Lima em dois dias

Como explicamos no post sobre o Peru, ficamos dois dias inteiros em Lima (tempo que consideramos suficiente para a maioria das pessoas). A cidade é dividida em distritos com relativa independência, o que amplia as disparidades de segurança e urbanização. Sem dúvida alguma, o distrito mais charmoso e seguro para se hospedar é Miraflores. Para os que conhecem Santiago do Chile, seu equivalente seria o bairro da Providencia. Lima está em uma região desértica banhada pelo Pacífico e, portanto, a chance de tempo sem chuva (mas nublado) é quase certa.

Chegamos no aeroporto bem cedo. Não existe trem ou metrô e, portanto, o translado ideal é o táxi credenciado – o número de veículos clandestinos é imenso. Para percorrer os cerca de 20km até Miraflores, gasta-se entre 30 minutos e 1 hora. O valor varia (e muito) de acordo com a empresa e, portanto, vale pesquisar nos guichês após o desembarque, mas ainda dentro do saguão.

Existem hotéis em Lima para todos os gostos e bolsos. Ficamos hospedados no Four Points by Sheraton Miraflores – novíssimo com quartos e banheiros amplos e limpos, café da manhã ótimo e localização excelente, permitindo que fizéssemos todos os pontos turísticos de Miraflores a pé. Recomendamos, ainda, o Tierra Viva Miraflores Larco, um pouco mais barato, mas mantendo bom custo-benefício.

Fizemos o check-in (não houve problemas em ser antecipado) e decidimos dedicar esse primeiro dia ao distrito, cujo charme está no passeio a pé. Saímos do hotel em direção ao Parque 7 de Junio (também conhecido como Parque Central de Miraflores). O estado de conservação de seus jardins era magnífico. Demos uma pequena volta, fotografamos a Municipalid do distrito e aproveitamos para conhecer a Parroquia Virgen Millagrosa, pequena mas bonita.

Parque 7 de Junio - Lima - Peru

Parque 7 de Junio - Lima - PeruParque

Municipalidad de Miraflores - Lima - PeruMunicipalid

Parroquia Virgen Milagrosa - Lima - PeruParroquia Virgen Maria

Continuamos o passeio pelo Parque Kennedy (estava em obras) e pela famosa Calle de las Pizzas, com inúmeros restaurantes, bares e, é claro, pizzarias na própria rua e em suas transversais.

Calle de las Pizzas - Lima - PeruUma das transversais

Caminhamos em direção à  Avenida La Mar, famosa por seus restaurantes. Aliás, Lima está no mapa gastronômico mundial, com uma cozinha elaborada e definitivamente saborosa, com destaque para os pratos com frutos do mar. Nas últimas avaliações, possui três restaurantes entre os 50 melhores do mundo, sendo que um deles (o Central) está entre os dez primeiros. Infelizmente não conseguimos reservá-lo!

Mortos de fome, decidimos comer no La Mar Cebicheria (na própria Av. La Mar), um dos muitos restaurantes de Gastón Acurio, renomado chef peruano. O restaurante funciona apenas para almoço, pois servem (e vendem) em sua maioria os pescados super frescos do próprio dia. Muitos trabalhadores do entorno almoçam nesse restaurante, portanto, para não perder tempo com filas vale chegar cedo. A experiência foi formidável. Serviram os famosos chips e pedimos uma degustação do “carro-chefe” (o típico ceviche peruano – peixe cru marinado em frutas cítricas acrescido dos mais diferentes temperos) de entrada e o peixe do dia com frutos do mar de prato principal. Deliciosos! Para beber, fica a dica de a cada restaurante escolher um drink diferente – a criatividade dos peruanos é incrível.

La Mar Cebicheria - Lima - Peru

Reabastecidos, passeamos pela região beira-mar, repleta de parques que ficam no alto das falésias margeadas pelas praias do Pacífico. Os parques são extremamente bem conservados, tornando o passeio maravilhoso. Um desses parques, conhecido como Parque del Amor, inaugurado em 1993, possui uma grande escultura representando o beijo de um casal.

Parques - Miraflores - Lima - Peru

Parque del Amor - Lima - PeruParque del Amor – em referência à estátua

Fizemos uma breve parada para uma Inca Kola, o “guaraná” deles. Não gostamos porque é muito doce, mas valeu a experiência.

Inka Cola - Lima - Peru

Terminamos o passeio no Larcomar, um shopping com grande área aberta e uma espetacular vista para o Pacífico.

Larcomar - Lima - Peru

À noite, sugerimos o Museu Larco, rico museu de arte pré-colombiana com destaque para as relíquias eróticas, e o passeio no Circuito das Águas. Infelizmente o último não estava aberto nos dois dias que passamos em Lima.

