You dont have javascript enabled! Please enable it! Highlands Escocesas: Roteiro de 2 dias – Roteiros Inesquecíveis

Percorrendo castelos, lagos e destilarias nas Highlands escocesas

Conforme explicado no post sobre a Escócia, após conhecermos Edimburgo partimos para o interior escocês em direção às chamadas Highlands – terra altas -, região no norte do país famosa pelas destilarias e belíssimas paisagens e cuja capital é a pequena e charmosa cidade de Inverness, bem próxima do místico Lago Ness.

Qual a melhor época para ir nas Highlands?

O inverno tem temperatura média entre 1ºC e 7ºC e o verão fica entre 9ºC e 17ºC, já as chuvas são distribuídas de forma uniforme ao longo do ano, com menor incidência na primavera. Por isso, considere ir entre maio e agosto, quando as temperaturas são mais amenas e os dias mais longos. Fomos em março de 2015, quando estava frio e ventando, com um pouco de chuva.

Quanto tempo ficar nas Highlands?

É difícil determinar um tempo mínimo, pois essa região possui muitos atrativos para diferentes gostos e públicos, desde um tour pelas destilarias de uísque a trilhas por florestas. No entanto, para conhecer um pouquinho de cada, passando pelas principais atrações, recomendamos pelo menos dois dias inteiros e idealmente três a quatro dias. Contudo, existem excursões de bate e volta a partir de Edimburgo e Glasgow, mas a distância é grande, o que torna a viagem cansativa!

Como chegar nas Highlands?

Existem três opções:

  • Carro: nossa opção preferida por garantir flexibilidade para explorar não apenas os destinos principais, mas também o próprio caminho que é o ponto alto! A única dificuldade é a mão inglesa, sobretudo no início, mas nada que impossibilite.
    • De Glasglow: 270 km de distância até Inverness pela M80/A9.
    • De Edimburgo: 250 km de distância até Inverness pela M90/A9.
Carro - Escocia

Alugamos o carro no aeroporto de Edimburgo para fazer a viagem por toda a Grã-Bretanha. Não foi barato, principalmente pela necessidade de pagar o deslocamento (devolvemos em outra cidade), mas a qualidade dos carros é infinitamente superior à que temos no Brasil.

  • Excursão: existem agências em Edimburgo e Glasgow que fazem os passeios de bate e volta até Inverness, passando por algumas atrações no caminho. Outra alternativa é ir até Inverness e contratar passeios locais.
  • Avião: se estiver vindo de locais mais distantes, uma alternativa é chegar pelo aeroporto de Inverness, a 16 km do centro e alugar um carro ou pegar um táxi ou ônibus.
  • Trem: a partir de Glasgow, Edimburgo ou outras cidades da Grã-Bretanha. Não recomendamos por não permitir parar em alguns pontos entre os destinos!

Veja dicas de como comprar, economizar e se deslocar de trem na Europa em nosso post “Como viajar de trem na Europa“.

Onde ficar nas Highlands?

Dependerá muito do trajeto, ponto e horário de chegada e saída. Listamos algumas sugestões de cidades abaixo.

Inverness

O mais comum é usar Inverness como base (veja todos os hotéis aqui). Sugerimos o Best Western Palace Hotel & Spa e o Rocpool Reserve hotel. Nos arredores, o Bunchrew House Hotel e o North Kessock Hotel são boas alternativas.

Fort William

Uma segunda opção é esticar até Fort William (veja todos os hotéis aqui), onde recomendamos: Moorings Hotel, Clan Macduff Hotel, Lime Tree An Ealdhain e Nevis Bank Inn. Vale ressaltar que embora esteja em meio a lindas paisagens, a infraestrutura não se compara a de Inverness.

Stirling

Opção menos frequente é se hospedar em Stirling, cidade próxima às Highlands e famosa pelas batalhas épicas entre escoceses e ingleses. Existem algumas opções (veja todas aqui). Nossas sugestões são Friars WyndHotel ColessioHighland Hotel.

