You dont have javascript enabled! Please enable it! Cape Reinga, Ninety Mile Beach & Bay of Islands – Roteiros Inesquecíveis

Fim de semana em Cape Reinga, Ninety Mile Beach & Bay of Islands

Cape Reinga - Nova Zelandia

Cape Reinga é o ponto mais ao norte da Ilha Norte da Nova Zelândia, localizado a pouco mais de 400km de distância de Auckland. Lá é possível deslumbrar a “linha” que se forma no encontro do Mar da Tasmânia (parte do Pacífico entre a Nova Zelândia e a Austrália) à esquerda com o próprio Pacífico à direita.

Para os maori – habitantes da ilha antes da chegada dos britânicos – esse local, chamado de Te Rerenga Wairua, é sagrado: é o lugar que o espírito vai após a morte, antes de partir para sua “casa eterna”.

Qual a melhor época para ir?

É uma região com um inverno chuvoso e frio (mínima de 10ºC e máxima de 15ºC) e um verão mais ameno e menos chuvoso (mínima de 15ºC e máxima de 22ºC). Portanto, sugerimos visitar a região entre novembro e março, quando as chances de chuva serão um pouco menores e os dias mais longos e agradáveis. Estive durante todo o mês de janeiro no período do intercâmbio em Auckland!

Quanto tempo ficar?

Dependerá muito do seu ponto de partida e do restante do seu roteiro, mas para fazer a combinação entre Cape Reinga e a região de Bay of Islands sugerimos no mínimo dois dias inteiros e idealmente três a quatro dias, sem considerar o tempo de deslocamento, uma vez que para Auckland, por exemplo, são quase 6 horas de Cape Reinga e 4 horas para Bay of Islands.

Como chegar?

Existem duas opções:

  • Excursões: inúmeras agências de turismo fazem pacotes pela região a partir de Auckland.
  • Carro: não há qualquer dificuldade em fazer o trajeto de carro (via State Highway 1) até Kaitaia. Vale lembrar que se for de carro será necessário contratar o tour pela imperdível Ninety Mile Beach, pois o seguro das locadoras não cobre a passagem pela praia pelo risco de atolar, mesmo que em 4×4. Temos duas sugestões:
    • Na ida ou volta para Cape Reinga, optar pelo desvio pela State Highway 10 para um belo passeio pelo litoral.
    • Na ida ou volta para Auckland: caso seja seu destino/ponto de partida, ajuste o horário para fazer a costa até/desde Whangarei, sendo necessário pegar o ferry de Opua-Okiato. O deslocamento aumenta em 1 hora, mas as paisasagens espetaculares compensam.

Onde ficar?

Existem algumas opções de cidade-base:

Kaitaia

Embora muitos optem por dormir apenas na região de Bay of Islands, uma alternativa, caso esteja de carro, é desfrutar da primeira noite na minúscula Kaitaia para um passeio menos cansativo no dia seguinte antes de seguir para Bay of Islands ao término do tour (1h20 de viagem pela State Highway 1!) ou na manhã seguinte (1h40 pela linda State Highway 10 que fica à beira do litoral!). No entanto, não existem muitas opções de hotel (veja todos aqui). Sugerimos Loredo Motel, Waters Edge B&B e Asure Wayfarer Motel.

Paihia

Principal opção dos viajantes. Localizada na região conhecida como Bay of Islands, oferece diversas opções de hotéis (veja todos aqui). Recomendamos Te Tiriti Motel, Paihia Beach Resort & Spa Hotel, Anchorage Motel, Kingsgate Hotel ou Edelweiss Motel.

Cape Reinga & Ninety Mile Beach

Este passeio dura o dia inteiro e o que irá mudar de acordo com a cidade-base é o horário de início e término, tendo em vista a distância entre Bay of Islands e Kaitaia. O trecho pela Ninety Mile Beach é o ponto alto da viagem, pois são quase 100 km (diferente do que o nome sugere) de uma praia simplesmente intocada e com enorme variedade de paisagens e cores, culminando nas gigantescas dunas Te Paki, onde é possível desfrutar de caminhadas incríveis e um pouco de adrenalina no sandboard.

90-Mile-Beach - Nova Zelandia
Ninety Mile Beach
90-Mile-Beach - Nova Zelandia
Ninety Mile Beach
90-Mile-Beach - Nova Zelandia
Ninety Mile Beach
Duna Te Paki - Nova Zelandia
Dunas Te Paki
Duna Te Paki - Nova Zelandia
Dunas Te Paki

Alguns quilômetros depois das dunas chega-se ao estacionamento, ponto de início para uma caminhada de aproximadamente 1km até Cape Reinga, com sua atmosfera mística e vistas sensacionais.

Cape Reinga - Nova Zelandia
Cape Reinga
Cape Reinga - Nova Zelandia
Cape Reinga
Cape Reinga - Nova Zelandia
Cape Reinga
Cape Reinga - Nova Zelandia
Cape Reinga

Bay of Islands

Repleta de cafés, bares e restaurantes, Paihia é uma das principais cidades da belíssima região. Depois de uma boa noite de descanso, o dia está livre para aproveitar as inúmeras opções de lazer na região. Quando fui, aproveitei para desbravar a baía de caiaque com os amigos. Foram paisagens deslumbrantes. Na época não tínhamos máquinas à prova d’água, então esses momentos estão apenas na memória. As reservas podem ser feitas com antecedência ou direto nas agências localizadas na rua principal. Seguem as sugestões de passeios:

  • Caminhar na orla e curtir os restaurantes e bares;
  • Passeio de barco pela baía com a quase garantia de ver golfinhos e baleias;
  • Passeio de caiaque pela baía;
  • Visita a Haruru Falls, localizada a 5km do centro de Paihia.
  • Mergulho com cilindro por navios naufragados.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.