You dont have javascript enabled! Please enable it! Campos do Jordão: Roteiro de 2 a 4 dias – Roteiros Inesquecíveis

Campos do Jordão: Um passeio pela “Suíça brasileira”

Campos do Jordão é uma pequena cidade do interior de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, com uma população de pouco mais de 50 mil habitantes. Localizada a 180km da capital paulista, 330km do Rio de Janeiro e 490km de Belo Horizonte por ótimas estradas, encanta turistas do Brasil inteiro pela ótima hotelaria, excelente gastronomia e inúmeros eventos e festivais, com destaque para o Festival de Inverno, que atrai milhares de turistas durante o mês de julho.

Inicialmente habitada por índios, teve suas terras desbravadas por portugueses desde o século XVI – dentre eles Manuel Rodrigues do Jordão, cujo sobrenome originou o nome da cidade, fundada em 1874. Com uma altitude de quase 1700 metros, é considerado o município mais alto do Brasil (altura da sede!), o que garante um clima ameno no verão chuvoso (média em torno de 20ºC) e frio no inverno (média em torno de 10ºC, com grande chance de temperaturas negativas).

É justamente pela altitude que, durante o início do século XX, abrigou muitos sanatórios para o tratamento da tuberculose. Com o desenvolvimento de uma terapêutica mais eficaz, a cidade voltou-se para o turismo e atualmente é um dos principais destinos turísticos da Região Sudeste, sobretudo no inverno.

Quando ir a Campos do Jordão?

Amamos Campos do Jordão e já tivemos a oportunidade de visitá-la oito vezes em meses diferentes e, portanto, podemos garantir que não existe uma melhor época para conhecê-la – Campos do Jordão é sempre encantadora, seja com o frio e a badalação do inverno, as flores e a tranquilidade da primavera, os dias claros e amenos do outono ou a decoração natalina e os passeios por trilhas e cachoeiras no verão.

Quanto tempo ficar em Campos do Jordão?

O tempo mínimo recomendado para visitar Campos do Jordão é dois dias inteiros, mas recomendamos pelo menos três dias e idealmente quatro para não apenas conhecer, mas aproveitar com calma.

Como chegar em Campos do Jordão?

Vindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, o trajeto (de ônibus ou carro) é pela Via Dutra (BR-116) e, a partir de Taubaté, pela Rodovia Floriano Rodrigues (SP-132). Dependendo do trânsito, vindo de São Paulo, uma alternativa é a Rodovia Ayrton Senna (SP-070). Já de Minas Gerais, o caminho é pela BR-381 até Pouso Alegre, seguindo pela BR-459 e BR-383.

Para os que vêm de outros estados, o aeroporto mais próximo é o de Guarulhos, bem próximo da Via Dutra e de onde partem linhas diretas do terminal do aeroporto. Uma alternativa é alugar um carro.

Dica 1: embora o centro possa ser facilmente percorrido a pé, para uma primeira visita a Campos do Jordão, estar de carro facilita (e muito!) o deslocamento, pois muitos pontos turísticos ficam mais distantes e nem todos são bem atendidos pelos ônibus municipais. A alternativa é contratar passeios na cidade ou um táxi.

Dica 2: se estiver vindo do Rio de Janeiro, considere uma parada na ida ou na volta no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (veja no post “Santuário de Nossa Senhora Aparecida: Um templo de oração e adoração“).

Onde ficar em Campos do Jordão?

Existem mais de duas centenas de pousadas em Campos do Jordão distribuídas por diferentes bairros e regiões para todos os bolsos (veja todas aqui). Cada vez que estivemos na cidade nos hospedamos em regiões distintas e hotéis de custo diferente. Usufruir das mais belas vistas significa a dependência de carro para chegar ao centro turístico, no bairro do Capivari. Nem todos os melhores restaurantes ficam por lá, mas é o local mais agradável para um passeio a pé. Por isso, ainda mais em fins de semana que os estacionamentos podem ficar lotados, sugerimos escolher um hotel que permita o deslocamento a pé até o centro.

Dica: observe não apenas à distância do hotel até a praça do Capivari, mas também o tipo de rua, pois muitos, apesar de próximos, ficam em ladeiras íngrimes que podem tornar pequenos deslocamentos cansativos.

Já nos hospedamos nos seguintes hotéis:

