You dont have javascript enabled! Please enable it! Praga: Roteiro de Viagem de 2 dias – Roteiros Inesquecíveis

Descobrindo Praga, a Pérola do Oriente

Conforme explicado no post sobre a República Tcheca, Praga é sua capital e maior cidade, com mais de 1,2 milhões de habitantes e, embora o idioma seja o checo, a comunicação em inglês não foi difícil, mas certamente mais restrita do que nos países da Europa Ocidental. Cortada pelo rio Vltava e conhecida como a Pérola do Oriente, teve importante papel ao longo dos séculos – desde o Reino da Boêmia (século IX), passando pelo reinado de Charles IV (século XIV), pela dinastia dos Habsburg (séculos XVI-XX), as duas Grandes Guerras e a Guerra Fria. O resultado é um encantador e antigo centro histórico que, desde 1992, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Curiosidade: a unificação de Praga ocorreu apenas em 1784, quando seus quatro distritos independentes – Cidade Velha, Castelo, Cidade Baixa e Cidade Nova – se juntaram em uma única cidade!

Qual a melhor época para ir em Praga?

O inverno é bem frio e com grande chance de neve. Portanto, considere ir entre maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas e os dias mais longos. Visitei Praga em dois momentos distintos: no final de dezembro de 2009 com meus pais, em um inverno especialmente gelado e chegou a ser um pouco desconfortável, mesmo para nós que amamos frio (temperaturas de -5 a -10ºC), e retornei em agosto de 2017 com a Silvia, durante o verão em dias quentes e predominantemente ensolarados.

Quanto tempo ficar em Praga?

A cidade possui praças, igrejas e pontes encantadoras que podem ser facilmente percorridas a pé. Recomendamos pelo menos dois dias inteiros, idealmente três dias, sobretudo para conhecer com mais calma. Em ambas as visitas fiquei dois dias e meio, sendo que no verão, é claro, é possível aproveitar um pouco mais!

Como chegar em Praga?

Existem quatro opções:

  • Avião: muitas vezes é a porta de entrada ou saída. Do aeroporto para o centro são quase 20km (cerca de 30 minutos) facilmente percorridos de táxi, translado (utilizamos a empresa Leo Express) ou ônibus (existe uma linha expressa até a estação principal de trem).
  • Carro: opção interessante para aqueles que estão viajando pelo interior da Alemanha, Áustria, República Tcheca ou Eslováquia, mas desnecessária se irá visitar apenas uma ou outra cidade.
  • Ônibus: uma alternativa mais lenta, mas muitas vezes mais barata para viajar entre as capitais. O terminal de ônibus principal é o Praha Florenc, servido pelo metrô e a apenas 1,5km do centro.
  • Trem: opção bastante utilizada e nossa preferida. A estação de trem principal é a Praha hlavní nádraží, também com fácil acesso ao metrô e a menos de 1,5km do centro. Na primeira visita partimos da cidade de trem e na segunda chegamos da Cracóvia.

Veja dicas de como comprar, economizar e se deslocar de trem na Europa em nosso post “Como viajar de trem na Europa“.

Onde ficar em Praga?

Pela facilidade de deslocamento entre os principais atrativos da cidade, recomendamos um hotel no centro histórico ou bem próximo (veja todos os hotéis aqui). Na primeira visita fiquei no Hotel King David (antigo Golden Tulip), ao lado da estação de trem. O hotel é excelente e fizemos tudo a pé, mas pelo custo sugerimos uma localização mais próxima do coração da cidade, salvo se for chegar e sair da cidade de trem, pois o deslocamento para a estação é extremamente prático.

Na segunda oportunidade ficamos no muito bem localizado Elysee, um hotel quatro estrelas com um café da manhã suficiente, mas um quarto um pouco aquém do esperado.

Outras sugestões são os cinco estrelas Four Seasons Hotel, The Emblem Hotel e Grand Hotel Bohemia, os quatro estrelas Unitas HotelDesign Hotel Jewel e Jungmann Hotel e os três estrelas Palac U Kocku, Pension U Lilie e Zlatý kůň Golden Horse. Se preferir mais perto do castelo em uma região mais tranquila, mas ainda muito perto da cidade antiga, o excepcional Alchymist Prague Castle Suites e o ótimo, mas mais simples Domus Balthasar Design Hotel devem estar na sua lista. Existem muitas opções de apartamentos no centro, como MyHouse Apartments e Prague Siesta Apartments.