O que nós fizemos?

Fizemos bem diferente. Optamos por esticar e dirigir até mais tarde, dormindo a primeira noite na Ilha de Skye e a segunda, já em direção à Inglaterra, em Stirling.

O que fazer? Roteiro Diário!

Saímos cedo de Edimburgo, após dois maravilhosos dias em direção a Inverness, capital das Highlands. A estrada é excelente tanto na M90 quanto na A9. No trajeto existem inúmeras destilarias de uísque, a bebida nacional. Escolhemos duas para ter um gostinho do processo. A primeira foi a Edradour! Localizada a 110 km de Edimburgo (em Pitlochry), foi fundada em 1825 e até pouco tempo era a menor destilaria da Escócia. Infelizmente está fechada entre novembro e março!

Destilaria Edradour - Highlands - Escocia

De volta à A9, conforme avançávamos para o norte, o clima e as paisagens no entorno iam mudando e se tornando mais geladas, com alguns trechos nevados! A dica para a direção é diminuir a velocidade e seguir na faixa já percorrida pelos demais veículos, garantindo maior aderência do pneu. Não foi difícil, mesmo sem correntes!

Estrada - Highlands - Escocia

Em Dalwhinnie, menos de 50 km adiante, fica a Dalwhinnie Distillery. Fundada em 1898, é uma das mais famosas e uma excelente opção para um tour.

Destilaria Dalwhinnie - Highlands - Escocia

Siga pela A9 por mais 90 km até Inverness. Embora estivéssemos subindo para o norte, o frio ficou menos intenso e as paisagens mais verdes.

Estrada - Highlands - Escocia

Apesar de ser a capital das Highlands escocesas e a cidade mais ao norte do Reino Unido, Inverness é bem pequena, com cerca de 50 mil habitantes, sendo quase 20% de estudantes. Considerada a cidade mais feliz da Escócia e a segunda do Reino Unido, é bem simpática e vale uma breve visita. O mais agradável é caminhar ao longo do rio Ness, que alguns quilômetros após Inverness, forma o famoso Lago Ness. Os dois principais pontos turísticos da cidade, ambos do século XIX, são a Inverness Cathedral, também conhecida como Cathedral Church of Saint Andrew, e o Inverness Castle, um castelo construído no local onde diversas fortificações já estiveram presentes desde o século XI.

Inverness - Highlands - Escocia
Inverness Cathedral
Inverness - Highlands - Escocia
Rio Ness com castelo de Inverness ao fundo
Inverness - Highlands - Escocia
Às margens do rio Ness

Deixe Inverness pela A82 em direção ao Loch Ness (Lago Ness). Embora muito famoso pelo folclórico “monstro”, o lago em si não encanta tanto. O entorno e a estrada são bem agradáveis, sobretudo na margem oposta (General Wade’s Military Rd), onde a pequena estrada à beira do rio passa por dentro de uma floresta. O ponto alto do percurso de aproximadamente 40 km (até a A887) é o Urquhart Castle. Construído no século XIII, teve importante papel na Guerra de Independência da Escócia, mas foi abandonado a partir do século XVII. É possível visitar suas ruínas! Se não for visitá-las, recomendamos fazer o trajeto pela pitoresca General Wade’s Military Rd, mais vazia e próxima do lago, embora com trajeto mais demorado e lento.

Loch Ness - Highlands - Escocia
Lago Ness pela General Wade’s Military Rd
Urquhart Castle - Loch Ness - Highlands - Escocia
Ruínas do castelo vistas da General Wade’s Military Rd
Urquhart Castle - Loch Ness - Highlands - Escocia
Urquhart Castle

Se for para a Ilha de Skye, intercepte a A887 em direção ao Kyle of Lochalsh. No caminho, pare para visitar o Eilean Donan Castle, um castelo do século XIII em um cenário que parece ter sido feito para um filme! Belíssimo e pode ser visitado (vale a pena!). Apenas foi possível conhecê-lo no retorno da Ilha de Skye, pois começou um temporal e os avisos indicavam que a ponte para cruzar do continente para a ilha estaria fechada.

