Patagônia Argentina: Ushuaia – Pinguinera, Lagos e Paisagens Belíssimas
Ushuaia é a capital da Província da Terra do Fogo, localizada no extremo sul argentino (a 3 mil km de Buenos Aires – 3h de voo), e é considerada a cidade mais austral do mundo. Possui cerca de 60 mil habitantes e, junto com El Calafate, serve como base para desbravar a Patagônia Argentina. Fica em um dos lados do Canal de Beagle, sendo território chileno o lado oposto. Justamente por isso, uma das opções de passeio é começar na Argentina e cruzar de barco (ou carro) para a Patagônia Chilena até Punta Arenas.
Veja nosso guia para a cidade:
Qual a melhor época para ir a Ushuaia?
As paisagens mudam muito de acordo com a época do ano e alguns passeios ficam restritos durante o frio inverno (média entre -1ºC e 4ºC), quando os dias são curtíssimos. Já durante o verão, os dias chegam a 15 horas de luz solar com temperaturas entre 6ºC e 14ºC. Por este motivo e pelas férias, muitos turistas visitam a cidade entre dezembro e fevereiro. No entanto, o ideal é entre outubro e novembro, quando as temperaturas já são mais amenas e os dias mais longos do que no inverno, mas a cidade ainda não está tão cheia. Estivemos em janeiro e foi ótimo!
Quanto tempo ficar em Ushuaia?
A cidade é pequenina e pode ser rapidamente conhecida. No entanto, existem passeios no entorno e, por isso, o tempo mínimo recomendado é de três dias inteiros.
Como chegar em Ushuaia?
A grande maioria dos visitantes chega de avião a partir de Buenos Aires ou outra cidade da Patagônia – chilena ou argentina – no pequeno aeroporto, localizado a apenas 7km do centro. Do aeroporto para o centro, o translado de táxi é o meio mais simples e prático. Outra alternativa é alugar um carro se vai fazer os passeios por conta própria.
Onde ficar em Ushuaia?
Ficamos em um B&B muito agradável bem no centro, mas que não está mais disponível. No entanto, existem várias opções de hotéis (veja todos aqui), sendo a localização o principal ponto a decidir:
- No entorno da cidade, com visuais deslumbrantes. Recomendamos os cinco estrelas Arakur Resort & Spa, Las Hayas Resort e Los Cauquenes Resort, os quatro estrelas Wyndham Garden e Los Acebos e o três estrelas Altos Hotel & Resto.
- No centro, o que garante facilidade de acesso aos restaurantes e atrações turísticas. Recomendamos os quatro estrelas Cilene del Faro Suites & Spa, Hotel Tierra del Fuego e Hotel Albatros e os três estrelas Alto Andino Hotel e Hotel Las Lengas.
O que fazer? Roteiro Diário!
Existem quatro principais grupos de atrações/passeios em Ushuaia e dividimos o roteiro desta forma! Recomendamos contratar os passeios tão logo chegue na cidade ou, caso vá em alta temporada, previamente para evitar problemas:
- Centro de Ushuaia e Glaciar Martial: pouco mais de meio dia
- Parque Tierra del Fuego: de meio a um dia
- Navegação pelo Canal de Beagle: 2 a 3 horas (combinar com um dos anteriores!)
- Lagos Escondido e Fagnano: um dia
Centro de Ushuaia e Glaciar Martial
O centro de Ushuaia é compacto. Comece pelas ruas mais altas para uma bela vista da cidade e continue pelas duas principais avenidas: San Martin e Maipú. Comece por uma e volte pela outra.
No final da av. San Martin faça um pequeno desvio à esquerda e visite Museu Marítimo e do Presídio, que conta a história da cidade – desde os povos indígenas da região até a construção do presídio pelo governo argentino para aumentar seu controle sobre a região.
No retorno pela av. Maipú, visite a Plaza Islas Malvinas, com o Monumento aos mortos na Guerra das Malvinas, conflito entre Argentina e Reino Unido no início da década de 1980 pelo território homônimo, com vitória da potência europeia.
Aproveite o resto do dia para visitar o Glaciar Martial de teleférico. Do centro para o cerro são cerca de 10 km (fizemos em 20 min de táxi para otimizar o tempo). A visão panorâmica do Canal de Beagle e da cidade é imperdível e deslumbrante, além do próprio passeio pela estação de ski.
À noite sugerimos desfrutar da culinária local. Fomos no El Viejo Marino (av. Maipú 227), um simples restaurante que serve a famosa Centolla – o caranguejo gigante (King Crab) da Patagônia. Estava fabulosa!
Parque Tierra del Fuego
No segundo dia sugerimos o passeio pelo Parque Tierra del Fuego, localizado a uma curta distância do centro, com extensas áreas verdes e próximo contato com a flora e fauna regionais. Existem diversas trilhas que podem ser facilmente percorridas. É possível combinar o passeio com o Tren del Fin del Mundo. No entanto, pelo valor elevado e relatos de outros viajantes que não gostaram do custo-benefício, optamos por seguir com o grupo até a parada na Baía Ensenada.
Aproveite para percorrer algumas trilhas do parque sem pressa. Alguns destaques são a Baía Lapataia e o Lago Roca, além da área com os castores.
Navegação pelo Canal Beagle
Outro passeio imperdível é a navegação pelo Canal Beagle. Existem diversas opções de trajeto e agências e a saída é do centro de Ushuaia. A grande limitação é a condição climática e, por isso, recomendamos embarcações fechadas como catamarãs para proteção das baixas temperaturas e, sobretudo, do vento. O tempo médio do passeio é entre 2 e 3 horas. Nossa sugestão é combinar esse passeio com o Parque ou com o passeio pelo centro, de acordo com a disponibilidade. Quando fizemos, a primeira parada foi na Ilha dos Pássaros.
Seguimos mais alguns minutos para a segunda parada: Ilha dos Lobos (leões marinhos).
E por fim terminamos na Pinguinera, com uma parada prolongada para apreciar essas aves curiosas.
Lagos Escondido e Fagnano
O último passeio recomendado é a visita aos Lagos Escondido e Fagnano, com duração de quase um dia pela grande distância percorrida. A despeito da mesma, achamos que valeu muito a pena. Os lagos são lindos, com águas cristalinas e um entorno belíssimo. O cordeiro patagônico do almoço no Bodegón foi uma agradável surpresa, embora longe do que nos esperaria na visita a El Calafate.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!