Patagônia Argentina: Ushuaia – Pinguinera, Lagos e Paisagens Belíssimas

Ushuaia - Patagonia ArgentinaUshuaia é a capital da Província da Terra do Fogo, localizada no extremo sul argentino (a 3 mil km de Buenos Aires – 3h de voo), e é considerada a cidade mais austral do mundo. Possui cerca de 60 mil habitantes e, junto com El Calafate, serve como base para desbravar a Patagônia Argentina. Fica em um dos lados do Canal de Beagle, sendo território chileno o lado oposto. Justamente por isso, uma das opções de passeio (podemos ajudar com seu planejamento!) é começar na Argentina e cruzar de barco (ou carro) para a Patagônia Chilena até Punta Arenas.

Como explicamos no post Argentina, é importante cautela na escolha e compra dos trechos internos para evitar custos excessivos, já que não existe voo direto do Brasil para Ushuaia (busque voos aqui). Grande parte dos viajantes opta por uma visita à Buenos Aires na ida ou na volta, que costuma ser a origem do voo. No meu caso (fui com meus pais), o roteiro foi: Rio – Buenos Aires (3 dias) – Ushuaia (3 dias inteiros) – El Calafate (3 dias) – Buenos Aires (2 dias) – Rio.

O aeroporto de Ushuaia fica a 7km do centro, sendo o táxi o translado mais simples. Outra alternativa é alugar um carro (alugue aqui) se vai fazer os passeios por conta própria. Diferente da Patagônia Chilena, não acho fundamental a locação, sobretudo se for passar poucos dias. O nosso hotel providenciou o transfer.

As paisagens mudam muito de acordo com a época do ano e alguns passeios ficam restritos durante o inverno, quando os dias são curtíssimos (no verão o dia chega a durar mais de 15h). Por isso, muitos preferem ir entre dezembro e fevereiro, o que implica em um número elevado de turistas na região. Assim, recomendo ir na segunda metade da primavera, quando ainda veremos muito das paisagens de inverno, sem sermos castigados pelo frio intenso, os dias menores e a restrição dos passeios. No nosso caso fomos em janeiro – férias da faculdade!

Existem várias opções de hotéis, sendo a localização o principal ponto a decidir:

  • Próximos ao centro, o que garante facilidade de acesso aos restaurantes e lojas, como o ótimo Hotel Austral.
  • Mais distantes do centro com vistas deslumbrantes da cordilheira e do canal e padrão de resort., como o Tierra das Leyendas.

Optamos pela proximidade já que estávamos sem carro. Aproveitamos o resto do primeiro dia para uma volta pelo centro e para contratar os passeios para o Parque Tierra Del Fuego, Lagos Escondido e Fagnanonavegação pelo Canal de Beagle (com o crescimento do turismo, recomendamos a reserva com antecedência dos passeios, sobretudo no verão!).

Tiramos algumas fotos das ruas mais altas que proporcionam uma bela vista da cidade e andamos pela Av. San Martin e Maipu.

Ushuaia - Patagonia ArgentinaCidade com cordilheira ao fundo

Monumento Guerra Malvinas - Ushuaia - Patagonia ArgentinaMonumento em homenagem aos mortos na Guerra das Malvinas

Ushuaia - Patagonia ArgentinaAv. St. Martin

Aproveitamos, ainda, para conhecer o Museu Marítimo e do Presídio, que conta a história da cidade: desde os povos indígenas da região até a construção do presídio pelo governo argentino para aumentar seu controle sobre a região.

Museu Maritimo - Ushuaia - Patagonia Argentina

Museu Maritimo - Ushuaia - Patagonia Argentina

À noite, comemos no simples mas bem servido El Viejo Marino a famosa Centolla – o caranguejo gigante (King Crab) da patagônia. Estava fabulosa!

No segundo dia fizemos o passeio de quase um dia pelo Parque Tierra del Fuego. A primeira parada foi na estação do Tren del Fin del Mundo (opcional).

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Pelo valor elevado e relatos de outros viajantes que não gostaram do custo-benefício, optamos por seguir com a van até a parada na Bahia Ensenada.

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Caminhamos por algumas trilhas belíssima do parque visitando pontos como a Bahia Lapataia e Lago Roca.

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

Parque Tierra del Fuego - Patagonia Argentina

O tempo foi suficiente para visitar os principais pontos, mas tranquilamente passaria o dia todo nesse parque. Maravilhoso! Retornamos a tempo de embarcar na última saída pelo Canal Beagle partindo do centro de Ushuaia. O passeio é feito em grandes e confortáveis catamarãs e dura cerca de 2h-2h30 horas. A primeira parada é na Ilha dos Pássaros.

Pinguinera - Ushuaia - Patagonia Argentina

Pinguinera - Ushuaia - Patagonia Argentina

Seguimos mais alguns minutos para a segunda parada: Ilha dos Lobos (leões marinhos).

Pinguinera - Ushuaia - Patagonia Argentina

E por fim terminamos na Pinguinera, com uma parada prolongada para apreciar essas aves curiosas.

Pinguinera - Ushuaia - Patagonia Argentina

Pinguinera - Ushuaia - Patagonia Argentina

No terceiro dia fizemos o passeio para os Lagos Escondido e Fagnano. É um passeio que dura quase o dia todo, especialmente pela grande distância percorrida, mas vale muito a pena. Os lagos são lindos e o cordeiro patagônico do almoço no Bodegón foi uma agradável surpresa, embora longe do que nos esperaria em El Calafate.

Ushuaia - Patagonia ArgentinaMirante na saída de Ushuaia

Lago Fagnano e Escondido - Patagonia ArgentinaNa estrada

Lago Fagnano e Escondido - Patagonia ArgentinaLago Escondido

Lago Fagnano e Escondido - Patagonia ArgentinaBelas flores comuns na região

Lago Fagnano e Escondido - Patagonia ArgentinaLago Fagnano

Lago Fagnano e Escondido - Patagonia ArgentinaAlmoço no Bodegón no Valle de Lobos – ótimo!

No último dia resolvemos subir para o Glaciar Martial de teleférico. Do centro para o cerro são cerca de 10 km (fizemos em 20 min de táxi para otimizar o tempo). A visão panorâmica do Canal de Beagle e da cidade é imperdível e deslumbrante, além do próprio passeio pela estação de ski.

Ushuaia - Patagonia ArgentinaA caminho do glaciar

Glaciar Martial - Ushuaia - Patagonia ArgentinaNo teleférico

Glaciar Martial - Ushuaia - Patagonia ArgentinaVista da cidade

Glaciar Martial - Ushuaia - Patagonia Argentina

Glaciar Martial - Ushuaia - Patagonia Argentina

Glaciar Martial - Ushuaia - Patagonia Argentina

Voltamos para o hotel para pegar as malas, rumo ao aeroporto para El Calafate.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível por Ushuaia e Patagônia Argentina? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 30 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!