Um bate e volta em Washington

Washington é a capital dos Estados Unidos da América (escolhida por George Washington após a independência). Está localizada às margens do Rio Potomac, no Distrito de Colúmbia – o “distrito federal” -, na costa leste americana (e não no estado de Washington que fica no Pacífico), e possui uma população de aproximadamente 700 mil habitantes e um clima temperado com as quatro estações bem definidas – um verão quente (17 a 31ºC) e um inverno frio (-2 a 7ºC). Dessa forma, a melhor época para visitar é na primavera quando os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas. O fuso horário em relação à Brasília é de -2 horas, o que varia conforme nosso horário de verão e o norte-americano (-1 a -3 horas).

Conforme explicaremos no post de Nova York, fomos em junho de 2015 e optamos por um bate e volta de um dia em Washington. É suficiente (embora cansativo!) para conhecer todos os monumentos, mas se deseja visitar os excelentes museus (são mais de 15 e a maioria é gratuita!) ou passar mais tempo em Georgetown, sugerimos acrescentar um ou dois dias para aproveitar com calma (são ótimos!). A combinação Nova Iorque e Washington é uma boa pedida pela proximidade e o deslocamento de trem é a melhor opção (mesmo tempo de carro e mais rápido do que de avião se somarmos a chegada antecipada ao aeroporto e o deslocamento para o centro das cidades).

Os principais pontos turísticos – prédios administrativos, monumentos e personagens da história americana – se distribuem ao longo do chamado National Mall – espaço compreendido entre o Capitólio e o Lincoln Memorial. Ao longo do National Mall não existem muitas estações de metrô, praticamente nenhum estabelecimento comercial ou cobertura, ou seja, vale a torcida para não chover e a lembrança de levar um lanche e água na bolsa!

Que museus visitar? Colocamos os links para cada um deles para que visite os sites e veja o que mais atende seu interesse. A maioria é gratuita e os mais badalados são o Museu de História Natural, o Museu Aeroespacial, o Museu de Memória do Holocausto e o Newseum.

Onde se hospedar? Os hotéis (veja aqui) ficam em sua maioria entre essa região e o Downtown. Os preços não são baratos! Próximo do metrô e da Casa Branca, recomendamos o cinco estrelas The Hay-Adams, o AKA White House e os mais em “conta” Willard IntercontinentalHilton Garden Inn e Courtyard Convention Center. A grande vantagem é poder fazer tudo a pé.

Compramos a passagem de trem pela internet saindo às 5h30 da Penn Station (em Manhattan!) com destino à bela Union Station (a menos de 1km a pé do Capitólio) e retornando às 19h10. A viagem tem duração de 3h20 em um confortável e moderno trem – semelhante aos europeus.

Penn Station - Nova York - Estados UnidosClássico Donut na Penn Station de madrugada!

Union Station - Washington - Estados UnidosUnion Station em Washington

A partir da estação existem duas alternativas para a visitação da cidade: fazer tudo a pé (cerca de 8km) ou embarcar no Hop-on-Hop-off – ônibus turístico com tarifa diária (ou por 48h) e rota pelos principais pontos turísticos com embarque ilimitado durante a validade do bilhete. A compra pode ser feita diretamente na saída da Union Station. Como o dia estava lindo e adoramos caminhar, optamos pela primeira opção. Se estiver a pé, o Cemitério de Arlington e Georgetown devem ser feitos de metrô.

Caminhamos 700m pelo Lower Senate Park até os fundos do Capitólio, sede do Congresso, de onde observamos a Suprema Corte e a Biblioteca do Congresso. Ambos podem ser visitados, mas é necessário agendar com antecedência (veja no site oficial). Infelizmente estava esgotado quando planejamos a viagem!

Capitolio - Washington - Estados UnidosLateral do Capitólio com cúpula em restauração

Capitolio - Washington - Estados UnidosLateral do Capitólio com cúpula em restauração

Suprema Corte - Washington - Estados UnidosSuprema Corte dos EUA

Biblioteca do Congresso - Washington - Estados UnidosBiblioteca do Congresso

Contornamos o Capitólio e chegamos à sua frente, com ampla visão National Mall.

