You dont have javascript enabled! Please enable it! Maceió: Praias Urbanas e Centro Histórico – Roteiros Inesquecíveis

Maceió: Conhecendo o centro histórico e as praias urbanas

Conforme explicamos no post de Maceió, no primeiro dia sugerimos um passeio de manhã pelo centro histórico e à tarde pelas praias urbanas (Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca). Vale lembrar que por ser uma área comercial, cabe evitar a visitação nos fins de semana e, portanto, se esse for o seu caso, inverta a ordem.

Como chegar? O passeio entre os principais pontos pode ser feito a pé (2,6 km). No entanto, para chegar até o primeiro e retornar do último atrativo turístico recomendamos pegar um táxi mesmo que esteja de carro, pois o valor da corrida não será elevado (a apenas 2-3 km da orla de Maceió!), o estacionamento pode não ser fácil e a caminhada é em linha reta, ou seja, seria necessário retornar tudo até o primeiro ponto.

Comece pelo Memorial à República, na Avenida Paz s/n. Inaugurado em 2005, esse espaço é uma homenagem a Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, com estátuas em homenagem aos dois militares. O local possui também 27 bandeiras que representam as unidades federativas e o distrito federal. A vista é linda!

Memorial a Republica - Maceio - Alagoas

Ainda na Av. Paz, cerca de 400 metros à frente, na esquina com a R. do Imperador, está o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. Administrado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), esse belo casarão recebeu em 1977 a coleção de arte popular do professor Théo Brandão. Infelizmente, a casa estava em reparos quando estivemos na cidade.

Museu Theo Brandao - Maceio - Alagoas

Vire na R. do Imperador e caminhe mais alguns quarteirões até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres. Concluída em 1859, possui uma arquitetura simples, mas graciosa, com uma bela vista para a Praça Dom Pedro II, rodeada dos prédios administrativos da cidade, como Assembleia Legislativa e Ministério da Fazenda.

Catedral Metropolitana - Maceio - Alagoas
Fachada
Catedral Metropolitana - Maceio - Alagoas
Interior
Praca Dom Pedro II - Maceio - Alagoas
Praça Dom Pedro II

Vire à direita na esquina da catedral (Ladeira Eustáquio Gomes de Melo) para o Mirante São Gonçalo. Embora a conservação não esteja boa, a vista é bem bonita.

Mirante Sao Goncalo - Maceio - Alagoas

Retorne até a catedral e siga pela R. do Sol, continuação da R. do Imperador. Menos de 300 metros adiante está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída em 1836 no local onde existia uma pequena capela edificada pelos escravos.

Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Pretos - Maceio - Alagoas
Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Pretos - Maceio - Alagoas

Mais à frente, outro templo, também do século XIX, mas com estilo que mistura o neogótico com o rococó chama a atenção: a Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios. Repare nos azulejos portugueses da fachada!

Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martirios - Maceio - Alagoas

O último ponto do centro histórico é justamente a praça em frente à igreja, chamada de Praça dos Martírios, com o belo Museu e Palácio Floriano Peixoto. Antiga sede do Governo do Estado de Alagoas, esse palácio de 1902 foi transformado em museu em 2006 e está aberto à visitação.

Praca dos Martirios - Maceio - Alagoas
Museu Palacio Floriano Peixoto - Maceio - Alagoas

Concluída sua visitação ao centro histórico, retorne para a orla da Pajuçara, mais especificamente para o Memorial Teotônio Vilela (Av. Dr. Antônio Gouveia, na altura do número 377). Projetado por Oscar Niemeyer, é um espaço dedicado ao “Menestrel de Alagoas”, político que lutou pela paz e democracia.

Memorial Teotonio Vilela - Maceio - Alagoas

O resto do dia está livre para uma tranquila e agradável caminhada pelos quase 5 km que formam a orla das praias urbanas dos bairros da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Na verdade, a orla é um trecho contínuo que se inicia na Pajuçara e, pouco após a feirinha de artesanato, passa pela Ponta Verde (uma verdadeira ponta no mapa) e se estende por alguns quilômetros até Jatiúca. Ao contrário do que muitos acreditam, a orla nem sempre é poluída e, portanto, é importante verificar no site do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.

