Serra Gaúcha: Passeio por Bento Gonçalves & Vale dos Vinhedos

Conforme explicamos no post da Serra Gaúcha, um passeio encantador se tiver mais tempo é visitar Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos, mesmo que não seja um amante dos vinhos, pois a paisagem é deslumbrante. Bento Gonçalves possui aproximadamente 100 mil habitantes e conta com forte influência italiana pela imigração de muitas famílias no final do século XIX. Esses imigrantes ocuparam a área conhecida atualmente como Vale dos Vinhedos a alguns quilômetros do centro da cidade, trazendo a vitivinicultura e outras produções artesanais como queijos e frios para a região.

Qual a melhor época para ir em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos?

A visita vale a pena o ano inteiro, mas tem um charme maior na Vindima, colheita das uvas que ocorre no final do verão (entre janeiro e março), quando os parreirais estão coloridos e os visitantes podem, inclusive, participar da colheita.

Quanto tempo ficar em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

Essa é uma resposta que deve ser individualizada. Se você é um amante de vinhos ou da gastronomia italiana e deseja visitar e degustar em várias vinícolas, sugerimos dormir pelo menos um dia no Vale dos Vinhedos ou em Bento Gonçalves. Caso deseje apenas conhecer superficialmente a região, um dia inteiro partindo de Gramado é viável.

Como chegar em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos?

Assim como em todas as cidades no entorno de Gramado, estar de carro permite maior flexibilidade e economia. No entanto, várias agências no centro de Gramado e Canela oferecem passeios de um dia até Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos. Uma vantagem da excursão é a maior liberdade para degustar, sem se preocupar com a condução do carro.

A distância de Gramado à Bento é de 110km, percorridos em cerca de 2 horas e pode ser feito por dois trajetos. Recomendamos ir por um e retornar pelo outro para um passeio e paisagem diferente tanto na ida quanto na volta. A saída é pela RS-235 sentido Nova Petrópolis, onde intercepta-se a BR-116 no sentido Caxias do Sul. Pode-se seguir até Caxias e continuar pela Rota do Sol (BR-453) passando por Farroupilha até próximo de Bento Gonçalves ou optar pela RS-452 na direção de Feliz até tornar à direita na RS-122 passando por Carlos Barbosa e Garibaldi antes de Bento Gonçalves.

Onde ficar em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

Se optou por ficar mais de um dia, existem alguns hotéis na região de Bento Gonçalves (veja aqui). Se o orçamento permitir, ficar no próprio vale é uma experiência incrível e existem algumas possibilidades: o mais caro e luxuoso Hotel & Spa do Vinho, a charmosa Pousada Terragnolo (dentro da vinícola homônima) e o mais simples Hotel Villa Michelon. Na estrada, próximo à entrada do vale, encontra-se a ótima pousada-boutique Castello Benvenutti. Na cidade de Bento (também a 5km da entrada do vale), recomendamos o Dall’Onder Grande Hotel e os modernos Hotel Laghetto Viverone e Dall’Onder Vittoria Hotel.

Quais vinícolas visitar no Vale dos Vinhedos?

São tantos produtores que seria impossível elaborar um guia. O que recomendamos é visitar e fazer um tour pelo menos em uma vinícola industrial (como Miolo ou Valduga). Para as demais, deixe que seus sentidos e sua curiosidade o conduzam durante o trajeto. É uma mais graciosa do que a outra! O site oficial do vale é ótimo para encontrar alguns dos principais produtores!

E o passeio de trem – Maria Fumaça?

Um passeio muito famoso é andar no Trem Maria Fumaça (veja os horários e custo no site oficial)que liga Carlos Barbosa a Bento, em uma viagem de 2h ao som de música gaúcha e italiana e degustação de espumante e vinho. Se estiver de carro, a empresa oferece o transfer de ida ou volta em ônibus. Fizemos em nossa primeira visita, mas sugerimos avaliar caso tenha apenas um dia.

O que fazer? Roteiro!

Descreveremos o mais comum – um bate e volta a partir de Gramado, saindo cedo. No entanto, caso opte por permanecer mais de um dia na região, recomendamos incluir os Caminhos de Pedra.

