Um dia na Catedral Roskilde e nos castelos próximos a Copenhague

Conforme explicado no post sobre a Dinamarca e Copenhague, um dos dias na cidade foi dedicado a conhecer os castelos de Frederiksborg e Kronborg, além da histórica Catedral de Roskilde. Os castelos e a igreja estão intimamente ligados com a história da Escandinávia e são verdadeiras obras-primas.

Como fazer o passeio? A forma mais prática e barata de conhecer as três construções próximas a Copenhague, dedicando um dia, é realizar o trajeto de trem, que possui o formato de um círculo. Considerando o tempo de deslocamento e o restrito horário para visitação, alguns visitantes podem preferir conhecer os dois castelos em um dia e a catedral que é mais próxima em um rápido bate e volta (30 minutos de trem cada trecho).

Como comprar os bilhetes e entradas? Conforme explicamos no post de Copenhague, as entradas e os tíquetes de trem estão incluídas no Copenhague Card. No entanto, é possível comprar os bilhetes na própria estação de trem e nas atrações sem necessidade de reservas. Para saber mais sobre o cartão, visite o post sobre a cidade.

Embarque cedo na estação central de Copenhague em um trem com destino a Helsingør (45 minutos com várias saídas diárias). O Castelo de Kronborg está localizado a 1 km da estação, bastando virar à direita  e contornar a baía.

Helsinborg - Copenhague - DinamarcaSaída da estação de Helsingør

Kronborg - Copenhague - DinamarcaContornando a baía – Kronborg ao fundo

Imortalizado por Shakespeare em Hamlet, é uma das mais importantes obras renascentistas do norte da Europa, tornando-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2000. Sua história teve início como uma fortaleza de proteção na entrada do Mar Báltico em 1420, sendo transformada em um belíssimo castelo no século XVI pelo rei Frederick II. Deixou de ser residência real em 1785, transformando-se em uma construção militar até 1923 quando foi aberto ao público. O exterior é magnífico e, embora o interior não seja glamouroso, vale a visita!

Kronborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Kronborg

Kronborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Kronborg – Pátio Interno

Kronborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Kronborg – Aposentos

Kronborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Kronborg – Capela com belíssimos trabalhos

Kronborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Kronborg – Fundações

Kronborg - Copenhague - DinamarcaBarracas Militares transformadas em museus

Kronborg - Copenhague - DinamarcaVista de Helsingør do topo do castelo

Retorne para a estação e siga em direção de Hillerød (30 minutos com várias saídas diárias). O Castelo de Frederiksborg fica a 1,3 km da estação. Siga pela Vibekevej e contorne o lago para chegar ao palácio.

Hillerod - Copenhague - DinamarcaHillerød – A caminho do castelo

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaLago com Castelo de Frederiksborg ao fundo

Construído no século XVII para servir de residência real do rei Christian IV, tornou-se a maior residência renascentista da Escandinávia. Após o um incêndio no século XIX, foi reaberto, ainda no mesmo período (em 1882), como Museu Dinamarquês de História Natural, contando com o maior acervo de retratos pintados da Dinamarca, além da possibilidade de visitar os aposentos! Diferente de Kronborg, possui um interior espetacular, com trabalhos magníficos.

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg – Capela

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg – Teto dos aposentos

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg – Teto dos aposentos

Não deixe de destinar parte da visita aos jardins. Ocupando uma imensa área, são um espetáculo à parte, lembrando os jardins dos castelos do Vale do Loire, no interior da França.

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg – Vista dos jardins

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg – Jardins

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg – Jardins

Frederiksborg - Copenhague - DinamarcaCastelo de Frederiksborg – Jardins

Por último, se o tempo e horário de visitação permitirem – consulte o site oficial -, retorne à estação e siga em direção de Roskilde (1h15 com diversas saídas diárias). No entanto, caso não seja possível, recomendamos um bate e volta em outro dia! A Catedral de Roskilde está localizada a 800 metros da estação. Cruze a praça e vire à esquerda na Algade.

Roskilde - Copenhague - DinamarcaRoskilde – Algade

Igreja de Roskilde - Copenhague - DinamarcaCatedral de Roskilde

Construída entre os séculos XII e XIII, foi a primeira catedral gótica em tijolo e é, desde o século XV, o principal local para os funerais da realeza e onde estão os corpos dos principais monarcas dinamarqueses, o que levou a inúmeras alterações ao longo de seus mais de 500 anos, fazendo parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1995. Uma curiosidade: o mausoléu da atual rainha já tem lugar e design escolhidos pela própria.

