Um final de semana em Nova Friburgo

Nova Friburgo é uma das principais cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro, com uma população de cerca de 200 mil habitantes. Foi fundada em maio de 1818 pelo rei Dom João VI, que buscava a colonização planejada por imigrantes suíços – por isso Nova Friburgo em alusão à cidade suíça de Fribourg – e, alguns anos mais tarde, recebeu os primeiros imigrantes alemães do Brasil. A cidade cresceu bastante com a construção da estrada de ferro pelo Barão de Nova Friburgo no final do século XIX cujo principal objetivo era escoar a produção de café. No entanto, a partir da década de 1960, a cidade sofreu a com o boom da indústria do petróleo, que redirecionou investimentos estaduais e culminou no fechamento da ferrovia. Atualmente, a produção têxtil voltada para a moda íntima e o turismo são as principais fontes de renda da cidade.

Qual a melhor época para ir à Nova Friburgo?

A cidade possui um clima tropical de altitude, podendo ser visitada durante o ano todo. No entanto, recomendamos o período de maior seca, entre maio e setembro, quando as chances de chuvas são mais escassas e a temperatura traz um charme europeu particular, com a mínima média em torno de 11ºC, mas entre junho e agosto pode ficar próxima de zero grau.

Quanto tempo ficar em Nova Friburgo?

O centro histórico é compacto e facilmente percorrido em menos de um dia, mas se desejar visitar algumas regiões mais distantes ou atrações naturais recomendamos dois dias inteiros (ou um final de semana).

Como chegar em Nova Friburgo?

Os aeroportos mais próximos são os da cidade do Rio de Janeiro a quase 150 km, de onde é possível alugar um carro (rota pela BR-101/RJ-116) ou ir até a rodoviária para embarcar em um ônibus até Nova Friburgo. Vale ressaltar que se deseja comprar itens de moda íntima (os preços são imbatíveis!), recomendamos uma parada, já na chegada, na área próxima à rodoviária, onde existem inúmeras lojas e opções.

Moda Intima - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Moda Íntima em Nova Friburgo

Onde ficar em Nova Friburgo?

Como morei em Nova Friburgo durante toda a minha infância e adolescência, não ficamos hospedados em hotéis, mas a cidade possui diversas opções (veja todos aqui). Se o objetivo é conhecer a cidade e, sobretudo se estiver sem carro, recomendamos uma hospedagem no centro no Hotel Dominguez MasterHotel Dominguez Plaza, Hotel Habitare e Hotel Serra Everest.

No entanto, caso prefira um hotel mais afastado do centro, mas ainda assim não muito distante para um deslocamento de carro, sugerimos o tradicional Hotel Bucsky e o Hotel Akaskay. Por último, se preferir ficar próximo de cachoeiras em um local deslumbrante para curtir a beleza natural, mas bem mais afastado do centro – nada que impeça um bate e volta -, nossas sugestões são Refúgio dos Falcões (mais próximo a Mury), Parador Lumiar, Pousada Encontro dos Rios, Eco Resort Hotel Villa São Romão e Arara Azul (Lumiar).

O que fazer em Nova Friburgo? Roteiro Diário!

No primeiro dia aproveite para conhecer as atrações do centro. Comece no Nova Friburgo Country Clube, local que já pertenceu ao Barão de Nova Friburgo, um dos homens de maior prestígio do período imperial. Com 225 mil metros quadrados e acesso gratuito aos jardins, o passeio por essa enorme área verde e um dos cartões-postais da cidade é imperdível!

Praca do Paissandu - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Praça Paissandu
Country Clube - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Nova Friburgo Country Clube – Entrada
Country Clube - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Nova Friburgo Country Clube – Lago Inferior
Country Clube - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Nova Friburgo Country Clube – Lago Superior

Além da área de lazer aberta e daquela restrita aos sócios, o clube recebe importantes eventos ao longo do ano no Teatro Barão de Nova Friburgo, como festivais e exposições.

Teatro - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Teatro Barão de Nova Friburgo

Retorne pela rua Pastor Meyer até a Praça Paissandu, também conhecida como Praça Marcílio Dias e siga pela rua Comandante Ribeiro de Barros. Vire à esquerda na avenida Alberto Braune, a principal rua de comércio da cidade. Logo à direita está localizada a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

Prefeitura - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Nova Friburgo

Continue até o final da avenida para chegar à florida Praça Demerval Barbosa Moreira, com o tradicional Instituto de Educação de Nova Friburgo ao redor em uma bela construção em estilo germânica.

Alberto Braune - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Avenida Alberto Braune
IENF - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Instituto de Educação de Nova Friburgo

Do outro lado, encontra-se a  pequena, mas graciosa Catedral de São João Batista, criada por Dom João VI em 1820 e concluída apenas em 1869.

Catedral - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Catedral de São João Batista
Catedral de São João Batista

A gigante área verde ao lado é a Praça Getúlio Vargas, tombada pelo IPHAN como patrimônio nacional e considerada a principal da cidade. Não deixe de conferir a Fundação D. João VI de Nova Friburgo – um centro cultural – e o antigo prédio do Fórum da cidade.

Praca Getulio Vargas - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Praça Getúlio Vargas
Praca Getulio Vargas - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Praça Getúlio Vargas
Centro de Cultura - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Centro Cultural
Forum - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Antigo Fórum

Nos finais de semana, uma pequena feira de artesanato, roupas e doces é montada ao longo da praça. Se desejar descansar e contemplar a agradável paisagem, que tal um sorvete artesanal do Fribourg?

