Os encantos da finlandesa Penedo

Penedo é um pequeno distrito do município de Itatiaia na região sul do estado do Rio de Janeiro, bem próximo à divisa com São Paulo, com uma população de menos de 4 mil habitantes. É a principal colônia finlandesa no Brasil, tendo recebido cerca de 250 finlandeses no início do século XX.

Inicialmente os imigrantes tentaram uma agricultura de subsistência em comunidade, mas o projeto não deu certo e muitos se dispersaram ou voltaram para a Finlândia. O maior desenvolvimento ocorreu com o investimento no turismo, principal fonte de renda até hoje para o distrito. Infelizmente, poucos descendentes ainda vivem na região e existe uma forte tentativa de manter os traços culturais por eles deixados.

Já visitamos Penedo em inúmeras oportunidades, sobretudo de passagem a caminho de Campos do Jordão, Aparecida, Parque Nacional de Itatiaia ou Visconde de Mauá. Sua localização estratégica, a menos de 5km da Via Dutra, convida para um almoço, um sorvete ou um passeio na ida ou na volta desses destinos.

Quando visitar?
Penedo pode ser visitada durante todo o ano e a melhor época dependerá do objetivo do visitante. No verão, o enfoque fica na fuga do forte calor da capital fluminense ou para um mergulho nas cachoeiras, enquanto o clima frio do inverno (média de 10ºC) convida para o romantismo e para a gastronomia saborosa, cujo exemplo mais clássico é o fondue acompanhado de uma excelente garrafa de vinho.

Quanto tempo ficar?
É possível conhecer a cidade de Penedo em apenas um dia, mas recomendamos passar dois dias (um final de semana) para desfrutar da paz e tranquilidade da região, aliada à excelente gastronomia ou dedicar um dos dias para conhecer o belíssimo Parque Nacional do Itatiaia (veja nosso roteiro aqui).

Outra alternativa, é a possibilidade de combinar o passeio com Visconde de Mauá (veja nosso roteiro aqui). Nossa sugestão é hospedar-se na região de Visconde de Mauá e, no último dia, sair depois do café da manhã para conhecer Penedo, antes do retorno.

Como chegar?
Vindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, o deslocamento é fácil e rápido pela excelente Via Dutra.

  • Do Rio de Janeiro: distância de 170 km pela Via Dutra (BR-116) sentido São Paulo, saindo na saída 311 e seguindo por mais 3km até a rotatória que dá acesso ao distrito. Existem ônibus que fazem o trajeto a partir da Rodoviária Novo Rio.
  • De São Paulo: distância de 260 km pela Via Dutra (BR-116) sentido Rio de Janeiro, saindo na saída 311 e seguindo por mais 3km até a rotatória que dá acesso ao distrito. Não existem linhas de ônibus diretas a partir da capital paulista e, portanto, é necessário pegar outro ônibus na cidade de Resende ou Itatiaia.

Se vier de outro estado, o aeroporto mais próximo é o Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), de onde sugerimos alugar um carro (alugue aqui).

Onde ficar?
Nesses últimos 10 anos, dormimos em Penedo apenas duas vezes: uma com nossos amigos de faculdade na agradável e simples, mas distante, Pousada Três Bacias e outra na bem localizada Pousada Mon Desir. Dentre os mais de 50 hotéis e pousadas na cidade (veja todos aqui), recomendamos as centrais Pousada Rainha da Mata, Pousada Villa Luna e Pousada Pequena Suécia ou as mais distantes, mas excepcionais Pousada Serra da Índia, Pousada Aconchegos Ile-de-France e Pousada Serra da Mata.

O Roteiro
Elaboramos um roteiro para contemplar a maior parte das viagens para esse paraíso: chegada na tarde do primeiro dia e saída após o almoço do terceiro, completando dois dias inteiros ou um final de semana. Depois da saída da Dutra, são apenas 5 minutos até o pórtico de Penedo. Nesse pequeno trajeto, algumas lojas de móveis de demolição se distribuem em ambos os lados da rodovia e, de modo geral, apresentam um preço justo!

