You dont have javascript enabled! Please enable it!

A imponente e linda catedral da histórica Lund

Conforme explicamos no post sobre Malmo, a visita à cidade de Lund é uma das atrações da região. Fundada por volta do ano 990, essa pequena cidade – uma das mais antigas da Suécia – com menos de 100 mil habitantes, tornou-se uma referência para o Cristianismo em uma época que encontrava forte barreira para sua expansão na região do Mar Báltico. Nessa época, entre 1090 e 1045, foi construída a belíssima Catedral, modificada ao longo dos quase 1000 anos de história. Além da catedral, outro destaque é a Universidade, fundada em 1666 sendo, atualmente, a maior da Suécia com mais de 40 mil alunos.

Como chegar em Lund?

A alternativa mais simples, rápida e barata é comprar uma passagem de trem diretamente na estação central de Malmo, com saídas a cada 30 minutos e duração de aproximadamente 10 minutos.

Veja dicas de como comprar, economizar e se deslocar de trem na Europa em nosso post “Como viajar de trem na Europa“.

Como chegar à Catedral de Lund?

A partir da estação, é muito simples e rápido percorrer os 500 metros de distância. Basta seguir pela Clemenstorget, virando à direita na Kyrkogatan. Ao longo do trajeto, não deixe de se encantar pelas graciosas ruas, construções e prédios da Universidade.

Lund - Suecia
Cidade de Lund
Catedral - Lund - Suecia
Catedral de Lund

A catedral está situada no agradável parque Lundagård, onde estão, ainda, o Universitetshuset, principal prédio da Universidade, e o Kungshuset (ou Casa do Rei), linda construção do século XVI, originalmente erguida para hospedar o bispo da cidade e posteriormente doada para a Universidade.

Universidade - Lund - Suecia
Universidade
Lund - Suecia
Parque e “Casa do Rei”
Catedral - Lund - Suecia
Parque e Catedral de Lund
Catedral - Lund - Suecia
Parque e Catedral de Lund

Não deixe de visitar o interior da belíssima catedral luterana, com arquitetura predominantemente romanesca, embora traços góticos possam ser observados. Um dos pontos altos é o Horologium mirabile Lundense (ou Relógio Astronômico), que lembra bastante o que vimos em Praga. Construído há mais de 600 anos, ainda funciona perfeitamente e é capaz de calcular quando serão os diferentes feriados religiosos e o dia da semana de determinada data. Além disso, um pequeno espetáculo ocorre habitualmente às 12 horas, com os cavaleiros do topo batendo suas espadas enquanto uma pequena procissão aparece através das duas portinholas do centro.

Catedral - Lund - Suecia
Catedral de Lund – Interior
Catedral - Lund - Suecia
Catedral de Lund – Relógio Astronômico
Catedral - Lund - Suecia
Catedral de Lund – Relógio Astronômico

Enquanto aguardávamos o trem de retorno para Malmo, aproveitamos para experimentar duas iguarias suecas: o delicioso chocolate Daim e o diferente refrigerante Påskmust/Julmust, com um sabor que lembra a cerveja, consumido na Páscoa e Natal em quantidades superiores à Coca-Cola.

Lund - Suecia

Para saber mais sobre Malmo, visite nosso roteiro de Malmo.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 35 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

6 Resultados

  1. valeria mendes costa sousa disse:

    Silvia, amei seus posts, parabéns! Viajarei em abr / maio, passarei 1 semana com base em Copenhagen, devo fazer 2 ‘bate e volta’, um para Malmo e Lund, na Suécia, e outro para Odense e Roskilde, Dinamarca. Gostaria de saber 2 informações: 1. Estou preocupada c o frio, não gosto de mala grande, em que época vc viajou? A pesquisa que fiz de temperaturas médias me preocupou, bem frio. 2. Você teria alguma outra dica de passeio de 1 dia (carro ou trem), estarei com mais 3 pessoas, então creio que o carro ficará mais em conta. O hotel em Copenhagen já está pago queria economizar esta diária, mas se for melhor podemos ficar 1 noite em alguma cidade.

    • Olá Valéria.
      Muito obrigada. Ficamos muito satisfeitos e felizes que tenham gostado.
      Fomos no início de maio, logo próximo ao período que estarão e enfrentamos um frio um pouco além do esperado para o período. No entanto, gostamos de frio e somos econômicos com malas, então não foi um problema.
      Sinceramente, acreditamos que Malmo e Lund em um dia ficará um pouco justo. O que acham de dormir em Malmo?
      Vocês viram os posts de Copenhague (https://www.roteirosinesqueciveis.com/roteiro-copenhague/) e arredores (https://www.roteirosinesqueciveis.com/roteiro-roskilde-frederiksborg-kronborg/)? Lá descrevemos nossas sugestões da região e acreditamos que os palácios além de Roskilde seriam uma boa pedida para um bate e volta e com o Copenhague Card os trens são gratuitos então não acrescenta nenhum custo!
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

      • valeria mendes costa sousa disse:

        Silvia, mais uma dica maravilhosa esta do Copenhagen Card, com os trens gratuitos! Os roteiros estão maravilhosos, amei os 2 castelos e a catedral de Roskilde, farei da mesma maneira. Sobre o frio acho que vou inclusive copiar suas escolhas, rs… percebi que vc e seu marido (?) usaram um agasalho interno e casaco mais pesado. Assim caberá tudo na minha malinha média… rs… Um abraço e mandarei notícias!

        • Olá Valeria, isso mesmo, o Thiago é o meu marido.
          Vocês vão amar Copenhague, Malmo e Lund!
          Quanto às roupas, usamos uma fina por baixa, um agasalho “interno” e um casaco pesado por fora. Como muitos passeios são externos com visitas aos parques e jardins, sobretudo nos arredores de Copenhague, sugerimos comprar um casaco impermeável com “corta vento”. Não são os mais bonitos, mas são extremamente funcionais!
          Qualquer dúvida seguimos à disposição e ficamos no aguardo das notícias.

error: Alert: Content selection is disabled!!