You dont have javascript enabled! Please enable it! Fiordes da Noruega: Guia e Roteiro de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Fiordes da Noruega: Tudo o que você precisa saber

Stegastein - Flam - Noruega

Conforme explicamos no post da Noruega, estivemos no país em maio de 2017 e uma das maiores dificuldades foi a decisão do roteiro pelos fiordes da Noruega, um de nossos principais objetivos na visita à Escandinávia e local de maior tempo destinado durante a viagem.

Perguntas como “quantos dias”, “o que visitar”, “ir de barco”, “alugar um carro”, “contratar uma excursão” e “onde se hospedar” eram constantes e foi muito difícil obter informações detalhadas sobre o tema, uma vez que a maioria dos visitantes faz um passeio clássico que inclui os principais pontos turísticos, cidades e fiordes da região – o Norway in a nutshell. Antes de explicarmos nosso roteiro, vamos enumerar o essencial:

Qual cidade não posso deixar de ir?

Bergen. A segunda maior cidade da Noruega é simplesmente um charme, com quase mil anos de história. Para os viajantes que pretendem permanecer mais tempo, costuma ser a base. No entanto, é possível utilizar Flam como alternativa.

Qual fiorde deve fazer parte do roteiro?

Nærøyfjord. Com 18 km de comprimento e rodeado por montanhas de mais de 1500 metros de altura, é um dos mais famosos e estreitos fiordes do mundo, fazendo parte do Patrimônio Natural da UNESCO. É possível visitá-lo a partir de Flam ou Gudvangen.

Quando visitar os fiordes?

Entre maio e início de setembro. Nossa recomendação é estar na região em dias de semana no período de maio, início de junho ou de setembro, quando existem menos turistas e o contato com a natureza é ainda mais intenso. Fora desse período, a temperatura é muito baixa e os dias muito curtos, tornando o passeio desagradável (grande parte é ao ar livre!), além de impossibilitar a visita a alguns pontos.

Qual o tempo mínimo para fazer a visita?

Dois dias. Um para Bergen e um para o deslocamento Bergen-Oslo, passando por Myrdal, Flam (via famosa ferrovia no meio das montanhas), AurlandsfjordNærøyfjordStalheimskleiva (uma sinuosa estrada) no passeio Norway in a nutshell (veja aqui). Conforme explicamos nos posts dos destinos, essa não é nossa recomendação!

Como chegar à região dos fiordes?

Depende do restante do seu itinerário, mas o mais comum é chegar em Bergen de trem (proveniente de Oslo), avião (flexibilidade do ponto de partida) ou eventualmente barco (sobretudo se vier de Stavanger).

Como realizar os passeios?

O principal site que opera os passeios combinando o transporte público norueguês – ônibus, trem e barco – é o Fjordtours (site oficial). É possível a compra dos trechos separadamente, mas a economia é bem pequena. Sugerimos a compra antecipada para evitar surpresas, lembrando que é necessário a emissão das passagens na estação de trem de Oslo ou Bergen e é possível, durante a escolha do roteiro, programar uma parada em um local e retomar no dia seguinte para estender a visita a algum dos pontos visitados.

Flam: utilizamos o Visit Flam (site oficial).

Como adquirir os bilhetes?

Recomendamos comprar antecipadamente pela internet, mas é possível comprar diretamente nos pontos de venda das duas cidades, com o risco, no entanto, da indisponibilidade de lugares.

Qual roupa devo levar?

Roupas leves, confortáveis e impermeáveis, mas que aqueçam bem e sejam capazes de “cortar” o vento, pois o tempo é imprevisível e, mesmo no verão, pode chover e fazer muito frio!

Qual a comida típica e singular dos fiordes?

Gjeitost (um queijo caramelizado produzido na pequena vila de Undredal) e carne de baleia (não entraremos no mérito da pesca, que é legalizada no país), além, é claro, da inúmera variedade de frutos do mar.

Nosso roteiro pelos fiordes da Noruega

No entanto, nossa sensação era que visitaríamos apenas as principais atrações e de uma forma muito corrida, sem tempo para contemplar as cidades do interior e as inúmeras e singulares belezas naturais da Noruega. Por isso, após muita pesquisa em um verdadeiro quebra-cabeças de horários, chegamos a um roteiro de 7 noites e 6 dias, passando por minúsculos vilarejos, diversas cachoeiras e vários fiordes, deslocando de barco, catamarã, carro, ônibus e trem.