Portico - Penedo

Penedo é bem pequenina e é formada basicamente pela sua avenida principal, a das Mangueiras, com agradáveis restaurantes, hotéis e lojas de produtos regionais, exotéricos e artesanais. Estacione no entorno do epicentro: o shopping a céu aberto Pequena Finlândia. Esse complexo de lojas é o cartão-postal do distrito e, certamente, a área mais charmosa, com suas casinhas coloridas que lembram as pequenas cidades finlandesas. Encante-se com a beleza das velas decorativas e com as deliciosas pastas de truta – uma iguaria regional pelas águas frias dos rios!

Pequena Finlândia - Penedo

Pequena Finlândia - Penedo

Pequena Finlândia - Penedo

No centro da Pequena Finlândia está a simples, mas graciosa Casa do Papai Noel. Dependendo da época, algumas barraquinhas no entorno garantem um rápido e saboroso lanche!

Casa do Papai Noel - Pequena Finlândia - Penedo

Do outro lado da rua está a Casa do Fritz, um antigo (e reformulado!) restaurante que serve uma deliciosa cerveja artesanal acompanhada de pratos alemães. Vale um almoço ou um petisco!

Casa do Fritz - Penedo

Para a sobremesa, não deixe de aproveitar uma das duas sorveterias finlandesas: a mais famosa Sorvete Finlandês (na esquina oposta da Pequena Finlândia) ou a Tonttulakki Jäätelö (na entrada da Pequena Finlândia). Outra opção é um chocolate caseiro no Joulupukin Suklaa, bem próximo ao Sorvete Finlandês.

Sorveteria - Penedo

Para o jantar, se estiver frio, que tal uma das inúmeras casas de fondue do distrito? Se preferir uma comida elaborada e requintada, sugerimos reservar o Jardim Secreto (Av. das Três Cachoeiras, 3899).

No segundo dia, se curtir trilhas e cachoeiras, aproveite para um bate e volta e desfrute do Parque Nacional do Itatiaia (veja o roteiro aqui), a menos de 30 minutos do centro de Penedo (18km). Caso contrário, acorde tarde, descanse e caminhe com calma no centrinho. Para uma boa cerveja, dê um pulo no Penedon Brew Pub (Av. Casa das Pedras, 942). Para recuperar as energias no jantar, que tal uma massa no Ristorante Aglio e Olio (Rua das Velas, 220) ou uma pizza no Pizza da Villa (Av. das Mangueiras, 1457, dentro do Hotel Villa Luna)?

No último dia, vamos conhecer a parte mais alta de Penedo. Siga pela Av. das Mangueiras até o Museu Finlandês (Av. das Mangueiras, 430), um pequeno, mas interessante museu com centenas de objetos que contam um pouco da história da Finlândia e da imigração para Penedo.

Museu Finlandes - Penedo

Terminada a visita, aproveite para conhecer duas belas e acessíveis cachoeiras: Cachoeira de Deus e Três Cachoeiras. Com águas cristalinas, é possível refrescar-se ou simplesmente relaxar diante do som das quedas.

Cachoeira de Deus - PenedoCachoeira de Deus

Cachoeira de Deus - PenedoCachoeira de Deus

Três Cachoeiras - PenedoTrês Cachoeiras

Três Cachoeiras - PenedoTrês Cachoeiras

Três Cachoeiras - PenedoTrês Cachoeiras

Antes de retornar, almoce no simples, mas excelente Rei das Trutas (Av. das Mangueiras, 69), um dos mais antigos restaurantes especializados em trutas de Penedo. Com mais de 30 anos, mantém um preço justo, bom atendimento e uma ótima variedade de acompanhamentos para todos os gostos.

Rei das Trutas - Penedo

Rei das Trutas - PenedoTruta fresca com amêndoas

Nossa última sugestão fica para aqueles que ficarão três ou mais dias na região: que tal desfrutar, no terceiro dia, do artesanato, gastronomia, belas paisagens e cachoeiras de Visconde de Mauá (veja o roteiro aqui), a menos de 50 minutos do centro de Penedo (30km)?

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela região de Penedo? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 30 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Você pode gostar...

2 Resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!