  • Estalagem Suítes (agosto de 2013): pousada agradável, com quartos de distintos tamanhos, mas confortáveis. Embora próxima do Capivari, fica em uma ladeira, o que dificulta o deslocamento a pé. Atualmente o nome da pousada é Thoka.
  • Canada Lodge (janeiro de 2016): facilmente acessível a pé do centro, é uma pousada temática encantadora, com um excepcional café da manhã e atendimento. Embora não seja barata, é nossa preferida!
  • Flats Chateau Campos do Jordão (julho de 2019): nossa última hospedagem. Escolhemos esse apart-hotel pelas comodidades necessárias para uma viagem com filho pequeno, permitindo um deslocamento rápido e plano até o centrinho ao mesmo tempo em que contamos com as comodidades de um apartamento para preparar as papinhas e ter o espaço necessário para nosso filho.
  • Pousada Das Hortênsias (fevereiro de 2013): assim como a estalagem, embora próxima do centro tem um pequena ladeira no trajeto. Quartos confortáveis, ótimo café da manhã e atendimento.
  • Pousada Canto da Lua (outubro de 2016): Localizada a menos de 500 metros do centro, fica em uma antiga casa bem conservada com quartos e banheiros confortáveis e aconchegantes.
  • Pousada MG (julho de 2008): bem distante do centro, no caminho para a Pedra do Baú, possui uma vista encantadora. Não recomendamos muito pela distância e péssima acústica dos quartos.
  • Hotel Surya-Pan (janeiro de 2011): possui uma área de lazer incrível com bosques para caminhadas! Os quartos são amplos e confortáveis. A conservação do hotel não estava muito boa quando estivemos lá, mas nada que prejudicasse. As diárias não são baratas e fica afastado do centro, próximo ao Palácio Alto da Boa Vista.
Surya-Pan - Campos do Jordão
Bosques do Surya-Pan
Surya-Pan - Campos do Jordão
Bosques do Surya-Pan

Outras sugestões de hospedagem (vale garimpar, pois os preços variam e muito, mesmo nas melhores pousadas): os ótimos e bem localizados (a passos do centrinho) Pousada Luís XV, Pousada Villa Capivary, Pousada Italia Eleganza e Hotel Estoril. Ainda bem próximos temos os excelentes Pousada Villa d’Biagy Premium, Hotel Serra da Estrela, Pousada Annecy e Hotel Frontenac. Para os que buscam hotéis mais afastados, nossas sugestões são Hotel Piano Piano, Villa CasatoApple House, Pousada Alpenhaus e Pousada Alto da Boa Vista.

O que fazer em Campos do Jordão? O Roteiro Diário!

Descreveremos o roteiro de forma contínua com deslocamentos de carro, considerando a chegada no final da manhã/início da tarde e saída após o almoço, com um roteiro mais condensado nos dois primeiros dias para que os visitantes que dispõe de menos tempo possam conhecer os principais atrativos.

Caso esteja em excursão ou sem carro, sugerimos a passagem por pelo menos os pontos turísticos dos dois primeiros dias. Verifique os horários e dias de funcionamento nos links disponíveis para os sites das atrações.

DIA 1: Vista Chinesa, Pórtico, Itapeva, Ducha de Prata, Capivari

Alguns quilômetros antes da chegada a Campos do Jordão, desacelere… Além do ritmo da cidade ser outro, existem inúmeros radares de 50km/h! Aproveite para respirar o ar puro no Mirante da Vista Chinesa, ainda antes da entrada da estância. Se gostar, tome um suco de milho enquanto contempla o vale. É delicioso!

Vista Chinesa - Campos do Jordao

Poucos quilômetros à frente, estará o Pórtico de Campos do Jordão. Não deixe de fotografar esse cartão-postal da cidade.

Portico - Campos do Jordão

Siga as placas em direção à Capivari, mantendo-se na avenida principal. Se o tempo estiver bom, aproveite para ir no Mirante do Itapeva. O Itapeva é um pico de mais de 2 mil metros de altura, localizado a 15km do Capivari por uma boa estrada asfaltada. Se o dia estiver claro é possível avistar mais de uma dezena de cidades do Vale do Paraíba. Antigamente existia uma excelente infraestrutura, que foi desfeita, permanecendo apenas o mirante. Entrada gratuita.

Pico do Itapeva - Campos do Jordao
Dia ensolarado
Pico do Itapeva - Campos do Jordao
Dia nublado – Um espetáculo à parte

No caminho do mirante, não deixe de fazer duas paradas. A primeira, a menos de 2km do início da subida é a Ducha de Prata, uma construção feita para que os hóspedes da antiga Pensão Inglesa, que existia no local, pudessem se banhar. Nos dias de hoje, infelizmente, as águas não são cristalinas como já foram e o passeio é uma oportunidade para conhecer um ponto histórico e fazer uma breve caminhada ao som de pássaros e das quedas d’água. A dica é o artesanato local, com produtos regionais a preços geralmente inferiores aos das lojinhas do Capivari.

Ducha de Prata - Campos do Jordao
Ducha de Prata
Ducha de Prata - Campos do Jordao
Artesanato na Ducha de Prata

A segunda parada é um imenso lago à esquerda, logo antes de chegar ao Mirante do Itapeva. A paisagem é linda!

Lago - Pico do Itapeva - Campos do Jordao

Outra parada possível no caminho é a Fonte Simão. Não recomendamos, pois embora a água seja fresca, o entorno está abandonado e sujo.

