Gordes, a pitoresca cidade no alto do Lubéron

Conforme explicado no post sobre a França, a minúscula Gordes, com pouco mais de 2 mil habitantes, foi um dos destinos que visitamos durante a viagem pela Côte d’Azur e Provence, em um dia especial pelo Parque Natural de Lubéron, maciço que dá nome à região. O francês é o idioma oficial, embora não seja difícil se comunicar em inglês após uma breve introdução com poucos termos básicos em francês.

Existem diversos indícios de ocupação durante o Império Romano, mas foi apenas no século VIII que uma imensa abadia da ordem beneditina foi erguida na região, seguida de imensas fortificações. Após a 2ª Guerra Mundial, ganhou destaque no turismo regional e já fez parte de alguns filmes, inclusive do longa hollywoodiano Um Bom Ano, estrelado por Russell Crowe e Marion Cotillard.

Qual a melhor época para visitar Gordes?
É uma cidade com clima Mediterrâneo, com dias secos e quentes no verão e frios no inverno. Portanto, é possível visitar a cidade durante o ano todo, mas é mais alegre e movimentada no período de junho a setembro, sendo que as lavandas – flores típicas da Provenceatingem o ápice entre o final de junho e início de agosto. Estivemos com os pais do Thiago, em uma extensa viagem pelo país em setembro de 2011!

Quanto tempo ficar em Gordes?
Geralmente a região entra como um bate e volta a partir de Aix-en-Provence (menos de 1h30 de carro), sendo possível conhecer o centro histórico em algumas horas. Por isso, sugerimos planejar uma viagem maior que inclua outros locais da Provence ou Côte d’Azur na mesma oportunidade, como fizemos.

Como chegar em Gordes?
A principal e mais simples alternativa é alugar um carro em Aix-en-Provence e passear pela região com grande flexibilidade, mas é possível contratar alguns passeios diretamente em Aix-en-Provence. Existem três trajetos possíveis:

  • Pela A8/A7 até Cavallion, seguindo pela D15;
  • Pela D7N até Mallemort, seguindo por pequenas estradas até a D973 e interceptando a D15;
  • Pela A51 até a D556 e cortando por inúmeras pequenas estradas (rota por dentro do parque e nossa recomendação).

Onde se hospedar em Gordes?
Como explicamos, o mais frequente é utilizar Aix-en-Provence como base e, portanto, habitualmente o hotel será na cidade (veja nossas recomendações no post de Aix-en-Provence). No entanto, se desejar uma experiência única e bucólica, existem algumas opções em Gordes (veja todos aqui). Sugerimos o cinco estrelas La Bastide (bem central), ou nos arredores da cidade, o Le Mas de la Tannerie, o Le Jas, o Relais du Silence Le Mas Des Romarins ou o Le Petit Palais D’Aglae.

O Roteiro
Logo antes da cidade, um belíssimo mirante revela o pitoresco destino – uma cidade medieval de pedra em cima de um enorme maciço, com vista para um lindo vale.

Gordes - Provence - FrancaGordes – Vista do Mirante

Gordes - Provence - FrancaGordes – Vista do Mirante

Antes de ingressar na cidade, contorne e siga até a Abbaye Notre-Dame de Sénanque (ou Abadia Nossa Senhora de Sénanque), fundada em 1148. Além das construções medievais que podem ser parcialmente visitadas, os campos de lavanda – típicos da Provence – são uma atração à parte. Infelizmente, quando estivemos, no final de setembro, já não estavam mais coloridos.

Abadia de Senanque - Provence - FrancaAbadia de Sénanque

Abadia de Senanque - Provence - FrancaAbadia de Sénanque – Interior

Abadia de Senanque - Provence - FrancaAbadia de Sénanque

Abadia de Senanque - Provence - FrancaAbadia de Sénanque

Abadia de Senanque - Provence - FrancaAbadia de Sénanque – Campos de Lavanda

Abadia de Senanque - Provence - FrancaAbadia de Sénanque – Campos de Lavanda

Terminada a visita, entre em Gordes e “se perca” nas medievais ruelas, repletas de pequenos restaurantes, cafés ou mercados que vendem itens regionais. Entre uma construção e outra, seja surpreendido pela linda planície do vale, com inúmeras plantações e praticamente nenhuma construção.

Gordes - Provence - FrancaRuelas de Gordes

Gordes - Provence - FrancaFim de uma ruela

Gordes - Provence - FrancaVista da planície no vale

Gordes - Provence - FrancaCharmosas lojas com os famosos sabonetes e perfumes da Provence

Não deixe de visitar o Château de Gordes, castelo renascentista do século XI, e a Église Saint Firmin, igreja de arquitetura romana, construída no século XIII, praticamente ao lado.

Gordes - Provence - FrancaCastelo de Gordes

Gordes - Provence - FrancaIgreja de São Firmino

Seguimos no final do dia em uma longa viagem para Dijon, onde desbravaríamos o charme da Borgonha.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível? Quer ajuda em reservas de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião, ônibus ou trem? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 31 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!