You dont have javascript enabled! Please enable it! Finlândia: Dicas e Roteiros de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Dicas e Roteiros de Viagem pela Finlândia

República da Finlândia está localizada no norte da Europa Oriental, em uma região chamada de Báltico. Fica bem próxima da Estônia e faz fronteira ao norte com a Noruega, a oeste com a Suécia e a leste com a Rússia. Possui uma população de pouco mais de 5,5 milhões de habitantes, sendo mais de 600 mil em Helsinki, capital e cidade mais populosa do país.

O território atual da Finlândia tem registro de ocupações há mais de 10 mil anos e até o século XII, a maior parte do povo se organizava em pequenos assentamentos, cuja principal atividade era agrícola. No entanto, com as cruzadas suecas, o país tornou-se parte da Suécia. Os séculos XVII e XVIII foram difíceis para a população finlandesa, com uma significativa parcela perecendo pela fome e pelas guerras entre suecos e russos. Esta disputa provocou sentimento de nacionalismo e desejo por independência, parcialmente obtida durante o século XIX quando foi incorporada ao Império Russo como uma área autônoma. Contudo, foi apenas em 1917, com a Revolução Russa, que o país alcançou sua independência.

Durante a 2ª Guerra Mundial, em decorrência de dois confrontos com a União Soviética, o país perdeu cerca de 10% de seu território, embora tenha mantido sua independência, declarando-se neutro durante toda a Guerra Fria. Embora tenha iniciado o processo de industrialização tardiamente – na década de 1950 -, é atualmente um país com alto Índice de Desenvolvimento Humano, contando com uma economia sólida e desenvolvida, além de um sistema educacional e de saúde de altíssima qualidade baseado na concepção do bem estar social comum aos demais países nórdicos.

Mapa - Finlandia
Fonte: WorldMapFinder

A Finlândia faz parte da União Europeia (UE) desde 1995, tendo adotado o euro como sua moeda. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destacam-se os pratos à base de peixe (com destaque para a sopa de salmão!) e carnes de caça (como urso, alce, javali e rena) acompanhados de batata, grãos integrais e outros vegetais. A cerveja e o vinho são cada vez mais apreciados, sendo as famosas pontikkas (licores artesanais) uma delícia à parte!

Os idiomas oficiais são finlandês e sueco. No entanto, não se desespere, todos falam inglês! O fuso horário é de mais 5 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é da zona boreal com inverno frio (podendo atingir mínima de -30ºC no sul e -45ºC no norte) e verão ameno, com temperatura acima de 10ºC. Um fato curioso é que, como é próximo ao Ártico, o extremo norte possui mais de 70 dias sem pôr do sol no verão e mais de 50 dias sem o nascer do sol no inverno.

Também pela proximidade com a Rússia, Estônia e Suécia, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro, trem, ônibus, barco ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Estivemos na Finlândia em agosto de 2017 em uma viagem muito especial desde a Rússia até a República Tcheca!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.