O que fazer? Roteiro Diário!

Montamos um roteiro de dois dias inteiros: basicamente o primeiro para a cidade velha e um pequeno pedaço do outro lado do rio (cerca de 5 km) e o segundo, mais tranquilo, para o Castelo e a colina. Nesse tempo é possível conhecer tudo, mas certamente mais um ou dois dias proporcionam mais tranquilidade para explorar a cidade, sobretudo a visita aos museus. Como tive a oportunidade de estar na cidade em estações distintas, incluí algumas fotos para ilustrar os dois momentos. Vale ressaltar que, embora muitas fotos fiquem mais cinzas e estivesse realmente muito frio, a neve e o período natalino trouxeram uma beleza à parte!

Vamos começar pela Nové Město (ou Cidade Nova), na Václavské náměstí (ou Praça São Venceslau) – estação de metrô Mustek e de tramway/bonde Václavské náměstí. Logo ao lado da estação está o Palác Lucerna (ou Palácio Lucerna). Construído em 1920 em estilo art noveau, o ponto alto é entrar na galeria para ver uma das polêmicas esculturas do David Cerny: São Venceslau no cavalo de cabeça para baixo.

Palac Lucerna - Praga - Republica Tcheca

Retorne para a praça e veja a Pomník svatého Václava (ou Estátua de São Venceslau – a verdadeira!). Esculpida entre 1887 e 1924, é uma homenagem ao Duque da Boêmia Venceslau I, tornado santo após sua morte como mártir. Na base estão outros santos patronos dos checos. Na praça está também um pequeno memorial a Jan Palach, um estudante que colocou fogo em si próprio em manifestação à Primavera de Praga de 1968, quando a União Soviética invadiu o país.

Pomnik Svateho Vaclava - Praga - Republica Tcheca
Estátua de São Venceslau
Jan Palach - Praga - Republica Tcheca
Memorial a Jan Palach
Václavské náměstí - Praga - Republica Tcheca
Praça de São Venceslau

Em frente à praça, encontra-se o encantador Národní muzeum (ou Museu Nacional). Fundado em 1818, o prédio principal foi construído entre 1885-91 em estilo neorrenascentista. Possui uma imensa coleção distribuída por seus diversos prédios. O prédio principal foi reaberto em 2018.

Národní muzeum - Praga - Repulica Tcheca

Dica: Ao caminhar por Praga, olhe sempre para os prédios: os edifícios tornam a cidade um incrível museu a céu aberto, com pinturas e trabalhos preciosos nas fachadas!

Praga - Republica Tcheca

Continue pela Washingtonova para o pequeno, mas agradável parque Vrchlického sady e vire na Jeruzalémská. À direita, a Jeruzalémská synagoga (ou Sinagoga Jerusalém) se destaca. Construída no início do século XX, o estilo art noveau predomina.

Vrchlického sady - Praga - República Tcheca
Vrchlického sady no inverno
Sinagoga Jerusalem - Praga - Republica Tcheca
Sinagoga Jerusalém

No final da rua, uma pequena praça revelará duas construções medievais: a torre de relógio Jindřišská věž e a igreja gótica do século XIV Svatý Jindřich a svatá Kunhuta.

Svatý Jindřich a svatá Kunhuta - Praga - Republica Tcheca
Svatý Jindřich a svatá Kunhuta
Jindřišská věž - Praga - Republica Tcheca
Jindřišská věž

Siga pela Senovážná para a praça náměstí Republiky, uma agradável e movimentada praça com um ótimo shopping – Palladium. Repare no lindo mosaico na cúpula da Obecní dům (ou Casa Municipal). Inaugurada em 1912 em estilo art noveau, é usada atualmente para concertos e eventos.

Obecní dům - Praga - Republica Tcheca
Casa Municipal
Náměstí Republiky - Praga - Republica Tcheca
Praça da República

Logo ao lado está a Prašná brána (ou Torre de Pólvora), um dos portões de entrada da Staré Město (ou Cidade Velha). Construído no século XI, é uma das relíquias medievais de Praga. Se a fila não estiver grande, considere uma subida para uma visão privilegiada do centro.

