You dont have javascript enabled! Please enable it! Nova Petrópolis: Roteiro para um bate e volta – Roteiros Inesquecíveis

Serra Gaúcha: Um bate e volta em Nova Petrópolis

Conforme explicamos no post da Serra Gaúcha, um passeio de meio dia que vale a pena é ir até a cidade de Nova Petrópolis, a 35km de Gramado. Com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, foi fundada em meados do século XIX por alemães incentivados pelo governo federal a ocuparem a região, visando garantir a segurança contra a invasão pelos países vizinhos.

Qual a melhor época para ir em Nova Petrópolis?

Não existe uma época melhor. Tudo depende do que o viajante procura. O clima garante estações bem demarcadas e chuvas com distribuição relativamente homogênea. O inverno pode trazer temperaturas negativas e até precipitação de neve, enquanto o verão costuma agraciar os visitantes com temperaturas amenas. A verdade é que cada estação tem sua particularidade.

Quanto tempo ficar em Nova Petrópolis?

A cidade é pequena e muito próxima a Gramado. Portanto, sugerimos separar uma manhã ou uma tarde para conhecer a cidade, fazendo um bate e volta.

Como chegar em Nova Petrópolis?

Pouco mais de 30 minutos separam Nova Petrópolis de Gramado pela bela RS-235. Dessa forma, pode ser conhecida de carro ou através de uma excursão contratada no centro de Gramado ou Canela. Uma alternativa é conhecer na chegada ou saída de Gramado, vindo ou a caminho de Porto Alegre.

Sugestão: se optou por conhecer o Snowland (veja nossa experiência no post de Gramado), vale fazer na ida ou na volta de Nova Petrópolis, pois fica na estrada!

Onde ficar em Nova Petrópolis?

Conforme explicamos anteriormente, o ideal é usar Gramado como “cidade-base” para visitar Nova Petrópolis. Veja nossas sugestões de hotel em Gramado no post “Gramado, um pedacinho da Europa no Brasil“.

O que fazer? Roteiro!

O passeio começa na bela estrada, que faz parte da Rota Romântica: hortênsias de ambos os lados colorem o trajeto (floridas na primavera e verão!).

Estrada - Nova Petropolis - Gramado

Os 40 minutos irão passar rapidinho e, quando menos esperar, o Pórtico de Nova Petrópolis lhe dará as boas vindas!

Portico - Nova Petropolis - Serra Gaucha

Embora pequena, a cidade é uma graça com jardins floridos e bem conservados, o que lhe rendeu o apelido de Jardim da Serra Gaúcha. A primeira parada é no Parque Aldeia do Imigrante, um parque de mata nativa que revela além de caminhadas super agradáveis, passeios de pedalinho no lago e lojas de artesanato, um fragmento da história regional de imigração alemã com construções da época e utensílios em uma espécie de museu.

Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Lago com pedalinhos
Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Entrada da Aldeia do Colono
Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Casas no estilo da época
Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Utensílios da época
Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Sala de aula no estilo da época
Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Igreja no estilo da época
Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Caminhos pelo parque
Parque Aldeia dos Imigrantes - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Lojas de artesanato e produtos regionais

Seguindo a pé, aproveite para olhar as vitrines das lojas que costumam ter um preço mais em conta do que em Gramado. Aprecie também a rua principal da cidade – um charme!

Centro - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Centro - Nova Petropolis - Serra Gaucha

Cerca de 500 metros após, você chegará à Praça das Flores (ou Praça da República) com canteiros impecáveis e que abriga o Monumento do Cooperativismo e o Labirinto Verde – um labirinto de plantas que garante uma boa diversão para as crianças (e adultos!) na tentativa de chegar ao centro!

Praca das Flores - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Praça das Flores
Praca das Flores - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Monumento do Cooperativismo
Labirinto - Nova Petropolis - Serra Gaucha
Labirinto Verde

Dica 1: Se estiver na cidade durante o almoço em um fim de semana, recomendamos o tradicional Unser Haus com uma comida típica alemã no forno à lenha. Delicioso!

Dica 2: Se chegar no fim da tarde, vale seguir 2,5km no sentido de Bento Gonçalves para um belo pôr do sol no Ninho das Águias. A estrada é de terra batida por 5km, mas segundo um casal de amigos a vista para o vale é de tirar o fôlego!

Dica 3: Em 2014, foi inaugurado o Parque Pedras do Silêncio, com acesso no km 13 da estrada que liga Nova Petrópolis à Gramado. Não conhecemos (em nossa última visita em 2015 não tivemos tempo!), mas a proposta é bem interessante – retratar a história dos imigrantes através de esculturas em pedras. Veja mais no site oficial!

Dica 4: Na estrada para Gramado, fica a cervejaria Edelbrau, que produz alguns tipos de cerveja artesanal. Vale conhecer!

Para ver mais dicas, passeios, cidades e atrações da Serra Gaúcha, visite o post “Serra Gaúcha: Roteiro de viagem de 4 a 7 dias“.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 35 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

2 Resultados

  1. Lybia salles disse:

    Ola, como é onde compro esse passeio de meio dia por nova Petrópolis? Você tem uma indicação?