Dicas e Roteiros de Viagem pela Bélgica

O Reino da Bélgica é um pequeno país no norte da Europa Ocidental, banhado pelo Mar do Norte, que faz fronteira com a França, Alemanha, Luxemburgo e ao sul Holanda, de onde já fez parte até sua independência em 1830. Junto à Holanda e Luxemburgo formou o chamado BeNeLux que posteriormente daria origem à União Europeia, cuja sede fica em Bruxelas. Dessa forma, sua moeda é o euro.

Mapa - Belgica
Fonte: WorldMapFinder

Possui uma população de pouco mais de 11 milhões de habitantes, sendo mais de 1,1 milhão em Bruxelas, sua capital. O clima é temperado com muita chuva ao longo do ano, verão ameno (média de 25ºC) e inverno frio (média de 5ºC). Assim como nos demais países da União Europeia, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros. Sua culinária é famosa pelos waffles – as panquecas belgas -, excepcionais chocolates, infinidade de cervejas (mais de mil!) dos mais variados tipos e pela invenção da batata frita. O fuso horário é de mais 4 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão.

Como alguns países europeus, existem três idiomas oficiais: flamengo (ou holandês belga), com predominância na Região dos Flandres (ao norte), o francês belga, ao sul na Região da Valônia, e o alemão, em uma pequena área na fronteira com a Alemanha. Não há grande dificuldade em se comunicar em inglês ou francês independente da região (claro que quanto menor a cidade, mais difícil poderá ser!).

Pela proximidade com França e Holanda, geralmente a visita a esse país ocorre dentro de outro roteiro e, portanto, o deslocamento pode ser de carro ou trem. Não existem voos diretos.

Tive a oportunidade de visitar a Bélgica em duas ocasiões: 2003 com meus pais e 2011 com a Silvia, quando fomos não apenas em Bruxelas, mas também na linda cidade de Brugge (ou Bruges). Veja abaixo um roteiro para cada uma dessas imperdíveis cidades:

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 33 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Conteúdo Protegido!