Serra Gaúcha: Um bate e volta em Nova Petrópolis

Conforme explicamos no post da Serra Gaúcha, um passeio de meio dia que vale a pena é ir até a cidade de Nova Petrópolis, a 35km de Gramado. Com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, foi fundada em meados do século XIX por alemães incentivados pelo governo federal a ocuparem a região, visando garantir a segurança contra a invasão pelos países vizinhos.

Como chegar? Pouco mais de 30 minutos separam Nova Petrópolis de Gramado pela bela RS-235. Dessa forma, pode ser conhecida de carro (alugue aqui) ou através de uma excursão contratada no centro de Gramado ou Canela. Uma alternativa é conhecer na chegada ou saída de Gramado, vindo ou a caminho de Porto Alegre.

Sugestão: se optou por conhecer o Snowland (veja nossa experiência no post de Gramado), vale fazer na ida ou na volta de Nova Petrópolis, pois fica na estrada!

Sugerimos separar uma manhã ou uma tarde para conhecer a cidade. O passeio começa na bela estrada, que faz parte da Rota Romântica: hortênsias de ambos os lados colorem o trajeto (floridas na primavera e verão!).

Estrada - Nova Petropolis - Gramado

Os 40 minutos irão passar rapidinho e, quando menos esperar, o Pórtico de Nova Petrópolis lhe dará as boas vindas!

Portico - Nova Petropolis - Serra Gaucha

Embora pequena, a cidade é uma graça com jardins floridos e bem conservados, o que lhe rendeu o apelido de Jardim da Serra Gaúcha. A primeira parada é no Parque Aldeia do Imigrante, um parque de mata nativa que revela além de caminhadas super agradáveis, passeios de pedalinho no lago e lojas de artesanato, um fragmento da história regional de imigração alemã com construções da época e utensílios em uma espécie de museu.

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaLago com pedalinhos

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaEntrada da Aldeia do Colono

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaCasas no estilo da época

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaUtensílios da época

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaSala de aula no estilo da época

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaIgreja no estilo da época

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaCaminhos pelo parque

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra GauchaLojas de artesanato e produtos regionais

Seguindo a pé, aproveite para olhar as vitrines das lojas que costumam ter um preço mais em conta do que em Gramado. Aprecie também a rua principal da cidade – um charme!

Centro - Nova Petropolis - Serra Gaucha

Centro - Nova Petropolis - Serra Gaucha

Cerca de 500 metros após, você chegará à Praça das Flores (ou Praça da República) com canteiros impecáveis e que abriga o Monumento do Cooperativismo e o Labirinto Verde – um labirinto de plantas que garante uma boa diversão para as crianças (e adultos!) na tentativa de chegar ao centro!

Praca das Flores - Nova Petropolis - Serra GauchaPraça das Flores

Praca das Flores - Nova Petropolis - Serra GauchaMonumento do Cooperativismo

Labirinto - Nova Petropolis - Serra GauchaLabirinto Verde

Dica 1: Se estiver na cidade durante o almoço em um fim de semana, recomendamos o tradicional Unser Haus com uma comida típica alemã no forno à lenha. Delicioso!

Dica 2: Se chegar no fim da tarde, vale seguir 2,5km no sentido de Bento Gonçalves para um belo pôr do sol no Ninho das Águias. A estrada é de terra batida por 5km, mas segundo um casal de amigos a vista para o vale é de tirar o fôlego!

Dica 3: Em 2014, foi inaugurado o Parque Pedras do Silêncio, com acesso no km 13 da estrada que liga Nova Petrópolis à Gramado. Não conhecemos (em nossa última visita em 2015 não tivemos tempo!), mas a proposta é bem interessante – retratar a história dos imigrantes através de esculturas em pedras. Veja mais no site oficial!

Dica 4: Na estrada para Gramado, fica a cervejaria Edelbrau, que produz alguns tipos de cerveja artesanal. Vale conhecer!

Para ver mais dicas, passeios, cidades e atrações da Serra Gaúcha, clique aqui.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela região da Serra Gaúcha? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 29 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!