You dont have javascript enabled! Please enable it! Blumenau: Roteiro de 2 a 4 dias – Roteiros Inesquecíveis

Blumenau, um pedacinho da Alemanha no sul do Brasil

Cortada pelo rio Itajaí-açú, que dá nome ao vale, encontra-se Blumenau, a terceira maior cidade do estado de Santa Catarina, com uma população próxima a 350 mil habitantes. Fundada pelo farmacêutico e filósofo Hermann Bruno Otto Blumenau em setembro de 1850, a cidade teve importante colonização alemã e, ao longo dos seus mais de 150 anos de história, se desenvolveu social e economicamente, alcançando um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Qual a melhor época para ir em Blumenau?

Com um clima subtropical úmido, Blumenau possui temperatura amena (11ºC de média em julho e 24ºC em janeiro), com verões mais chuvosos e invernos mais secos. Por isso, a cidade pode ser visitada durante o ano todo, mas a melhor época é durante alguma festa local, sobretudo a Oktoberfest, quando é possível um contato ainda mais próximo com a cultura e gastronomia alemã, que transcende a festa cervejeira. Uma experiência única! Foi exatamente o que fizemos em outubro de 2016 (leia mais sobre nossas dicas e experiência durante a Oktoberfest no post “Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã do Brasil“).

Quanto tempo ficar em Blumenau?

O centro histórico é pequeno e as atrações podem ser facilmente conhecidas em dois dias, tornando-se um excelente destino para finais de semana ou feriados. No entanto, se puder reservar quatro dias e esticar até as vizinhas Pomerode e Brusque não irá se arrepender.

Como chegar em Blumenau?

O aeroporto mais próximo é o de Navegantes (apenas 50 km pela BR-470), mas os mais utilizados são Joinville (a 100 km pela SC-108) e Florianópolis (a 150 km pela BR-101 e BR-470). As principais companhias aéreas brasileiras oferecem voos para essas cidades, mas com mais restrições de partida e horários para Navegantes. A partir do aeroporto, pode-se chegar a Blumenau de ônibus, alugando um carro ou contratando um transfer.

Onde ficar em Blumenau?

Embora seja uma cidade turística, o número de hotéis não é grande (veja todos aqui). Recomendamos a região central, de onde é possível visitar as principais atrações turísticas a pé. Ficamos no Plaza Blumenau Hotel. Embora conceituado como quatro estrelas e com um café da manhã excelente, achamos o quarto mal conservado, sobretudo pela tarifa cobrada. O serviço de estacionamento foi ótimo, assim como a atenção dos funcionários do hotel.

Outras sugestões são os três estrelas Hotel Gloria e Himmelblau Palace Hotel. Pela pouca oferta de hotéis, recomendamos reservar com antecedência.

O que fazer? Roteiro Diário!

Elaboramos o roteiro considerando um final de semana na cidade e, portanto, priorizamos o Glas Park para a manhã do primeiro dia (fechado aos domingos e sábados à tarde!). No entanto, se estiver na cidade durante a semana, sugerimos ficar um dos dias apenas no centro e no segundo fazer as atrações mais distantes.

Comece o dia cedo para visitar o Glas Park (Rua Rudolf Roedel, 233), uma fábrica e loja de cristais, onde é possível conhecer (e assistir!) um pouco sobre a técnica de produção e comprar belas peças decorativas.

Glass Park - Blumenau - Santa Catarina
Entrada
Glass Park - Blumenau - Santa Catarina
Fábrica
Glass Park - Blumenau - Santa Catarina
Loja

Bem próximo está a Fábrica e Bar da Eisenbahn (R. Bahia, 5181), a cervejaria da cidade. É possível agendar previamente uma visitação com explicações sobre o processo de fabricação da cerveja, mas os horários e dias são bem restritos e, por isso, não fizemos! O bar funciona diariamente. Confira mais informações no site oficial.

Eisenbahn - Blumenau - Santa Catarina

Retorne para o centro e aproveite o resto do dia para caminhar (e passear!) pelos 1,5km da rua XV de Novembro, chamada de Wurststraße no século XIX. Era a principal rua comercial de Blumenau e, atualmente, abriga as principais construções históricas da cidade. Em seu início, na interseção com a R. Alwin Schrader, está o Museu de Hábitos e Costumes, um pequeno museu que abriga as roupas utilizadas pela população desde a fundação da cidade.

Museu de Habitos e Costumes - Blumenau - Santa Catarina

A próxima rua – Alameda Duque de Caxias -, além de cuidadosamente arborizada, abriga o Museu da Família Colonial, uma viagem ao tempo dos primeiros habitantes da cidade, a bela construção do Arquivo Histórico da Fundação Cultural e o Marco Zero da cidade.

Museu da Familia Colonial - Blumenau - Santa Catarina
Museu da Família Colonial
Fundacao Cultural - Blumenau - Santa Catarina
Arquivo Histórico
Marco Zero - Blumenau - Santa Catarina
Marco Zero da cidade

Não deixe de passear, contemplar as belas construções e visitar a Igreja Luterana do Espírito Santo no final da alameda, construída em 1877.

