Maceió: Um roteiro de 5 a 10 dias pela cidade e praias do litoral sul e norte
Conforme explicamos no post de Alagoas, Maceió é sua capital e cidade mais populosa, com mais de 1 milhão de habitantes, sendo a principal base para conhecer o estado. Fundada em 5 de dezembro de 1815, é conhecida como o caribe brasileiro pelas praias de águas cristalinas. Contudo, assim como as demais capitais brasileiras, vive um período de maior violência, sendo recomendada atenção nos deslocamentos, sobretudo à noite e em regiões menos turísticas.
Veja nosso guia para a cidade:
Qual a melhor época para ir em Maceió?
O clima de Maceió é tropical quente e úmido no litoral, com um interior bem mais seco. Logo, faz calor o ano inteiro, mas entre março e agosto as chuvas são comuns, o que pode prejudicar a visita às praias. Portanto, recomendamos viajar entre setembro e fevereiro, quando as chuvas são mais escassas.
Quanto tempo ficar em Maceió?
O tempo mínimo recomendado para visitar as principais praias urbanas, centro histórico e praias do litoral norte e sul é de 5 dias. No entanto, é possível esticar para até sete dias se desejar permanecer um dia inteiro em cada praia dos diferentes destinos.
Como chegar em Maceió?
A maior parte dos viajantes chega em Alagoas de avião pelo Aeroporto Internacional de Maceió, localizado a 25 km da orla de Maceió. As principais companhias aéreas brasileiras possuem voos diretos das capitais brasileiras para a capital alagoana. As melhores alternativas para o deslocamento do aeroporto para o centro são: carro alugado, transfer ou táxi.
Se estiver de viagem pelo Nordeste, pode também chegar de carro a partir de Pernambuco (260 km de Recife) ou Sergipe (280 km de Aracaju).
Como fazer os passeios?
Existem basicamente duas alternativas:
- Excursões: contratar passeios nas agências locais, que possuem saídas diárias para quase todos os passeios tanto para o litoral norte como sul. O custo não costuma ser elevado, mas é importante pesquisar, pois os preços variam (e muito!) entre as empresas!
- Carro: sem dúvida é a mais recomendada. Com estradas bem conservadas e sinalizadas, tanto para o litoral norte como sul, é a opção que garante maior flexibilidade e menor custo, uma vez que permite combinar passeios no mesmo dia e permanecer o tempo que desejar em cada uma das atrações.
Onde comer em Maceió?
Em nossos dias pela cidade, tivemos a oportunidade de experimentar alguns excelentes restaurantes e criamos um post com as fotos dos pratos e sugestões. Veja em “Onde Comer em Maceió?“.
Onde ficar em Maceió?
Existem inúmeros hotéis na cidade (veja todos aqui), mas recomendamos ficar na orla (ou nas paralelas e transversais!) entre a Feira de Artesanato da Pajuçara e a curva de Ponta Verde, onde existe um grande movimento de turistas e moradores locais, garantindo maior segurança, mesmo à noite.
Ficamos hospedados no Hotel Meridiano, na orla da Pajuçara, um pouco antes da Feira de Artesanato. A infraestrutura do hotel é fantástica, com quartos amplos, modernos e confortáveis, uma excelente área de lazer e ótima garagem. No entanto, o atendimento foi péssimo e o café da manhã ficou muito aquém do esperado, sobretudo para um hotel desse padrão (cinco estrelas).
Outras sugestões são: os cinco estrelas Best Western Premier e Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA (bem mais distante), os quatro estrelas Hotel Brisa Tower (mais distante), Tropicalis Palms, Mar Hotel e San Marino Suite Hotel ou três estrelas Ritz Coralli Hotel, Holiday Inn Express, Hotel Costamar, Tropicalis Slim e Amenit Hotel.
O que fazer? Roteiro Diário!
Chegamos em Maceió à noite, após termos visitado o sul do estado e passamos mais quatro dias completos na cidade e um a caminho de Maragogi pelo litoral norte. Portanto, sugerimos um roteiro de cinco dias para conhecer as praias urbanas, centro histórico, litoral norte e sul. Clique nos links ao lado das fotos para a descrição completa do roteiro de cada dia.:
Tem mais tempo e deseja fazer outros passeios pelo estado? Veja abaixo algumas sugestões:
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
QUE MÁXIMO! Fiquei no mesmo hotel que vocês, é maravilhoso né?! eu adorei! Não fui à Maceió em uma boa época, fui em junho e só choveu, aproveitei 1 dia de sol só, depois só praia com tempo nublado.
