You dont have javascript enabled! Please enable it! Vale do Loire: Roteiro de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Visitando os Castelos do Vale do Loire

Conforme explicado no post sobre a França, o Vale do Loire é uma das regiões francesas que já visitamos em mais de uma oportunidade. Essa região compreende aproximadamente 250 quilômetros, englobando cidades como Orléans, Blois, Amboise, Tours, Chinon, Saumur e Angers, pequenas vinícolas e centenas de castelos, a maioria da época renascentista, período de apogeu da região, quando a capital francesa era Tours, no centro do vale. O francês é o idioma oficial, embora não seja difícil se comunicar em inglês após uma breve introdução com poucos termos básicos em francês.

Qual a melhor época para ir ao Vale do Loire?

É uma região com inverno bem frio (média entre 1ºC e 7ºC) e verão ameno (média entre 12ºC e 27ºC) e menos chuvoso. Portanto, recomendamos o período entre maio e setembro, sobretudo entre junho e agosto, quando os jardins estarão mais floridos e os dias mais claros. Estive com meus pais em duas ocasiões distintas (metade do vale em cada visita) em janeiro de 2008 e de 2010!

Como chegar no Vale do Loire?

Como dissemos, existem inúmeros castelos, cidades e vinícolas no trajeto. Portanto, tudo dependerá de quanto tempo possui disponível, seus objetivos e se está disposto a alugar um carro. Nossa sugestão é justamente essa: começar em uma das pontas (Orléans ou Angers), vindo de trem de Paris (entre 1h20 e 1h50 de viagem) e seguindo a viagem até a outra ponta de carro, parando nos castelos, vinícolas e cidades que despertarem seu interesse.

Veja dicas de como comprar, economizar e se deslocar de trem na Europa em nosso post “Como viajar de trem na Europa“.

Outra alternativa são os passeios disponibilizados por agências de turismo regionais ou de Paris, que oferecem desde um bate e volta a partir da capital francesa até uma viagem mais prolongada. A desvantagem é o maior custo e menor flexibilidade para ajustar às suas necessidades.

Quanto tempo ficar no Vale do Loire?

Com relação ao tempo, para visitar os castelos mais famosos, recomendamos pelo menos dois dias inteiros e idealmente três dias para desfrutar dessas opções com calma. No entanto, se desejar conhecer e aproveitar também as cidades, considere acrescentar quase um dia por cidade.

Quais são os castelos imperdíveis?

Essa não é uma resposta simples, mas o Chenonceau, o Chambord, o Ussé e o Villandry são as joias preciosas. Além desses, os castelos das cidades de Amboise, Angers e Chinon se destacam.

Vale do Loire - Franca
Resumo dos principais castelos e localizações (cartão-postal que compramos)

Qual o horário e período de visitação dos castelos?

É extremamente variável, portanto clique nos links para os sites oficiais conforme descrevermos cada um dos castelos no roteiro abaixo.

Onde ficar no Vale do Loire?

É impossível descrever todas as alternativas de hospedagem para a região, mas vamos sugerir algumas opções nas principais cidades ao longo da rota:

O que fazer? Roteiro Diário!

Como explicamos, nossa visita ocorreu em duas ocasiões distintas, sendo que a segunda englobou outras regiões da França. Portanto, faremos uma sugestão de roteiro começando em Orléans e terminando em Angers para dar linearidade e lógica à viagem.

Nossa primeira dica é seguir sempre pelas estradas menores e secundárias. Além de não terem pedágio, as paisagens são deslumbrantes e fazem parte do passeio. Comece pela D951 a partir de Orléans até o Château de Chambord. Com uma arquitetura renascentista do século XVI, foi construído durante o reinado do rei Francisco I com a principal finalidade de ser uma casa para caça. Hoje, quase 500 anos mais tarde, continua encantando pelos belos traços externos e a imensidão interna, motivos que lhe renderam lugar na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1981.

