You dont have javascript enabled! Please enable it! Suécia: Dicas e Roteiros de Viagem - Roteiros Inesquecíveis

Dicas e Roteiros de Viagem pela Suécia

Reino da Suécia está localizado no Norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia. Faz fronteira ao norte e oeste com a Noruega, ao leste com a Finlândia e através de uma ponte com a Dinamarca. Possui uma população próxima a 10 milhões de habitantes, sendo quase 1 milhão em Estocolmo, capital e cidade mais populosa desse país.

O povo germânico habita a região ocupada pela Suécia há milhares de anos, passando pelo período dos Vikings entre os séculos VIII e XI, com uma organização simples e pouco desenvolvida economicamente mesmo com a emergência de um estado independente no século XII. No entanto, com a morte de um terço da população no século XIV pela Peste Negra, os escandinavos sentiram-se ameaçados pelos germânicos e se uniram em 1397 formando a União Kalmar, que durou até 1523, com a coroação do rei Gustav Vasa.

Esse século foi de grande prosperidade para o país que transformou-se, após o envolvimento em inúmeros conflitos, em uma das principais potências europeias, resultando em uma ampliação territorial significativa, com a formação do Império Sueco. No entanto, o século XVIII foi marcado por sucessivas derrotas até a perda da Finlândia para a Rússia em 1809. Desde então a Suécia manteve uma política de neutralidade, mesmo durante as duas Grandes Guerras e a Guerra Fria. O sistema adotado é o de bem-estar social, o que garante um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo em uma economia diversificada e moderna.

Mapa - Suecia
Fonte: WorldMapFinder

A Suécia faz parte da União Europeia (UE) desde 1995, mas ainda não adotou o euro como moeda, permanecendo a coroa sueca. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias, nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destaca-se o Smörgåsbord, um buffet com as várias iguarias, as almôndegas com geleia de lingonberry e os pescados – destaque para o salmão e arenque. A cerveja, o Akvavit e a vodka são as bebidas alcoólicas preferidas da população.

idioma oficial principal é o sueco, mas existem outros quatro idiomas minoritários. No entanto, não se desespere, todos falam inglês! O fuso horário é de mais 4 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é temperado com estações bem demarcadas, inverno frio (média entre 0 e -15ºC, dependendo da latitude) e dias muito curtos, enquanto o verão apresenta temperatura amena (média em torno de 15ºC) em longos dias.

Pela proximidade com a Dinamarca e Noruega, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser realizado de carro, trem ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Estivemos na Suécia em maio de 2017 em uma viagem muito especial pela Escandinávia, da Dinamarca até a Noruega!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.