Fonte Simao - Campos do Jordao

No retorno, não deixe de observar um enorme restaurante com uma boca de crocodilo na porta – o Krokodilo. Essa rede de restaurante local (em 2019 eram quatro – veja todos os endereços no site oficial) oferece um cardápio variado com fondues, massas, aves e carnes exóticas, com um ótimo custo-benefício. Visitamos algumas vezes, mas com a expansão tivemos a impressão que a qualidade já não era a mesma. Se optar por conhecer, não deixe de levar dinheiro, pois não aceitam cartões.

Restaurante Krokodilo - Campos do Jordao

Se estiver hospedado próximo ao Capivari, deixe o carro na pousada. Caso contrário, procure uma vaga no centrinho e se perca nos incontáveis shoppings distribuídos nas três ruas super floridas que compõe o centro turístico: Djalma Forjaz, Macedo Soares e José Manoel Gonçalves. São inúmeras lojas de artesanato, malhas, quitutes, chocolates e cafés para todos os gostos e bolsos. Aproveite os trechos exclusivos para pedestres, que permitiram a expansão dos restaurantes para as calçadas, tornando o passeio ainda mais agradável.

Capivari - Campos do Jordao
Macedo Soares
Capivari - Campos do Jordao
Djalma Forjaz
Capivari - Campos do Jordao
Djalma Forjaz

No fim da rua Macedo Soares encontra-se a Praça São Benedito, palco de decoração de festas como o Natal ou eventos como o Festival de Inverno ou o Beerfest, que acontece em outubro em homenagem à festa alemã Oktoberfest. Na praça está situada a Igreja São Benedito. Logo ao lado existe uma pequena feirinha de artesanato! Também nos arredores da praça, uma boa parada é a Chocolateria Montanhês, com uma área externa privilegiada para assistir os espetáculos.

Igreja Sao Benedito - Capivari - Campos do Jordao
Igreja Sao Benedito - Capivari - Campos do Jordao
Chocolateria Montanhes - Campos do Jordao
Chocolateria Montanhês
Praca Sao Benedito - Campos do Jordao
Praça São Benedito no Capivari: Beefest
Praca Sao Benedito - Campos do Jordao
Praça São Benedito no Capivari – Decoração para o Natal
Capivari - Campos do Jordao
Boulevard Genève à noite: “rua” que comunica a Djalma Forjaz à Praça São Benedito

Na penúltima visita, fomos durante o Beerfest, quando é montado um palco que toca rock nacional e internacional cercado por barraquinhas com comidas alemãs, como cachorro quente de linguiça e cerveja artesanal. É claro que provamos!

Beerfest - Campos do Jordao

As opções de gastronomia no centro são inúmeras. Sugerimos na Djalma Forjaz a imperdível e badalada Baden Baden – cervejaria de Campos do Jordão com excelentes pratos alemães -, a Mercearia Campos em frente e o Safari ao lado (os cremes no pão são deliciosos!).

Baden Baden - Capivari - Campos do Jordao
Baden Baden – Oktoberfest
Baden Baden - Capivari - Campos do Jordao
Baden Baden – Músicas alemãs na Oktoberfest
Baden Baden - Capivari - Campos do Jordao
Baden Baden – Oktoberfest
Baden Baden - Capivari - Campos do Jordao
Baden Baden – Cerveja Bock com linguiça calabresa de metro recheada com provolone
Baden Baden - Capivari - Campos do Jordao
Baden Baden – Cerveja IPA e Christmas com bolinhos mistos (queijo, truta e carne com gorgonzola)
Baden Baden - Capivari - Campos do Jordao
Baden Baden – Cerveja Weiss com salsicha, salada de batata e o delicioso Spatzle – uma massa típica alemã
Baden Baden - Capivari - Campos do Jordao
Baden Baden – Chucrute à Garni (Kassler, Eisben, 4 tipos de salsicha, chucrute e batatas) serve 3 a 4 pessoas
Mercearia Campos - Capivari - Campos do Jordao
Mercearia Campos – Fondue com meus pais

 na Macedo Soares, não deixe de fazer uma visita ao Pastelão do Maluf, uma pastelaria, famosa pelos ilustres visitantes, que serve deliciosos pastéis de 30cm bem recheados e que valem por uma refeição. Para um lanche, pode dividir que sairá satisfeito! De sobremesa, perca-se nas lojas de chocolate e cafés distribuídas nos dois lados da calçada.

Pastelao do Maluf - Capivari - Campos do Jordao
Meus pais em frente ao Pastelão
Pastelao do Maluf - Capivari - Campos do Jordao
O Pastelão

Antes de anoitecer, não deixe de visitar a Estação Emílio Ribas, no fim da Djalma Forjaz. Até meados do século XX, os únicos meios de chegar a Campos do Jordão eram a cavalo ou de trem. Felizmente a cidade ainda preservou parte de sua história com a estação e composição originais. Para os que tiverem mais dias na cidade, um passeio agradável é dar uma volta no trem. Existem várias possibilidades e tarifas, alguns disponíveis apenas nos fins de semana.

Estacao Emilio Ribas - Campos do Jordao
Bonde Turístico na Estação Emílio Ribas
Estacao Emilio Ribas - Campos do Jordao
Antiga Estação convertida em museu

Caminhe por dentro da estação até a outra ponta, onde fica o Parque Ecológico, com um belo lago, onde pode-se andar de pedalinho ou caminhar no entorno por mais uma feirinha de artesanato.

