Dicas e Roteiros de Viagem pelo Brasil

República Federativa do Brasil está localizada na América do Sul, ocupando quase metade do continente, com a quinta maior extensão territorial do mundo. Faz fronteira ao norte com a Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, a noroeste com a Colômbia, a oeste com Peru e Bolívia, a sudoeste com Paraguai e Argentina e ao sul com o Uruguai. A população é estimada acima de 200 milhões de habitantes, com mais de 3 milhões em Brasília, sua capital, e mais de 12 milhões em São Paulo, a cidade mais populosa.

Acredita-se que a região do território brasileiro tenha sido ocupada há 60 mil anos atrás e, quando os portugueses atracaram na costa brasileira em 1500, existiam cerca de 2 milhões de índios, sobretudo no litoral. Durante os 300 anos de ocupação portuguesa, a relação predominante foi de franca dominância, voltada exclusivamente para os interesses econômicos de Portugal, com a expansão das fronteiras em busca de riquezas. Essa situação mudou com a vinda da família real para a cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX, o que culminou com a independência da nação em 1822.

Desde então o país passou por diferentes regimes – Império, República, Ditadura, República, Ditadura e República -, nenhum deles capaz de colocar os interesses da população em primeiro plano, o que justifica o grande número de modelos políticos e a dezena de moedas adotadas nos quase 200 anos de independência, além dos recentes escândalos de corrupção que parecem envolver grande parte da alta cúpula dos três poderes.

O pais experimentou alguns momentos de crescimento econômico, que o colocaram em uma economia industrializada, embora ainda dependente da exportação de matéria-prima. No entanto, o avanço social não acompanhou essa transformação e, assim, o Brasil é um dos países com maior desigualdade e menor índice de desenvolvimento humano dentre as grandes potências mundiais.

Brasil - MapaFonte: WorldMapFinder

O Brasil faz parte do Mercosul, um pequeno bloco comercial regional, desde sua fundação em 1991 e adotou como moeda o real desde 1994. Os vistos e exigências de vacinação variam bastante de acordo com o país de origem. Pela imensa população, extensão territorial e diferentes culturas, fruto do grande número de imigrantes, o país não possui uma culinária única e típica, mas diversas particularidades regionais que descreveremos nos posts correspondentes. No entanto, a feijoada, o churrasco e a moqueca de peixe certamente estão entre as mais apreciadas pelos turistas estrangeiros. A bebida alcoólica nacional é a caipirinha e as não alcoólicas o refrigerante guaraná e os mais variados sucos naturais.

idioma oficial é o português com pequenas diferenças para aquele utilizado em Portugal. Felizmente o número de pessoas que fala inglês, sobretudo nas atrações turísticas e hotéis das grandes cidades aumentou substancialmente, mas ainda pode ser difícil a comunicação em determinadas regiões, sobretudo no interior! O fuso horário varia de acordo com a região e o período do ano em relação aos demais países. Por ser um país extenso e com vários ecossistemas, o clima varia do equatorial ao temperado, e como grande parte do território se encontra na faixa tropical, o Brasil apresenta uma grande área constantemente sob temperaturas mais elevadas, com maior incidência de chuvas no verão.

Em decorrência desse vasto território, repleto de cachoeiras cristalinas, belas cadeias de montanhas, praias de águas desde o azul marinho até o verde esmeralda e um interessante patrimônio histórico, os turistas dificilmente conseguem conhecer grande parte do país em apenas uma visita e o deslocamento interno ocorre, sobretudo, através da malha aeroviária ou de carro (alugue aqui). Como somos brasileiros, já tivemos a oportunidade de visitar quase todas as regiões brasileiras e a maior parte dos estados, sobretudo a Região Sudeste. Abaixo listamos os roteiros elaborados.

Precisa de orientação para montar um roteiro de viagem inesquecível pela América do Sul? Gostaria de visitar outros locais do Brasil? Quer ajuda com reserva de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião, ônibus ou trem? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 30 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!