Após uma tarde tensa em virtude das condições climáticas, tivemos um jantar maravilhoso e uma manhã e início de tarde mágicas na Ilha de Skye, agraciados com um lindo dia ao chegarmos novamente no castelo!

Eilean Donan Castle - Highlands - Escocia
Eilean Donan Castle

Retornamos (via A87) para a A82 até Fort William, uma alternativa a Inverness para um pernoite se não tiver seguido até a Ilha de Skye. O deslocamento entre o castelo e Fort William (na A87) é muito bonito, com inúmeras paisagens que parecem pinturas, contrastando o vazio da estrada com lagos, planícies, florestas e montanhas com topo nevado. Obviamente paramos algumas vezes para fotos!

Estrada - Highlands - Escocia
Estrada - Highlands - Escocia
Estrada - Highlands - Escocia
Estrada - Highlands - Escocia
Estrada - Highlands - Escocia

Fort William é famosa por ser o ponto de partida da ferrovia por onde passou o Hogwarts Express – do filme Harry Potter -, inclusive pelo viaduto arqueado, em um trem a vapor (site oficial). O destino é Mallaig, um dos portos que conecta o “continente” à Ilha de Skye. O outro motivo é por estar no trajeto da A82 que corta o Glencoe (ou Glen Coe) Valley e o Ben Nevis, a maior montanha britânica. A paisagem do vale é de tirar o fôlego! Em alguns pontos da estrada é possível ver a enorme montanha à distância.

Glencoe Valley - Highlands - Escocia
Glencoe Valley - Highlands - Escocia
Glencoe Valley - Highlands - Escocia

Terminamos o dia cruzando o Parque Nacional Trossachs, à beira do lindo Loch Lomond. Esse é o tipo de local onde é possível permanecer por mais de um dia, com alternativas de passeios e trilhas encantadoras. Com uma vegetação incrível em cenários únicos, não deixe de reservar um espaço na sua viagem para cruzá-lo e encostar o carro em um ponto ou outro para contemplar a beleza do parque!

Loch Lomond - Escocia
Lago Lomond
Parque Nacional Trossachs - Escocia
Parque Nacional Trossachs
Parque Nacional Trossachs - Escocia
Parque Nacional Trossachs

Nesse segundo dia, dormimos na cidade de Stirling e na manhã seguinte conhecemos o Stirling Castle, um dos maiores e mais importantes castelos da Escócia. Com a maior parte das fortificações datadas do século XV, recebeu a coroação de alguns reis e rainhas escoceses. Sua localização no topo de uma colina garante uma bela vista da cidade. Infelizmente não pudemos entrar, pois o planejamento era percorrer quase 400 km até a cidade de York e não poderíamos aguardar o horário de abertura. No entanto, se tiver tempo, sugerimos a visita!

Castelo - Stirling - Escocia
Castelo de Stirling
Castelo - Stirling - Escocia
Castelo de Stirling (Cemitério)

Outra atração da cidade é o William Wallace Monument, construído em 1869. Famoso no Brasil pelo filme homônimo, Wallace teve um papel fundamental no processo de independência escocesa durante o século XIII. Pelo mesmo motivo do castelo, não foi possível ingressar. No entanto, se tiver que escolher, recomendamos o castelo!

William Wallace Monument - Stirling - Escocia
William Wallace Monument - Stirling - Escocia
William Wallace Monument ao fundo, visto do casteloWilliam Wallace Monument

Bem próximo está a Stirling Bridge, uma parada histórica e inesquecível! Em 11 de setembro de 1297 ocorreu (era uma ponte mais estreita e de madeira) uma importante batalha da Guerra de Independência da Escócia – William Wallace, com muita tática e paciência, conseguiu vencer os ingleses, apesar do número desigual (entre 5-6 mil escoceses contra 9000 ingleses).