Clique nos links para visitar os respectivos posts, com fotos, roteiro e impressões de cada dia e passeio.

Vale lembrar que, mesmo em maio, alguns passeios ficam indisponíveis por condições climáticas, como certos fiordes e cidades ao norte de Bergen e as trilhas para TrolltungaKjerag, duas formações rochosas peculiares que se debruçam sobre as águas dos fiordes.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

24 Resultados

  1. Viviane Oliveira disse:

    Que interessante! Realmente é bem difícil achar informações sobre esse destino. Uma amiga foi pra lá em 2016 e teve que se virar para organizar um roteiro de viagem personalizado.
    Uma dúvida, a carne de baleia é gostosa?

  2. Glaucia Nogueira disse:

    A Escandinávia sempre esteve no topo da minha lista de viagem. Adorei o roteiro de vocês, especialmente porque deu pra conhecer cidadezinhas e ver como é a vida de verdade fora dos lugares super turísticos. To salvando o roteiro pra já!!

  3. Suzy Freitas disse:

    Imagino a dificuldade que tiveram para montar o roteiro num destino com poucas informações. Mas o melhor é que conseguiram fugir do óbvio, criaram um programa personalizado e ainda compartilham com os leitores. Parabéns pelo trabalho realizado!

  4. Anna Claudia disse:

    Que delícia! Ainda não estou com viagem prevista para Noruega, mas tenho certeza que visitar os fiordes será uma das prioridades… fico aqui só imaginando como o lugar deve ser lindo visto de perto e as fotos maravilhosas que poderei tirar! olhos já brilham!

  5. Danielle disse:

    O queijo caramelizado deve ser uma delicia. Tenho vontade de conhecer e desbravar os países nórdicos! Bem legal os detalhes de como chegar e fazer o passeio.
    Com certeza, irei entre Maio e Setembro, pois, fora isso, achei que viraria pinguim

  6. Leonardo Dantas disse:

    Tenho muita curiosidade de visitar a Noruega e adorei seu post. Com certeza os fiordes são um dos pontos altos do país. Adorei o roteiro que você fez, com certeza quando for, utilizarei seu roteiro como base 😉

  7. Carla Macedo disse:

    Que viagem incrível hein? Tô apaixonada, amei o roteiro e já favoritei. É um país que pretendo conhecer brevemente e o seu post, somente fez a minha vontade ser aflorada mais ainda. Morrendo de vontade comer o queijo caramelizado, rs

  8. Igor Augusto disse:

    Excelente o roteiro, um dia quero fazer o mesmo! Lembro-me de ver em um livro de geografia quando eu era pequeno uma imagem linda. Na legenda, “Fiorge de Geiranger”, um fiorde norueguês. Aí descobri que a Noruega era cheio desses, e que um dia em adoraria visitar esses lugares das fotos. Espero um dia realizar esse desejo.

  9. Livia Melo disse:

    Gente, vocês só fazem viagem incrível! Toda vida que procuro algo pras minhas viagens me deparo com o site de vcs. Amei as dicas dos Fiordes, ainda bem que setembro é bom pra ir, estava querendo saber justamente isso! Obrigada!!

  10. João Francisco Machado Moreira disse:

    Para início parabenizo o excelente roteiro apresentado e lugares visitados na Noruega, quem sabe um dia poderei viajar a esse lindo país. Obrigado

  11. Oswaldo Molina Gutierres disse:

    Alo Equipe Simpática
    Também tenho muita vontade de realizar uma dessas viagens, desde o ano retrazado venho colocando esse roteiro como uma das possíveis viagens, porém, com os problemas da Convit, fica p o proximo ano. Tenho 2 problemas, o idioma deve ser uma parada p entender e 2° minha esposa tem uma certa dificuldade para andar muito. Achei ótimo o esquema feito por vcs.
    Abraços Oswaldo

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Oswaldo, obrigado pelo feedback.
      O idioma é bem difícil, mas se souberem inglês não terão qualquer problema.
      Quanto ao deslocamento, existem alguns passeios que ficariam dificultados, mas grande parte poderia ser feito sem grandes dificuldades.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.