Prašná brána - Praga - Republica Tcheca

Antes da torre, à esquerda, está uma excelente rua de compras, a Na Příkopě. Cruze o portão e continue pela Celetná até a histórica e linda Staroměstské náměstí (ou Praça da Cidade Velha), repleta de construções medievais belíssimas! Na fachada de algumas dessas construções, os afrescos saltitam aos olhos, sobretudo na Casa de Storch. Construída no final do século XIX em estilo neorrenascentista, a pintura destaca São Venceslau. No Natal, uma feirinha com produtos típicos domina a praça e é uma boa pedida para lanches e refeições rápidas e baratas!

Celetna - Praga - Republica Tcheca
Celetná
Staroměstské náměstí - Praga - Republica Tcheca
Casa Storch ao fundo
Staroměstské náměstí - Praga - Republica Tcheca
Feirinha de Natal com a Igreja de Nossa Senhora de Týn à direita e o Palácio Kinský à esquerda
Staroměstské náměstí - Praga - Republica Tcheca
Praça no verão sem a feirinha de Natal
Staroměstské náměstí - Praga - Republica Tcheca
Pinturas em outras fachadas

Palác Kinských (ou Palácio Kinský) foi construído entre 1755 e 1765 em estilo rococó pela família Golz. O maior marco histórico foi o anúncio por Klement Gottwald, em 1948, do que se tornaria o Golpe de Estado. Atualmente abriga o Galeria Nacional de Praga, um museu de arte.

Palác Kinských - Praga - Republica Tcheca

Chrám Matky Boží před Týnem (ou Igreja de Nossa Senhora de Týn), vista acima, é outro ponto imperdível. Com a construção iniciada no século XIV em estilo gótico, tem duas torres que chegam a 80 metros de altura. Atrás da Týn, mais uma das surpresas de Praga – uma praça escondida em uma espécie de pátio interno de alguns prédios com alguns cafés, além do famoso Ungelt Jazz & Blues Club, um famoso clube de jazz.

Chrám Matky Boží před Týnem - Praga - Republica Tcheca

Outra igreja belíssima é a Chrám svatého Mikuláše (ou Igreja de São Nicolau). Concluída em 1735 em estilo barroco, possui um interior inspirado na Igreja des Invalides de Paris. O mais interessante é observar o contraste externo e interno entre essas duas majestosas igrejas, quase que lado a lado.

Chrám svatého Mikuláše - Praga - Republica Tcheca
Igreja de São Nicolau
Chrám svatého Mikuláše - Praga - Republica Tcheca
Igreja de São Nicolau – Interior

Por último, ainda na praça, um dos maiores cartões-postais da cidade – o Pražský orloj (ou Relógio Astronômico de Praga). Instalado em 1410 em uma das faces da Staroměstská radnice (ou Prefeitura), é o terceiro relógio astronômico mais antigo do mundo, sendo o mais antigo em funcionamento. A cada hora, quatro estátuas, representando atitudes a se evitar – vaidade, usura, morte e luxúria –  se movimentam e, pelas duas pequenas janelas superiores, os apóstolos se apresentam. O mecanismo é fantástico, com a representação simultânea das horas tradicionais, da hora relativa ao pôr do sol, do signo do zodíaco e da fase lunar. Em 2017, infelizmente, toda a prefeitura estava em obras.

Staroměstská radnice - Praga - Republica Tcheca
Prefeitura, fundada em 1338
Pražský orloj - Praga - Republica Tcheca
Relógio Astronômico

Vire na luxuosa Pařížská (ou rua Paris) para conhecer o Josefov (bairro judeu). Os primeiros relatos da ocupação por judeus na área remontam ao século X. No entanto, pela perseguição religiosa, formou-se um gueto separado da cidade por uma muralha. O ápice aconteceu no século XIV com o massacre de quase 2 mil judeus. Nos séculos seguintes o bairro chegou a ter um período de prosperidade, mas, entre 1893 e 1913, em decorrência da proposta de remodelamento da região, grande parte das construções foi demolida, permanecendo apenas algumas sinagogas, um cemitério e alguns prédios administrativos da época.

