You dont have javascript enabled! Please enable it! Museu Hermitage, Catedral de Kazan e Nevsky – Roteiros Inesquecíveis

São Petersburgo: Museu Hermitage, Catedral de Kazan e Rua Nevsky

Conforme explicado no post sobre São Petersburgo, no terceiro dia comece pela Praça do Palácio (Дворцовая площадь), onde destaca-se o Palácio de Inverno (Зимний дворец), antiga residência da monarquia russa e atualmente parte do Museu Hermitage, que visitaremos à tarde. Construído em estilo barroco pelo imperador Pedro, “o Grande”, no século XVIII, possui uma arquitetura belíssima tanto externa quanto internamente, cuja visita é possível.

Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
Palácio de Inverno – Museu Hermitage

No centro da praça está a Coluna de Alexandre (Александровская колонна – Aleksandrovskaya kolonna), erguida entre 1830 e 1834, pela vitória contra Napoleão no início do século XIX. No lado oposto do Hermitage uma linda construção em semicírculo delimita a praça – o Palácio do Estado Maior (Арка Главного штаба – Arka Glavnogo Shtaba), com quase 600 metros de comprimento e estilo neoclássico. Até o retorno da capital para Moscou, abrigava alguns Ministérios russos. No entanto, desde 1917, parte está destinada ao Hermitage e parte ao Distrito Militar Ocidental.

Coluna de Alexandre - Sao Petersburgo - Russia
Coluna de Alexandre (à direita) e Palácio do Estado Maior (ao fundo)

Passe pelo arco e siga até a rua Nevsky (невский) e vire à esquerda, seguindo pela calçada da direita. Essa é uma das principais ruas da cidade, com algumas opções de bares e restaurantes, além da maior concentração de loja de souvernirs e algumas atrações turísticas. A primeira está na quadra seguinte, a Catedral de Kazan (Казанский кафедральный собор – Kazanskiy Kafedralniy Sobor). Concluída em 1811 e em estilo que lembra a Basílica de São Pedro, em Roma, possui um interior magnífico e suntuoso, com colunas gigantescas e pinturas lindíssimas.

Catedral de Kazan - Sao Petersburgo - Russia
Catedral de Kazan
Catedral de Kazan - Sao Petersburgo - Russia
Catedral de Kazan – Interior

Após a ponte, uma extensa construção amarela chamará sua atenção, o Gostinyi dvor (гостиный двор), nome russo para shopping center. O de São Petersburgo é o mais antigo da cidade e um dos mais antigos do mundo, com 53 mil metros quadrados e mais de 100 lojas, construído ao longo de 28 anos durante o século XVIII.

Shopping Gostiny Dvor - Sao Petersburgo - Russia
Gostinyi dvor

Praticamente ao lado está o simpático Jardim da Catarina II (Екатерининский сад – Ekaterininskiy garden) em frente ao Teatro Alexandrinsky (Александринский театр), aberto em 1832 e um dos principais de São Petersburgo, palco de importantes apresentações culturais.

Jardim Ekaterininsky - Sao Petersburgo - Russia
Jardim da Catarina II com sua estátua no meio
Teatro Alexandrinsky - Sao Petersburgo - Russia
Teatro Alexandrinsky

A próxima parada é a Ponte Anichkov (Аничков мост) a poucos metros do jardim. É a mais antiga e famosa ponte sobre o rio Fontanka, estando presente em trabalhos de Pushkin e Dostoievski. Construída em 1841 para substituir sua antecessora de 1715 e reconstruída em 1906, as esculturas dos cavalos impressionam.

Ponte Anichkov - Sao Petersburgo - Russia
Estátuas na Ponte Anichkov
Ponte Anichkov - Sao Petersburgo - Russia
Vista da Ponte Anichkov

Retorne até o Hermitage pelo outro lado da rua, passando pela Eliseyev Emporium (Елисеевский магазин – Nevsky/невский 56), uma delicatessen de altíssima qualidade em funcionamento desde 1903, e pela Igreja Armena de Santa Catarina (Армянская церковь Святой Екатерины – Armyanskaya tserkov Svyatoy Yekaterini), consagrada em 1780 com uma arquitetura neoclássica e um tom de azul admirável.

