Um bate e volta ao Castelo de Windsor

Conforme explicado no post sobre a Inglaterra, um dos destinos de nossa viagem foi o Castelo de Windsor. Reservamos uma tarde de Londres para conhecê-lo. Construído no final do século XI com o objetivo de defender Londres, é considerado o maior e mais antigo castelo ainda habitado do mundo, funcionando como uma das residências oficiais da monarquia britânica há mais de 900 anos. Sua capela (St George) é a casa espiritual da “Order of the Garter“, a mais antiga ordem de cavalaria do mundo, fundada em 1348 pelo rei Edward III.

Qual a melhor época para ir em Windsor?

O ideal é evitar finais de semana, férias e feriados, quando o número de visitantes aumenta consideravelmente. Além disso, opte pelas estações mais amenas – primavera ou verão -, para dias mais claros e visitação dos coloridos jardins, ou seja, sugerimos a visitação entre abril e a primeira quinzena de junho ou entre a segunda quinzena de agosto e setembro. Contudo, algumas áreas podem estar restritas conforme o período do ano. Vale consultar o site oficial.

Quanto custa e qual o horário de visitação?

Veja as informações atualizadas no site oficial.

Quanto tempo dura o passeio?

Considerando o deslocamento e a visitação, sugerimos reservar um turno – manhã ou tarde – para conhecê-lo, ou seja, cerca de 5 horas. Se estiver com tempo, considere uma refeição ou lanche em um dos charmosos restaurantes bem em frente ao castelo.

Como chegar em Windsor?

Existem três opções:

  • Carro: uma alternativa se estiver com o carro alugado, antes ou depois de visitar Londres. São apenas 35 km pela M4.
  • Excursão: diversas agências de turismo londrinas realizam excursões para Windsor (bate e volta).
  • Trem: a mais prática e barata. A estação de trem de Windsor fica a 5 minutos a pé da entrada do castelo, com saídas horárias a partir da estação de Paddington ou Waterloo, em Londres. Os trens partem a cada 30 minutos.

Veja dicas de como comprar, economizar e se deslocar de trem na Europa em nosso post “Como viajar de trem na Europa“.

O que fazer? Roteiro!

Compramos a passagem de trem na estação de Waterloo, aguardando apenas o próximo trem. Em pouco menos de 1 hora após, chegamos à estação de Windsor & Eaton Riverside. A caminhada é muito agradável: de um lado a bela e conservada muralha e do outro charmosos restaurantes e lojas.

Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Muralhas
Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Muralhas
Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Subida para entrada
Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Ingressando

O passeio inclui a visitação ao pátio interno, a alguns cômodos do palácio, ao museu com exposição das louças da monarquia e à fantástica casa de bonecas da Rainha Mary, construída entre 1921 e 1924. Remodelado no século XIX e restaurado após o fogo de 1992 que atingiu mais de 100 quartos, o palácio é outro espetáculo à parte, com destaque para a mesa que acomoda até 160 pessoas simultaneamente. Infelizmente, é proibido fotografar em todas as áreas internas do castelo.

Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Próximo à entrada
Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Pátio interno
Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Entrada para o pátio do palácio
Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
Palácio

Não deixe de conferir a “capela” de St. George, uma imensa e linda igreja em estilo gótico, com missas mais de uma vez por dia. Não deixe de notar os detalhes referentes à Order of the Garter, como explicamos no início do post.

Castelo de Windsor - Londres - Inglaterra
“Capela” de St. George

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 32 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Conteúdo Protegido!