A charmosa e antiga Stavanger, base para a incrível Pulpit Rock
Conforme explicado no post sobre a Noruega e dos Fiordes, Stavanger, a terceira maior cidade do país com aproximadamente 150 mil habitantes, foi um dos destinos que visitamos durante a viagem pela Escandinávia. O norueguês é o idioma oficial, embora a maioria da população fale inglês.
Com relato de ocupações que datam mais de 10 mil anos, a cidade foi fundada apenas em 1125 sob forte influência da Igreja Católica – sua fundação coincide com a conclusão da catedral. No entanto, perdeu espaço no século XVI com a Reforma Protestante até que a pesca deu um novo ar à cidade, com grande expansão nos séculos XVIII e XIX, renovada no século XX com a indústria do petróleo, principal atividade econômica até os dias atuais. É considerada importante centro comercial da Noruega, além de desfrutar de baixíssimas taxas de desemprego, alta qualidade das instituições de ensino e um dos maiores custos de vida da Europa.
Veja nosso guia para a cidade:
Qual a melhor época para ir em Stavanger?
É uma cidade com clima oceânico, temperatura média baixa no inverno (abaixo de zero grau), poucas horas de sol e grande chance de neve, além de não ser possível a visita à Pulpit Rock. Portanto, programe-se para ir entre maio e início de setembro, sobretudo junho a agosto, quando as temperaturas são amenas (entre 6ºC e 15ºC em maio e setembro e 9ºC e 18ºC entre junho e agosto) e os dias bem longos. Visitamos em maio de 2017, quando aproveitamos um longo e lindo dia.
Quanto tempo ficar em Stavanger?
A cidade é a principal porta de entrada e base para visitar a famosa Pulpit Rock (Preikestolen em norueguês). Por isso, recomendamos pelo menos um dia inteiro para conhecê-la pela manhã, com o final da tarde livre para visitar o compacto centro histórico.
Como chegar em Stavanger?
Existem quatro opções principais:
- Avião: uma boa opção para economizar tempo no deslocamento interno. O aeroporto está localizado a 14 km do centro histórico e conta com uma linha expressa de ônibus executivo para o translado (Airport Express Coach).
- Barco: uma alternativa diferente e confortável para os viajantes que vêm da Dinamarca ou de Bergen. Como o porto fica distante do centro histórico (16 km), sugerimos adquirir o translado oferecido pela própria empresa (Fjordline) que faz a viagem. Foi o que fizemos quando partimos para Bergen.
- Carro: excelente opção se deseja conhecer as paisagens do interior da Noruega, mas vale ressaltar que o deslocamento nessa região implica algumas balsas e estradas com limites de velocidade mais baixos que o habitual e, portanto, exige mais tempo disponível.
- Trem: pode ser uma alternativa dependendo da sua origem, mas não é a mais recomendada.
Veja dicas de como comprar, economizar e se deslocar de trem na Europa em nosso post “Como viajar de trem na Europa“.
Onde ficar em Stavanger?
Se estiver chegando e/ou saindo da cidade de barco ou avião, a região próxima à estação de ônibus no centro é uma ótima alternativa para hospedagem, permitindo realizar o deslocamento a pé pela cidade, além de facilitar e baratear a chegada e partida através dos ônibus executivos. Justamente por isso, escolhemos o Scandic Park, pertencente à uma ótima rede hoteleira escandinava. Os quartos são novos, limpos e confortáveis e o café da manhã é excelente. É uma ótima rede, considerando os altos preços para hospedagem na Escandinávia.
A cidade possui diversos hotéis (veja todos aqui). Outras sugestões na região são Radisson Blu Atlantic Hotel, Radisson Blu Royal Hotel, Clarion Hotel, Comfort Hotel Square e Thon Hotel Maritim. Um pouco mais distante da estação recomendamos Thon Hotel e Scandic City.
O que fazer? Roteiro!
Montamos um roteiro de um dia inteiro, considerando a chegada no dia anterior e a partida no dia seguinte, o que permite a visita à Pulpit Rock (Preikestolen) na manhã e ao centro no final da tarde. Após o maravilhoso passeio, aproveite o resto do dia para conhecer o pequeno, mas agradável, centro histórico de Stavanger. Bem próximo ao porto central está o Norsk Oljemuseum (ou Museu do Petróleo).
Vire à esquerda na Kjeringholmssmauet e siga até a Øvre Holmegate, uma rua de pedestres com casas coloridas e repleta de bares e restaurantes, conhecida como a Notting Hill de Stavanger.
Continue mais adiante e vire novamente à esquerda para subir a pequena colina para uma bela vista da cidade e da Valbergjet, torre de observação construída em meados do século XIX para os guardas da cidade. Funciona atualmente como museu e ponto de observação da cidade!
Atrás está a Skagenkaien que forma uma pequena baía onde estão mais algumas opções de bares e restaurantes em coloridas casas típicas, com o Fisketorget (ou Mercado de Peixes) em uma das pontas, bem ao lado do Museu Marítimo de Stavanger.
Bem atrás está a Gamle Stavanger (ou cidade velha), com inúmeras casas erguidas nos séculos XVIII e XIX e perfeitamente conservadas.
Retorne ao Mercado de Peixes para conhecer o agradável Byparken, um parque com um imenso lago no centro, bem ao lado da Katedralskole (ou Catedral de Stavanger). Considerada a mais antiga da Noruega, teve sua construção iniciada por volta dos anos 1100 em estilo romanesco, sendo posteriormente modificada para gótico após o incêndio de 1272. No século XIX passou por um remodelamento, perdendo parte de seu estilo medieval.
