You dont have javascript enabled! Please enable it! Parque Nacional de Itatiaia: Roteiro de 1 a 2 dias – Roteiros Inesquecíveis

Pelas cachoeiras e verde da Parte Baixa do Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional de Itatiaia (site oficial aqui) foi o primeiro parque nacional do Brasil, criado em 1937. Está localizado na Serra da Mantiqueira e abrange os municípios de Resende e Itatiaia, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte em Minas Gerais. Divide-se em duas partes: Alta e Baixa, sendo a última a mais visitada pelos turistas, pela facilidade de acesso. Nosso enfoque será justamente a Parte Baixa, habitualmente ponto certo na visita à linda cidade de Penedo.

Veja nosso guia para o Parque Nacional de Itatiaia:

Qual a melhor época para ir no Parque Nacional de Itatiaia?

A Parte Baixa do Parque Nacional do Itatiaia pode ser visitada durante todo o ano, mas recomendamos o período da primavera ou outono, quando a temperatura não é tão fria como no inverno e o risco de chuvas é menor que no verão, quando as famosas “trombas d’água” são um perigo aos banhistas e visitantes!

Quanto tempo ficar no Parque Nacional de Itatiaia?

O mais comum para a visitação da Parte Baixa é um bate e volta a partir de Penedo (veja mais sobre a cidade em “Os encantos da finlandesa Penedo“), mas se preferir fazer com mais calma as trilhas e passeios, sugerimos dois dias para uma experiência completa.

Como chegar ao Parque Nacional de Itatiaia?

Para entrar no Parque Nacional de Itatiaia é necessário cruzar a cidade de Itatiaia e seguir as placas que indicam a direção do parque (pouco menos de 5 km).

  • Do Rio de Janeiro: são 180 km pela Via Dutra (BR-116) sentido São Paulo, saindo em Itatiaia.
  • De São Paulo: são 270 km pela Via Dutra (BR-116) sentido Rio de Janeiro, saindo em Itatiaia.

Se vier de outro estado, o aeroporto mais próximo é o Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), de onde sugerimos alugar um carro.

Onde ficar?

Conforme explicamos, o mais comum é um bate e volta a partir de Penedo ( veja nossas sugestões de hotéis em “Os encantos da finlandesa Penedo“), mas existem hotéis dentro ou próximos da entrada do parque (veja todos aqui). Nas duas vezes em que fiquei dentro do parque (2006 e 2007), nos hospedamos no Hotel do Ypê, um antigo hotel que necessita de uma boa reforma. Contudo, a localização é privilegiada e as trilhas da Parte Baixa podem ser feitas todas a pé. O hotel funciona no regime de pensão completa, com uma comida simples, mas saborosa. Os quartos são espaçosos, mas muito antigos.

Hotel do Ype - Parque Nacional de Itatiaia
Chalés e área da piscina
Hotel do Ype - Parque Nacional do Itatiaia
Vista do Hotel

Outras alternativas dentro do parque são o Hotel Chalés Terra Nova, o Hotel Pousada Esmeralda e o Hotel Donati. Todos são simples e alguns funcionam no regime de pensão completa para uma experiência total de tranquilidade!

O que fazer? Roteiro Diário!

É possível conhecer as principais atrações em apenas um dia, caso chegue cedo e saia no final da tarde. No entanto, se estiver hospedado dentro do parque, distribua as atrações ao longo dos dois dias. O ingresso deve ser pago em dinheiro e grande parte do parque pode ser percorrido de carro. Não deixe de conferir as promoções, caso planeje visitar o parque por mais de um dia. A entrada do parque e o Centro de Visitantes são bem estruturados, sendo possível obter informações para um passeio seguro pelas trilhas.

Entrada - Parque Nacional de Itatiaia
Entrada
Sede - Parque Nacional de Itatiaia
Centro de Visitantes

O atrativo mais próximo da sede é o Lago Azul, a menos de 500 metros do Centro de Visitantes. Pela infraestrutura, esse é um dos melhores locais para um piquenique, com bancos e quiosque para uma refeição ao ar livre. Estivemos em um período de seca, logo o lago estava com o nível muito baixo.

Lago Azul - Parque Nacional do Itatiaia

Siga quase quatro quilômetros de carro ou a pé até nossa próxima parada: o estacionamento que dá acesso a duas trilhas (fáceis!) para três cachoeiras. No caminho, paisagens incríveis exigirão uma breve parada para contemplação.

Vista - Parque Nacional do Itatiaia

A primeira trilha, com pouco mais de 600 metros, leva até a Cachoeira Itaporani que desemboca em um belíssimo lago.

Cachoeira Itaporani - Parque Nacional do Itatiaia

No retorno, não deixe de conferir por uma pequena trilha de 250 metros, a Cachoeira Véu da Noiva – uma queda de mais de 40 metros de altura formando a bela imagem do véu!

Cachoeira Véu da Noiva - Parque Nacional do Itatiaia
Cachoeira Véu da Noiva - Parque Nacional do Itatiaia

Por último, caminhe pela trilha que leva à Piscina Natural do Maromba, formada por duas quedas d’água que criam um belíssimo poço de águas cristalinas. O passeio chegou ao fim e nada melhor que relaxar nas geladas, mas relaxantes, águas do rio!

Piscina da Maromba - Parque Nacional do Itatiaia
Piscina da Maromba - Parque Nacional do Itatiaia
Piscina da Maromba - Parque Nacional do Itatiaia

Caso fique dois dias, considere fazer a íngreme trilha de 7 km para contemplar os Três Picos, uma cadeia montanhosa. A duração leva cerca de 4 horas e optamos por não fazer, pois nas duas ocasiões em que dormimos no parque preferimos descansar em meio à natureza e visitar os demais atrativos.

No retorno, entre o Centro de Visitantes e a entrada, faça uma breve parada no Mirante do Último Adeus e não diga “adeus”, mas “até logo” para esse recanto de tranquilidade!

Mirante do Ultimo Adeus - Parque Nacional do Itatiaia

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

5 Resultados

  1. Wilson disse:

    Obrigado pelas dicas! Iremos neste fim de semana e com certeza seu roteiro já nos ajudou! Abraço!

  2. Silvano de França disse:

    Amigões,

    Adorei o post. Muito obrigado.

    Vou nesse sábado para o parque, visita de um dia. E gostaria de saber se consigo cruzar de carro de Itatiaia até Itamonte.

    É possível?

    Obrigado!!!!