Pařížská - Praga - Republica Tcheca
Pařížská: lojas de grife e prédios que lembram os da capital francesa
Praga - Republica Tcheca
Belo restaurante na Pařížská
Klaus Synagoga - Praga - Republica Tcheca
Museu Judaico
Maiselova synagoga - Praga - Republica Tcheca
Maiselova synagoga (Maiselova 10), construída no final do século XVI

O maior destaque fica para a Staronová Synagoga (ou Sinagoga Nova-velha), construída em 1270, sendo a mais antiga em atividade da Europa. Não deixe de visitar seu interior!

Staronová Synagoga - Praga - Republica Tcheca
Sinagoga Staronová
Staronová Synagoga - Praga - Republica Tcheca
Sinagoga Staronová – Interior
Staronová Synagoga - Praga - Republica Tcheca
Sinagoga Staronová – Interior

Vamos continuar com um passeio às margens do rio Vltava. Desça na Široká e, à direita, estará o Rudolfinum em estilo neorrenascentista, uma galeria de arte e teatro de concertos, casa da Orquestra Filarmônica de Praga.

Rudolfinum - Praga - Republica Tcheca

Continue pela margem do rio, contemplando o Castelo de Praga, e desvie para o Klementinum, um complexo de prédios em estilo barroco onde funciona a Biblioteca Nacional. Atrás está a Nová radnice (ou Prefeitura Nova), em um belo prédio de 1911 em estilo art noveau, onde funciona a prefeitura da cidade desde 1945.

Castelo - Praga - Republica Tcheca
Castelo do outro lado do rio
Nová radnice - Praga - Republica Tcheca
Prefeitura Nova

Contorne pela Karlova para vislumbrar a Kostel Nejsvětějšího Salvátora (ou Igreja do Santo Salvador). Construída pelos jesuítas no século XVII, a fachada barroca encanta com suas estátuas no alto. Praticamente ao lado está a também barroca Kostel svatého Františka z Assisi (ou Igreja de São Francisco de Assis), de 1685.

Kostel Nejsvětějšího Salvátora - Praga - Republica Tcheca
Igreja do Santo Salvador ao fundo e de São Francisco de Assis à esquerda
Kostel Nejsvětějšího Salvátora - Praga - Republica Tcheca
Igreja do Santo Salvador – interior

Não deixe de fazer uma breve parada em uma das lojas da Karlova para provar o típico Trdelník, uma espécie de pão doce com o interior oco em sua apresentação original, mas com opções de ser preenchido com sorvete, chocolate e outras guloseimas.

Trdelník - Praga - Republica Tcheca
Trdelník
Trdelník - Praga - Republica Tcheca
Trdelník na entrada da Ponte Carlos

Continuemos para a Karlův most (ou Ponte Carlos). Logo na entrada repare na grande torre. É extremamente parecida com a Torre da Pólvora que vimos no dia anterior. O motivo é simples, era nesse local que funcionava outro portão da cidade na Idade Média.

Karluv Most - Praga - Republica Tcheca

Antes de subir pela ponte, aprecie uma das mais belas vistas do castelo, bem ao lado dos primeiros arcos da Ponte Carlos por entre as grades que se tornaram suporte para cadeados de viajantes do mundo inteiro.

Karluv Most - Praga - Republica Tcheca

A ponte de pouco mais de 500 metros foi construída entre 1342 e 1402, sendo a única maneira de atravessar o rio a pé até 1841, e permitindo, assim, a ligação entre a Cidade Velha e o Castelo de Praga. A ponte é ricamente decorada com 30 estátuas (atualmente são réplicas!) distribuídas em ambos os lados. Uma das mais famosas é a de João Nepomuceno. Dizem que ao esfregar as mãos na parte dourada, seu desejo será concedido.

Karluv Most - Praga - Republica Tcheca
Estátua de João Nepomuceno
Karlův most - Praga - Republica Tcheca
Vista no inverno com castelo ao fundo
Karluv Most - Praga - Republica Tcheca
Vista no verão com castelo ao fundo
Karluv Most - Praga - Republica Tcheca
Ponte no verão

Na outra ponta, existem mais duas torres de proteção, que guardavam a entrada e saída da cidade.

