Tábua de Marés: o que é e como usar

Tabua de Mares

O que é a Tábua de Marés?

A Tábua de Marés nada mais é que uma tabela retratando a previsão de como a maré (movimento periódico das águas do mar) irá variar ao longo de um dado dia, sofrendo grande interferência com as fases lunares (mais baixas na lua nova e cheia).

Onde encontrar a Tábua de Marés?

No Brasil, recomendamos usar o site oficial da Marinha para sua busca. O site é de fácil uso, bastando selecionar o local mais próximo da praia a ser visitada, o mês e ano – a lista indica o estado do local, o que facilita muito a escolha!

Por que é preciso saber a Tábua de Marés do meu destino?

Porque marés elevadas prejudicarão (ou até mesmo impedirão!) seu passeio, sobretudo se for para uma piscina natural. Da mesma forma, o horário do passeio geralmente é ajustado de acordo com a maré do dia.

Como interpretar a tabela?

Após selecionado o local, mês e ano, será carregada uma grande lista com a variação das marés ao longo dos dias daquele mês, destacando duas marés mínimas e duas máximas. Você deve atentar para dois parâmetros combinados:

  • Dias com a maré abaixo de 0,5 (quanto mais próxima de zero melhor, sobretudo abaixo de 0,3) +
  • Quando estiver abaixo de 0,5 deve ser um horário com boa luz solar para viabilizar o passeio ou mergulho.

Exemplificando:

  • Dias ruins: apenas marés acima de 0,5 OU maré abaixo de 0,5 mas de madrugada, no final da tarde ou em dias nublados!
  • Dias bons: maré abaixo de 0,5 E em um bom horário, como entre 9 e 14h.

Tendo escolhido o dia e sabendo a hora da maré mais baixa, que horas chegar?

O ideal é chegar no local em torno de 1 hora antes da maré mínima, pois você terá todo esse período para aproveitar o local, com a água progressivamente mais cristalina. Após a maré mínima, a água vai subindo e torna a visão mais turva, sobretudo 1 hora após. Não se esqueça de incluir o tempo de deslocamento até a piscina no cálculo!

Pode parecer um pouco complicado, mas esse planejamento pode viabilizar um passeio melhor e mais bonito.

Gostou das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 33 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

2 Resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Conteúdo Protegido!