De carro pelas cachoeiras e fiordes, de Borgund a Undredal, terra do gjetost
Conforme explicamos no post “Fiordes da Noruega: Tudo o que você precisa saber“, no terceiro dia em Bergen decidimos fazer um passeio de carro nos fiordes e fomos até a igreja viking em Borgund, passando por cachoeiras e pequenos vilarejos ao longo do caminho.
Veja nosso guia para este post:
Qual a melhor época para fazer o passeio de carro nos fiordes?
Entre maio e início de setembro. Nossa recomendação é estar na região em dias de semana no período de maio, início de junho ou de setembro, quando existem menos turistas e a temperatura é mais amena, com dias longos e baixo risco de nevar, maximizando o dia e tornando o passeio mais seguro.
Onde ir? Nossa sugestão de rota para um dia!
Como o ponto mais distante era Borgund, alugamos o carro bem cedo em Bergen e partimos pela E16 em direção à Tvindefossen, uma linda cachoeira às margens da estrada – cerca de 12 km após Voss – com pouco mais de 100 metros de altura. A lenda diz que as águas cristalinas possuem poderes rejuvenescedores.
Pouco mais de 20 km adiante está uma pequena entrada à esquerda para a Stalheimskleiva, construída em meados do século XIX e com 1,5 km de extensão ao longo de mais de uma dúzia de curvas, é considerada uma das estradas mais estreitas da Europa. Não deixe de observar as duas cachoeiras no trajeto!
De volta à E16, continue na direção de Borgund, passando pelo túnel Lærdalstunnelen, o maior túnel rodoviário do mundo, com 24,5 km de extensão e praticamente em linha reta. A sensação de dirigir no túnel é única e um pouco claustrofóbica, pois parece interminável!
Menos de 30 km adiante está a parada final e principal ponto do dia – a Borgund Stavkirke (ou Igreja de Madeira de Borgund). Construída por volta de 1150, é uma das poucas igrejas de madeira características da época e certamente a mais bem conservada, não tendo sofrido praticamente nenhuma modificação em seus quase mil anos de existência. Bem perto há um pequeno museu que vale a visita para compreender um pouco da história. Não deixe de observar as inscrições rúnicas no portal!
Retorne pela E16 até Undredal, uma pequena e pitoresca vila às margens do fiorde Aurland. Com 100 habitantes e 500 cabras, a produção artesanal do gjetost, um queijo de leite de cabra e um sabor caramelizado simplesmente fabuloso, é o tesouro do vilarejo! Não deixe de comprar na pequena mercearia o autêntico gjetost, bem diferente da maioria que provamos em outros locais.
Mais uma vez de volta à E16, continue até a mínima Gudvangen, uma vila de 70 habitantes, famosa por estar às margens do Nærøyfjord, um dos mais bonitos e famosos fiordes da Noruega, que navegaríamos no dia seguinte!
Já era tarde quando chegamos em Bergen, a quase 150 km de Gudvangen. No entanto, a longa distância foi recompensada por pequenas paradas para contemplar as paisagens no entorno da estrada!
Qual foi a nossa impressão do passeio?
Simplesmente adoramos! Embora tenha ficado justo o tempo para percorrer os quase 500 km em um dia (ida e volta), já que fizemos diversas paradas, as paisagens e os locais visitados ficaram guardados na memória. Em uma análise retrospectiva, no lugar do passeio ao Hardanger de barco, teríamos alugado o carro por dois dias, sendo possível dois “bate e voltas” a partir de Bergen ou um pernoite em um ponto intermediário.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!