Pajucara - Maceio - Alagoas
Vista aérea da Pajuçara (à direita) e Ponta Verde a partir da grande curva (veja a ponta!)
Pajucara - Maceio - Alagoas
Vista aérea da Pajuçara

Na Pajuçara, não deixe de se refrescar na tradicional Sorveteria Bali (veja nossa experiência no post “Onde Comer em Maceió?“) e se perder na Feirinha de Artesanato (Av. Dr. Antônio Gouveia, 68) e no Pavilhão de Artesanato (praticamente em frente!), ambos abertos diariamente do início da manhã até o final da noite (o horário de abertura das barracas varia bastante, portanto não vá muito cedo!). São mais de 200 tendas com souvenirs, artesanatos regionais (destaque para as rendas!) e guloseimas típicas!

Feira de Artesanato - Pajucara - Maceio - Alagoas
Feirinha de Artesanato da Pajuçara
Feira de Artesanato - Pajucara - Maceio - Alagoas
Feirinha de Artesanato da Pajuçara – Interior
Pavilhao de Artesanato - Pajucara - Maceio - Alagoas
Pavilhão de Artesanato
Pavilhao de Artesanato - Pajucara - Maceio - Alagoas
Pavilhão de Artesanato – Interior

Outro atrativo da Pajuçara é a visita às piscinas naturais. Os pequenos barcos que fazem o passeios saem da própria praia, no trecho ao lado da feirinha. O valor é combinado na hora. Não deixe de conferir a Tábua de Marés (leia mais em “Tábua de Marés: o que é e como usar“) para definir o melhor horário de saída e não perder a viagem. Vale a pena, sobretudo se não for visitar outras piscinas naturais.

Pajucara - Maceio - Alagoas
Pajucara - Maceio - Alagoas
Jangadas

Logo após a feirinha, começa o bairro de Ponta Verde, com a presença mais marcante da população local em sua atividade física diária. Tivemos uma sensação de maior segurança a partir dessa região. A “pontinha” da Ponta Verde proporciona um belíssimo pôr do sol e vista da orla Pajuçara-Ponta Verde! É também ali pertinho que fica o “Eu Amo Maceió” e o excepcional quiosque/restaurante/bar Lopana (veja nossa experiência no post “Onde Comer em Maceió?“).

Ponta Verde - Maceio - Alagoas
Ponta Verde - Maceio - Alagoas
Ponta Verde - Maceio - Alagoas

O final da caminhada acontecerá na Jatiúca, a última e mais distante praia urbana de Maceió, em uma área mais residencial e com poucos hotéis.

Jatiuca - Maceio - Alagoas

Para jantar, sugerimos os excepcionais Divina Gula ou Wanchako, localizados a poucos quarteirões desse trajeto à beira-mar ou o tradicional Imperador dos Camarões na própria orla da Pajuçara (veja as direções, nossa experiência e fotos dos pratos no post “Onde Comer em Maceió?“).

Visite o post “Maceió: Um roteiro de 5 a 10 dias pela cidade e praias do litoral sul e norte” para saber mais sobre a cidade (e estado!), passeios e dicas.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

8 Resultados

  1. Viajante disse:

    Bom dia
    Excelente post, excelente página. Dicas muito bem descritas e claras e com atualizações.
    Não sou fã de redes sociais, portanto, esta é a minha forma de poder agradecer a vcs por tantas informações atuais. Passaremos 15 dias no Nordeste e estamos montando nosso roteiro atraves de seus relatos.
    Como não é autorizado copiar e colar artigos, tive o privilégio de digitar muitas informações de vcs no nosso roteiro 🙂
    Obrigada + uma vez, só queria que soubessem que serão nossos guias sem estarem sabendo de nossa existência, rs.
    Parabéns pela excelência e por tantas experiências.
    Um gde abraço e continue compartilhando esse amor de vcs em viajar e ajudando + pessoas que procuram informações.
    🙂

    • Bom dia viajante.
      Nossa maior satisfação e sucesso é saber que nossas experiências e sugestões foram úteis para outros viajantes.
      Muito obrigado pelo seu retorno. Saiba que nos trouxe grande felicidade e um verdadeiro incentivo em continuar atualizando e trabalhando no site.
      Forte abraço.

  2. Soraya disse:

    Bom roteiro! Fizemos o caminho pelo Centro e deu SUPER certo!

  3. Maria Lucia Carvalho disse:

    Muito obrigada! Vou daqui a pouco fazer esse circuito!!

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Ola Maria Lucia.
      Ficamos felizes que tenha gostado das sugestões.
      Seguimos sempre à disposição e desejamos um ótimo passeio.

  4. Rayanna Mesquita disse:

    Amei as dicas de passeio e a forma como montaram o passeio pelo centro!

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Rayanna.
      Ficamos felizes que tenha gostado e agradecemos pelo feedback.