Santuário de Nossa Senhora Aparecida: Um templo de oração e adoração

Santuario de Nossa Senhora Aparecida
Resolvemos fazer um post sobre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida (site oficial) pela sua importância religiosa no contexto de um país católico como o Brasil, sendo considerada a padroeira nacional pela Igreja Católica. Independente de nossa crença ou religião é um monumento que impressiona tanto do ponto de vista arquitetônico quanto pela devoção dos mais de 10 milhões que visitam o Santuário anualmente.

UMA BREVE HISTÓRIA
Segundo a história católica, em 1717, três pescadores tentavam, sem sucesso, pescar no Rio Paraíba quando acharam a imagem de Nossa Senhora em dois pedaços – primeiro o corpo e depois a cabeça. Após a aparição, suas redes se encheram de peixes. Construíram um pequeno altar e todos os sábados os moradores da região agradeciam à Nossa Senhora “Aparecida” este milagre.

Nas décadas seguintes, a devoção aumentou e uma capela foi construída para a adoração pública, expandindo, ainda mais, a fé em Nossa Senhora Aparecida. A cada ano, o número de visitas foi aumentando. Dessa forma, durante o século XIX a capela foi ampliada e passou por inúmeras reformas, transformando-se em 1888 na Igreja de Monte Carmelo e, em 1893, Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – atualmente chamada Basílica Velha.

No início do século XX, ganhou grande destaque na Igreja Católica, com inclusões de ritos dedicados à Nossa Senhora Aparecida durante as celebrações e a consagração como padroeira do Brasil. Paralelamente, a importância política também crescia com a criação do município de Aparecida.

Em meados da década de 1940, foi então lançada a pedra fundamental para a construção do novo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com início das obras em 1955 e abertura para atividades religiosas em 1982. Atualmente é o maior Santuário do mundo de adoração à Maria.

COMO CHEGAR
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida está localizado às margens da rodovia BR-116 (Via Dutra), na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, a 170km da capital paulista e 260km da capital carioca. O trajeto pode ser realizado de carro ou ônibus. Para os que partem da capital mineira, a distância é de 500km pela BR-381/267/354 até a Via Dutra.

O aeroporto mais perto é o de Guarulhos, que fica bem próximo da Via Dutra e a 155km do Santuário. No aeroporto, pode-se chegar à Basílica de carro (alugue aqui), ônibus, via São José dos Campos com partida do próprio aeroporto (Viação Pássaro Marron), ou por um transfer privativo.

ONDE SE HOSPEDAR
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida pode ser visitado em algumas horas, mas muitos optam por passar mais de um dia para orações. Portanto, existem alguns hotéis próximos (veja todos aqui). Recomendamos o ótimo San Diego Express (a 1km), o próximo Hotel Maria da Fé (a 400m), o moderno Hotel Santo Graal (a 100m), o excelente Hotel Rainha do Brasil (a 700m) e a agradável Pousada do Bom Jesus (a 1,8km do Santuário, mas 300m da Rodoviária).

O QUE VISITAR:
Confirme os horários de visitação e missas no site oficial.

  • Mirante: localizado na Torre, permite uma bela visão da região.
  • Museu: também na Torre, possui um acervo com exposições fixa e temporária.
  • Museu de Cera: localizado no pátio, foi idealizado para homenagear personagens importantes da história da devoção à Nossa Senhora Aparecida.
  • Capelas:
    • Do Santíssimo: localizada à direita do altar central, nos remete ao Mistério Eucarístico.
    • De São José: destinada à adoração de São José.
    • Das Velas: localizada na parte posterior da Basílica, é o local destinado para essa prática comum dos fiéis católicos. As velas podem ser compradas no local.
    • Da Ressurreição: localizada no fim da coluna externa direita, é onde estão guardados os restos mortais de bispos e arcebispos de Aparecida.
    • Do Batismo: localizada no fim da coluna externa esquerda e destina-se à celebração do primeiro Sacramento católico.
  • Basílica Velha: a igreja que antecedeu a construção do Santuário, reinaugurada em 2015 e pode ser alcançada pela Passarela da Fé.
  • Nicho de Nossa Senhora: localizado na nave sul, é o local de adoração da imagem original de Nossa Senhora Aparecida.
  • Sala das Promessas: localizada no subsolo, é uma enorme sala que recebe os ex-votos, ou seja, fotos, cartas, utensílios que homenageiam e demonstram um voto alcançado.
  • Bondinho de Aparecida: leva ao Morro do Cruzeiro que oferece uma bela vista do Santuário.

ALGUMAS FOTOS:

Santuario de Nossa Senhora AparecidaAltar Principal

Santuario de Nossa Senhora AparecidaTorre

Santuario de Nossa Senhora AparecidaCapela das Velas

Santuario de Nossa Senhora AparecidaSala das Promessas

Santuario de Nossa Senhora AparecidaNicho de Nossa Senhora Aparecida

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de ajuda em reservas de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião ou ônibus? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 30 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!