Praca Getulio Vargas - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Feira dos finais de semana
Sorveteria - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Tradicional sorveteria artesanal Fribourg

Siga até a rua Francisco Mieli, vire à esquerda e atravesse à ponte para conhecer o último ponto turístico do dia, a Praça do Suspiro. Além de ser o ponto de partida do teleférico até o Morro da Cruz, com bela vista da cidade, é cercada pela Praça das Colônias, com representação das diversas etnias que imigraram para a cidade, do moderno Teatro Municipal e da minúscula mas convidativa Capela de Santo Antônio. Vale ressaltar que toda essa área foi reconstruída após a tragédia que afetou a cidade em 2011.

Praca das Colonias - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Praça das Colônias
Teatro Municipal - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Teatro Municipal
Teleferico - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Vista de Nova Friburgo do Teleférico
Teleferico - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Vista de Nova Friburgo do Teleférico
Igreja do Suspiro e Teleferico - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Capela de Santo Antônio
Igreja do Suspiro - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Capela de Santo Antônio

Para um bom e saboroso almoço, sugerimos o requintado Restaurante Crescente (Rua General Osório, 21), a poucos passos da praça. Com um cardápio inspirado na culinária francesa e um ambiente agradável dentro de um casarão do início do século passado, o resultado não poderia ser diferente – fabuloso! Quando estivemos, pedimos um pato e um cordeiro.

Crescente - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Restaurante Crescente

Aproveite o final do dia para conhecer a Queijaria Escola, a aproximadamente 20 km do centro (30 minutos de carro) no sentido Teresópolis (km 18). Inaugurada há mais de 30 anos, é um grande complexo que engloba uma queijaria e chocolateria artesanais, além de um Memorial da Colonização Suíça. É possível almoçar no local nos finais de semana, mas nunca provamos!

Queijaria Escola - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Queijaria Escola de Nova Friburgo

Se o tempo estiver bom, não deixe de dedicar o segundo dia ao distrito de Lumiar, localizado a 30 km do centro de Nova Friburgo, acessado pela RJ-116 em direção ao Rio de Janeiro. Como explicamos no início do post, existem inúmeros e excelentes hotéis na região, muitos com excepcionais restaurantes e a maioria com acomodações perfeitas para uma escapada da cidade grande. No entanto, muitas cachoeiras convidam os visitantes para uma trilha ou passeio em contato próximo com a natureza. Os dois mais famosos são o Poço Feio (que de feio não tem nada!) e o Encontro dos Rios.

Lumiar - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Poço Feio – com ótima infraestrutura
Lumiar - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Encontro dos Rios
Lumiar - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Encontro dos Rios

No retorno, seja para um almoço ou jantar, sugerimos o tradicional e delicioso francês Le Bon Bec (Av. Walter Machado Tedim, 2390). Já faz alguns anos desde nossa última visita, mas comemos um camembert com geleia e uma porção de escargots de entrada, seguido de um confit de canard com risoto e um magret de carnard com batata rosti.

Le Bon Bec - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Le Bon Bec

Outra alternativa é a cervejaria com culinária alemã Bräun & Bräun (Estrada Rio-Friburgo, 205). Já fomos em diferentes ocasiões e, portanto, provamos as sopas de entrada, diversos petiscos, o joelho de porco com chucrute e o kassler com rosti. Tudo sempre muito saboroso!

Braun Braun - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Bräun & Bräun
Braun Braun - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Bräun & Bräun

Mais distante, antes da descida da serra em direção ao Rio de Janeiro, está o Gastronomia Ouverney (Av. Walter Machado Thedim, 6800) em um ambiente simples, dentro de um empório com ótimos e deliciosos produtos naturais e diferentes opções de pratos, com destaque para carnes exóticas. Adoramos a mini degustação de croquete de espinafre e pastinha de truta e vitela, seguida do filé de avestruz ao confit de laranja com polenta frita e a picanha de cordeiro na redução de vinho e risoto de queijo brie.

Ouverny - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Ouverney – Mini degustação de croquete de espinafre e pastinha de truta e vitela
Ouverny - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Ouverney – Filé de avestruz ao confit de laranja com polenta frita
Ouverny - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Ouverney – Picanha de cordeiro na redução de vinho e risoto de queijo brie

Mais próximo da entrada da cidade está o mais simples, mas também delicioso Viva Rô (Rua Apolônia Pinto, 505). Com um cardápio variado, servindo pratos típicos dos diferentes povos que colonizaram Nova Friburgo, é uma boa pedida para um almoço saboroso. Já provamos o filé com batata rosti, a truta com arroz colorido, o goulash com spartzle e salsicha com salada de batatas.

Viva Ro - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Viva Rô
Viva Ro - Nova Friburgo - Rio de Janeiro
Viva Rô

Recomendamos ainda, caso sobre tempo, uma visita ao Pico do Caledônia e à Pedra do Cão Sentado, com paisagens belíssimas. Como nossa última visita já tem muito tempo, as fotos não estão boas, mas assim que retornarmos postaremos aqui!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 32 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

2 Resultados

  1. Evita Werneck disse:

    Excelente post, parabéns!! Completinho! Tem vontade de conhecer e não fazia ideia de quanta coisa bacana tem lá. Obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Conteúdo Protegido!