O hotel é fantástico sim, embora tenhamos tido um pouco de problema com a qualidade do atendimento!
Uma pena que tenham tido esse azar, mas fica sendo mais um motivo para voltar!
Que post maravilhosoooo!
E sabe o que é mais legal? Quem quando estivemos em Maceió nós fizemos exatamente esse roteiro. Inclusive a parte de Piranhas e os Cânions do São Francisco.
Amamos Maceió! Não perde em nada para as praias do Caribe.
Né?
Bjos
Obrigado Camila! Que legal… Piranhas e os passeios são demais, né?
Não perde em absolutamente nada. E se considerar a qualidade dos hotéis de São Miguel dos Milagres, achamos ainda melhor!
Grande beijo.
Nunca fui à Maceió, adorei as dicas, bem completinho o roteiro… Super útil para a próxima trip! 😀
Olá Livia. Ficamos satisfeitos que tenha gostado! Temos certeza que vai amar a cidade e os arredores quando for. Grande beijo!
Só fiquei com ainda mais vontade de conhecer Maceio!
Conheço tão pouco o nordeste!!
Valeu pelas dicas, lembrarei do seu roteiro e consultarei novamente quando for…
Abraço
Olá Marthon. Temos certeza de que não vai se arrepender! Grande abraço.
Muito legal. Não conheço Maceió, aguardando os próximos posts. Grande abraço.
Opa meu amigo. Que bom que gostou! Nas próximas semanas estaremos postando o restante! Grande abraço.
Maceió é lindeza, né? Achei bem completo o post e fiquei encantada com a área de lazer do hotel. Pena que vocês não tiveram uma boa experiencia com o serviço e o café (que pra mim tem peso 2 na avaliação, rs). Gosto quando encontramo opiniões sinceras e críticas. Traz confiança. 🙂
Oi Gabriela. Obrigado!!!
Maceió é espetacular! Que bom que gostou do post e infelizmente os serviços acabaram deixando a desejar e foi o que você disse – café e atendimento são pontos fundamentais!
Gostei da sugestão de roteiro de vocês! Bem dividido e sem corre-corre. Uma pena apenas esse lance do atendimento do hotel… parece ser um hotel tão maneiro, né? Espero que eles melhorem! Parabéns pelo post!
Olá amigos. Obrigado! Que bom que gostaram do post!
A infraestrutura é excepcional com uma vista de cair o queixo, mas o atendimento no Brasil muitas vezes deixa a desejar…
Adoramos Maceió, estivemos em 2014 ficamos 8 dias porém fizemos os passeios clássicos da cidade. Queremos retornar em breve e explorar mais.
Adoramos as dicas !!
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió …
Essa música é muito boa, né?
Que bom que gostaram das dicas!
Quando voltarem não deixem de explorar a Rota dos Milagres no norte e Piranhas no sul! Espetacular!
Boa tarde!
Estou planejando 10 dias das minhas férias em Alagoas, sendo 3 deles em Maragogi. Com exceção do Salinas de Maragogi, não reservei nada de acomodação e nem comprei qualquer passeio. Gostaria de saber qual a sugestão em termos de acomodação para os demais 7 dias. Deveria dormir sempre próximo ao destino ou é mais viável ficar em uma única base e comprar passeios saindo do hotel todos os dias?
Obrigado pela atenção
Boa noite Fabricio Eduardo,
Depende bastante se desejam ou não conhecer o litoral sul e o interior – Piranhas – do estado.
Caso optem por ficar apenas pelo litoral, nossa sugestão é se hospedar 3 dias em São Miguel dos Milagres e o restante em Maceió, fazendo passeios a partir da cidade, sobretudo se estiverem de carro.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Olá, boa tarde !! De longe, o melhor roteiro que eu consegui pesquisar na internet. Algumas dúvidas: pretendo ir para maceio em abr´18, compensa ir nessa época? Para seguir o roteiro de 10 dias que vocês fizeram, compensa alugar carro.
Desde já agradeço.
Abs,
Paulo.
Boa noite Paulo.
Antes de tudo agradecemos de coração pela mensagem! Ficamos felizes que tenha gostado da sugestão de roteiro.
Certamente é necessário um carro, não apenas para reduzir os custos, mas permitir flexibilidade suficiente para encaixar alguns deslocamentos e passeios! Quanto à época, abril é um mês com maior chance de chuvas. Portanto, se puder antecipar a viagem, os riscos cairão substancialmente.
Esperamos tê-lo ajudado e ficamos à disposição para qualquer outra dúvida.