Saia cedo de Gramado e siga pela rota via Carlos Barbosa. A estrada é ótima (com muitos radares!) e as paisagens pitorescas, com pequenas igrejinhas ou casas de campo em ambos os lados.

Estrada Gramado Bento Goncalves
Igreja na estrada
Estrada Gramado Bento Goncalves
Estrada bem conservada

Próximo à entrada da cidade de Carlos Barbosa, na RS-446/BR-470, encontra-se uma das fábricas da Tramontina, e poucos quilômetros à frente é a “entrada” do Vale dos Vinhedos, a chamada Toscana Brasileira.

Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves - Serra Gaucha

Siga pela esquerda (Estrada do Vinho) e contorne até sair pela Via Trento. O caminho é agradável e repleto de parreirais. Você passará em frente ao Restaurante Mamma Gema, uma deliciosa cantina italiana que vale um almoço!

Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves - Serra Gaucha
Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves - Serra Gaucha

Sua primeira primeira parada é a famosa (e turística!) vinícola Miolo – no mercado da viticultura desde 1897, mas apenas a partir de 1990 na produção comercial. Vale a visita, pois a propriedade é imensa e o passeio pela área externa é muito gostoso.

Miolo - Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves
Miolo - Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves
Miolo - Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves
Miolo - Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves

Do lado oposto à entrada da Miolo fica o maravilhoso Hotel & Spa do Vinho que comentamos acima. Se estiver no seu orçamento, valerá cada centavo – imagine o silêncio ao deitar e acordar em meio aos parreirais?

Hotel - Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves

Siga pelas vias parando em alguns produtores de queijos e salames e pequenas vinícolas (como a Barcarola) até chegar na também famosa Casa Valduga – no ramo desde 1875 com a chegada do primeiro imigrante desta família vindo da Itália. A construção e degustação são excelentes!

Barcarola - Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves - Serra Gaucha
Barcarola
Casa Valduga - Vale dos Vinhedos - Bento Goncalves - Serra Gaucha
Casa Valduga

Durante a tarde, se for possível, faça uma rápida visita a Bento Gonçalves com passagem pelo Pórtico da PipaIgreja São BentoIgreja Matriz Cristo Rei e réplica da locomotiva da Maria Fumaça na Rua Duque de Caxias com Rua Silva Paes.

Igreja Matriz - Bento Goncalves - Serra Gaucha
Igreja Matriz
Maria Fumaca - Bento Goncalves - Serra Gaucha
Réplica da Maria Fumaça

Caso ainda tenha tempo, estique até a Salton, a 15km do pórtico, pela BR-470 em direção à Tuiutí antes de retornar para Gramado via Farroupilha e Caxias do Sul, em uma estrada belíssima! Embora a distância seja semelhante, o trajeto é um pouco mais demorado, mas vale a pena.

Salton - Bento Goncalves - Serra Gaucha
Salton
Farroupilha - Bento Goncalves
Farroupilha
Caxias do Sul - Serra Gaucha
Caxias do Sul

E os “Caminhos de Pedra”?

Não fizemos, mas é uma sugestão se ficar mais de um dia (veja o site oficial). É uma charmosa rota de pouco mais de 12 km com antigas casas (muitas de pedra!) e restaurantes que reproduzem como era a vida dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região. Os principais atrativos são:

  • Restaurantes: Nona Ludia (caseiro em uma casa de pedra de 1880), Casa D’Ângelo (em uma casa de pedra de 1889) e Casa Vanni (massas e risotos servidos no porão de uma casa de 1935)
  • Casas: do Tomate, da Tecelagem, da Ovelha, do Artesanato e da Confecção
  • Vinícolas: Salvati & Sirena

Para ver mais dicas, passeios, cidades e atrações da Serra Gaúcha, visite o post “Serra Gaúcha: Roteiro de viagem de 4 a 7 dias“.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 32 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

2 Resultados

  1. Dalva disse:

    Olá Thiago,amei tudo sobre Bento Gonçalves!parabéns por este trabalho informativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Conteúdo Protegido!