Ponte - Stirling - Escocia
Stirling Bridge do século XV (em pedra)
Ponte - Stirling - Escocia
Cruzando a Stirling Bridge

Seguimos viagem pelo Lake District, já na Inglaterra, até a cidade inglesa de York, com a certeza de ter deixado para trás um dos países mais bonitos que já visitamos.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

26 Resultados

  1. aline disse:

    Bom dia!!
    Excelentes dicas. Podes me informar qual a data em que fizeram essa viagem?
    Vou para londres agora em janeiro e gostaria de esticar até o norte da Escocia…porem me preocupo com o tempo. Achas que o passeio no inverno vale a pena?obrigada

    • Boa noite Aline.
      Muito obrigado pelos cumprimentos. Ficamos felizes que tenha gostado.
      Fomos em março, quando era um pouco mais ameno que agora, embora tenhamos pego um frente fria pesada, sobretudo na Irlanda do Norte com neve e estradas fechadas. É possível fazer os passeios, mas algumas destilarias poderão estar fechadas e existe o risco de nevar no extremo norte, é claro! O mais difícil certamente seria a Ilha de Skye que tem muitas atrações a céu aberto! Se tiver o tempo livre e estiver disposto a enfrentar o frio, certamente indicaríamos, pelo menos conhecer Edimburgo.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

    • Jonas disse:

      O Eilean Donan Castle, na ilha de Skye, maior icone da Escócia, é fechado em Janeiro. Acabei de desistir de fazer a rota por isto.

  2. nicole disse:

    Ficou bem legal o roteiro de vocês, adorei! não conheço nada da Escócia e deve ser bem interessante! a estrada parece ser um tapete, deve ser demais fazer uma road trip… agora tem uma coisa, sempre fico bolada com esses passeios que envolvem bebida, eu adoro fazer, mas não acho legal alugar carro e beber, tem tour?

  3. Maiara Barbosa disse:

    Ui! Essas temperaturas me desanimaram um pouco, hein? rs Mas o visual das paisagens é incrível também. Uma das coisas que sempre me pergunto é quanto aos gastos: é um destino caro, no que diz respeito à hospedagem e alimentação?

    • Desanimam, mas podemos garantir que valem a pena pelo visual!
      É mais caro do que a média da Europa pelo custo da libra, mais barato do que na Inglaterra, mas desde o Brexit e com a valorização recente do dólar e euro a diferença para os demais países europeus como França e Alemanha caiu substancialmente.

  4. Alice disse:

    Oi,
    um casal de amigos francés, estará na Escocia daqui 10 dias e não sabe direito o que fazer. Ja foi definido o Loc Ness Lake e a ilha de Skye. Eles farão um road trip de duas semanas, parando em vários pontos. Vou passar seu post 🙂

  5. Lorena Marques disse:

    Como é lindo esse lugar, me encantei de verdade. A Escócia é um país incrível mesmo, gostei muito desse roteiro pretendo fazer um dia. Vocês avaliam esse roteiro como um preço acessível? Abraços

    • Olá Lorena, muito obrigado!
      Com certeza você não vai se decepcionar.
      É um preço acessível se programado com antecedência, ficando próximo aos preços praticados no restante da Europa.
      Qualquer dúvida é só falar.
      Abraço

  6. Liany disse:

    Adorei conhecer um pouquinho de Inverness, porque essa cidade significa algo pra mim desde criança rs. Eu sou de Campos do Jordão e o bairro Abernéssia lá (o centro comercial da cidade) tem esse nome pelas junções das palavras Aberdeen, Inverness e Escócia, pois o fundador era escocês. Além disso trabalhei por 7 anos em uma loja de meia que chama Inverness. Sempre tive muita curiosidade em conhecer e ler o seu relato e ver as fotos me devolveu pros meus 15 anos, idealizando tudo isso!!! Ainda irei pessoalmente heheh

