You dont have javascript enabled! Please enable it! Porto de Galinhas: Roteiro de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Nas águas transparentes de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é tanto uma praia quanto um distrito do município de Ipojuca, no interior do estado de Pernambuco. Apenas uma parcela dos 100 mil habitantes de Ipojuca está concentrada no distrito de Porto, que funciona quase como um pequeno balneário. Inicialmente chamado de Porto Rico, ficou conhecido como Porto de Galinhas em alusão ao uso do termo “galinhas”, que remete aos escravos contrabandeados pelo porto da região. Com praias paradisíacas, piscinas naturais, excelentes resorts e a uma curta distância da capital do estado – Recife -, essa vila ocupa posição de destaque no turismo nacional, atraindo viajantes brasileiros e estrangeiros, sobretudo latino-americanos.

Qual a melhor época para ir a Porto de Galinhas?

Com um clima tropical, possui temperaturas elevadas durante todo o ano, com primavera e verão mais quentes e menos chuvosos (mínima de 22ºC e máxima de 30ºC) do que o outono e inverno (mínima de 20ºC e máxima de 26ºC). Recomendamos, então, o período de outubro a dezembro, quando a temperatura máxima é discretamente menor e a precipitação é mínima quando comparada ao restante do ano. Já estive em três ocasiões na região: em julho de 2004 com meus pais, em fevereiro de 2005 com um grupo de amigos e em dezembro de 2019 com a Silvia e o Rafael (tinha acabado de completar um ano!). Todas foram ótimas!

É fundamental, ainda, ler sobre o funcionamento das marés para acertar precisamente nos dias na cidade caso deseje visitar as piscinas naturais.

Quanto tempo ficar em Porto de Galinhas?

Como qualquer destino de praia, não existe um tempo máximo para a estadia. Se o intuito for relaxar e desfrutar nos hotéis e praias da região com calma, uma semana será uma boa pedida. No entanto, se deseja apenas visitar, recomendamos o tempo mínimo de três dias para um mergulho nas piscinas naturais e um tour pelas principais praias.

Como chegar em Porto de Galinhas?

Uma das grandes vantagens de Porto de Galinhas em relação aos principais destinos de praia no Brasil é a proximidade da capital. Localizado a apenas 52 km do aeroporto de Recife, o deslocamento pode ser feito basicamente de três maneiras:

  • Carro: ideal se deseja explorar as praias da região com flexibilidade e otimização do tempo. A estrada é excelente e o trajeto pode ser percorrido em menos de 1 hora pela BR-101 e PE-009.
  • Transfer: existem inúmeros receptivos que fazem o trajeto, sendo a alternativa mais em conta para uma ou duas pessoas e uma boa opção se o maior objetivo é relaxar em um dos hotéis, contratando passeios diretamente na cidade/hotel.
  • Táxi/Uber: mesmas vantagens da alternativa anterior, com o benefício da privacidade e praticidade, podendo ser até mais barato caso o número de viajantes seja maior do que dois. Vale ressaltar que é possível fazer os passeios também de táxi/Uber.

Onde ficar em Porto de Galinhas?

Existem diferentes praias para desfrutar do período no distrito. A mais calma e paradisíaca é Muro Alto, mas fica mais distante (11 km – 20 minutos) do centro turístico de Porto de Galinhas. Portanto, é importante avaliar os objetivos da viagem – aproveitar o hotel vs ir mais de uma vez no centro turístico -, considerando as comodidades que cada hospedagem disponibiliza para seu orçamento.

Nas três visitas ao distrito tive três experiências distintas – na primeira estive na praia de Porto de Galinhas, mas não tão próximo do centro – era possível caminhar até o centro – no excelente Armação Resort. Na segunda fiquei no centro turístico e foi excelente para o propósito da viagem que era aproveitar a vida noturna da região. Por último optamos pela Praia do Cupe, onde ficamos no Vivá Resort e foi excepcional, sem qualquer ressalva – descrevemos nossa impressão do Vivá em outra publicação.

Existem inúmeros hotéis (veja todos aqui) na região. Recomendamos:

O que fazer? Roteiro!