Parque Ecologico - Estacao Emilio Ribas - Campos do Jordao

Se pretende ir ao Morro do Elefante de teleférico, aproveite a oportunidade, pois o embarque é lá. A outra alternativa, como explicaremos, é ir de carro antes do Horto Florestal. O Morro do Elefante possui este nome pelo seu formato que lembra a tromba de um elefante e permite uma visão panorâmica de Campos do Jordão, principalmente do Capivari. Entrada gratuita.

Morro do Elefante - Campos do Jordao
Vista de Campos do Jordão
Morro do Elefante - Campos do Jordao
Estrutura do Mirante

Para jantar, o Libertango na José Manoel Gonçalves 160 (paralela da Macedo) é uma ótima pedida: serve uma parrilha argentina fabulosa (sugerimos o ojo de bife e o asado de tira com as empanadas de entrada).

Libertango - Capivari - Campos do Jordao
Libertango - Capivari - Campos do Jordao

Logo atrás está o encantador Festival della Pasta, com massas artesanais deliciosas e entradas divinas. Pedimos o crostino caprese (tomate cereja e mussarela de búfala) e o carpaccio de anchova negra temperada com molho citronete e pimenta rosa de entrada e o ravioli de queijo de cabra e alho-poró com molho de tomate fresco e manjericão e o ravioli de truta defumada e amêndoas com molho de manteiga e sálvia.

Festival della Pasta - Campos do Jordao
Crostino caprese (tomate cereja e mussarela de búfala)
Festival della Pasta - Campos do Jordao
Carpaccio de anchova negra temperada com molho citronete e pimenta rosa
Festival della Pasta - Campos do Jordao
Ravioli de queijo de cabra e alho-poró com molho de tomate fresco e manjericão
Festival della Pasta - Campos do Jordao
Ravioli de truta defumada e amêndoas com molho de manteiga e sálvia

Na subida para o palácio, à direita, situa-se o Mosteiro de São João (Av. Dr. Adhemar de Barros, 330). Localizado em um belo bosque, onde residem as monjas beneditinas, é um local para reflexão e oração. Todos os dias às 17:45 são recitados os belos cantos gregorianos. Entrada gratuita.

Mosteiro Sao Joao - Campos do Jordao
Foto: Site Oficial

DIA 2: Palácio Boa Vista, Museu Felicia Leirner, Fábrica de Chocolate, Horto Florestal

Comece o dia pelo Palácio Boa Vista (Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001). Localizado no bairro do Alto da Boa Vista, foi inaugurado em 1964 e, atualmente, funciona como residência oficial de inverno do governador de São Paulo e é também um museu aberto à visitação pública com visita guiada. Os horários são bem restritos e, portanto, confira no site. Se chegar antes da abertura, inverta a ordem com o museu que abre 1h antes. Entrada gratuita.

Palacio Boa Vista - Campos do Jordao
Palácio Boa Vista
Palacio Boa Vista - Campos do Jordao
Capela de São Pedro Apóstolo
Palacio Boa Vista - Campos do Jordao
Pátio interno do Palácio

Em 2011, ao lado do palácio, foi construído um agradável café com uma espetacular vista de Campos do Jordão. Não deixe de conferir.

Vista - Palacio Boa Vista - Campos do Jordao
Vista de Campos do Jordão
Vista - Palacio Boa Vista - Campos do Jordao
Café ao lado do Palácio

Siga para o Museu Felicia Leirner (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880), bem próximo do Palácio. Felicia Leirner foi uma escultura polonesa que escolheu Campos do Jordão para ser seu lar durante os anos 1960. Na década seguinte, inaugurou o museu em uma área de 35 mil metros quadrados com mais de 80 esculturas distribuídas por caminhos cuidadosamente criados em harmonia com a natureza e que representam as fases de seu trabalho – Figurativa (1950-58), A caminho da abstração (1958-61), Abstrata (1963-65), Orgânica (1966-70) e Recortes na paisagem (1980-82). As esculturas são bem sinalizadas. Imperdível! Entrada gratuita.

Museu Felicia Leirner - Campos do Jordao
Museu Felicia Leirner - Campos do Jordao
Museu Felicia Leirner - Campos do Jordao
Museu Felicia Leirner - Campos do Jordao

Não deixe de ir até o topo para contemplar a bela paisagem com a Pedra do Baú ao fundo.

Museu Felicia Leirner - Campos do Jordao

Em harmonia com o museu fica o Auditório Cláudio Santoro, inaugurado em 1979 e com nome em homenagem ao incrível músico brasileiro Cláudio Santoro. Com atrações durante o ano inteiro (veja a programação no site) e capacidade para mais de 800 pessoas, é imperdível assistir a um concerto se estiver na cidade durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão. O custo das apresentações não é alto e a qualidade é excelente!