Chambord - Vale do Loire - Franca
Château de Chambord
Chambord - Vale do Loire - Franca
Château de Chambord
Chambord - Vale do Loire - Franca
Château de Chambord – Pátio Interno e Jardins
Chambord - Vale do Loire - Franca
Château de Chambord – Riqueza dos detalhes da torre

A próxima parada está a apenas 35 minutos pela D952. Se desejar, na metade do caminho, está Blois, uma pequena cidade de 50 mil habitantes, cujo castelo de estilo gótico já foi residência de inúmeros reis franceses. No entanto, não é parada obrigatória, diferente do Château de Chaumont-sur-Loire. Com construção inicialmente como fortaleza no século X, foi reconstruído no século XV já com traços renascentistas.

Chaumont - Vale do Loire - Franca
Château de Chaumont-sur-Loire

Menos de 20 minutos adiante está a minúscula cidade de Amboise, com aproximadamente 12 mil habitantes e um belíssimo castelo, o Château d’Amboise. Infelizmente não conseguimos uma boa foto do conjunto pela claridade, mas a imensa fortaleza do século XI sofreu diversas modificações ao longo dos quase mil anos de existência adquirindo traços góticos e renascentistas, e serviu como residência da monarquia francesa.

Château d’Amboise
Amboise - Vale do Loire - Franca
Praça em frente ao Château d’Amboise

Dependendo do seu horário, recomendamos um pernoite na cidade para seguir cedo para o próximo castelo, o Château de Chenonceau, a apenas 20 minutos pelas D81 de Amboise. Também do século XVI, possui uma arquitetura diferente dos demais pela construção sobre o rio, é uma das visitas imperdíveis do Vale do Loire.

Chenonceau - Vale do Loire - Franca
Château de Chenonceau
Chenonceau - Vale do Loire - Franca
Château de Chenonceau
Chenonceau - Vale do Loire - Franca
Château de Chenonceau – Jardins

Cerca de 50 minutos distante, pela D140/D7, contornando a cidade de Tours, está situado o Château de Villandry, concluído em 1536 e cuja principal atração é o belíssimo jardim. Com uma precisão inacreditável, a distribuição das plantas, árvores e caminhos formam verdadeiros mosaicos coloridos.

Villandry - Vale do Loire - Franca
Château de Villandry – Castelo e Jardins
Villandry - Vale do Loire - Franca
Château de Villandry – Jardins
Villandry - Vale do Loire - Franca
Château de Villandry – Jardins
Villandry - Vale do Loire - Franca
Château de Villandry – Jardins

A menos de 15 minutos, não deixe de visitar o Château de Azay-le-Rideau, um palácio renascentista do início do século XVI erguido sobre uma pequena ilha. A propriedade é belíssima e já pertenceu a diversas famílias ao longo dos quase 500 anos de existência.

Azay-le-Rideau - Vale do Loire - Franca
Château de Azay-le-Rideau
Azay-le-Rideau - Vale do Loire - Franca
Château de Azay-le-Rideau
Azay-le-Rideau - Vale do Loire - Franca
Château de Azay-le-Rideau – Entorno

De volta a D7 por mais alguns minutos e você encontrará o Château d’Ussé, originalmente erguido no século XVII como fortaleza, mas sofrendo modificações até adquirir os traços atuais. Infelizmente estava fechado quando estivemos na região, mas pelas fotos e pelos relatos é uma das visitas imperdíveis caso tenha oportunidade. Segundo alguns historiadores, teria sido a inspiração para o castelo da “Bela Adormecida”, enquanto outros acreditam que o modelo partiu de um palácio do interior da Alemanha.

Termine o dia em Chinon, uma pequena e charmosa cidade com menos de 10 mil habitantes na beira do Loire. Aproveite para uma breve caminhada antes de um delicioso jantar em um autêntico restaurante francês.

Chinon - Vale do Loire - Franca
Chinon
Chinon - Vale do Loire - Franca
Chinon

No dia seguinte, acorde cedo para visitar o Château de Chinon, uma imensa construção do século XV . Os detalhes em pedras e as diversas torres no alto da colina não deixam dúvidas do principal objetivo que era servir de fortaleza para defesa da região.

