Foz do São Francisco e a histórica cidade de Penedo em um dia

Conforme explicamos no post de Alagoas, um dos destinos do sul do estado é o passeio pela Foz do São Francisco, que parte da pequena cidade de Piaçabuçu, na divisa com o estado de Sergipe e localizada a 140 km da orla de Maceió. Carinhosamente chamado de Velho Chico, o rio São Francisco é um dos mais importantes rios da América do Sul, cruzando 5 estados no trajeto de quase 3 mil quilômetros entre sua nascente em Minas Gerais e sua foz, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. Ao longo de sua extensão, serve como fonte de água, alimento e navegação às cidades e populações ribeirinhas.

Quando visitar a Foz do São Francisco?
Entre março e agosto as chuvas são comuns, o que pode prejudicar a visita. Portanto, recomendamos viajar entre setembro e fevereiro, quando as chuvas são mais escassas.

Quanto tempo ficar?
A maior parte dos viajantes opta por um bate e volta a partir de Maceió, mas recomendamos dormir no dia anterior na cidade de Penedo e fazer o passeio no dia seguinte, com calma, pela manhã, dedicando algumas horas no dia de chegada (ou saída) para conhecer a histórica cidade de Penedo. Foi o que fizemos: chegamos à noite de Maceió e conhecemos a Foz e Penedo, antes de seguirmos para Piranhas.

Além do bate e volta ser cansativo (4 horas ida e volta), principalmente se for em excursão, o passeio ocorre mais tarde (pode não ser o melhor horário da maré – veja mais aqui), geralmente não inclui a visita à Penedo e os barcos usados são enormes e com muitos turistas, perdendo parte do encanto das paisagens intocadas.

Como chegar na Foz do São Francisco?
Existem duas alternativas:

  • Excursões/Transfer: contratar passeios nas agências de Maceió ou Aracaju. O custo não costuma ser elevado, mas é importante pesquisar, pois os preços variam (e muito!) entre as empresas!
  • Carro (alugue aqui): de Maceió são 140 km pela boa e sinalizada AL-101 e de Aracaju 150 km pela BR-101/SE-335. Ao chegar em Piaçabuçu, basta dirigir-se ao Centro de Turismo e contratar um passeio de barco até a Foz. As saídas ocorrem do porto da cidade, localizado do outro lado do centro de turismo.

Piacabucu - AlagoasCentro de Turismo

Piacabucu - AlagoasPorto de Piaçabuçu

Onde se hospedar?
Para os que preferem acordar na região, infelizmente não existem muitas opções e as que existem são bem simples. Nos hospedamos no Hotel Encantos de Penedo (na estrada), uma alternativa simples e barata, mas com ótimo atendimento e limpeza. Outra sugestão é o Hotel São Francisco (dentro da cidade).

Passeio até a Foz do São Francisco
O passeio tem duração de aproximadamente 4 horas. Saímos cedo de Penedo e, por volta de 8h30, partimos do porto de Piaçabuçu para uma navegação de 1 hora até a Foz do São Francisco, passando por diferentes vegetações e algumas minúsculas casinhas. O trajeto é muito tranquilo e agradável, trazendo uma sensação deliciosa de paz e tranquilidade. Na foz, é possível observar, à distância, o topo do farol da cidade que uma vez já existiu, mas encontra-se atualmente submersa.

Piacabucu - AlagoasSaindo de Piaçabuçu

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasVegetação às margens do rio

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasImensidão do Velho Chico

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasCasinhas usadas de apoio pelos pescadores

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasChegando à foz

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasChegando à foz

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasFoz do São Francisco, no encontro com o mar

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasFarol (à distância) da cidade que já existiu e encontra-se submersa

O barco atraca próximo às dunas e permanece o tempo desejado para que o visitante possa caminhar pelas dunas, ir até o mar, petiscar nas barraquinhas ou banhar-se no rio. Uma delícia!

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasDunas

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasDunas e São Francisco

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasDunas e o São Francisco

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasO mar logo após a foz

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasSão Francisco

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasPorque ninguém é de ferro…

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasArtesanato – mais caro!