Feche o dia com um bom jantar nas inúmeras opções da cidade e recupere as energias do longo e cansativo dia. Experimentamos (e amamos!) o excelente Bevaremegvel (Skagen 12). Pedimos de entrada bolinhos de caranguejo e tartar de carne, seguido de truta com batatas, beterraba e salada e bacalhau com legumes, purê de batatas e ovas de peixe. Cabe lembrar que a truta norueguesa parece um salmão e o bacalhau servido na Noruega é fresco e, portanto, totalmente diferente do brasileiro! Não deixe de experimentar.
De sobremesa fomos em uma delicatessen (Deli de Luca) para provar a nhá benta norueguesa. Estava gostosa, mas nada de muito diferente da que comemos no Brasil.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
Que delícia de viagem! Destino diferente para fugir um pouco do óbvio… Adorei o roteiro e já sei a quem recorrer quando estiver programando minha viagem para Stavanger! Ponto para culinária também – gostei muito da apresentação dos pratos, parecem gostosos!
Muito obrigado Anna Claudia.
Você não vai se arrepender em dar uma passada em Stavanger, muito mais do que uma parada para a Pulpit Rock.
Se tiver qualquer dúvida, não hesite em nos contactar.
Olha que surpresa esse roteiro, eu jamais pensaria em visitar a cidade, mas lendo o relato já fiquei encantada! E carambaa como os pratos parecem ser apetitosos, tudo é tãoo charmoso (tirando o friooo claro hahahaha). Ameiiii demais! Parabenss pelo post!!
Muito obrigado Renata.
Ficamos também muito surpresos, pois inicialmente Stavanger seria apenas um ponto de partida para a Pulpit, mas a cidade é uma graça.
Excelente post, com roteiro passo-a-passo para ajudar quem pretende se aventurar por Stavanger. E que bela surpresa essa charmosa cidade norueguesa. Gosto muito de ler sobre destinos que nunca tinha ouvido falar, pois despertam meu interesse para novas viagens!
Muito obrigado Suzy, ficamos felizes que nosso post tenha despertado esse interesse.
Stavenger com certeza foi uma surpresa formidável para nós também.
Que fofinha essa cidade!! Confesso que me planejava só pra Oslo, mas agora já vou copiar seu roteiro hahaha.
Dizem que tudo é muito caro na Escandinávia, é verdade?
Não vai se arrepender Glaucia! Pode ter certeza de que Stavanger será uma agradável parada.
Quanto ao custo, é bem mais elevado do que no resto da Europa, sobretudo na Noruega!
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Noruega é um lugar que quero visitar, e gostei dessa cidade, inclusive das comidas, pelo menos de vista hahahaha! Só vai precisar um pouco de planejamento financeiro, pois, pelo visto, é caro. Mas compensa! Massa, excelente o post.
Muito obrigado Igor e, embora caro, vale o passeio e o investimento!
eu apenas ADORO os roteiros de vocês!!! São bem completos e cheio de detalhes importantes, e sobre lugares que nunca me passaram pela cabeça visitar, ai eu leio os posts e fico babando, e adicionando novas cidades à minha wishlist kkkk amei conhecer Stavanger com voces
Oi Thayz, muito obrigado! Ficamos muito felizes que tenha gostado.
A nossa ideia é justamente despertar esse interesse.
Já tenho certa a minha visita à Pulpit Rock quando for à Noruega, mas não tinha ideia de que Stanvanger era tão charmosinho! O país e seus fiordes ainda é um sonho pra mim.
Não vai se arrepender de usar Stavanger não apenas como base, mas como destino.
Os fiordes são, de fato, um destino imperdível para visitar.
Stanvanger parece ser mto charmosinha! Vale a pena passar mais de uma dia, tipo dormir na cidade?
Oi Livia, com certeza é uma graça. No entanto, a cidade é bem pequenina, então um dia é suficiente, mas como o passeio para a Pulpit Rock demora pelo menos meio dia, é muito difícil não pernoitar na cidade.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Eu estou achando bem interessante os seus roteiros pela Noruega e, intrigante também, devido ao frio que percorre por lá. Eu conheço amigos brasileiros que já foram para a Noruega e Suécia para fazer mestrado e doutorado, mas você é a primeira pessoa que foi para turistar.
Aproveitei e pesquisei no Google o turismo nessa região, ainda pouca explorada pelo turismo brasileiro em geral. Parabéns pela iniciativa de desbravar territórios pouco falados pelos latinos.
Muito obrigado Danielle!
Gostamos muito de viagens também um pouco fora do convencional, desbravando locais diferentes e menos turísticos.
Ficamos felizes que tenha gostado!
Já tinha visto imagens e lido um pouco sobre a Noruega, mas essa Cidade foi a mais fofa até agora. O museu marítimo parece cena de filme e quanto coisa boa vocês comeram por lá hein?
Olá Aline, obrigado pelo feedback.
Que bom que gostou. Stavanger foi, de fato, uma excepcional surpresa!
OLá! Excelentes dicas! Gratidão!
Eu gostaria de entender como foi todo o roteiro. Onde posso visualizá-lo?
Abraços
Olá Marcela, muito obrigado!
Ficamos felizes que tenha gostado.
Nosso roteiro completo/sugestão está nesta página: https://www.roteirosinesqueciveis.com/roteiro-fiordes-da-noruega/
Qualquer dúvida seguimos à disposição.