Karluv Most - Praga - Republica Tcheca

Ao cruzar os arcos das torres, está em Malá Strana (ou Cidade Baixa). Faça um pequeno desvio à esquerda, na Lázeňská. No final da rua estará o Lennonova zeď (ou Muro Lennon), em referência ao estilo de pregar a paz do beatle, com trechos de suas canções ou desenhos, um sobre o outro, desde a década de 1980.

Lennonova zeď - Praga - Republica Tcheca

Atrás do muro está uma incrível área verde chamada Kampa, com alguns bares, cafés e restaurantes, perfeitos para um passeio durante a tarde.

Kampa - Praga - Republica Tcheca
Área pitoresca no Kampa
Kampa - Praga - Republica Tcheca
Parque Kampa

Cruze o parque e retorne pela most Legií, uma ponte bem próxima que passa por dentro de uma agradável ilha no meio do rio, que funciona como o parque Střelecký ostrov. Durante a caminhada, contemple os arcos da Ponte Carlos e a Cidade Velha e o Castelo/Cidade Baixa. No fim da ponte, está o Národní divadlo (ou Teatro Nacional), onde ocorrem apresentações de ballet, drama e ópera.

Střelecký ostrov - Praga - Republica Tcheca
Střelecký ostrov no inverno
Legii Most - Praga - Republica Tcheca
Ponte Legií e Střelecký ostrov no verão
Střelecký ostrov - Praga - Republica Tcheca
Vista da Cidade Velha a partir de Střelecký ostrov
Legii Most - Praga - Republica Tcheca
Vista do Castelo de Praga e Ponte Carlos a partir da Ponte Legií
Národní divadlo - Praga - Republica Tcheca
Národní divadlo

Desvie 500 metros para direita, pela própria margem do rio, para conhecer o Tančící dům (ou Prédio Dançante), inaugurado em 1996. O prédio é diferente, mas não encanta!

Tančící dům - Praga - Republica Tcheca

Três quadras adiante, na Resslova, está o Národní památník hrdinů heydrichiády (ou Memorial Nacional aos Heróis do Terror de Heydrich) no exato subsolo da igreja que serviu de abrigo aos paraquedistas responsáveis pelo assassinato do alemão Heydrich, símbolo da opressão nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Infelizmente os bravos heróis foram entregues por um de seus colegas e mortos na cripta. O pequeno museu conta todo o preparativo e história e é imperdível!

Národní památník hrdinů heydrichiády - Praga - República Tcheca

Vire na próxima esquerda e caminhe até a Betlémská kaple (ou Capela de Belém). Fundada em 1391, marcou o início da reforma religiosa tcheca. Embora tenha servido diversos propósitos ao longo de mais de cinco séculos de existência, foi restaurada e ainda mantém muitos traços da construção medieval.

Betlémská kaple - Praga - Republica Tcheca
Capela de Belém
Betlémská kaple - Praga - Republica Tcheca
Capela de Belém – Interior

Bem próxima está a Kostel svatého Jiljí (ou Igreja de São Giles), última igreja do dia. Utilizando fundações de um templo romanesco do século XIV, essa imponente igreja barroca possui afrescos de um dos mais famosos pintores da época!

Kostel svatého Jiljí - Praga - Republica Tcheca
Igreja de São Giles
Kostel svatého Jiljí - Praga - Republica Tcheca
Igreja de São Giles – Interior

Antes de encerrarmos o passeio, cruze as estreitas ruas do centro histórico até a Havelská, onde está o mercado homônimo (Havelské tržiště) que funciona desde 1292 e vende hortifrúti e souvenirs.

Havelské tržiště - Praga - Republica Tcheca

Jantamos no U Modre Kachnicky II (Michalská 16), especializado em pratos com pato. Além de um excelente atendimento, a comida estava fabulosa! De entrada pedimos um queijo de ovelha marinado no alho e cebola e uma sopa de batata tcheca com cogumelos. Como principal, dois patos, é claro – peito grelhado com molho de foie gras, feijão verde e batatas grelhadas no suco do pato e pato grelhado com repolho branco e vermelho e dumplings de batata enrolados.