Igreja Luterana - Blumenau - Santa Catarina

De volta à rua XV de Novembro, visite o Museu da Cerveja na agradável Praça Hercílio Luz, com o monumento em homenagem aos imigrantes que fundaram a cidade. A entrada é gratuita! O museu é compacto, relatando de forma breve a história da cerveja. Vale uma parada!

Museu da Cerveja - Blumenau - Santa Catarina
Museu da Cerveja
Museu da Cerveja - Blumenau - Santa Catarina
Museu da Cerveja
Praca Hercilio Luz - Blumenau - Santa Catarina
Praça Hercílio Luz

Praticamente em frente está o Mausoléu do Dr. Blumenau. Inaugurado em 1974, conta a história da vinda do fundador da cidade para o Brasil e é onde estão seus restos mortais e de sua família.

Mausoleu - Blumenau - Santa Catarina
Mausoleu - Blumenau - Santa Catarina

Cruzando a pequena ponte, a rua assume a característica comercial que lhe rendeu a fama, com diversas lojas distribuídas pelas estreitas calçadas que recebem o público durante o desfile da Oktoberfest (veja em “Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã do Brasil“). No entanto, não deixe de observar as lindas e históricas casas durante a caminhada e a construção germânica da loja de departamento Havan que nos remete ao período medieval.

Havan - Blumenau - Santa Catarina
Havan
Blumenau - Santa Catarina
Casas históricas na XV de Novembro

Ainda na XV de Novembro, suba as escadas da Catedral São Paulo Apóstolo, uma moderna e bonita igreja construída em 1958 em tijolos avermelhados.

Catedral Sao Pedro Apostolo - Blumenau - Santa Catarina
Catedral Sao Pedro Apostolo - Blumenau - Santa Catarina

Na mesma quadra está a Feira de Artesanato, um conjunto de lojinhas com boa variedade de produtos e souvernirs da cidade a preços atrativos.

Feira de Artesanato - Blumenau - Santa Catarina

Poucos passos adiante está o Teatro Carlos Gomes, um espaço cultural criado em 1860 destinado à promoção de eventos musicais. O prédio não encanta, mas faz parte da história da cidade!

Teatro Carlos Gomes - Blumenau - Santa Catarina

Continue até o final da rua XV de Novembro, que termina na Praça Victor Konder com seu bem cuidado Relógio das Flores, inaugurado em homenagem aos 150 anos da cidade.

Relogio das Flores - Blumenau - Santa Catarina

Do outro lado da rua está a Prefeitura de Blumenau com a Locomotiva Macuca, a primeira locomotiva da cidade, importada em 1908 da Alemanha, cujo nome foi dado pela similaridade do apito com o som da ave homônima.

Prefeitura - Blumenau - Santa Catarina
Prefeitura de Blumenau
Locomotiva Macuca - Blumenau - Santa Catarina
Locomotiva Macuca

Ao lado da prefeitura está o Monumento da Paz. Inaugurado em 2006, o grande globo simboliza a união de todos os povos. Atrás está o rio Itajaí-Açu, por onde os primeiros imigrantes chegaram à cidade. Unindo as duas margens, observe a Ponte Aldo Pereira, inaugurada em 1931 com aço importado da Alemanha. Seu objetivo inicial era a comunicação de Blumenau à Itajaí pela estrada de ferro.

Monumento da Paz - Blumenau - Santa Catarina
Monumento da Paz
Rio Itajai Acu - Blumenau - Santa Catarina
Rio Itajaí-Açu
Ponte Aldo Pereira - Blumenau - Santa Catarina
Ponte Aldo Pereira

Aproveite para tomar um café na Confeitaria Cafehaus Gloria (R. Sete de Setembro, 954- paralela à XV de Novembro), uma das casas mais tradicionais da cidade – inaugurada em 1977 -, servindo um café colonial, cujo quitute indispensável é a Torta Glória (ou Torta Glória invertida), uma torta de chocolate fabulosa!

Cafe Gloria - Blumenau - Santa Catarina
Confeitaria Cafehaus Glória
Cafe Gloria - Blumenau - Santa Catarina
Torta Glória Invertida – com chocolate branco!

No segundo dia, aproveite para ir caminhando (ou de carro!) até o Parque Ramiro Ruediger, um espaço verde de 45 mil metros quadrados onde os turistas e a população local dividem as trilhas para caminhadas, corridas, pedaladas ou piqueniques. Formidável!

Parque Ramiro - Blumenau - Santa Catarina
Parque Ramiro - Blumenau - Santa Catarina

Bem ao lado está o Parque Vila Germânica, a casa da Oktoberfest e de outros festivas, que funciona diariamente com lojas e restaurantes distribuídos ao longo de algumas ruas temáticas que lembram as cidades do interior da Alemanha pela construção enxaimel. Um passeio imperdível e uma excelente oportunidade para degustar uma boa cerveja acompanhada de pratos típicos alemães.