Auditorio Claudio Santoro - Campos do Jordao
Auditório Cláudio Santoro
Festival de Inverno - Auditorio Claudio Santoro - Campos do Jordao
Apresentação no Festival de Inverno

Com o espírito renovado após esse agradável passeio, retorne pela mesma rua e siga as placas em direção ao Mirante da Vila Natal. A estrada é agradável, com belíssimas casas e árvores em ambos os lados até a chegada ao mirante. Infelizmente, assim como o do Itapeva, a estrutura é precária, mas a vista é maravilhosa.

Mirante da Vila Natal - Campos do Jordao

No retorno, também pela mesma estrada, à sua direita estará o Empório Baronesa (Av. Alto da Boa Vista, 3025). Antigamente funcionava um excelente bistrô com bela vista para a Pedra do Baú e era possível uma visitação à plantação. No entanto, os proprietários encerraram esta atividade e mantiveram apenas o delicioso empório, com geleias e conservas maravilhosas produzidas na própria fazenda anexa construída na década de 1940. Mesmo que não vá comprar, não deixe de provar!

Emporio Baronesa - Campos do Jordao
Emporio Baronesa - Campos do Jordao

Antes de seguir na direção do Horto Florestal, aproveite para uma parada na Fábrica de Chocolates Araucária (Av. Amadeu Carletti Junior, 255). Fundada em 1991, neste local é possível acompanhar o processo de fabricação do chocolate, visitar um pequeno museu que conta a história do chocolate e comprar muitas delícias, é claro! Entrada gratuita.

Fabrica de Chocolates Araucaria - Campos do Jordao
Fabrica de Chocolates Araucaria - Campos do Jordao

Se não tiver visitado o Morro do Elefante no dia anterior, este é o momento. No caminho para o Horto Florestal, à esquerda (bem sinalizado) estará a subida para o mirante. Se estiver com fome, recomendamos uma costela no bafo ao ar livre no Country House, pouco antes da entrada para o Horto.

Country House - Campos do Jordao

O Horto Florestal é um imenso parque com inúmeras trilhas de diferentes níveis de dificuldade e, portanto, pode-se passar o dia inteiro em meio a caminhadas e passeios. Mesmo que não seja o seu intuito, vale a visita, pois há uma área central de fácil acesso com café, algumas lojas e área para piquenique em meio às araucárias. Entrada paga.

Horto Florestal - Campos do Jordao
Área Social
Horto Florestal - Campos do Jordao
Mirantes
Horto Florestal - Campos do Jordao
Bosques
Horto Florestal - Campos do Jordao
Cachoeiras

Dependendo do horário que terminar o passeio, aproveite para uma volta no Capivari antes de jantar. Se desejar jantar fora do centrinho com sofisticação, algumas sugestões são o delicioso Ludwig (Rua Aristides de Souza Mello, 50) com destaque para as carnes de caça, o fondue e a truta, o italiano Arte da Pizza (Av. Frei Orestes Girardi, 3549) no Grande Hotel, o francês Le Foyer (Rua Cantídio Pereira de Castro, 100) e o vegetarino Sans Souci (Rua Isabel Cury Paula, 20). Caso contrário, no Capivari existem dezenas de opções para todos os bolsos, além de ser extremamente agradável. Algumas sugestões de restaurantes mais premiados são o Confraria do Sabor (Av. Dr. Vítor Godinho, 191) e o próprio Libertango já mencionado no dia 1.

DIA 3: Cervejaria Baden Baden, Jardins Amantykir, Gruta dos Crioulos, Pedra do Baú

Caso parta nesse dia, provavelmente terá tempo apenas para as duas primeiras atrações. A Baden Baden conta com uma visitação (sugerimos agendamento prévio no site) à sua Cervejaria (Avenida Matheus Costa Pinto, 1653) para degustação e uma breve explicação sobre o processo de fabricação da cerveja. Já fomos em várias fábricas de cerveja e esse tour é bem simples, rápido e objetivo. A visita não é gratuita.

Cervejaria Baden Baden - Campos do Jordao
Cervejaria Baden Baden - Campos do Jordao

Aproveite o final da manhã para visitar o Parque Amantikir (Rodovia Campos do Jordão, 215). Criado em 2007, reúne mais de 25 jardins com mais de 700 espécies de plantas distribuídas em 60 mil metros quadrados. Lindíssimo! Entrada paga.

Parque Amantikir - Campos do Jordao
Parque Amantikir - Campos do Jordao
Parque Amantikir - Campos do Jordao
Parque Amantikir - Campos do Jordao
Parque Amantikir - Campos do Jordao
Parque Amantikir - Campos do Jordao
Vista do vale a partir do Amantikir

Se estiver hospedado apenas pelos dois dias, seu roteiro acabará aqui, pois estará próximo ao horário de almoço e retorno. Caso contrário, nossa sugestão é fazer um breve lanche e seguir para a bem sinalizada e encantadora Pedra do Baú. No entanto, vale ressaltar que está situada a 21km de distância, no município de São Bento do Sapucaí, e o final da estrada é de terra batida. Portanto, não esqueça de confirmar no hotel as condições da estrada que são influenciadas pelas chuvas.