Chinon - Vale do Loire - Franca
Entrada do Château de Chinon
Chinon - Vale do Loire - Franca
Château de Chinon

Antes de seguir para Saumur e Angers, pare no menos conhecido mas único Château de Brézé. Menos visitado que os demais, essa fortaleza medieval do século XI possui uma arquitetura particular que lhe rendeu o título de “um castelo embaixo de outro castelo” – inúmeros túneis abertos na própria rocha sobre a qual foi construído se conectam com diversos pontos do castelo e adjacências, além de formar verdadeiros esconderijos, fundamentais na ocorrência de uma eventual invasão. Para fechar com chave de ouro a visita, não deixe de degustar (ou comprar!) o vinho produzido no local. Uma delícia!

Breze - Vale do Loire - Franca
Château de Brézé
Breze - Vale do Loire - Franca
Château de Brézé – pátio
Breze - Vale do Loire - Franca
Château de Brézé – caminhos por baixo do castelo
Breze - Vale do Loire - Franca
Château de Brézé – Paredão lateral

Fechando o dia e o passeio, continue até Angers. Diferentemente das anteriores, essa cidade possui aproximadamente 150 mil habitantes e, se tiver tempo, merece um passeio além de sua principal atração. Comece pelo medieval e, em nossa opinião, mais típico castelo do vale. O Château d’Angers começou a ser construído no século IX, ganhando a adição de 17 torres de 30 metros de altura e 18 de largura, garantindo uma arquitetura belíssima e uma estrutura de defesa invejável. No interior, construções como a residência real, duas capelas e algumas galerias em homenagem aos antigos reis podem ser visitadas.

Angers - Vale do Loire - Franca
Castelo de Angers
Angers - Vale do Loire - Franca
Castelo de Angers

Perca algumas horas andando pela graciosa cidade cortada pelo rio Maine, com visita à catedral, construída a partir do século XI com traços góticos e romanescos, e às estreitas ruas da parte mais antiga de Angers.

Angers - Vale do Loire - Franca
Catedral de Angers
Angers - Vale do Loire - Franca
Castelo e Cidade Murada no fundo
Angers - Vale do Loire - Franca
Angers
Angers - Vale do Loire - Franca
Angers

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

20 Resultados

  1. Maiara disse:

    Adorei as dicas desse roteiro! Para quem vai ficar mais de dois dias, ainda assim vocês aconselham as agências!? Fico com receio de ficar presa a um grupo e não poder aproveitar todos os detalhes da visita.

    • Oi Maiara, muito obrigado!
      De forma alguma é necessário ir com agências para o Vale do Loire. Em ambas as vezes que estivemos no vale, totalizando cerca de 7 dias, incluindo as cidades e castelos foi tudo por conta própria. Existindo a disponibilidade, certamente por conta própria é a melhor solução!
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  2. Grasiela disse:

    Sou apaixonada por castelos e ainda não tive a oportunidade de fazer esse roteiro. Com certeza vou usar todas as dicas daqui quando for! Muito legal descreverem o roteiro passo a passo e dizer quais são os castelos mais imperdíveis. Parabéns pelo artigo!

  3. Anna Claudia disse:

    Que delícia de viagem! Fiquei com muita vontade de fazer esse roteiro. Quanto aos castelos, é possível visitar a parte interna ou apenas a área externa mesmo? como funciona para comprar ingressos? adorei o post!

  4. Danielle disse:

    Adorei que você indicou os castelos, pois deve ser bem difícil escolher quais visitar. Tem a opção de dormir no castelo? ou só pode visitá-lo durante o dia?
    Os restaurantes à noite fecham cedo perto das hospedagens?

