Dicas e Roteiros de Viagem pela Suécia

Reino da Suécia está localizado no Norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia. Faz fronteira ao norte e oeste com a Noruega, ao leste com a Finlândia e através de uma ponte com a Dinamarca. Possui uma população próxima a 10 milhões de habitantes, sendo quase 1 milhão em Estocolmo, capital e cidade mais populosa desse país.

O povo germânico habita a região ocupada pela Suécia há milhares de anos, passando pelo período dos Vikings entre os séculos VIII e XI, com uma organização simples e pouco desenvolvida economicamente mesmo com a emergência de um estado independente no século XII. No entanto, com a morte de um terço da população no século XIV pela Peste Negra, os escandinavos sentiram-se ameaçados pelos germânicos e se uniram em 1397 formando a União Kalmar, que durou até 1523, com a coroação do rei Gustav Vasa.

Esse século foi de grande prosperidade para o país que transformou-se, após o envolvimento em inúmeros conflitos, em uma das principais potências europeias, resultando em uma ampliação territorial significativa, com a formação do Império Sueco. No entanto, o século XVIII foi marcado por sucessivas derrotas até a perda da Finlândia para a Rússia em 1809. Desde então a Suécia manteve uma política de neutralidade, mesmo durante as duas Grandes Guerras e a Guerra Fria. O sistema adotado é o de bem-estar social, o que garante um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo em uma economia diversificada e moderna.

Mapa - SueciaFonte: WorldMapFinder

A Suécia faz parte da União Europeia (UE) desde 1995, mas ainda não adotou o euro como moeda, permanecendo a coroa sueca. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias, nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destaca-se o Smörgåsbord, um buffet com as várias iguarias, as almôndegas com geleia de lingonberry e os pescados – destaque para o salmão e arenque. A cerveja, o Akvavit e a vodka são as bebidas alcoólicas preferidas da população.

idioma oficial principal é o sueco, mas existem outros quatro idiomas minoritários. No entanto, não se desespere, todos falam inglês! O fuso horário é de mais 4 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é temperado com estações bem demarcadas, inverno frio (média entre 0 e -15ºC, dependendo da latitude) e dias muito curtos, enquanto o verão apresenta temperatura amena (média em torno de 15ºC) em longos dias.

Pela proximidade com a Dinamarca e Noruega, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser realizado de carro (alugue aqui), trem ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Estivemos na Suécia em maio de 2017 em uma viagem muito especial pela Escandinávia, da Dinamarca até a Noruega!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 31 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!