No caminho, você passará pela Gruta dos Crioulos, que, segundo a história, abrigava os escravos que fugiam das fazendas da região. O acesso é ruim e mal conservado. Não recomendamos. Entrada gratuita.

Gruta dos Crioulos - Campos do Jordao

Com quase 2 mil metros de altitude, 340 metros de altura e 540 metros de comprimento, a Pedra do Baú em si é alcançada apenas por uma trilha difícil e íngrime, sendo recomendado ir com um guia. Contudo, a estrada termina em uma curta trilha no pé da pedra com uma paisagem encantadora no entorno! Entrada gratuita.

Pedra do Bau - Campos do Jordao
Pedra do Bau - Campos do Jordao
Pedra do Bau - Campos do Jordao

DIA 4 e 5: Retorno ao Capivari, Passeio de bicicleta, Tarundu, Bosque do Silêncio

Deixamos o quarto e quinto dias para aproveitar com calma o Capivari e a cidade. Que tal sentar em um café, chocolateria ou na Baden Baden e não perceber a hora passar? Ou então, entrar nas centenas de lojinhas para comprar um souvenir? Ou, ainda, um passeio de bicicleta ou bonde pelas ruas e atrativos da cidade?

Uma possibilidade excelente para os amantes do ecoturismo é fazer trilhas e arborismo em um dos centros de lazer, como o Bosque do Silêncio (Av. Roberto Simonsen – para todas as idades com entrada gratuita, pagando-se apenas pelas atividades de arborismo), o Tarundu (Av. José Antônio Manso, 1515 – com mais de 30 atividades para todas as faixas etárias, paga-se pelo ingresso e pelas atividades realizadas), o Parque Floresta Encantada (R. Arandi, 270 – ótima opção para crianças) ou o próprio Horto Florestal.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 35 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

46 Resultados

  1. Fernando Pinheiro disse:

    Muito boa as explicações, mas peço que me informe se tem nomes de guias para contratação em Campos do Jordão?

  2. Gizele Brito disse:

    Amei esse roteiro. Vou esá-lo na minha viagem com meu esposo.
    Obrigada!

  3. Bruna disse:

    Adorei as dicas! Muito legal para ser ter uma ideia do que fazer em cada dia de passeio.

  4. Viviane disse:

    O seu roteiro foi um dos melhores que vi, pois coloca o deslocamento de carro desde a chegada (o que facilita muito)… Parabéns pelo carinho em explicar tão detalhadamente os trajetos. 🙂

    Tenho uma dúvida… Vamos pegar um carro alugado no aeroporto de Guarulhos… Qual o melhor trajeto para ir de lá até Campos do Jordão por volta das 10h? Quantos pedágios (e valores) que pegaríamos nesse trajeto?

  5. Ricardo Ramos disse:

    Adorei as dicas, muito completas e variadas. Vou a Campos do Jordão nessae vou semana com minha família e vou usar seu roteiro como base da minha viagem. Muito obrigado.

  6. NATHALIA disse:

    Olá, muito obrigadaa pelas dicas. Você foi sensasional.
    Se vc tiver salvo esse roteiro e indicações, consegue mandar no meu e-mail?
    nao consigo imprimir desta página.. Por gentileza.
    Vou a Campos, com meu esposo, na proxima semana
    obrigada e abraços!

    • Boa tarde Nathalia.
      Ficamos felizes que tenha gostado do roteiro e das dicas. No entanto, infelizmente já tivemos muitos problemas com reprodução não autorizada do nosso conteúdo e, por isso, implementamos algumas medidas de proteção que impedem a impressão do conteúdo, que pode ser facilmente acessado pelo smartphone via 4G ou Wi-Fi.
      Qualquer outra questão seguimos à disposição.

  7. luis disse:

    ola, queria saber se ja foi pra la no Natal… tem programação especial? onde sugere a ceia?
    grata

    • Boa noite Luis.
      Nunca estivemos no período específico do Natal, apenas em janeiro.
      No entanto, podemos afirmar que a cidade fica toda enfeitada e existem atrações durante o período.
      Quanto à ceia, não poderíamos indicar nenhum restaurante específico, por nunca termos vivenciado o evento, mas possivelmente os restaurantes que indicamos oferecem boas opções.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  8. Luis disse:

    Ok muito obrigado pelas dicas, anotamos tudinho… na volta conto como foi rsrs
    valeu!!!

    • Somos nós que agradecemos pelo feedback.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

    • Margareth Branco disse:

      Nossa que roteiro maravilhoso! Vamos em novembro. Faremos o tuor da Baden Baden às 16 horas no dia da chegada, depois ficaremos na Vila Capivari mesmo. Como costuma ser o tempo em novembro? Estou com dúvidas do que levar?

      • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

        Olá Margareth.
        Ficamos muito felizes que tenha gostado e temos a certeza de que irão adorar.
        Capivari é uma gracinha para passear…
        Quanto ao tempo, novembro é um mês com temperaturas agradáveis durante o dia e friozinho à noite, oscilando entre 10 e 15°, então é uma mala mais chata de arrumar, hehe – roupas leves de dia, calças compridas e casaco para final do dia/à noite. Não é raro chover, mas não é comum como no verão.
        Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  9. Luis disse:

    estou com uma duvida.. não sei se a organização dos passeios que fiz é adequada.. rs

    Sábado : chegaremos em campos apos o almoço
    Deixar bagagem na pousada e andar pela vila

    Noite : jantar pizza arte da pizza ou tratoria
    21:00 parada de natal no capivari

    Domingo:

    Manhã : museu felicia e horto florestal
    Almoço : no restaurante dona chica horto florestal
    Tarde: palacio do governador e mosteiro 17:45 canto gregoriano
    Noite: fondue la galia

    Segunda:
    Manhã : bosque do silêncio e morro do elefante
    Almoço :bigorna perto do morro do elefente
    Tarde : passar no empório baronesa ( preciso estar na pousada as 18 horas)

    Noite:missa de natal igreja são Bento
    Jantar: ve o q estiver aberto no capivari

    Terça : apos o cafe da manhã pe na estrada .

    Acha viável?

    • Olá Luis.
      Achamos ótimo, mas por questões de proximidade, faríamos as seguintes modificações:
      – Domingo: Horto (manhã) e museu e palácio à tarde (são praticamente um do lado do outro – apenas conferir o horário de funcionamento durante o Natal do palácio) e, na volta, passagem pelo mosteiro para os cantos.

      Com certeza será uma viagem encantadora!
      Aproveitamos para desejar um Feliz Ano Novo e um 2019 repleto de muita paz e alegria.

  10. ANDRE BRAIDO disse:

    Excelente essas Dicas. Adoro Campos, já estive umas 5 vezes lá, e quero voltar. Lugar magico para ir a dois, muito romantico. Sempre me hospedo na Pousada Recanto dos Sonhos. gosto muito de lá.

  11. Daniele Caroline Santos disse:

    Sou baiana, casada, 41 anos, mesmo detestando o frio sou louca para conhecer Campos do Jordão, gostaria de acordar numa pousada que tivesse uma varanda de frente para uma vista linda para tomar cafe, amo a natureza, apaixonada por fotos, não precisa ser de luxo. Gostaria de indicações de transfer, sairei de Salvador, pousadas baratas, proximas do centro, restaurantes legais etc… obrigada.

    • Olá Daniele, temos a certeza de que irá adorar Campos do Jordão.
      Nossas principais recomendações de pousadas e restaurantes estão disponíveis nesse post.
      Sugerimos que aluguem um carro no aeroporto de destino (São Paulo?) para terem flexibilidade em Campos do Jordão.
      No entanto, caso deseje algo personalizado, é só nos informar através do email que enviamos agora ou através do formulário de Roteiros Personalizados.
      Desde já desejamos uma ótima viagem.

  12. Paula Dib disse:

    Olá! Sou Paula, turismóloga, natural de Campos do Jordão. Parabéns aos criadores do ROTEIROS INESQUECIVEIS.

  13. Paula disse:

    Sejam sempre bem vindos!!!!

  14. Terezinha disse:

    Gostei das dicas .Por favor equipe me ajuda, quero saber se ainda tem o passeio de TELEFÉRICO ? Estarei indo em MAIO pra Campos doJordao, que roupa levar, é muito frio nessa época?

    • Olá Terezinha, obrigado!
      Ficamos felizes que tenha gostado das dicas.
      O teleférico está funcionando normalmente.
      Quanto às roupas, a temperatura nesta época é uma delícia: em torno dos 20°C durante o dia e 13° no período noturno, ou seja, calças compridas e casacos são necessários, mas não pegará nenhum frio intenso, apenas o suficiente para tornar o jantar ainda mais gostoso.
      Qualquer dúvida estamos à disposição e, desde já, uma ótima viagem.

  15. Marcel disse:

    Parabéns pelo roteiro, foi o melhor que encontrei.

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Marcel, ficamos felizes que tenha gostado e agradecemos pelo feedback.

  16. Adeanis Lina disse:

    Olá, Irei a Campos do Jordão, chegarei na noite do dia 11 de Agosto e ficarei até o Almoço do dia 14, Gostaria que me indicassem um roteiro legal de Restaurantes, e um roteiro não muito extenso para os dias somente dos principais e imperdíveis lugares a se conhecer por lá, sou do Tocantins e acostumada com muito calor, quais as dicas para vestuários nessa época? Desde já agradeço.

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Adeanis,
      Para essa época do ano recomendamos casacos e roupas para frio intenso, com possibilidade de temperaturas próximas a zero grau, mesmo durante o dia.
      Quanto aos restaurantes e atrações, listamos diversas opções e as fundamentais dependem do gosto e estilo de vocês.
      Conte-nos um pouco mais de vocês e do que priorizam que talvez possamos selecionar o que julgamos o mais fundamental nesse curto período.
      Desde já desejamos uma ótima viagem.