Igreja de Roskilde - Copenhague - DinamarcaCatedral de Roskilde

Igreja de Roskilde - Copenhague - DinamarcaCatedral de Roskilde – Interior

Igreja de Roskilde - Copenhague - DinamarcaCatedral de Roskilde – Altar

Igreja de Roskilde - Copenhague - DinamarcaCatedral de Roskilde

Igreja de Roskilde - Copenhague - DinamarcaCatedral de Roskilde

Igreja de Roskilde - Copenhague - DinamarcaCatedral de Roskilde – Local e design do mausoléu da atual rainha

Retorne para a estação central de Copenhague e descanse para a visita à pequena cidade de Malmo, na Suécia, no dia seguinte como descrevemos no post “A pequena e agradável Malmo, a uma curta distância de Copenhague“.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela Dinamarca? Quer ajuda em reservas de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião, ônibus ou trem? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 31 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

26 Resultados

  1. Tiago disse:

    Se tem lugares que não posso deixar de visitar em uma viagem, esses são castelos e igrejas! Seu post ficou muito bom, completo e com roteirinho bem descrito, deu para viajar junto. As fotos ficaram muuuito boas

  2. Alice disse:

    Oi,
    Quanto tempo demora cada deslocamento ? Acha tranquilo com crianças ? Quero dizer, nao esta super corrido ?

    • Olá Alice, boa tarde! Não há dificuldades de fazer com crianças e elas irão adorar!
      Conforme descrevemos ao longo do post, o deslocamento de Copenhague até Helsingør dura aproximadamente 45 minutos, de Helsingør a Hillerød 30 minutos e de Hillerød a Roskilde 1h15 de trem. Considerando os deslocamentos internos, acrescente pouco mais de 1 hora no total, o que soma quase 4 horas de deslocamento por paisagens bem agradáveis e bonitas. Se começar cedo, é possível (e sem ser corrido!) fazer todos os passeios. Contudo, se preferir fazer com muita calma (e tiver tempo hábil!), nossa outra sugestão seria conhecer os dois castelos em um dia e a catedral na manhã do dia seguinte.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  3. Viviane Oliveira disse:

    Tenho uma amiga que esteve nessa região há pouco tempo e simplesmente amou.
    Lendo esse post entendi direitinho o pq de tanto amor por esse pedaço do mundo. O lugar é diferente e encantador. O castelo é um charme e o clima daí dá um toque especial na viagem.

  4. Suzy Freitas disse:

    Três atrações belíssimas para conhecer num só dia e ainda com tudo mastigadinho para fazer o programa por conta própria! São posts assim que eu amo e salvo para minhas futuras viagens. Parabéns pelo trabalho!

  5. Daniele disse:

    Fantástica a sua dica de visitar os 3 no mesmo dia. Adoro aproveitar bem o tempo quando estou viajando. Como vc comentou sobre um bate e volta a partir de Copenhague, fiquei curiosa em saber se haveria uma hospedagem mais barata fora de Copenhague. Dizem que a hospedagem por lá é bem mais cara do que a média. Sugere alguma cidade próxima?

    • Muito obrigado Daniele.
      Os custos em Copenhague são realmente mais elevados do que no restante da Europa, mas não recomendamos se hospedar fora da cidade.
      Se a opção for um custo menor, sugerimos a hospedagem mais distante da área turística da cidade, mas ainda na capital!
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  6. Erik Diniz disse:

    Eu iria visitar estes castelos este ano na viagem que faria para a Dinamarca, mas acabei mudando os planos e ler seu post me deixou com uma sensação estranha de saudade do roteiro que não fiz! rsrsrs! Durante as minhas pesquisas não havia visto nada sobre a catedral que vcs visitaram! Já incluindo aqui no meu roteiro frustrado que ficou para outra oportunidade!!

  7. Mari Zoghbi disse:

    Que lindas suas fotos! Lugar espetacular. Um dos meus sonhos é conhecer esses Castelos!! Amei todas as suas dicas e o seu olhar, a forma que detalhou alguns itens que não encontraríamos em nenhum lugar . Amo também fotos de teto e esses são lindos. Parabéns e obrigada pelas dicas.

  8. Alexandre Nunes disse:

    Olha.. Sou apaixonado por castelos; as horas passam e eu nem vejo kkkk. Post super legal, o difícil é aprender a pronunciar corretamente o nome desses castelos kkkk. Mais um lugar pra colocar na listinha 🙂

  9. Mariliza Domingos disse:

    Dinamarca é um destino que agrada demais o Paulinho, ele adora castelos e post está bem completo e mastigado. O Castelo Frederiksborg foi o que mais fiquei impressionada, com delicadeza dos detalhes, o teto então é um espetáculo, achei super bonito. Anoite as dicas, quero conhecer.

  10. Rayane disse:

    Eu amo castelos e ler sobre os que ainda não visitei me deixa com mais vontade de visitar. Esse post é demais! Com dois castelos de uma vez só… fiquei babando nas fotos.
    Já coloquei na lista!

  11. Sil Mendes disse:

    Que dica legal, conhecer 3 lugares históricos importantes! É entrar num castelo citado por Shakespeare deve ser emocionante!

  12. Igor Augusto disse:

    Uaaau. Dinamarca é um negócio que eu quero, então, em algum dia da minha vida, estarei cruzando com as ruas de Copenhaga. Também adoro castelos. Então pronto, né? É lógico que vou fazer este passeio ao redor dessa cidade. E os castelos são chiquerrérrimos por dentro! Massa!

  13. Sónia disse:

    Boa tarde
    Gostaria de fazer esse roteiro , está muito completo. parabéns!
    tenho uma duvida, fcando no hotel Wakeup ou proximo, não era possivel comboio para Helsingor noutra estação além da estação central? Ainda é um pouco longe a pé , certo?

    obrigada
    Sónia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!