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasBarcos com turistas de Maceió

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - AlagoasMergulhando no São Francisco

Foz do Sao Francisco - Piacabucu - Alagoas

Retornamos para Piaçabuçu e antes de visitarmos o centro da histórica Penedo, almoçamos no maravilhoso (e barato!) Restaurante do Siri, na margem do São Francisco, no trajeto entre Piaçabuçu e Penedo, menos de 5 quilômetros após a saída de Piaçabuçu. Como o próprio nome diz, a especialidade é o siri: pedimos uma casquinha de siri de entrada, seguida do filé de siri no coco acompanhado de arroz, vinagrete e pirão.

Restaurante do Siri - Piacabucu - AlagoasFachada

Restaurante do Siri - Piacabucu - AlagoasRestaurante

Restaurante do Siri - Piacabucu - AlagoasCasquinha de Siri

Restaurante do Siri - Piacabucu - AlagoasFilé de Siri acompanhado de vinagrete, pirão e arroz

Conhecendo Penedo
Fundada no século XVI, Penedo foi o primeiro povoado alagoano e, por isso, é uma das cidades históricas mais importantes do estado, com casarios e igrejas com mais de 300 anos de história! Atualmente, possui uma população de quase 70 mil habitantes.

O roteiro começa na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída no século XVII por escravos e homens negros libertos. Repare na existência, assim como na de Maceió, de apenas uma torre!

Igreja de Nossa Senhora do Rosario dos Pretos - Penedo - Alagoas

Igreja de Nossa Senhora do Rosario dos Pretos - Penedo - Alagoas

Penedo - AlagoasPraça

Vire na próxima esquerda para deslumbrar a bela arquitetura barroca do Convento de Santa Maria dos Anjos, construído em 1759. Infelizmente estava fechado.

Convento Nossa Senhora dos Anjos - Penedo - Alagoas

Retorne para Rua Fernandes de Barros e siga até a Praça Barão de Penedo, onde estão a Prefeitura de Penedo, o Oratório da Forca (local onde os escravos rezavam antes da execução) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída no final do século XVII.

Prefeitura - Penedo - AlagoasPrefeitura de Penedo

Oratorio - Penedo - AlagoasOratório da Forca

Igreja de Nossa Senhora do Rosario - Penedo - AlagoasIgreja de N. Senhora do Rosário

Ao lado da prefeitura, existe o Mirante do Forte da Rocheira, uma parada obrigatória para contemplar o Velho Chico. Belíssimo!

Mirante - Penedo - Alagoas

Mirante - Penedo - Alagoas

De volta à Praça, desça pela Rua Damazo do Monte até próximo à margem do São Francisco, onde está a Igreja de Nossa Senhora das Correntes e o Paço Imperial, construído no século XVIII, local onde o imperador D. Pedro II ficou hospedado no século XIX. A igreja, concluída em 1790, possui uma mistura de estilos – neoclássico, barroco e rococó -, com um interior extremamente ornamentado e uma pequena passagem secreta ao lado do altar usada na época para abrigar escravos fugitivos.

Penedo - AlagoasRua Damazo Monte

Igreja de Nossa Senhora das Correntes - Penedo - AlagoasIgreja N. Senhora das Correntes

Igreja de Nossa Senhora das Correntes - Penedo - AlagoasIgreja N. Senhora das Correntes

Igreja de Nossa Senhora das Correntes - Penedo - AlagoasPassagem Secreta

Sao Francisco - Penedo - Alagoas Praça às margens do rio São Francisco

Paco Imperial - Penedo - AlagoasPaço Imperial

Na paralela dessa rua, está a Av. Floriano Peixoto, que abriga os dois últimos pontos turísticos da cidade: o Theatro Sete de Setembro, inaugurado em 1884, e a Igreja São Gonçalo Garcia, erguida em meados do século XVIII.

Igreja Sao Goncalo - Penedo - AlagoasIgreja de São Gonçalo Garcia

Teatro Sete de Setembro - Penedo - AlagoasTheatro Sete de Setembro (fechado para restauração)

Felizes com nossa pequena parada, seguimos para Piranhas, nosso próximo destino em Alagoas (veja aqui).

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível pela região de Alagoas? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 29 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. dos pax que estaremos en hotel encantos de penedo llegando el 7 y regresando a maceioel 10… queremos ir a piacabuzu el 8 y el 9 visitar la ciudad … uds pueden cotizar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!