Parque Vila Germanica - Blumenau - Santa Catarina
Parque Vila Germanica - Blumenau - Santa Catarina

Se tiver mais tempo, recomendamos os seguintes passeios:

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

26 Resultados

  1. nicole disse:

    é uma cidade muito fofa, eu já fui de passagem mas era muito novinha, não lembro! quero voltar pra oktober! adorei o post

  2. Ah que Show!!!
    Que este ano eu consiga me programar para Oktober, dai vou reler este post novamente! Adorei.

  3. Esse post caiu como uma luva, estava falando com o Paulinho exatamente sobre Blumenau, queremos muito conhecer. Adorei seu roteiro, bom saber que em poucos dias da pra fazer um roteiro bacana e visitar as cidades vizinhas. Vou salvar aqui, obrigada por compartilhar com a gte. abraços

  4. Livia Melo disse:

    Como Blumenau é lindinha! Só tinha ouvido falar na cidade em relação à Oktoberfest, mas vejo que é muito interessante passear fora desse evento tbm. Parabéns pelo post!

  5. Livia Zanon disse:

    Fui à Blumenau eu era bem pequena, não lembrava que tinha essa arquitetura parecida com a Alemanha… Que linda!! Quero voltar pra conhecer melhor =)

  6. Rayane disse:

    Quando morei em Floripa, sempre que algum parente ia me visitar, a gente fazia a dobradinha Brusque e terminava o dia em Blumenau. Eu amo essa cidade, mas só fiz coisas de turistas.
    Amei esse post! Por conhecer um pouco mais da cidade e por relembrar uma época muito boa da minha vida!

  7. Silvana disse:

    Obrigada pelas dicas!! Irei com meu marido e minha filha no final de janeiro e vou seguir seu roteiro! Iremos de avião pra Navegantes e gostaria de saber se vale mais a pena alugar um carro ou contratar transfer e uber para os passeios. Ficaremos 5 dias e vamos nos hospedar no Hotel Glória.

    • Olá Silvana.
      Que bom que gostaram das dicas e do roteiro.
      Em termos de custo-benefício, sobretudo se for visitar as cidades no entorno como Brusque e Pomerode, o aluguel do carro garantirá flexibilidade de horários, menor custo e otimização do tempo.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição e desde já desejamos uma ótima viagem!

  8. FERNANDA ACERBI disse:

    Adorei, roteiro completo! Muito obrigada, em janeiro estaremos lá.

  9. Sandro disse:

    Parabéns pelo post … muito bem detalhado e com dicas super bacanas … estou pretendendo fazer esse roteiro Blumenau, Brusque, Pomerode e terminar em Balneário Camboriú no final de janeiro …com certeza vou utilizar suas recomendações … Parabéns !!!

  10. Roberto Batista disse:

    O post caiu como uma luva, pois não íamos a Blumenau há mais de 20anos e a cidade mudou. Ficamos hospedado no Hotel Glória com o seu café colonial espetacular (tortas maravilhosas). Dicas importantes é usar Uber p conhecer os pontos deste post. Observamos que em algumas fotos do post : março zero, arte com nome da cidade foram trocadas de lugares. A outra anotação é que o Museu dia Costumes encontra-se em estado de abandono não vale a pena ir pois o lugar é um pouco perigoso. Parabéns ao editor do post.

  11. Pedro Crestani disse:

    Muito bom, destacaram o essencial da cidade, e gostaria de acrescentar algo a mais até porque já fui morador local. A Rua XV de novembro tem uma dezena de casas antigas realmente fascinantes e todas merecem uma boa olhada e serem fotografadas, são todas pontos comerciais atualmente.Blumenau abriga o festival brasileiro da cerveja, e além da cervejaria destacada, existem mais 5 pequenas fabricas com bares nas mesmas e vale visitar e conhecer o processo. Outro passeio muito recomendado, ir de carro, é na Vila Itoupava…… a vila mais alemã da cidade, fica uns 15 km do centro da cidade, e ali se come aos domingos o que há de melhor na gastronomia alemã. Outro fato interessante, Blumenau tem a tradição dos “stantisch” grupos de amigos e amigas que se encontram regularmente em torno de uma mesa ou varias de um clube, restaurante ou bar, para conversar, e muitas vezes 1pessoa cozinha para todos e assim vão se revezando, cada vez um oferece sua experiência como chefe de cozinha…, e alguns grupos costumam empreender excursões durante o final do ano. Existem mais de 200 grupos na cidade – muitos com nomes, camisetas e bandeiras – e 2 vezes por ano é realizado um grande evento reunindo os grupos num sábado (março e setembro, geralmente) na rua Xv de Novembro que é totalmente fechada para carros e tomadas pelas barracas dos grupos e dê-lhe chopp.!. Prosit !

  12. Helena disse:

    Boa tarde!
    Adorei o roteiro e não conheço Blumenau, estou indo com meu esposo em Janeiro e sou da antiga, então, gostaria se possível, que me enviasse o roteiro por email para q eu possa imprimir.
    Desde já agradeco.
    Helena

  13. Dalva de oliveira stach disse:

    Gostei das dicas e orientações, irei em novembro com minha filha conhecer Blumenau. Parabéns.