You dont have javascript enabled! Please enable it! Penedo: Roteiro de Viagem de 2 dias – Roteiros Inesquecíveis

Os encantos da finlandesa Penedo

Penedo é um pequeno distrito do município de Itatiaia na região sul do estado do Rio de Janeiro, bem próximo à divisa com São Paulo, com uma população de menos de 4 mil habitantes. É a principal colônia finlandesa no Brasil, tendo recebido cerca de 250 finlandeses no início do século XX.

Inicialmente os imigrantes tentaram uma agricultura de subsistência em comunidade, mas o projeto não deu certo e muitos se dispersaram ou voltaram para a Finlândia. O maior desenvolvimento ocorreu com o investimento no turismo, principal fonte de renda até hoje para o distrito. Infelizmente, poucos descendentes ainda vivem na região e existe uma forte tentativa de manter os traços culturais por eles deixados.

Já visitamos Penedo em inúmeras oportunidades, sobretudo de passagem a caminho de Campos do Jordão, Aparecida, Parque Nacional de Itatiaia ou Visconde de Mauá. Sua localização estratégica, a menos de 5km da Via Dutra, convida para um almoço, um sorvete ou um passeio na ida ou na volta desses destinos.

Qual a melhor época para ir em Penedo?

Penedo pode ser visitada durante todo o ano e a melhor época dependerá do objetivo do visitante. No verão, o enfoque fica na fuga do forte calor da capital fluminense ou para um mergulho nas cachoeiras, enquanto o clima frio do inverno (média de 10ºC) convida para o romantismo e para a gastronomia saborosa, cujo exemplo mais clássico é o fondue acompanhado de uma excelente garrafa de vinho.

Quanto tempo ficar em Penedo?

É possível conhecer a cidade de Penedo em apenas um dia, mas recomendamos passar dois dias (um final de semana) para desfrutar da paz e tranquilidade da região, aliada à excelente gastronomia ou dedicar um dos dias para conhecer o belíssimo Parque Nacional do Itatiaia (veja nosso roteiro em “Pelas cachoeiras e verde da Parte Baixa do Parque Nacional do Itatiaia“).

Outra alternativa, é a possibilidade de combinar o passeio com Visconde de Mauá (veja nosso roteiro em “Gastronomia, Cachoeiras & Paz em Visconde de Mauá“). Nossa sugestão é hospedar-se na região de Visconde de Mauá e, no último dia, sair depois do café da manhã para conhecer Penedo, antes do retorno.

Como chegar em Penedo?

Vindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, o deslocamento é fácil e rápido pela excelente Via Dutra.

  • Do Rio de Janeiro: distância de 170 km pela Via Dutra (BR-116) sentido São Paulo, saindo na saída 311 e seguindo por mais 3km até a rotatória que dá acesso ao distrito. Existem ônibus que fazem o trajeto a partir da Rodoviária Novo Rio.
  • De São Paulo: distância de 260 km pela Via Dutra (BR-116) sentido Rio de Janeiro, saindo na saída 311 e seguindo por mais 3km até a rotatória que dá acesso ao distrito. Não existem linhas de ônibus diretas a partir da capital paulista e, portanto, é necessário pegar outro ônibus na cidade de Resende ou Itatiaia.

Se vier de outro estado, o aeroporto mais próximo é o Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), de onde sugerimos alugar um carro.

Onde ficar em Penedo?

Nesses últimos 10 anos, dormimos em Penedo apenas três vezes: uma com nossos amigos de faculdade na agradável e simples, mas distante, Pousada Três Bacias, outra na bem localizada Pousada Mon Desir e na última vez, em julho de 2019, na excelente e muito bem localizada Pousada Villa Luna. Dentre os mais de 50 hotéis e pousadas na cidade (veja todos aqui), recomendamos as centrais Pousada Rainha da Mata e Pousada Pequena Suécia ou as mais distantes, mas excepcionais Pousada Serra da Índia e Pousada Aconchegos Ile-de-France.

O que fazer? Roteiro Diário!

Elaboramos um roteiro para contemplar a maior parte das viagens para esse paraíso: chegada na tarde do primeiro dia e saída após o almoço do terceiro, completando dois dias inteiros ou um final de semana. Depois da saída da Dutra, são apenas 5 minutos até o pórtico de Penedo. Nesse pequeno trajeto, algumas lojas de móveis de demolição se distribuem em ambos os lados da rodovia e, de modo geral, apresentam um preço justo!

Portico - Penedo

Penedo é bem pequenina e é formada basicamente pela sua avenida principal, a das Mangueiras, com agradáveis restaurantes, hotéis e lojas de produtos regionais, exotéricos e artesanais. Estacione no entorno do epicentro: o shopping a céu aberto Pequena Finlândia. Esse complexo de lojas é o cartão-postal do distrito e, certamente, a área mais charmosa, com suas casinhas coloridas que lembram as pequenas cidades finlandesas. Encante-se com a beleza das velas decorativas e com as deliciosas pastas de truta – uma iguaria regional pelas águas frias dos rios!

Pequena Finlândia - Penedo
Pequena Finlândia - Penedo
Pequena Finlândia - Penedo

No centro da Pequena Finlândia está a simples, mas graciosa Casa do Papai Noel. Dependendo da época, algumas barraquinhas no entorno garantem um rápido e saboroso lanche!

Casa do Papai Noel - Pequena Finlândia - Penedo

Do outro lado da rua está a Casa do Fritz, um antigo (e reformulado!) restaurante que serve uma deliciosa cerveja artesanal acompanhada de pratos alemães. Vale um almoço ou um petisco!