    • Olá Dani, que bom que gostou das indicações e, de fato, é bem difícil escolher entre tantas opções.
      A maior parte dos castelos funciona como museu, então não há opção de dormir, mas existem algumas poucas opções onde é possível.
      Quanto aos restaurantes, depende de onde optar por se hospedar. Se for nas principais cidades da região, não terá grandes dificuldades.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  5. Suzy Freitas disse:

    Este é aquele tipo de roteiro que eu penso sempre fazer, mas acho que não cabe em meu bolso! A pergunta que não quer calar: quanto, em média, se gasta em um dia com hospedagem, transporte e passeio para um casal no Vale do Loire? Ficarei muito grata se puderem estimar uma média de gastos. Obrigada.

    • Olá Suzy, por incrível que pareça é muito mais “barato” do que o esperado.
      Tudo dependerá do perfil de hotel que você escolher, mas como são todas cidades pequenas e o deslocamento pode ser feito com carro alugado sem necessidade de contratação de qualquer agência, pagando apenas as entradas para os castelos, cerca de 200-250 euros para o casal (por dia) permitirão que vocês desfrutem com conforto da região.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  6. Rayane disse:

    Primeiramente, parabéns pelo artigo! Completo e cheio de dicas tops.

    Que roteiro mais charmoso esse do Vale do Loire! Adoro castelos!
    Você recomenda 7 dias para conhecer os castelos e as cidades? Outra dúvida: acha melhor pernoitar em cada cidade ou escolher uma como base?

    • Olá Rayane, muito obrigado!
      Você vai amar a região. É muito difícil determinar um tempo mínimo, sendo impossível determinar o máximo, mas sete dias com certeza é um tempo confortável para conhecer os principais, além das atrações das cidades ao longo do vale. Sugerimos pernoitar ao longo do seu trajeto, pois o trajeto não é tão curto e permite descobrir e desfrutar das cidades ao longo do passeio, com deslocamentos bem curtinhos a cada dia.

  7. Igor Augusto disse:

    Sem dúvidas o Vale do Loire é uma região belíssima! Já vi algumas vezes no programa “O Mundo Visto de Cima”. Agora, com o teu post, não me resta dúvida alguma de que, na próxima visita a Paris, quem sabe no ano que vem, como planejamos, não pegamos um carro pra desbravar os castelos incríveis dessa região. Excelente o post!

  8. STHEFANIA disse:

    Parabéns, muito completinho o post. Fiquei apaixonada pelo jardim do Chateau de villandry! Me tira uma dúvida, esses castelos não tem uma visitação em massa pelos turistas? porque pelas suas fotos parecem bem tranquilos e eu gostei muito disso!

    • Olá Sthefania, muito obrigado!
      Nos meses de verão, os mais famosos ficam bem mais cheios, mas como fomos em baixa temporada não tivemos problema algum, sendo que em alguns deles éramos os únicos.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  9. Monique disse:

    Ola!
    adorei o roteiro!
    Será que dá para tirar uma dúvida?!
    O estacionamento nas cidades, tipo Blois, Tours, Amboise é fácil? Há estacionamentos na rua, ou ainda privados?
    Obrigada,
    Monique

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Monique, tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado.
      Na maior parte das cidades é muito fácil o estacionamento (quanto maior mais fácil!), existindo diversas opções entre privadas subterrâneas e a própria rua, embora mais difícil. Dependerá, sobretudo, do dia da semana.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  10. Márcia Fernanda Pinho disse:

    Oiii, tudo bom? Os castelos estão abertos para visitação, já que a pandemia parece estar “sob controle” na França?
    Quais as cidades próximas da região vc sugeriria ir além das relacionadas aos castelos?

    Obrigada pela atenção!

    Márcia Fernanda Pinho

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Marcia, tudo bem e você?
      Recomendamos as cidades que sugerimos ficar como base – Chinon, Blois, Amboise, Tours e Angers.
      Quanto aos castelos, a maior parte está funcionando normalmente sim, mas vale a pena conferir os sites daqueles que deseja visitar para informações detalhadas sobre eventuais restrições quanto ao número de pessoas, reservas e dias de visitação. Os links para todos os castelos mencionados no post estão na primeira menção a cada um deles.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.