  7. Erik disse:

    Maravilhoso este roteiro de vocês. As paisagens devem fazer a pessoa se sentir em um filme que conta história de reis, cavalheiros e batalhas medievais. Certamente, eu também iria querer alugar um carro como vocês fizeram. Sem dúvida, a melhor forma de conhecer lugares como este. Mas ficaria bem tenso no trecho nevado. Portanto, seguirei a dica de ir entre maio e agosto! Ah! Acabei me surpreendendo de ver céu azul em algumas fotos, pois sempre imagino a Escócia como um país eternamente cinzento! rsrsrs

    • Muito obrigado Erik.
      Acho que você não poderia ter tido uma impressão melhor, pois a sensação é justamente essa e ir de carro, como você disse, permite uma flexibilidade única!
      Quanto ao tempo, tivemos um pouco de sorte alguns dias, hehe!

  8. Livia Zanon disse:

    Mtoooo massa esse roteiro!! Passei 5 dias em Edimburgo na Escócia, fui naquele reveillon que era considerado o melhor do mundo “Hogmanay” mas nem curti hahah acho que o pessoal não sabe o que eh festa igual no Brasil, depois de mai noite td mundo foi embora e o show acabou ¬¬ é mt linda td a região, próxima vez quero conhecer mais e fazer essa road trip q vc fez. 😀

    • Oi Livia, que bom que gostou e temos a certeza de que não vai ser arrepender!
      Já passamos 3 viradas de ano fora do Brasil e todos foram um verdadeiro fiasco se compararmos com as nossas, então compreendo totalmente o que você quis dizer!

  9. Livia Melo disse:

    Essa região é linda demais! Amei as informações, mas fiquei com uma dúvida. Vocês sabem se tem algum castelo que forneça hospedagem, como um hotel?

    • Olá Livia, muito obrigada!
      Não achamos nenhum que oferecesse tal serviço. Diferente dos castelos da França e Alemanha, os do Reino Unido eram usados como fortificações e, por isso, a estrutura não permitiria a hospedagem com facilidade.

  10. Sil Mendes disse:

    Adorei seu post. Desde que assisti a série Highlands que estou com muita vontade de visitar essa região . Bom saber que 4 dias da p conhecer bastante coisa. Vou me programar p ir em breve.

  11. Andreia disse:

    Adorei o post sensacional!
    Pretendo fazer um roteiro de edimburgo passando por stirling, Fort William, Ilha de Skye, Inverness e retornar a Edimburgo pela outra costa passando por aberdeen e dundee
    Nossa viagem esta marcada para início de outubro, vcs acham viavel fazer de carro? Vcs tem aguma dica da outra costa da Escócia? Obrigada

    • Muito obrigada Andreia. Ficamos felizes que tenha gostado do post.
      Com certeza é viável fazer a viagem de carro ao longo de alguns dias. A mão inglesa é uma questão de adaptação e cuidado, sobretudo no início, e as estradas são ótimas.
      Recomendamos dormir na Ilha de Skye (https://www.roteirosinesqueciveis.com/roteiro-ilha-de-skye/), um local encantado!
      A outra costa é mais intocada e menos habitada, mas sugerimos passar por dentro do Loch Lomond e pelo Parque The Trossachs.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  12. Victoria disse:

    Que máximo esse roteiro!!! Em que época vcs fizeram esse percurso? Estou indo agora em fevereiro, e estou preocupada sobre alugar carro nessa época.. Parabéns pelo blog!!!!!

    • Muito obrigado Victoria.
      Fomos em março, mas pegamos mais frio do que a média da época.
      Embora as paisagens fiquem lindas, o problema do clima no inverno – e fevereiro é mais frio do que março – é justamente o risco de alguma atração fechada como aconteceu conosco e as estradas mais perigosas. No entanto, se dirigir com atenção e solicitar as correntes na locação, não acredito que tenham problemas. Sugiro, caso possível, a locação de um carro no estilo SUV para reduzir imprevistos. Apenas para tranquilizá-la, estávamos com um sedã e sem as correntes (não era previsto que nevasse) e demandou apenas muito cuidado.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.