Casa do Fritz - Penedo

Um pouco adiante, diversos bares são alternativas, além do Mexicalli (Av. das Mangueiras, 1746), um restaurante agradável, com bom atendimento e opções típicas da culinária mexicana.

Mexicalli - Penedo
Mix de Salsa – Tortilhas de trigo e chips de milho com cheddar, sour cream, salsa roja, guacamole chili beans e picles de pimenta jalapeno

Para a sobremesa, não deixe de aproveitar uma das duas sorveterias finlandesas: a mais famosa Sorvete Finlandês (na esquina oposta da Pequena Finlândia) ou a Tonttulakki Jäätelö (na entrada da Pequena Finlândia). Outra opção é um chocolate caseiro no Joulupukin Suklaa, bem próximo ao Sorvete Finlandês.

Sorveteria - Penedo

Para o jantar, se estiver frio, que tal uma das inúmeras casas de fondue do distrito? Se preferir uma comida elaborada e requintada, sugerimos reservar o Jardim Secreto (Av. das Três Cachoeiras, 3899) ou o Restaurante Pequena Suécia, dentro do hotel homônimo (R. Toivo Suni, 33).

No segundo dia, se curtir trilhas e cachoeiras, aproveite para um bate e volta e desfrute do Parque Nacional do Itatiaia (veja o roteiro aqui), a menos de 30 minutos do centro de Penedo (18km). Caso contrário, acorde tarde, descanse e caminhe com calma no centrinho. Para uma boa cerveja, dê um pulo no Penedon Brew Pub (Av. Casa das Pedras, 942). Para recuperar as energias no jantar, que tal uma massa no Ristorante Aglio e Olio (Rua das Velas, 220) ou uma pizza no Pizza da Villa (Av. das Mangueiras, 1457, dentro do Hotel Villa Luna)?

No último dia, vamos conhecer a parte mais alta de Penedo. Siga pela Av. das Mangueiras até o Museu Finlandês (Av. das Mangueiras, 430), um pequeno, mas interessante museu com centenas de objetos que contam um pouco da história da Finlândia e da imigração para Penedo.

Museu Finlandes - Penedo

Terminada a visita, aproveite para conhecer duas belas e acessíveis cachoeiras: Cachoeira de Deus e Três Cachoeiras. Com águas cristalinas, é possível refrescar-se ou simplesmente relaxar diante do som das quedas.

Cachoeira de Deus - Penedo
Cachoeira de Deus
Cachoeira de Deus - Penedo
Cachoeira de Deus
Três Cachoeiras - Penedo
Três Cachoeiras
Três Cachoeiras - Penedo
Três Cachoeiras
Três Cachoeiras - Penedo
Três Cachoeiras

Antes de retornar, almoce no simples, mas excelente Rei das Trutas (Av. das Mangueiras, 69), um dos mais antigos restaurantes especializados em trutas de Penedo. Com mais de 30 anos, mantém um preço justo, bom atendimento e uma ótima variedade de acompanhamentos para todos os gostos.

Rei das Trutas - Penedo
Rei das Trutas - Penedo
Bolinhos de Truta
Rei das Trutas - Penedo
Truta Fresca com amêndoas
Rei das Trutas - Penedo
Truta fresca com molho de maracujá

Nossa última sugestão fica para aqueles que ficarão três ou mais dias na região: que tal desfrutar, no terceiro dia, do artesanato, gastronomia, belas paisagens e cachoeiras de Visconde de Mauá (veja o roteiro em “Gastronomia, Cachoeiras & Paz em Visconde de Mauá“), a menos de 50 minutos do centro de Penedo (30km)?

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

12 Resultados

  1. Francisco disse:

    Adorei as dicas!!!

  2. Anna disse:

    Que cidade mais charmosa. Já tinha ouvido falar de Penedo, mas não sabia exatamente onde ficava. Adorei as opções de passeios e as sugestões gastronômicas. Uma boa opção para combinar com Visconde de Mauá!

  3. Danielle disse:

    Penedo é uma gracinha! A gastronomia encanta, as cachoeiras fascinam e a hospedagem oferecem aquele aconchego no final do dia. Gostaria muito que a prefeitura local visse à cidade com outros olhos e pudesse investir mais no turismo, como Gramado está fazendo.

  4. Andréa disse:

    Estive uma vez em Penedo e conheci o Parque Nacional de Itatiaia. Penedo é uma gracinha, gostei muito! Almoçamos no Rei das Trutas e a comida é muito boa! Lendo o post bateu aquela saudade… foi um passeio gostoso, que eu pretendo repetir…

  5. Carla Macedo disse:

    Esse post, me despertou saudade. Adorei conhecer Penedo, mas a estadia foi curta e o tempo estava chuvoso, assim, não deu para conhecer tudo, em especial as cachoeiras. Já anotei as suas dicas para quando eu regressar ❤️, me apaixonei pela três cachoeira

  6. Paloma Della Rina Dutra disse:

    Oi…estou pensando em ir agora dias 16,17 e 18 de dezembro… são dias de semana e vou com duas crianças, vale a pena? O comércio e as atrações de natal funcionam normalmente?

    • Olá Paloma. Certamente é uma ótima viagem para fazer em família. Quanto às atrações, habitualmente alguns estabelecimentos não funcionam no início da semana (segunda e/ou terça), mas tendo em vista que é na semana que antecede o Natal, é possível que os horários sejam diferentes. Nossa sugestão é verificar quais atrações/restaurantes acham imperdíveis e entrar em contato diretamente.
      Qualquer dúvida não hesitem em entrar em contato novamente.
      Desde já um Feliz Natal e ótima viagem.