Visitando Pomerode e a herança alemã na Rota do Enxaimel

Conforme explicamos no post de Blumenau, Pomerode é uma cidade imperdível em uma visita de três dias (e eventualmente até dois) à região. Com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, está localizada a apenas 30 km de distância de Blumenau. Embora a vizinha tenha forte fama pela colonização alemã, certamente o título de “cidade mais alemã do Brasil” é mais do que merecido de Pomerode, colonizada pelos imigrantes vindos da Pomerânia, região ao norte da Alemanha, incentivados por Hermann Blumenau, em meados do século XIX.

Quando visitar Pomerode? A cidade pode ser visitada durante o ano todo, mas o destaque fica para os períodos festivos, sobretudo janeiro quando ocorre a Festa Pomerana, uma festividade em homenagem à cultura dos imigrantes alemães, com muita música e gastronomia.

Como chegar a Pomerode? De Blumenau são apenas 40 minutos (30 km) pela SC-421. Existem excursões regulares para aqueles que estiverem sem carro.

Onde se hospedar em Pomerode? A maior parte dos turistas opta por ficar em Blumenau (veja nossas sugestões aqui) pela proximidade e melhores opções de hotel. Foi o que fizemos em outubro de 2016.

Quanto tempo para conhecer Pomerode? Em menos de um dia é possível conhecer os pontos turísticos principais da cidade que é justamente o que descrevemos ao longo do post. Saímos cedo de Blumenau e retornamos no final da tarde.

O Roteiro
O Portal Sul, logo na entrada da cidade ao chegar de Blumenau, recebe o visitante com uma réplica do estilo enxaimel, característica marcante da cidade que abriga um dos maiores e mais bem conservados acervos fora da Alemanha. Esse tipo de construção, presente em mais de 200 casas e estabelecimentos da cidade, tem forte origem germânica e consiste em paredes erguidas com hastes de madeira entrelaçadas preenchidas com pedras e tijolos. Na base do pórtico uma pequena loja de artesanato vende souvenirs e o delicioso queijo pomerano.

Portal Sul - Pomerode - Santa Catarina

Estacione na praça logo atrás e conheça a Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann, com obras do artista retratando situações e personagens do cotidiano.

Casa do Escultor - Pomerode - Santa Catarina

Na quadra seguinte está o simples prédio da Prefeitura Municipal de Pomerode e, em seguida, a imperdível loja dos Chocolates Nugali. Não conhecíamos, mas os produtos dessa pequena fábrica de chocolates, premiada mundialmente, nos conquistaram! Vale a parada.

Prefeitura - Pomerode - Santa CatarinaPrefeitura

Chocolates Nugali - Pomerode - Santa CatarinaChocolates Nugali

Pegando novamente o carro, continue pela rua principal (rua XV de Novembro) até a próxima rua à direita (rua Paulo Zimmermann) para conhecer o Teatro Municipal de Pomerode, inaugurado em 2009, em frente à Praça Torgelow, construída em 2010, para comemorar os 180 anos da imigração alemã para o estado. Não deixe de contemplar as esculturas de bronze em tamanho real que representam a vida dos imigrantes na chegada ao Brasil.

Teatro Municipal - Pomerode - Santa CatarinaTeatro Municipal

Praca Torgelow - Pomerode - Santa CatarinaPraça Torgelow

Bem ao lado está a Cervejaria Schornstein, uma pequena fábrica de cerveja artesanal fundada em 2006, que conta com um agradável bar para apreciar seus diferentes tipos de cerveja, acompanhados da deliciosa comida local.

Cervejaria Schornstein - Pomerode - Santa CatarinaFábrica Schornstein

Cervejaria Schornstein - Pomerode - Santa CatarinaBar da Cervejaria Schornstein

Fechando essa área da cidade, praticamente em frente à cervejaria, está o Museu Pomerano que conta a história da imigração alemã para a cidade, com diferentes peças e utensílios trazidos e utilizados desde a chegada dos primeiros imigrantes. Infelizmente estava fechado e não pudemos conhecer.

Museu Pomerado - Pomerode - Santa Catarina

Siga até a outra ponta da cidade, onde está o Portal Norte (Wolfgang Weege). Inaugurado em 2000, é uma réplica do Portal de Stettin, capital da Pomerânia de 1725 a 1945.

Portico dos Imigrantes - Pomerode - Santa Catarina

Retorne algumas centenas de metros até a bucólica Praça Erwin Zastrow. Uma de suas transversais é a porta de entrada para a Rota do Enxaimel, um trecho de aproximadamente 16 km com construções da época da imigração que nos transportam para a Alemanha rural do século XVIII e XIX. Logo no início da rota, está a Casa do Agricultor, que vende produtos regionais.

Praca Erwin Zastrow - Pomerode - Santa CatarinaPraça Erwin Zastrow

Casa do Agricultor - Pomerode - Santa CatarinaCasa do Agricultor

A Rota do Enxaimel possui trechos de asfalto e de terra batida e abriga algumas dezenas de construções no estilo Enxaimel com uma conservação impressionante. Além de permitir conhecer as edificações típicas, o passeio é uma viagem no tempo, com a passagem pelos cemitérios, plantações, igrejas e casas utilizadas pelos imigrantes.

Rota do Enxaimel - Pomerode - Santa CatarinaRota do Enxaimel

Rota do Enxaimel - Pomerode - Santa CatarinaPlantações

Rota do Enxaimel - Pomerode - Santa CatarinaFazendas com a típica construção

Cemiterio - Rota do Enxaimel - Pomerode - Santa CatarinaCemitério

Igreja Luterana - Rota do Enxaimel - Pomerode - Santa CatarinaIgreja Luterana

Antes de seguir para a Casa do Imigrante, duas rápidas paradas valem a pena: a Fábrica de Porcelanas Schmidt (rua Luiz Abry, 849), empresa com mais de 70 anos de história que conta com um pequeno museu e uma loja de fábrica, e o Museu do Marceneiro (rua Alfredo Hoge, 525), com uma pequena loja e algumas engrenagens que datam do início da produção dos móveis da empresa familiar Behling.

Porcelanas Schmidt - Pomerode - Santa CatarinaLoja de Fábrica

Porcelanas Schmidt - Pomerode - Santa CatarinaInterior da Loja

Museu do Marceneiro - Pomerode - Santa CatarinaMuseu do Marceneiro

Dirija mais 4 km pela SC-416, que liga Pomerode a Timbó, para visitar o Museu Casa do Imigrante, um local em construção enxaimel com móveis, utensílios e ferramentas que reproduzem o estilo de vida e o cotidiano dos primeiros imigrantes alemães ao chegarem à cidade.

Casa do Imigrante - Pomerode - Santa CatarinaCasa do Imigrante

Casa do Imigrante - Pomerode - Santa Catarina Casa do Imigrante

Casa do Imigrante - Pomerode - Santa CatarinaCozinha

Casa do Imigrante - Pomerode - Santa CatarinaUtensílios – com escrita em alemão!

Casa do Imigrante - Pomerode - Santa CatarinaQuarto

Já no caminho de volta para Blumenau, faça um pequeno desvio logo após o Portal Sul para conhecer a Fábrica de Cristais Oxford (Av. 21 de Janeiro, 3540), com preços mais acessíveis em artigos de cristal e porcelana.

Fabrica de Cristais Oxford - Pomerode - Santa Catarina

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível por Pomerode? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 29 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!