Londres: Um dia em Westminster

Conforme explicado no post sobre Londres, nossa sugestão é dedicar o primeiro dia à região de Westminster, uma das áreas com maior concentração de atrações turísticas da cidade.

Comece o passeio na Victoria Station e siga pela Victoria St até a Westminster Cathedral. Embora não faça parte da notável lista de atrações londrinas, essa catedral católica do início do século XX possui um estilo peculiar e lindo de construção – neo-bizantino -, que lembra muito alguns templos do leste europeu.

Westminster Cathedral - Londres - Inglaterra
Catedral de Westminster
Westminster Cathedral - Londres - Inglaterra
Catedral de Westminster – Interior

Suba a Palace St até o Buckingham Palace (Palácio de Buckingham), residência e sede administrativa da monarquia britânica. Originalmente propriedade do Duque de Buckingham, foi comprado em 1761 pelo rei George III, com posterior expansão durante o século XIX, tornando-se casa da monarquia em 1837 na ascensão da rainha Victoria. Infelizmente a visita aos aposentos do palácio está aberta apenas durante o verão, quando não estão sendo utilizados pela família real (confira o período no site oficial).

Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra
Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra

Bem em frente está o Victoria Memorial, um pequeno jardim com uma estátua de mármore no centro construído em homenagem à rainha Victoria.

Queen Victoria - Londres - Inglaterra

A Troca da Guarda é um evento que acontece não apenas no Palácio de Buckingham, mas é onde tem maior notoriedade e história. A cerimônia consiste na troca da guarda do palácio, sob supervisão do líder do batalhão. Particularmente, achamos um pouco longa (próximo a 1 hora), além de ficar muito lotada, mesmo em baixa temporada, e com um horário que atrapalha um pouco o turismo (a partir de 11h). No entanto, tem grande importância histórica e, por isso, vale ser vista! O calendário depende do período do ano, das condições climáticas e de eventos oficiais na cidade (confira no site oficial).

Troca da Guarda - Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra
Troca da Guarda - Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra
Troca da Guarda - Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra

Nas redondezas do palácio ficam dois agradáveis e floridos parques, o St. James Park e o Green Park. A caminhada certamente compensa, sobretudo enquanto aguarda o horário para a Troca da Guarda.

St James Park - Londres - Inglaterra
St James Park
St James Park - Londres - Inglaterra
St James Park
Green Park - Londres - Inglaterra
Green Park

Na saída do James Park, siga pela Birdcage Walk e contemple uma bela vista do famoso Big Ben e uma das fotos mais clássicas da cidade, reunindo dois cartões postais!

Big Ben - Londres - Inglaterra
Big Ben - Londres - Inglaterra

Poucos passos adiante está a Parliament Square Garden, que reúne estátuas de importantes figuras não apenas inglesas, mas de grande papel na história mundial, como GandhiMandela. É um verdadeiro museu a céu aberto!

Westminster - Londres - Inglaterra
Estátua de Mandela

No lado oposto está o Palace of Westminster, mais conhecido como Parlamento, pois é o local de encontro entre os membros eleitos da House of Common e os indicados da House of Lords. Concluído em 1016, foi reconstruído em 1840 após um incêndio destruí-lo. Duas torres se destacam: a Victoria Tower, a mais alta, e a Elizabeth Tower, originalmente chamada de Clock Tower (Torre do Relógio) e mundialmente consagrada como Big Ben. No entanto, Big Ben é apenas uma referência ao mais pesado de seus cinco sinos! É possível visitar o interior do Parlamento em seu período de recesso (veja quando no site oficial) e é recomendável reservar com antecedência.

Big Ben - Londres - Inglaterra
Parliament Square Garden com o Parlamento ao fundo
Victoria Tower - Londres - Inglaterra
Victoria Tower
Big Ben - Londres - Inglaterra
Elizabeth Tower, mais conhecida como Big Ben

Ao lado do Parlamento está a Westminster Abbey. Fundada em 960, sua estrutura inicial seguiu um estilo romanesco, modificado para gótico, a partir do século XIII, com a construção da abadia como conhecemos hoje. Sua importância é histórica, sobretudo para a monarquia britânica, pois recebeu todas as coroações desde a de William The Conqueror em 1066, mais de 15 casamentos reais e sepultamento de vários membros da família real, da igreja e da aristocracia britânica. A visita é imperdível! No entanto, assim como nas demais atrações, não deixe de conferir o horário de visitação com antecedência no site oficial, pois sofre interferências com eventos externos.

Westminster Abbey - Londres - Inglaterra
Westminster Abbey durante o dia
Westminster Abbey - Londres - Inglaterra
A bela iluminação noturna
Westminster Abbey - Londres - Inglaterra
Lateral da Westminster Abbey
Westminster Abbey - Londres - Inglaterra
Jardins internos

Cruze o rio Tâmisa pela famosa Westminster Bridge, uma bela ponte arqueada de 1862. A vista do Big Ben é um dos cartões-postais da cidade.

Westminster Bridge - Londres - Inglaterra
Parlamento da Westminster Bridge
Big Ben - Londres - Inglaterra
Parlamento com Westminster Bridge à direita

Termine o dia na London Eye, a enorme roda gigante inaugurada no ano de 2000. Com 135 metros de altura, garante uma bela vista da cidade. Recomendamos subir no entardecer para apreciar o pôr do sol na subida e o acender das luzes na descida. O passeio completo dura cerca de 30 minutos e é fundamental a compra do ingresso com antecedência. Se estiver com tempo sobrando, duas sugestões são o London Aquarium e o London Dungeon, ao lado da London Eye.

London Eye - Londres - Inglaterra
London Eye vista da Westminster Bridge
London Eye - Londres - Inglaterra
Crepúsculo
London Eye - Londres - Inglaterra
Parlamento iluminado

Jantamos em um agradável e saboroso italiano bem próximo ao hotel chamado UNo (1 Denbigh Street), antes de retornamos para descansarmos, pois o dia seguinte seria cheio com o roteiro pela Oxford e Regent St, Piccadilly, Trafalgar Sq, Chinatown, Covent Garden, British Museum e National Gallery.

Dica: Um casal nos indicou um fotógrafo em LondresVictor Guidini – que oferece ensaios fotográficos para turistas que desejam registrar sua viagem. Achamos bem legal o trabalho do Victor!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 32 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Conteúdo Protegido!