descrevemos nos posts sobre Maragogi (veja aqui) e São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica (veja aqui).

Para saber mais sobre Maceió e passeios e dicas da cidade (e do estado!), clique aqui.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela região de Alagoas? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 31 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!