Como parte da viagem será na praia mais próxima, decidimos dividir o roteiro nas visitas/passeios sugeridos:

Centro Turístico

O centro turístico mudou significativamente da minha primeira visita em 2004 para a última, em 2019. A urbanização e organização são excepcionais, lembrando a famosa rua das Pedras de Búzios, cidade na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

Diversas ruas restritas aos pedestres
Centro Turistico - Porto de Galinhas - Pernambuco
Diversas ruas restritas aos pedestres
Centro Turistico - Porto de Galinhas - Pernambuco
Não poderia faltar a galinha representativa da vila

Nossa sugestão é reservar o dia das piscinas naturais (explicamos melhor abaixo!) para explorar o centrinho, comprar os souvernirs e almoçar em um dos restaurantes locais (sugerimos o fabuloso Beijupirá, mesmo se estiver em um dos hotéis all-inclusive da região – R. Bejupira, 90). Para aqueles que desejam curtir a noite, a vila oferece diversas opções para todos os gostos e bolsos!

Centro Turistico - Porto de Galinhas - Pernambuco
Beijupirá
Centro Turistico - Porto de Galinhas - Pernambuco
Agradáveis bares e bistrôs pelas ruas

Piscinas Naturais

O passeio para as piscinas naturais é imperdível, sobretudo para aqueles que nunca mergulharam em paraísos como São Miguel dos Milagres ou Maragogi. O mais importante antes de realizar o passeio é verificar, como ressaltamos anteriormente, é compreender a Tábua de Marés e verificar o melhor dia (e horário!)!

Escolhido o dia, compre o passeio cerca de 1h-1h30 antes do horário da maré mais baixa (para estar nas piscinas exatamente na hora!) no guichê ao lado da Praça Central de Porto de Galinhas, de onde você será encaminhado para o jangadeiro que fará o passeio.

Vale ressaltar que as áreas de contato com os corais são minuciosamente delimitadas e com número restrito de visitantes por dia, o que minimiza qualquer impacto do turismo.

Piscinas Naturais - Porto de Galinhas - Pernambuco
Ponto de partida em frente à Praça Central
Piscinas Naturais - Porto de Galinhas - Pernambuco
Nas piscinas naturais

Praia de Muro Alto

Mesmo que esteja sem carro, recomendamos uma visita à praia de Muro Alto. A grande diferença da praia em relação à praia de Porto de Galinhas ou do Cupe é a presença dos arrecifes que isolam a faixa de areia do mar aberto e formam verdadeiras piscinas de águas mornas e transparentes. O deslocamento a partir de Porto de Galinhas é simples: siga em direção à Recife pela própria PE-009 e vire à direita no posto da Polícia Rodoviária Federal localizado a menos de 10 km da vila (a sinalização é ótima!).

Infelizmente o dia que reservamos para visitar a praia choveu e as fotos não representam a beleza da região.

Passeios para outras cidades

Existem, ainda, alguns passeios que podem ser facilmente realizados de carro (ou contratados na cidade ou hotel!) para localidades próximas:

  • Praia de Calhetas: localizada a 1h (30 km) de Porto de Galinhas, é a mais bonita do município Cabo de Santo Agostinho. Com águas calmas e cercada pela Mata Atlântica é um pequeno paraíso.
Praia Calhetas - Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco
Praia de Calhetas
  • Praia de Carneiros: localizada a menos de 1h (50 km) de Porto de Galinhas, bem no sul do estado de Pernambuco, é outro paraíso do litoral nordestino. Caso tenha tempo, vale o passeio! Ainda não fomos, mas um casal de amigos recomendou.
  • Praia de Maragogi: não recomendamos o passeio, uma vez que o principal atrativo são as piscinas naturais, também presentes na própria vila de Porto de Galinhas. Considerando que são quase 4 horas (ida e volta), não vale o tempo despendido para deslocamento. No entanto, é uma excelente opção caso deseje começar o passeio em Pernambuco e terminar em Alagoas, passando, ainda, por São Miguel dos Milagres.
Maragogi - Alagoas
Maragogi
  • Recife: uma visita de um dia à capital pernambucana é uma alternativa interessante e a melhor forma é via excursão para maximizar o deslocamento e não depender de estacionamento.
Recife - Pernambuco
Centro Histórico de Recife

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.