Capitolio - Washington - Estados UnidosFrente do Capitólio

National Mall - Washington - Estados UnidosNational Mall

National Mall - Washington - Estados UnidosNational Mall

Se desejar visitar o Newseum, vire à direita. Não fomos, mas tem fama de ser um ótimo museu sobre jornalismo e super interativo. Seguimos, portanto, pela calçada direita e passamos pela National Gallery of Art (Galeria Nacional de Arte) com suas esculturas nos jardins. Na rua paralela (Constitution Avenue), atrás dos jardins, fica o belo prédio dos National Archives (Arquivos Nacionais).

National Art Gallery - Washington - Estados UnidosAnexo da National Art Gallery

National Art Gallery - Washington - Estados UnidosNational Art Gallery

Jardins do National Art Gallery - Washington - Estados UnidosNational Art Gallery – Jardins e esculturas

National Archives - Washington - Estados UnidosNational Archives

Retornamos ao National Mall e passamos pelo Smithsonian National Museum of Natural History e pelo Smithsonian National Museum of American History antes de chegar no Washington Monument (o famoso obelisco de 170m de altura em homenagem a George Washington, comandante do exército que lutou pela independência e primeiro presidente norte-americano). A entrada para subir é gratuita, mas a fila é grande e muitas vezes lota, portanto, se realmente deseja subir, sugerimos fazer a reserva antes aqui.

George Washington Monument - Washington - Estados UnidosWashington Monument

Viramos então à direita em direção à Casa Branca (residência e local de trabalho do Presidente da República), passando primeiramente pelos jardins do fundo e contornando para a visão frontal.

Casa Branca - Washington - Estados Unidos

Casa Branca - Washington - Estados Unidos

De volta ao National Mall, passamos pelos Constitution Gardens para chegar ao Memorial da Segunda Guerra. O mais incrível desses monumentos é a grandeza da construção que permite a contemplação de cada um deles como se fosse o único, embora estejam fisicamente próximos. Outro ponto que chama a atenção é o respeito e admiração aos que deram suas vidas pelos valores que defendem, exaltados nas frases gravadas em cada memorial.

Constitution Gardens - Washington - Estados UnidosConstitution Gardens

Memorial da Segunda Guerra - Washington - Estados UnidosMemorial da 2ª Guerra Mundial

Memorial da Segunda Guerra - Washington - Estados UnidosMemorial da 2ª Guerra Mundial

Seguindo adiante, passamos pela famosa Reflecting Pool em direção ao Lincoln Memorial (em homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln, que lutou para manter os EUA unidos durante a Guerra Civil e aboliu a escravidão). Magnífico!

Reflecting Pool - Washington - Estados UnidosReflecting Pool do Memorial da 2ª Guerra

Reflecting Pool - Washington - Estados UnidosReflecting Pool do Lincoln Memorial

Lincoln Memorial - Washington - Estados UnidosLincoln Memorial

Lincoln Memorial - Washington - Estados UnidosVista do Lincoln Memorial

Lincoln Memorial - Washington - Estados UnidosDentro do Lincoln Memorial

À direita do Lincoln Memorial fica o Vietnam Veterans Memorial (em homenagem aos que lutaram na Guerra do Vietnã). O espaço com o nome dos mais de 58 mil soldados mortos é de assombrar. No caminho você encontrará a estátua Three Soldiers, que representa três jovens soldados americanos de diferentes etnias (africana, europeia e hispânica) com seus trajes de guerra observando à distância o sofrimento trazido pelo painel que representa o memorial. As coroas de flores representam homenagens trazidas por norte-americanos diariamente.

Three Soldiers - Washington - Estados UnidosThe Three Soldiers

Vietnam Memorial - Washington - Estados UnidosVietnam Veterans Memorial

Para os que forem ao Cemitério de Arlington a pé, este é o ponto de partida. Optamos por ir de metrô, e seguimos para o Korean War Veterans Memorial (em homenagem aos que perderam a vida na Guerra das Coreias entre 1950 e 1953).