U Modre Kachnicky - Praga - Republica Tcheca
U Modre Kachnicky II
U Modre Kachnicky - Praga - Republica Tcheca
Queijo de ovelha marinado no alho e cebola
U Modre Kachnicky - Praga - Republica Tcheca
Sopa de batata tcheca com cogumelos
U Modre Kachnicky - Praga - Republica Tcheca
Peito grelhado com molho de foie gras, feijão verde e batatas grelhadas no suco do pato
U Modre Kachnicky - Praga - Republica Tcheca
Pato grelhado com repolho branco e vermelho e dumplings de batata enrolados

Dedicamos o segundo dia para conhecer o Castelo com calma. Vamos começar do outro lado da Ponte Carlos, na Kostel sv. Mikuláše (ou Igreja de São Nicolau). De novo? Sim, existem duas! Uma de cada lado do rio construídas em datas próximas. Particularmente preferimos a outra. Com a construção finalizada em meados do século XVIII, essa igreja barroca possui alguns afrescos deslumbrantes no interior. Não subimos, mas dizem que a vista é linda!

Kostel sv. Mikuláše - Praga - República Tcheca

Suba para o chamado Hradčany (ou Distrito do Castelo). Considerado o maior castelo do mundo em tamanho, é na verdade um grande complexo com praças, igrejas e palácios, criados ao longo dos mais de 1000 mil anos. Não deixe de contemplar a incrível vista de Praga. A entrada é gratuita, mas para visitar o interior de algumas atrações é necessário comprar o ingresso. Portanto, sugerimos avaliar previamente onde deseja visitar e chegar cedo para considerar algumas opções combinadas e reduzir o tempo na fila (veja no site oficial).

Castelo - Praga - Republica Tcheca
No inverno
Castelo - Praga - República Tcheca
No verão

Duas igrejas se destacam. A primeira é a maior e mais importante igreja do país – Katedrála Sv. Víta (ou Catedral São Vito, Venceslau e Adalberto). Construída no século XIV, é onde ficam as joias da coroa checa, inacessíveis ao público. Na visita interna não deixe de contemplar os vitrais, a estonteante arquitetura gótica e a capela de São Venceslau pelos espaços da grade.

Katedrála Sv. Víta - Praga - República Tcheca
Catedral de São Vito
Katedrála Sv. Víta - Praga - República Tcheca
Catedral de São Vito
Katedrála Sv. Víta - Praga - República Tcheca
Catedral de São Vito – Interior gótico com os vitrais coloridos

Logo atrás da catedral, está a vermelha Bazilika svatého Jiří (ou Basílica de São Jorge). Fundada em 920, atualmente funciona como sala de concerto e de exposição de obras boêmias.

Bazilika svatého Jiří - Praga - Republica Tcheca
Basílica de São Jorge
Bazilika svatého Jiří - Praga - Republica Tcheca
Basílica de São Jorge – Interior

Seguindo um pouco mais, não deixe de conferir a famosa Zlatá ulička (ou Rua Dourada). Embora o nome sugira, não há nada dourado na pequena travessa, que recebeu este nome por uma lenda de que, ali, alquimistas tentaram produzir ouro no século XVI. Antes de retornar à rua principal do Castelo, visite a antiga prisão em uma das antigas torres de defesa!

Zlatá ulička - Praga - Republica Tcheca
Rua Dourada
Castelo - Praga - Republica Tcheca
Antiga Prisão

Se tiver tempo, outros locais que merecem uma visita são o Starý královský palác (ou Antigo Palácio Real), cujas fundações datam do século XII, o Rožmberský palác (ou Palácio Rosenberg) e os Královská Zahrada (ou Jardins Reais).

Starý královský palác
Teto de um dos cômodos do Antigo Palácio Real
Castelo - Praga - Republica Tcheca
Vista de uma das janelas do Palácio Rosenberg

Vamos retornar à Cidade Baixa para subirmos à Vrch Petřín (ou Colina Petrin). A subida pode ser a pé ou via funicular. Antes do passeio, visite a simples, mas histórica, Klášter Pražského Jezulátka (ou Igreja do Menino Jesus ou Igreja de Nossa Senhora da Vitória). A importância não está na igreja em si, mas na famosa imagem do Menino Jesus de Praga, considerada pelos católicos, como capaz de grandes feitos e bênçãos.

Klášter Pražského Jezulátka - Praga - Republica Tcheca
Entrada da Igreja
Klášter Pražského Jezulátka - Praga - Republica Tcheca
Imagem do Menino Jesus de Praga

O passeio pelos jardins da colina é muito agradável. No topo o grande atrativo é a Casa dos Espelhos, sobretudo para as crianças, o agradável e florido parque e a torre, com visão panorâmica da cidade, chamada por muitos de a “Torre Eiffel de Praga”.

