A jovem e descontraída Oxford

Conforme explicado no post sobre a Inglaterra, após a visita a Bath e Stonehenge, fizemos uma rápida parada em Oxford antes de devolvermos o carro em Londres. Com uma população de pouco mais de 160 mil habitantes, a cidade é conhecida no mundo inteiro pela famosa e conceituada Universidade de Oxford, a mais antiga universidade de língua inglesa do mundo.

A ocupação da região de Oxford teve início por volta do ano 900 com os saxões, mas ganhou importância dois séculos seguintes com a elevação de prestígios aos cidadãos da cidade pelo rei Henry II de forma equivalente aos da capital britânica. Assim, inúmeras casas e ordens religiosas se estabeleceram no local e a cidade começou a ganhar maior importância. Foi nesse processo que, no século XII, surgiram os primeiros colegiados que dariam origem a atual Universidade de Oxford. Um fato interessante foi o patrocínio religioso na tentativa de que as traduções dos filósofos gregos pudessem ser alinhadas com os ensinamentos religiosos.

Qual a melhor época para visitar Oxford?
A temperatura média no verão é 15ºC e no inverno 5ºC, com chuvas distribuídas igualmente durante todo o ano. Portanto, considere ir entre maio e setembro, quando as temperaturas são menos frias e os dias mais longos.

Quanto tempo ficar em Oxford?
A cidade não é grande e as atrações podem ser facilmente conhecidas a pé em menos de um dia. Por isso, é possível fazer um bate e volta a partir de Londres.

Como chegar em Oxford?
Existem três opções:

  • Carro (alugue aqui): ótima opção se estiver viajando pelo interior da Grã-Bretanha! A única dificuldade é a mão inglesa, sobretudo no início, mas nada que impossibilite. Alugamos o carro no aeroporto de Edimburgo para fazer a viagem por toda a Grã-Bretanha. De Londres são apenas 95 km pela M40.
  • Excursão: algumas agências de turismo londrinas realizam excursões para Oxford (bate e volta).
  • Trem: se não for visitar outros destinos pelo interior é a melhor escolha, pois é mais rápida e permite o esquema de bate e volta. Apenas 1h de Londres.

Onde se hospedar em Oxford?
Existem diversas opções de hospedagem na cidade (veja todas aqui). Recomendamos ficar próximo ao centro de Oxford para que possa fazer tudo a pé. Nossas sugestões são: Macdonald Randolph, The Old Bank, Mercure Eastgate, Malmaison e Vanbrugh Hotel.

O Roteiro
Sabíamos que a passagem por Oxford seria corrida. A cidade se apresentou como uma alternativa, dependendo do horário em que terminássemos Stonehenge e, felizmente, foi possível uma breve visita aos principais pontos turísticos e foi suficiente para sentir o quanto é descontraída e animada, sobretudo pelos jovens universitários. Fabuloso!

A Universidade de Oxford possui quase 40 faculdades. Uma das mais famosas é o Christ Church College, nosso ponto de partida, a apenas 1 km da estação de trem da cidade. Fundado no século XVI durante a separação do estado com a igreja romano, é uma das mais ricas e prestigiadas faculdades da universidade – 13 ministros britânicos passaram por lá! Para os amantes de Harry Potter, como eu, vale a curiosidade de ter servido de inspiração para vários sets de Hogwarts, com destaque para a réplica do Hall que serviu como a sala principal do castelo. Infelizmente estava fechado para visitação, pois estava em uso pelos alunos. Se quiser visitar, vale se programar, conferindo os horários no site (veja aqui).

Christ Church - Oxford - InglaterraOs detalhes da construção serviram de inspiração para Hogwarts

Bem pertinho fica a Cornmarket St, uma das principais e mais agradáveis ruas de Oxford. Não deixe de conferir a Carfax Tower e a St Michael Tower, além do Covered Market, um mercado coberto inaugurado em 1774 dedicado à venda dos mais variados artigos, sobretudo alimentícios.

Cornmarket St - Oxford - InglaterraCornmarket St

Cornmarket St - Oxford - InglaterraCornmarket St com a medieval St Michael Tower

Covered Market - Oxford - InglaterraCovered Market

Continue até a Radcliffe Camera, construída entre 1737-49 em estilo neoclássico para abrigar a biblioteca de ciências da Universidade, mas que transformou-se em uma área para leitura da Bodleian Library, a principal biblioteca de pesquisa de Oxford e uma das mais antigas da Europa – de 1612 -, com mais de 12 milhões de itens. Existem três opções de tour, com duração entre 30 e 90 minutos. Sugerimos comprar com antecedência (veja os horários e opções no site oficial). Mais uma vez, esse tour é imperdível para os fãs do Harry Potter, pois é possível ter acesso a locais que serviram de inspiração para as filmagens.

Radcliffe Camera - Oxford - InglaterraRadcliffe Camera

Bodleian Library - Oxford - InglaterraBodleian Library

Bem atrás da Bodleian Library, está a Hertford Bridge, concluída em 1914. Também conhecida como ponte dos suspiros – pela similaridade com a ponte de Veneza -, une dois prédios da faculdade Hertford. Sua arquitetura singular fez com que se tornasse um ponto turístico da cidade!

Hertford Bridge - Oxford - Inglaterra

Logo ao lado da Radcliffe Camera está a imponente St. Mary’s Church. Com sua belíssima torre do século XIII, representa o epicentro da formação da Universidade de Oxford e funcionou como local não apenas religioso, mas também de eventos importantes das faculdades, como as graduações.

St Mary Church - Oxford - Inglaterra

Termine o dia com um passeio no famoso Oxford Punting (site oficial), uma espécie de canoa de madeira que percorre o rio Cherwell, com uma bela visão de alguns pontos de Oxford. O embarque ocorre embaixo da Magdalen Bridge, no final da High St.

Punting - Oxford - Inglaterra

Saímos quando já era noite de Oxford e chegamos tarde no aeroporto de Gatwick, onde devolvemos o carro antes de seguir para Londres pelo Gatwick Express (veja o roteiro aqui).

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela Inglaterra (ou Reino Unido)? Quer ajuda em reservas de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião, ônibus ou trem? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 29 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!