Korean War Memorial - Washington - Estados Unidos

Korean War Memorial - Washington - Estados Unidos

Com fome e sede e sem opções, fizemos uma breve parada em um pequeno quiosque próximo ao memorial para um clássico snack americano.

Washington - Estados Unidos

Com a energia renovada, seguimos pela Independence Avenue em direção ao Martin Luther King Jr Memorial (com uma estátua imensa do defensor dos direitos civis dos negros e inúmeras frases e discursos).

Martin Luther King Jr Memorial - Washington - Estados Unidos

Martin Luther King Jr Memorial - Washington - Estados Unidos

Contornamos, então, o Tidal Basin (um lago) em direção ao imenso Franklin Delano Roosevelt Memorial (em homenagem ao ex-presidente norte-americano que enfrentou o período da Grande Depressão e 2ª Guerra Mundial). É um monumento amplo e mais aberto que os demais que retrata acontecimentos, personagens e frases dos mais de 10 anos de presidência.

Tidal Basin - Washington - Estados UnidosTidal Basin e Thomas Jefferson Memorial ao fundo

Roosevelt Memorial - Washington - Estados UnidosRoosevelt Memorial

Roosevelt Memorial - Washington - Estados UnidosRoosevelt Memorial

Roosevelt Memorial - Washington - Estados UnidosRoosevelt Memorial

Ainda contornando o lago, chegamos ao último memorial, o Thomas Jefferson Memorial (ex-presidente norte-americano com papel importantíssimo na Declaração de Independência).

Thomas Jefferson Memorial - Washington - Estados Unidos

Thomas Jefferson Memorial - Washington - Estados Unidos

Ainda a pé retornamos ao lado oposto do National Mall, passando em frente ao belo prédio do Bureau of Engraving and Printing (Casa da Moeda) e ao Holocaust Memorial Museum (Museu em Memória ao Holocausto). Infelizmente a fila era imensa! Optamos por ir ao Cemitério de Arlington e caminhamos em direção ao metrô mais próximo, passando pelo Departamento de Agricultura e entrando na estação Smithsonian, próximo ao Smithsonian Castle, ao African Art Museum (Museu de Arte Africana) e às galerias asiáticas Freer e Sackler. Mais à frente fica o Smithsonian National Air and Space Museum (Museu Aeroespacial).

Casa da Moeda - Washington - Estados UnidosBureau of Engraving and Printing

Descemos na estação Arlington Cemetery, um cemitério militar dedicado aos quase meio milhão de soldados que deram suas vidas pelo país. Os principais pontos são o túmulo do ex-presidente John F. Kennedy e o Tomb of the Unkowns (conhecido também como Tomb of Unknown Soldier – Túmulo dos Desconhecidos ou do Soldado Desconhecido), onde estão os restos de três soldados não-identificados das duas Grandes Guerras e da Guerra da Coréia, guardado por oficiais com troca horária da guarda.

Cemiterio de Arlington - Washington - Estados UnidosCemitério de Arlington

JFK - Cemiterio de Arlington - Washington - Estados UnidosTúmulo do presidente JFK

Soldado Desconhecido - Cemiterio de Arlington - Washington - Estados UnidosTomb of the Unknown Soldier

Troca da Guarda - Cemiterio de Arlington - Washington - Estados UnidosTroca da guarda e homenagem

Anfiteatro - Cemiterio de Arlington - Washington - Estados UnidosAnfiteatro

Pulamos a breve passada no Pentágono (ao lado) e à Georgetown (de metrô) pelo inesperado temporal que caiu. Mesmo a pé conseguimos conhecer cada memorial e monumento sem pressa, mas foi cansativo. Sentimos a falta de tempo para visitar alguns museus, mas o passeio vale! Se optar por um bate e volta, lembre-se da alternativa mais tranquila do Hop-On-Hop-Off.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível por Washington? Tem mais dias? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 29 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!