Como viajar de trem na Europa

Viajar de Trem na Europa

Um tema que sempre causa muitas dúvidas aos viajantes é a compra de passagens de trem na Europa. Decidimos reunir as principais dicas para que você possa viajar de trem da maneira mais fácil (e barata!) possível.

Quais são as opções de bilhetes para viajar de trem?

Existem duas principais possibilidades de bilhetes:

  • Bilhetes avulsos: passagens de trem específicas com um destino e horário específicos, podendo contemplar a ida e volta, bem como conexões entre a origem e o destino final, semelhante ao que ocorre nas passagens tradicionais de avião.
  • Passes de trem para estrangeiros não europeus: a principal empresa que comercializa os passes é a Eurail. Os passes contemplam um país específico, um conjunto de países que tenham em comum a fronteira entre os mesmos ou um passe chamado de global abrangendo diversos países. No momento da compra, é necessário fazer algumas opções:
    • Validade do passe a partir do primeiro dia de uso.
    • País (ou países) de destino
    • Número de dias para viagens ilimitadas, ou seja, dentro de um mesmo dia o viajante pode viajar quantas vezes desejar dentro dos destinos abrangidos pelo passe, valendo a pena para aqueles que farão vários trechos longos em um mesmo dia. Cabe ressaltar que determinados trens – em sua maioria os de alta velocidade – necessitam de reserva prévia de assento, acarretando um custo adicional.

Quais são as classes dos bilhetes de trem na Europa?

A maior parte dos trens possui primeira e segunda classes. No entanto, diferente das passagens aéreas, os preços muitas vezes não são tão diferentes. Mesmo assim, geralmente o conforto da segunda classe é mais do que suficiente para uma boa viagem, ressaltando que as discrepâncias podem ser maiores em determinados trens, sobretudo os de alta velocidade entre países distintos. Se tiver alguma dúvida, sugerimos verificar o trem específico de sua viagem, para evitar um gasto desnecessário.

Como economizar na compra dos bilhetes de trem para viajar na Europa?

Assim como nas passagens aéreas, a compra antecipada (2 a 3 meses antes na maioria dos casos, que é o período máximo de abertura de venda online), diretamente com a empresa responsável pelo fornecimento do serviço e a escolha de tarifas não reembolsáveis são as principais dicas para economizar no planejamento de sua viagem de trem!

Como comprar diretamente com a empresa responsável?

Diferente das empresas aéreas que possuem ampla concorrência, na maior parte dos países existe apenas uma empresa responsável pela prestação do serviço ferroviário. Listamos abaixo o país com o respectivo endereço online da empresa responsável.

PaísSite
Alemanha Deutsche Bahn – https://www.bahn.com
Áustria OBB – https://www.oebb.at
BélgicaSNCB – https://www.belgiantrain.be
DinamarcaDSB – https://www.dsb.dk
EslováquiaZSSK – https://www.slovakrail.sk
EspanhaRenfe – http://www.renfe.com
FinlândiaVR – https://www.vr.fi
FrançaSNCF – https://www.sncf.com
HolandaNS – https://www.ns.nl
HungriaMAV – https://www.mavcsoport.hu
IrlandaIrish Rail – http://www.irishrail.ie
ItáliaTrenitalia – https://www.trenitalia.com/
NoruegaVy – https://www.vy.no/
PolôniaPKP – https://www.intercity.pl
PortugalCP – https://www.cp.pt/
Reino UnidoNational Rail – https://www.nationalrail.co.uk
República TchecaCD – https://www.cd.cz
RússiaRZD – https://pass.rzd.ru/
SuéciaSJ – https://www.sj.se
SuíçaSBB – https://www.sbb.ch

Ainda tem dúvidas? Não deixe de entrar em contato conosco ou escrever seu comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo(a) na elaboração da sua viagem.

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 32 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

16 Resultados

  1. Andréa Azevedo disse:

    Viajar de trem pela Europa muitas vezes é bem vantajoso! Esse post é muito útil, parabéns!

  2. Liany A Garves disse:

    Nossa, esse post foi salvo nos favoritos agora! Toda vez que vou procurar trens na Europa eu preciso ir no google e tentar descobrir qual a empresa oficial naquele país e agora acho um resumo assim perfeito! Muito obrigada! Vai ajudar muito!

  3. Aninha Lima disse:

    Um post de utilidade pública!
    Eu, como nunca fui à Europa, acho tão confuso e tanta informação. Agora, planejando minha viagem, já estou mais esclarecida sobre os trens do velho continente.

  4. All disse:

    Ola,

    Vocês recomendam viajar de trem pela Europa em vez de avião ? Eu, prefiro ir de avião pela rapidez entre as cidades europeias. Fora os valores que acho, quase sempre, mais altos que ir de avião..

    • Olá All, tudo dependerá dos destinos e distâncias. No entanto, para deslocamentos de até 4 horas de trem, na maioria das vezes a comodidade, custo e tempo de deslocamento costumam fazer a viagem de trem valer a pena, porque no avião temos que incluir os custos (e tempos!) de deslocamentos do e para o aeroporto, mais o tempo que devemos chegar antes, além das limitações e riscos com bagagens e geralmente menor flexibilidade dos horários. Além disso, na viagem de trem podemos apreciar paisagens e conhecer parte do interior dos países.

  5. Anna disse:

    Que post de utilidade pública. A primeira vez que usei trem na Europa foi esse ano, quando estive na Itália. Fiquei encanta com a facilidade e qualidade do serviço. Pesquisei muito sobre os trens na Itália, mas sobre como funciona em outros países ainda não… em breve vou precisar e seu post irá ajudar muito!

  6. Liliam Borges disse:

    Eu adoro viajar de trem! Uma pena que tenha tão poucos no nosso Brasil. Já usei em alguns países e sempre recomendo. É uma experiência diferente pois da janela você consegue contemplar o interior de um país como se ele fosse um filme passando diante dos seus olhos. As poltronas são bem mais confortáveis que avião, o tempo de espera é menor e a burocracia é mínima. Post muito esclarecedor. Não sabia da possibilidade de comprar bilhetes da Eurail global. Muito útil para quem gosta de mochilar pela Europa.

  7. Carla Macedo disse:

    Uauuuu!!! Esse POST tem um conteúdo riquíssimo, é na verdade de utilidade pública. Obrigado por compartilhar conosco!!! Quando fui para Europa se tivesse lido esse POST antes, teria sido maravilhoso 👏

  8. Johnnie Lustoza disse:

    Viajar de trem pela Europa é sempre uma dúvida entre os mochileiros. Eu mesmo fico confuso sobre como proceder, o que fazer e etc. Sua dicas vão direto ao ponto e tiram a maior parte das dúvidas de todos. Me ajudou demais com o planejamento de uma viagem que vou fazer pra lá no fim do ano. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Copia nao autorizada!