Maceió e Litoral Sul: Gunga, Francês, Barra de São Miguel e Dunas de Marapé

Conforme explicamos no post de Maceió, sugerimos reservar dois dias para o litoral sul de Maceió. Pela diferença nos passeios e nas paisagens, recomendamos combinar Gunga e Barra de São Miguel em um dia e Praia do Francês e Dunas de Marapé no outro. Obviamente, é possível permanecer um dia inteiro em cada uma! Não deixe de apreciar a bela orla na saída de Maceió (Av. Assis Chateaubriand) e na estrada!

Estrada - Litoral Sul - Maceio - AlagoasSaída de Maceió

Estrada - Litoral Sul - Maceio - AlagoasEstrada (AL-101 sentido sul)

Praia do Gunga
A Praia do Gunga é uma das mais famosas do estado de Alagoas. Localizada dentro de um imenso coqueiral e banhada pelo mar cristalino de um lado e pela Lagoa do Roteiro de outro, em meio a belíssimas falésias, é encantadora! A praia fica lotada nos fins de semana e, portanto, se puder ir cedo e em dias úteis será ainda melhor. Como fica em uma propriedade privada, o estacionamento é pago!

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - Alagoas

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - AlagoasPraia do Gunga

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - AlagoasLagoa do Roteiro vista da estrada

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - AlagoasLagoa do Roteiro vista da estrada

Além de aproveitar para mergulhar nas águas cristalinas do mar e da lagoa, servido por uma boa infraestrutura de quiosques, existem outros atrativos:

  • Mirante do Gunga: antes da descida para o estacionamento, faça uma breve parada no mirante (pago, mas bem barato!) para contemplar um dos cartões postais alagoenses! Imperdível.

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - AlagoasO Mirante

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - AlagoasCoqueiral e encontro da lagoa com o mar

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - AlagoasCoqueiral e Praia do Gunga

  • Passeio de barco: fiz na primeira visita em Maceió em 2010, quando estava sem carro. O passeio sai de Barra de São Miguel, passa pela Lagoa do Roteiro e termina na Praia do Gunga. As paisagens são bonitas e também é possível fazer de carro: estacione em Barra de São Miguel e contrate o passeio (ida e volta). No retorno, aproveite para conhecer a praia de Barra de São Miguel.

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - Alagoas

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - Alagoas

Praia do Gunga - Litoral Sul - Maceio - AlagoasLagoa à direita e mar à esquerda

  • Passeio de buggy ou quadriciclo: contratado na hora com os bugueiros que ficam próximos aos quiosques, é bem bonito para conhecer as belas falésias a 15-20 minutos do local e acessível apenas pela areia. Infelizmente, choveu muito e não conseguimos fazer!
  • Passeios aquáticos: meia dúzia de opções para se divertir no mar, como flyboard e jet ski.

Como chegar na Praia do Gunga?
Localizada a cerca de 40 km da orla de Maceió (40 minutos), a chegada é fácil de carro (via beira-mar/AL-101 sentido sul, bem sinalizado), de barco a partir de Barra de São Miguel ou pelas excursões ou transfers contratados nas agências locais da capital. Vale ressaltar que muitos passeios de ônibus não param no famoso Mirante do Gunga.

Barra de São Miguel
De característica bem distinta do Gunga, Barra de São Miguel é um pequeno município alagoano com menos de 10 mil habitantes, banhado pela Lagoa do Roteiro e pelas águas cristalinas e calmas do mar represado pelos corais. Uma excelente pedida para relaxar durante do dia. Como a faixa de areia é estreita e o acesso é fácil com vários quiosques, a praia fica lotada nos finais de semana e perde um pouco da paz local.

Barra de Sao Miguel - Litoral Sul - Maceio - AlagoasQuiosques na beira-mar

Barra de Sao Miguel - Litoral Sul - Maceio - AlagoasPraticamente uma piscina pelo represamento causado pelos corais

Barra de Sao Miguel - Litoral Sul - Maceio - AlagoasFaixa de areia estreita, sobretudo no final do dia

Barra de Sao Miguel - Litoral Sul - Maceio - Alagoas

Como chegar em Barra de São Miguel?
Localizada a cerca de 30 km da orla de Maceió (30 minutos), a chegada é fácil de carro (via beira-mar/AL-101 sentido sul, bem sinalizado) ou pelas excursões ou transfers contratados nas agências locais da capital.

