Londres: Um dia em Westminster

Conforme explicado no post sobre Londres, nossa sugestão é dedicar o primeiro dia à região de Westminster, uma das áreas com maior concentração de atrações turísticas da cidade.

Comece o passeio na Victoria Station e siga pela Victoria St até a Westminster Cathedral. Embora não faça parte da notável lista de atrações londrinas, essa catedral católica do início do século XX possui um estilo peculiar e lindo de construção – neo-bizantino -, que lembra muito alguns templos do leste europeu.

Westminster Cathedral - Londres - InglaterraExterior

Westminster Cathedral - Londres - InglaterraInterior

Suba a Palace St até o Buckingham Palace (Palácio de Buckingham), residência e sede administrativa da monarquia britânica. Originalmente propriedade do Duque de Buckingham, foi comprado em 1761 pelo rei George III, com posterior expansão durante o século XIX, tornando-se casa da monarquia em 1837 na ascensão da rainha Victoria. Infelizmente a visita aos aposentos do palácio está aberta apenas durante o verão, quando não estão sendo utilizados pela família real (confira o período no site oficial).

Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra

Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra

Bem em frente está o Victoria Memorial, um pequeno jardim com uma estátua de mármore no centro construído em homenagem à rainha Victoria.

Queen Victoria - Londres - Inglaterra

A Troca da Guarda é um evento que acontece não apenas no Palácio de Buckingham, mas é onde tem maior notoriedade e história. A cerimônia consiste na troca da guarda do palácio, sob supervisão do líder do batalhão. Particularmente, achamos um pouco longa (próximo a 1 hora), além de ficar muito lotada, mesmo em baixa temporada, e com um horário que atrapalha um pouco o turismo (a partir de 11h). No entanto, tem grande importância histórica e, por isso, vale ser vista! O calendário depende do período do ano, das condições climáticas e de eventos oficiais na cidade (confira no site oficial).

Troca da Guarda - Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra

Troca da Guarda - Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra

Troca da Guarda - Palacio de Buckingham - Londres - Inglaterra

Nas redondezas do palácio ficam dois agradáveis e floridos parques, o St. James Park e o Green Park. A caminhada certamente compensa, sobretudo enquanto aguarda o horário para a Troca da Guarda.

St James Park - Londres - InglaterraSt James Park

St James Park - Londres - InglaterraSt James Park

Green Park - Londres - InglaterraGreen Park

Na saída do James Park, siga pela Birdcage Walk e contemple uma bela vista do famoso Big Ben e uma das fotos mais clássicas da cidade, reunindo dois cartões postais!

Big Ben - Londres - Inglaterra

Big Ben - Londres - Inglaterra

Poucos passos adiante está a Parliament Square Garden, que reúne estátuas de importantes figuras não apenas inglesas, mas de grande papel na história mundial, como GandhiMandela. É um verdadeiro museu a céu aberto!

Westminster - Londres - InglaterraEstátua de Mandela

No lado oposto está o Palace of Westminster, mais conhecido como Parlamento, pois é o local de encontro entre os membros eleitos da House of Common e os indicados da House of Lords. Concluído em 1016, foi reconstruído em 1840 após um incêndio destruí-lo. Duas torres se destacam: a Victoria Tower, a mais alta, e a Elizabeth Tower, originalmente chamada de Clock Tower (Torre do Relógio) e mundialmente consagrada como Big Ben. No entanto, Big Ben é apenas uma referência ao mais pesado de seus cinco sinos! É possível visitar o interior do Parlamento em seu período de recesso (veja quando no site oficial) e é recomendável reservar com antecedência.

Big Ben - Londres - InglaterraParliament Square Garden com o Parlamento ao fundo

Victoria Tower - Londres - InglaterraVictoria Tower

Big Ben - Londres - InglaterraElizabeth Tower, mais conhecida como Big Ben

Ao lado do Parlamento está a Westminster Abbey. Fundada em 960, sua estrutura inicial seguiu um estilo romanesco, modificado para gótico, a partir do século XIII, com a construção da abadia como conhecemos hoje. Sua importância é histórica, sobretudo para a monarquia britânica, pois recebeu todas as coroações desde a de William The Conqueror em 1066, mais de 15 casamentos reais e sepultamento de vários membros da família real, da igreja e da aristocracia britânica. A visita é imperdível! No entanto, assim como nas demais atrações, não deixe de conferir o horário de visitação com antecedência no site oficial, pois sofre interferências com eventos externos.

Westminster Abbey - Londres - InglaterraWestminster Abbey durante o dia

Westminster Abbey - Londres - InglaterraA bela iluminação noturna

Westminster Abbey - Londres - InglaterraLateral da Westminster Abbey

Westminster Abbey - Londres - InglaterraJardins internos

Cruze o rio Tâmisa pela famosa Westminster Bridge, uma bela ponte arqueada de 1862. A vista do Big Ben é um dos cartões-postais da cidade.

Westminster Bridge - Londres - InglaterraParlamento da Westminster Bridge

Big Ben - Londres - InglaterraParlamento com Westminster Bridge à direita

Termine o dia na London Eye, a enorme roda gigante inaugurada no ano de 2000. Com 135 metros de altura, garante uma bela vista da cidade. Recomendamos subir no entardecer para apreciar o pôr do sol na subida e o acender das luzes na descida. O passeio completo dura cerca de 30 minutos e é fundamental a compra do ingresso com antecedência. Se estiver com tempo sobrando, duas sugestões são o London Aquarium e o London Dungeon, ao lado da London Eye.

London Eye - Londres - InglaterraLondon Eye vista da Westminster Bridge

London Eye - Londres - InglaterraCrepúsculo

London Eye - Londres - InglaterraParlamento iluminado

Jantamos em um agradável e saboroso italiano bem próximo ao hotel chamado UNo (1 Denbigh Street), antes de retornamos para descansarmos, pois o dia seguinte seria cheio (veja em “Oxford e Regent St, Piccadilly, Trafalgar Sq, Chinatown, Covent Garden, British Museum e National Gallery“).

Dica: Um casal nos indicou um fotógrafo em LondresVictor Guidini – que oferece ensaios fotográficos para turistas que desejam registrar sua viagem. Achamos bem legal o trabalho do Victor!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível? Quer ajuda em reservas de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião, ônibus ou trem? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 32 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Copia nao autorizada!