Vrch Petřín - Praga - Republica Tcheca

Na descida da colina (ou mais à frente se optou por não subir), observe as polêmicas estátuas do Pomník obětem komunismu (ou Monumento ao Comunismo). Em sequência, as figuras representadas tornam-se disformes ao ponto de não se reconhecer mais o homem e, segundo o escultor, representaria a consequência do comunismo na sociedade tcheca durante quatro décadas do regime.

Vrch Petřín - Praga - Republica Tcheca
No inverno
Vrch Petřín - Praga - Republica Tcheca
No verão

Aproveite o resto do dia para relaxar e “se perder” no medieval centro histórico de Praga. Se quiser comprar algum souvenir, os cristais (em lojas certificadas!) são uma boa opção. O dia estava tão agradável que sentamos em um dos restaurantes turísticos da praça Staromestske – o Staromestska Restaurace. O atendimento foi ótimo, o local é muito agradável e a comida estava gostosa. Pedimos duas cervejas locais, uma costela de porco e um queijo hermelin grelhado de entrada, seguido de bolo de batata gratinado acompanhado de repolho com salsicha da casa e carne defumada e goulash de carne de vaca com bolo de batata e dumpling de pão.

Staromestska Restaurace - Praga - Republica Tcheca
Staromestska Restaurace
Staromestska Restaurace - Praga - Republica Tcheca
Staromestska Restaurace – Costela cozida e queijo hermelin grelhado
Staromestska Restaurace - Praga - Republica Tcheca
Destaque do queijo – delicioso!
Staromestska Restaurace - Praga - Republica Tcheca
Bolo de batata gratinado acompanhado de repolho com salsicha da casa e carne defumada
Staromestska Restaurace - Praga - Republica Tcheca
Goulash de carne de vaca com bolo de batata e dumpling de pão

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

20 Resultados

  1. Tamara Delarmelina disse:

    Adorei, Thiago! Boas dicas!

  2. tikdeviagem disse:

    Que post ótimo, super bem detalhadinho!
    sempre viajo no inverno e na Europa, essas feirinhas são de lei e são maravilhosas, eu amo!
    Não conheço Praga ainda, está na lista faz tempo e eu sempre acabo mudando o destino, vou agilizar isso! hahaha

  3. Ahh… Li este post para matar a saudade deste lugar incrível.
    Foi um dos destinos que mais me diverti na Zoropa…rs
    VAlue

  4. SHOW de bola! Certamente utilizaremos todas as suas dicas e esse roteiro mega legal quando formos a Praga. Que aliás, é um sonho antigo!
    Abração!
    Parabéns!

  5. Gente, geeeeente! Que cidade apaixonante <3 Quero ir na primavera. Ver essa lindeza toda florida deve ser espetacular.

    • Ola Gabriela. A neve deu um charme a parte, mas é impossível negar que deve ser muito linda mesmo.
      Estamos programando uma viagem para o segundo semestre e como a Silvia não conhece, vamos incluir Praga no roteiro para vê-la de outra forma.

  6. viajei_compartilhei disse:

    Showww demais esse post. Quando fui fiquei 2 dias e queria ter ficado muito mais. Agora com essas dicas ajuda muito uma próxima visita. Abraços

  7. Eita supeeeer inverno mesmo hein!! To indo agora e ficarei 3 dias inteiros, post veio na hora certa, amei!

  8. Adorei o relato e o roteiro!!! Talvez a gente passe por Praga ainda esse ano! Com certeza iremos utilizar suas dicas!! Parabéns!!

  9. Trip A Doiss disse:

    Uauu essas construções medievais são demais !
    Gostamos muito desse roteiro, super dicas.
    Parabéns pelo Post, viajamos juntos.

  10. Jonathan R de Assis disse:

    Vale a penar visitar algumas cidades próximas também, como Hluboká nad Vltavou, České Budějovice, Český Krumlov e Karlovy Vary (esta não conheço).
    Para andar de ônibus pelo país vale a pena pegar o Student Agency, são confortáveis, têm bebidas (café, água, chocolate quente) e internet =)