You dont have javascript enabled! Please enable it! Letônia: Dicas e Roteiros de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Dicas e Roteiros de Viagem pela Letônia

República da Letônia está localizada no norte da Europa Oriental, em uma região chamada de Báltico. Faz fronteira ao norte com a Estônia, ao sul com a Lituânia, a leste com a Rússia e a sudeste com Belarus, estando bem próxima à Suécia e Finlândia. Possui uma população próxima a 2 milhões de habitantes, sendo mais de 600 mil em Riga, capital e cidade mais populosa desse pequeno país.

A região da atual Letônia tem relato de ocupações que datam de quase 3 mil anos, tendo sido área de influência e dominação de grandes potências regionais, como Alemanha, Polônia, Suécia e Rússia. Foi apenas em 1918, logo após o final da 1ª Guerra Mundial, que o país teve sua independência da Rússia, vivendo um curto período de democracia até o golpe de Kārlis Ulmanis que estabeleceu um regime nacionalista e ditatorial. No entanto, com o início da 2ª Guerra Mundial, o país foi ocupado pela União Soviética em 1940, seguida dos nazistas e, novamente, pelos soviéticos que a transformaram na República Socialista Soviética da Letônia. Após quase 50 anos de repressão e ditadura, a independência foi restaurada em 1991, com o fim da União Soviética.

Nesses pouco mais de 25 anos de independência, a Letônia experimentou grande desenvolvimento econômico e social, tornando-se um país de alto Índice de Desenvolvimento Humano, embora ainda esteja atrás de seus vizinhos bálticos e ocupe uma das últimas posições dentre os países da União Europeia.

Letonia - Mapa
Fonte: WorldMapFinder

A Letônia faz parte da União Europeia (UE) desde 2004 e adotou como moeda o euro. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destacam-se os pratos à base de carne de porco e peixes acompanhados de batata e repolho, após uma sopa ou salada de ervilha preta de entrada. No litoral, peixes como o arenque ganham espaço na mesa. As bebidas mais apreciadas são as cervejas, as vodkas locais e o famoso Black Balsam, um típico licor produzido em Riga desde o século XVIII.

idioma oficial é o letão. No entanto, não se desespere, a maioria fala inglês! O fuso horário é de mais 5 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é temperado, com as estações bem demarcadas. O inverno é frio (média de -6ºC), com neve e dias muito curtos, enquanto o verão possui temperatura amena (média de 19ºC) em longos e ensolarados dias.

Pelo pequeno tamanho e proximidade com a Rússia, Polônia, Estônia, Lituânia e Finlândia, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro, trem, ônibus ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Estivemos na Letônia em agosto de 2017 em uma viagem muito especial desde a Rússia até a República Tcheca!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.