  17. MARIA RITA DE JESUS BARBOSA disse:

    Muito interessante e bem detalhado o roteiro.
    Obrigada.

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Ola Maria Rita.
      Ficamos felizes que tenha gostado.
      Qualquer dúvida estamos sempre à disposição.

  18. geordany disse:

    Olá, vamos em CJ dia 27 e ficaremos ate o dia 30/12/2021
    Queremos conhecer…
    1. Bosque do silencio
    2. Palacio Boa Vista
    3. Amantikir
    4. Horto
    5. Passeio bondinho
    6. Teleferico e morro do elefante
    7. Museu fekicia
    8. Pedra do Bau
    9. Tour na baden baden
    10. Vista chinesa

    Estamos indo a primeira vez… Pode nos ajudar a montar o roteiro?

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá geordany.
      Vocês vâo amar a cidade!
      Os pontos selecionados foram excelentes e quase todos temos uma descrição no site de como é o passeio e nossa opinião de distribuição.
      Claro que podemos auxiliá-los na melhor distribuição dos pontos. Vocês já pensaram em um rascunho para que possamos dar as sugestões?
      Ficamos no aguardo.

  19. MARCUS disse:

    Boa tarde! por gentileza, chegaremos (minha esposa e eu) ao município de Campos do Jordão no dia 18/02, às 08h00 com partida prevista para o dia 21/02, às 18h00. Elaborei um roteiro de 04 dias e gostaria que vocês fizessem a gentileza de avaliar e fazer as modificações que julgarem necessárias. Desde já, muitíssimo obrigado e parabéns pelo trabalho de vocês!

    1º dia 18/02 (sexta-feira)

    VILA CAPIVARI
    – GALERIA VILA CAPIVARI
    – PASSARELA DE GUARDA-CHUVAS
    – PAREDE DE GUARDA CHUVAS
    – ESTAÇÃO EMÍLIO RIBAS E TRILHOS DO TREM
    – CABINE TELEFÔNICA DE LONDRES 01
    – ASA DE ANJO
    – CABINE TELEFONICA DE LONDRES 02 – WAN BRASIL
    – FONTE DOS DESEJOS WAN
    BANCO DE PRAÇA COM PAPEL DE PAREDE PLÁTANOS
    – LETREIRO EU ♥ CAMPOS DO JORDÃO
    – TORRE EIFFEL – PÁTIO PARIS
    PÁTIO DAS BICICLETAS
    PARQUE CAPIVARI
    PEDALINHO NAVIO
    RODA GIGANTE
    LETREIRO CAMPOS DO JORDÃO DENTRO DO PARQUE
    TELEFÉRICO
    MORRO DO ELEFANTE
    PARQUE DOS ELEFANTES
    BAR DE GELO

    2º dia 19/02 (sábado)

    TORUNDU
    FAZENDINHA TORIBA
    AMANTIKIR
    MIRANTE LAJEADO GRATUITO
    PARQUE DA CERVEJA
    MIRANTE TORIBA
    ESTAÇÃO TORIBA

    3º dia 20/02 (domingo)

    BOSQUE DO SILÊNCIO
    DUCHA DE PRATA
    PARQUE FLORESTA ENCANTADA
    MIRANTE HOME GREEN HOME / 03 HOTÉIS GIGANTES
    *PICO DO ITAPEVA
    FAZENDA PRANA

    4º dia 21/02 (segunda-feira)

    CERVEJARIA CARAS DE MALTE
    BORBOLETÁRIO
    HORTO FLORESTAL / PARQUE CAMPOS DO JORDÃO
    AVENTURA NO RANCHO
    RESTAURANTE KROKODILLO

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Marcus, tudo bem? Roteiros detalhados como o seu envolvem particularidades sobre aquilo que o grupo da viagem gosta mais ou menos e, portanto, é difícil pontuar se algo fundamental ficou de fora ou vice-versa com apenas estas informações.

      Pelo tipo de atrações, me parece que estarão acompanhados de crianças/adolescentes. Caso seja isso mesmo, acreditamos que as atrações estão adequadas, pertinentes e extremamente atualizado com as mais recentes atrações. Contudo, como muitas são parques, o tempo em cada um deles é extremamente dependente do perfil dos viajantes, podendo ficar justo se gostarem bastante e desejarem permanecer mais tempo. Para a “visita-padrão” acreditamos que não terão problemas com as atrações em cada dia.

      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  20. Sonia Souza disse:

    Estou emocionada com tudo de bom no seu roteiro, eu nuca vi nem li, alguém fazer a exposição do roteiro de um lugar tão bem quanto Você fez para Campos do Jordão, sempre quis fazer esse passeio , como viajo sozinha tenho que fazer escolhas. Muitíssimo obrigada, agora estou mais segura para esse passeio. As referências das ruas com ladeiras foi ponto de ouro na sua informação, oh glória hahaha.
    Vou acompanhar você nos seus roteiro. Além de ótima fotografa.