Onde se hospedar em Barra de São Miguel?
Alguns viajantes optam por se hospedar em Barra de São Miguel, buscando maior tranquilidade do que em Maceió para curtir “sol e água fresca”. Existem algumas opções (veja todos aqui). Recomendamos os excelentes (e caros!) Hotel Pousada MangroviaKenoa Exclusive Beach Spa & Resort, ou os mais simples, mas confortáveis Village Barra Hotel, Brisamar Pousada e Vivá Barra Hotel Pousada.

Praia e Rio em Dunas de Marapé
Menos conhecida ou badalada que as outras três, essa pequena joia no sul de Alagoas nos surpreendeu. Com uma infraestrutura mais simples do que as demais e, por isso, mais rústica e intocada, o passeio às Dunas de Marapé, no pequenino município de Jequiá da Praia, reúne mergulho na água doce do rio e salgada do mar, banho de lama e contemplação do encontro do rio com o mar. Amamos!

O passeio de barco não é necessário – basta pagar pela minúscula travessia de uma margem à outra do rio -, mas optamos por fazer e julgamos imperdível. Contratamos diretamente com o barqueiro na chegada e achamos bem em conta já que éramos apenas nós dois, permitindo permanecer o tempo que quiséssemos em cada parada. O passeio consiste na navegação pelo rio Jequiá até uma área intocada de dunas que garante uma bela visão panorâmica da região.

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasNosso barco e o rio Jequiá com as dunas à esquerda

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasRio Jequiá à direita e mar à esquerda

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasPraia intocada

Em seguida, visitamos a área de mangue, onde é possível banhar-se com a “lama de propriedades medicinais”, seguida de tempo livre para mergulhar no rio de água transparente!

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasMangue, lama e pequenos crustáceos

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasMergulhando

Retornamos até a foz, no encontro do rio com o mar. É possível ficar na margem direita (paga-se apenas o que consumir em uma infraestrutura mais rústica) ou esquerda (há uma consumação mínima). Combinamos um horário de retorno e desfrutamos da água calma e azul-esverdeada do rio, enquanto observávamos o avanço do mar, com a subida da maré!

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasA caminho da foz

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasA caminho da foz

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasEncontro do rio (direita) com o mar (esquerda)

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasMar

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasRio (margem esquerda)

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasRio (margem direita)

Dunas de Marape - Litoral Sul - Maceio - AlagoasMergulhando

Como chegar em Dunas de Marapé?
Localizada a quase 70 km da orla de Maceió (1 hora), a chegada é fácil de carro (via beira-mar/AL-101 sentido sul, bem sinalizado) ou pelas excursões ou transfers contratados nas agências locais da capital.

Praia do Francês
A Praia do Francês é outra opção muito badalada do litoral sul e uma das mais famosas do Nordeste. A orla possui boa infraestrutura, e um trecho, com águas mais calmas, aproveitado pelas famílias e banhistas, e outro, de águas mais fortes, desfrutado por surfistas e jovens.

Praia do Frances - Litoral Sul - Maceio - AlagoasOrla bem urbanizada

Praia do Frances - Litoral Sul de Maceio - AlagoasPraia do Francês

Uma alternativa de lazer é o passeio de barco para as piscinas naturais e corais, que permite um contato próximo com a vida marinha. Vale a pena, sobretudo, se não tiver tempo de desfrutar das outras piscinas naturais.

Como chegar na Praia do Francês?
Localizada a cerca de 22 km da orla de Maceió (25 minutos), a chegada é fácil de carro (via beira-mar/AL-101 sentido sul, bem sinalizado) ou pelas excursões ou transfers contratados nas agências locais da capital.

Onde se hospedar na Praia do Francês?
Assim como em Barra de São Miguel, alguns turistas preferem se hospedar na Praia do Francês para curtir a praia longe do agito de Maceió ou ficar a caminho de outro destino do estado. Existem mais opções (veja todas aqui), mas os hotéis e pousadas são mais simples. Recomendamos o excelente Hotel Ponta Verde, e os mais simples, mas confortáveis Pousada Areia Fina e Capitães da Areia Pousada.

Outros passeios: Foz, Cânions e Rota do Cangaço em Penedo e Piranhas
Existem dois outros destinos no sul do estado de Alagoas. No entanto, embora até seja possível fazer um bate e volta, sugerimos dispensar 3 dias pela região, dormindo em Penedo e/ou Piranhas, conforme descrevemos nos posts sobre a Foz do São Francisco e Penedo e Rota do Cangaço, Cânions do São Francisco e Piranhas.

Para saber mais sobre Maceió e passeios e dicas da cidade (e do estado!), clique aqui.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela região de Alagoas? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 29 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!