Nova York: Onde comer?
“Onde comer em Nova York?” Essa é uma das principais perguntas dos viajantes. Apenas em Manhattan são alguns milhares de restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos. Para ilustrar a magnitude, são mais de 60 restaurantes com alguma estrela no Guia Michelin 2019, sendo 5 com três estrelas – no Brasil são apenas 15 restaurantes com 1 estrela e 3 restaurantes com 2 estrelas.
Dessa forma, seria impossível descrever todos ou mesmo os principais. Vamos, então, relatar o que e onde comemos ao longo da semana que passamos na cidade em junho de 2015 (para um roteiro das atrações, veja aqui). Se desejar uma extravagância maior, sugerimos o Eleven Madison Park ou o Le Bernardin, com três estrelas no Michelin 2019 e figurando, na lista de melhores do mundo!
A maior parte dos estabelecimentos possui um site com o menu e preço, o que auxilia na escolha. Não se esqueça que é preciso somar aproximadamente 9% de impostos e sobre o total deixar 20% de gorjeta, ou seja, pagamos quase 30% a mais no preço do cardápio! Outro ponto é a necessidade de reservas em alguns restaurantes e o site OpenTable ajuda muito! Funcionou perfeitamente, auxiliou na escolha do traje (alguns tem requisitos mínimos, sobretudo no jantar!), poupou filas e não custou nada!
Dizem que Nova York é a capital do mundo, o que se reflete na imensidão de escolhas dentre as várias cozinhas mundiais. Pensando nisso, visitamos algumas delas em nossas refeições e essa é a nossa principal dica!
Veja nosso guia de “Onde comer em Nova York”:
Balthazar
O Balthazar é um restaurante tipicamente francês – com filial em Londres – localizado no bairro do Soho, na 80 Spring St. De entrada pedimos uma torta de queijo de cabra com cebola e um risoto de ervilhas, camarões e mascarpone, seguido de um conft de pato com aspargos e um filé de peixe (Skate) e, de sobremesa, uma mousse de mascarpone e limão. Tudo estava ótimo, à altura dos bistrôs franceses! Imprescindível reservar!
Buddakan
O Buddakan é um restaurante de comida asiática contemporânea localizado no Chelsea Market (75 9th Ave). Fomos no meu aniversário e, sem dúvida alguma, foi o nosso preferido: o atendimento, o ambiente, a música, a comida… sublime! Também funciona no sistema shared meal. De entrada pedimos chili rock shrimp (camarão) e short rib and scallion pancakes (costela). Em seguida, black pepper beef (carne bovina), broken chili chicken e peking duck fried rice (arroz frito de pato). De sobremesa, almond bread pudding (de banana) e jasmine rice sorbet and pineapple (sorvete e mousse). Imprescindível reservar!
Carmines
Junto com o Red Lobster, Bubba Gump Shrimp e Oliver Garden, o Carmines é uma das opções para se comer bem por um preço razoável em uma região extremamente turística (Times Sq.). Fica no número 200 W 44th St. Os pratos são bem servidos com um sabor caseiro que lembra a massa da vovó. Pela localização e preço, todos ficam muito cheios e as filas podem ser inevitáveis! Existe a possibilidade de reservar. Fomos antes do musical do quinto dia e pedimos um spaghetti com almôndegas. Estava gostoso e a porção era enorme!
Cheesecake
O cheesecake – “bolo de queijo” na tradução literal – é uma das sobremesas mais típicas norte-americanas e, em especial, novaiorquinas. Não deixe de pedir em algum café ou restaurante! Um dos mais famosos é a do Juniors – o mais próximo é ao da lado da Times Square (Broadway com 45th St).
Eataly
O Eataly (aberto recentemente em São Paulo) é um grande mercado com produtos italianos e alguns restaurantes no interior, localizado em frente ao Madison Square Park no número 200 da 5th Ave. Durante a visita nesta região da cidade, optamos pela experiência típica italiana com duas massas no almoço do quarto dia – uma lasagna e um spaghetti. O preço foi barato se comparado aos demais restaurantes e estava à altura de uma cantina italiana.
Hambúrguer – Five Guys
Um lanche (dependendo até refeição!) imperdível em Nova York é ir em uma das tradicionais lanchonetes que vendem hambúrgueres. Existem as sofisticadas e elaboradas, mas a experiência típica e autêntica é ir nas mais simples como Five Guys ou Shake Shack. Outras opções são P.J. Clarkes e Prime Burger. Optamos pela primeira pela proximidade de uma das filias do nosso hotel (43 W 55th St.), para um lanche antes do musical que assistimos no terceiro dia! Pedimos o completo com batatas fritas. Era o que dizia ser: um gostoso, gorduroso e autêntico hambúrguer!
Magnolia Bakery
Quem já assistiu a série Sex and the City, com certeza conhece os famosos cupcakes da Magnolia Bakery, que possui algumas filiais pela cidade e vale uma visita: a loja é super charmosa e os cupcakes são saborosos! Fomos no da 401 Bleecker St na manhã do quarto dia.
Nobu
Depois do musical, fomos no Nobu, um japonês andino (com um toque peruano!) no estilo shared meal (refeição compartilhada) do 40 W da 57th St. O ambiente escuro não permitiu boas fotos! O restaurante é super sofisticado, com um ambiente moderno. Não gostamos do atendimento. Pedimos alguns sashimis variados de entrada, o new style sashimi e beef toban yaki. De sobremesa, o Bento Box (à base de chocolate) foi o recomendado por amigos. Achamos caro pela qualidade. Imprescindível reservar!
Ruth’s Chris
O Thiago já tinha ido há quase 20 anos em outra filial da costa oeste com os pais e resolvemos repetir. O Ruth’s Chris (148 W 51st St.) é uma tradicional e autêntica steakhouse americana, que preserva a característica de uma carne com exterior tostado (sem estar queimada!) e interior vermelhinho (sem estar cru!). Fomos no sexto dia e pedimos Porterhouse e New York Strip acompanhados de aspargos, batatas gratinadas e batatas lyonnaise. Estava tudo soberbo! Recomendamos reservar.
Tao Uptown
Depois do cansativo dia em Washington (veja aqui) fomos nesse delicioso Tao Uptown, um tailandês, no 42 E da 58th St. Pedimos drinks acompanhados de tempura de aspargos e de feijão verde com alho de entrada, seguidos de dois pratos de camarão – Crispy Coconut Shrimp e Hong Kong XO Shrimp – com arroz de jasmin. De sobremesa dividimos o Crispy Fuji Apple Blossoms. Tudo delicioso e o tempero mais picante na medida certa. Vale reservar!
Vale reforçar que as opções de restaurantes são infinitas em Nova York. Portanto, não deixe de compartilhar abaixo outras experiências!
Nota: Conforme nossa política descrita na página de parceiros, nossas viagens e experiências gastronômicas são financiadas com recursos próprios, salvo se descrito claramente o contrário no conteúdo da publicação e, nestes casos, o pré-requisito é a liberdade no relato. Portanto, todas as opiniões são isentas de qualquer ganho direto ou indireto, garantindo transparência e veracidade da real experiência vivenciada.
Gostou das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!