No dia seguinte, acordamos bem cedo. O transporte em Lima é horrível e o ideal, por falta de opção, é utilizar táxi – os carros são velhos e o valor é combinado antes de ingressar no carro, com uma diferença inacreditável que pode chegar ao dobro para a mesma corrida. Saímos do hotel rumo a nossa primeira parada: Plaza Mayor no Centro Histórico. Pegamos uma via expressa, passamos pelo estádio nacional e chegamos em 20 minutos.

A Plaza Mayor reúne os principais pontos históricos e da administração executiva peruana: a Catedral de Lima e suas catacumbas (enorme e belíssima – vale a entrada!), o Palacio Arzobispal (sede da arquidiocese), o Palacio de Gobierno (sede do executivo) dentre outros prédios administrativos.

Plaza Mayor - Lima - PeruPlaza Mayor

Palacio de Gobierno - Lima - PeruPalacio de Gobierno

Palacio Arzobispal - Lima - PeruPalacio Arzobispal

Catedral - Lima - PeruCatedral de Lima

Catedral - Lima - PeruOssadas nas catacumbas

Catedral - Lima - PeruCaixões nas catacumbas

A apenas duas quadras da praça (5 minutos a pé), encontra-se a Basilica y Convento Basílica de San Francisco. É uma atração imperdível com uma excelente visita guiada, passando pelas catacumbas e inúmeras obras de arte.

Basilica y Convento de San Francisco - Lima - Peru

Pegamos um táxi, passamos em frente (sem entrar) da Igreja de la Recoleta.

Iglesia de la Recoleta - Lima - Peru

E andamos pelo Paseo de Los Heroes Navales, onde ficam o Palacio de Justicia, o Museo de Arte Italiana e o Museo de Arte de Lima.

Paseo de los Heroes - Lima - PeruPaseo de Los Heroes Navales

Palacio de Justicia - Lima - PeruPalacio de Justicia

Em Lima (e arredores) existem três principais ruínas pré-incas: Huallamarca (em San Isidro), Pucllana (em Miraflores) e Pachacamac (a 40km de Lima). Sugerimos visita a pelo menos um dos sítios, pois possibilitará uma melhor compreensão cronológica das civilizações pré-colombianas. Como a terceira fica fora de Lima, aconselhamos escolher entre as outras duas opções.

Puccllana é a mais famosa e visitada e desde 2016 permite a visitação noturna. Essa gigantesca pirâmide de mais de 20 metros de altura era um grande templo frequentado pela elite da sociedade e local de sacrifícios.

Huallamarca é a ruína menos conhecida, embora muito bem preservada. Como queríamos conhecer outro bairro, optamos por visitá-la e não nos arrependemos. É uma pirâmide com alguns níveis acessados por rampas laterais. Possuiu três funções de acordo com o período: centro cerimonial, cemitério e edifício público. O mais fantástico é observar o enorme contraste dos prédios modernos com essa construção de centenas de anos.

Huallamarca - Lima - Peru

A 500 metros a pé encontra-se mais um belo parque: o bosque El Olivar. Recomendamos uma breve visita antes de seguir para o próximo destino!

Bosque El Olivar - Lima - Peru

De táxi fomos para a nossa última parada: Barranco – antigo distrito da cidade que vem se transformando e revitalizando nas últimas décadas. Antigos casarões deram lugar a restaurantes e bares, o que torna o local uma ótima pedida para uma distração noturna. Além de caminhar pelas belas ruas do bairro, duas atrações são imperdíveis: o Parque do Barranco (com a Igreja La Santissima Cruz) e a Puente de Los Suspiros –  a lenda diz que cruzar essa ponte sem respirar garante a realização de um pedido. A vista para o Pacífico é linda!

Iglesia Santissima Cruz - Lima - PeruIgreja La Santissima Cruz

Parque Barranco - Lima - PeruParque do Barranco

Barranco - Lima - PeruVista do Pacífico

Puente de los Suspiros - Lima - PeruPonte dos Suspiros

À noite jantamos no delicioso Pescados Capitales (vale reservar) em Miraflores. De entrada comemos a autêntica causa (entrada feita de batata) e de prato principal comemos um risotto e um fettuccine, ambos com frutos do mar. Para acompanhar, sempre um drink diferente!

Pescados Capitales - Lima - Peru

Acordamos no dia seguinte e fomos para o aeroporto de táxi, rumo a Cusco. Não se esqueça de ler sobre o Mal da Altitude (Soroche).

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível para Lima? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 30 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!