Eliseyev Emporium - Sao Petersburgo - Russia
Eliseyev Emporium
Igreja Armena - Sao Petersburgo - Russia
Igreja Armena de Santa Catarina

No caminho, uma sugestão é o delicioso café Biblioteka (Библиотека – Nevsky/невский 20). Não deixe de provar algumas delícias como o famoso bolo de mel (honey cake) e o cheesecake de abóbora em um ambiente descontraído e moderno.

Biblioteka - Sao Petersburgo - Russia
Biblioteka – Bolo de Mel e Cheesecake de Abóbora

Dedique o resto do dia ao Museu Hermitage (Госуда́рственный Эрмита́ж). Fundado em 1774 pela imperatriz Catarina II, é o segundo maior museu do mundo com mais de 3 milhões de obras em 65 mil metros quadrados (apenas uma parcela está exposta!), estando atrás apenas do Louvre, em Paris. O complexo engloba seis prédios, incluindo o Palácio de Inverno, que explicamos no início do post.

Onde comprar o ingresso para o Museu Hermitage?

É possível comprar nas bilheterias no local. No entanto, na compra online (veja no site oficial) existe a opção de um ingresso que contempla todos os museus em uma visita de dois dias (custo semelhante ao ingresso para todo o complexo pago para dois dias), evitando as longas filas e permitindo maior tranquilidade.

Quais são os dias e os horários de visitação ao Museu Hermitage?

Recomendamos confirmar no site oficial, pois podem existir variações. Contudo, vale ressaltar que está fechado às segundas-feiras e funciona até mais tarde uma vez por semana (em 2020 às quartas e sextas-feiras), o que se torna um excelente dia para sua visitação.

Quais as atrações imperdíveis no Museu Hermitage?

Impossível responder até porque é uma questão individual, mas as que mais gostamos são: as salas egípcias, com as múmias; o Vaso Kolyvan, um gigantesco vaso de jade esculpido em peça única com mais de 19 toneladas e 2,5 metros de altura; o Relógio do Pavão, uma obra-prima de 1777 (a única no mundo dessa magnitude que não foi alterada, e ainda funciona!) com três animais em tamanho real (pavão, galo e coruja) que se movimentam periodicamente – vale ressaltar que o relógio apenas é ligado uma vez por semana; os inúmeros aposentos, com destaque para a Capela Real, a Sala do Trono e o Jardim Suspenso, um jardim no segundo andar no meio das galerias de arte; e os incontáveis quadros de Matisse, Picasso, Monet etc, mas com destaque para as duas Madonnas (Leonardo da Vinci).

  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Palácio de Inverno
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Múmias
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Vaso Kolyvan
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Relógio do Pavão
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Interior do Hermitage
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Sala do Trono
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Capela Real
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Jardim Suspenso
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Madonna (Leonardo da Vinci)
  • Museu Hermitage - Sao Petersburgo - Russia
    Pátio Interno do Palácio de Inverno

Nada melhor do que um bom jantar no Yat’ (Ять – embankment river Moyka/набережная реки Мойка 16), bem próximo ao museu. Em um subsolo com decoração impecável e convidativa, diversas opções da culinária russa estão disponíveis. Pedimos uma degustação de vodkas artesanais harmonizada com petiscos, uma salada Olivier (lembra uma maionese) e uma sopa de legumes. Em seguida, uma carne de veado com panqueca de batata e bacon e, mais uma vez, pedimos o estrogonofe, um dos pratos nacionais (foram três experiências totalmente distintas, duas em São Petersburgo e uma em Moscou). Para fechar, um kissel (xarope de suco de frutas) de berries com sorvete e um bolo de cenoura (no dia anterior já havíamos provado, mas gostamos tanto que repetimos!).

Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’
Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’ – Degustação de vodkas artesanais com petiscos
Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’ – Salada Olivier
Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’ – Sopa de Legumes
Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’ – Estrogonofe de Carne
Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’ – Carne de veado com panqueca de batata e bacon
Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’ – Bolo de Cenoura
Eat In Yat - Sao Petersburgo - Russia
Yat’ – Kissel de berries com sorvete

No quarto dia, acorde cedo para o último dia em São Petersburgo para visitar os Jardins e Palácio da Catarina.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.